A Operação Prevenção “Segundos que Salvam Vidas”, amplia sua atuação neste final de ano para garantir mais segurança nas ruas e estradas. Desenvolvida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), por meio da Diretoria de Engenharia e Fiscalização de Trânsito e da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional com as Diretorias de Operações e Atendimento, a ação vai ocorrer com blitz preventiva na Av. Boa Viagem, Zona Sul da Capital, desta quinta-feira (22/12) até o dia 02 de janeiro, a partir das 17 horas, visando a proteção de condutores e passageiros. A Blitz será realizada no formato “drive in”, sem a necessidade do condutor sair do veículo.
Com atuação abrangente, a ação vai reunir agentes de trânsito e psicólogas do Detran-PE, que serão responsáveis por dicas de boas práticas na prevenção de sinistros. No local também haverá um simulador de direção, que reproduz situações no trânsito, como os efeitos de dirigir após ingerir bebida alcoólica. O equipamento possui poltrona, volante, alavancas de marchas e pedais, similar aos veículos, e por meio de monitores mostra ruas e avenidas com tráfego de automóveis. O uso do simulador será de forma voluntário, caso o condutor queira aproveitar a experiência.
Uma das pistas da avenida estará reservada para a execução das atividades da operação. No local, técnicos da Educação de Trânsito e agentes da fiscalização vão abordar motoristas com recomendações sobre o uso do cinto de segurança, limites de velocidade e alerta com relação ao uso de álcool antes de dirigir. Também haverá demonstração de como utilizar corretamente a cadeirinha para crianças, além de orientações sobre cuidados com os veículos, como observar as condições dos pneus, iluminação e equipamentos de segurança obrigatórios.
De acordo com o diretor-presidente do Detran-PE, Gustavo Carneiro Leão, foram designados 150 agentes especificamente para atuação no período das festas de fim de ano. Embora a blitz em Boa Viagem seja educativa, o presidente salientou que ações fiscalizadoras, como as operações “Trânsito Seguro” e “Rota de Fuga”, permanecem em diversos locais verificando documentação dos veículos, equipamentos obrigatórios e realizando testes com bafômetros. A atuação deve ocorrer em Recife, Região Metropolitana, Litoral Norte e Sul e em cidades do Interior, tendo como foco preservar vidas.
Os principais pontos verificados nas ações são relacionados a segurança, conforme detalha o diretor de Engenharia e Fiscalização de Trânsito do Detran-PE, Sérgio Lins. “Vamos verificar o uso do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo, além da validade do Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV), documento de porte obrigatório, entre outras questões”, anuncia. A iniciativa reforça a estratégia de prevenção para a redução de sinistros de trânsito empregada pelo Detran-PE.
A operação também vai contar com a participação da Gerência de Psicomédica do Detran-PE, uma vez que a blitz foi pensada para sensibilizar a população por se tratar de um problema de saúde pública. A iniciativa leva em consideração o período de festas, quando a população excede nas comemorações e pode descuidar da prevenção. Equipe do órgão vai orientar condutores para controlar os impulsos e evitar conflitos no trânsito. De acordo com a gerente de psicomédica do Detran-PE, Juliana Guimarães, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que mais de 90% dos acidentes ocorrem devido a falha humana. As orientações preventivas contribuem para reduzir tais índices.
Ainda dentro da operação, o Detran Itinerante, veículo equipado para atendimento externo, vai possibilitar a realização de serviços sem agendamento. O Detran Itinerante possui guichês, gerador próprio e computadores com acesso à Internet e interligados à base de dados do órgão. No local será possível fazer a emissão de taxas e documentos, obter informações e tomar conhecimento do andamento de processos.