Na tarde desta quarta-feira (16), a Prefeitura do Recife e o Governo Britânico renovaram o Memorando de Entendimento (MoU) – assinado em 2019. Originalmente, o documento estabeleceu a cooperação e intercâmbio de experiências e informações sobre temas tais como Cidades do Futuro; Mobilidade Urbana e Transportes; Inovação e Tecnologia; Infraestrutura; Comércio e Investimentos. Agora, foram acrescidos – Equidade de Gênero e Diversidade; e Clima, Sustentabilidade e Meio Ambiente. A vice-prefeita, Isabella de Roldão, recebeu, na sede da Prefeitura, o vice-chefe da Missão Diplomática do Reino Unido no Recife, Christopher Wright; a cônsul interina do Reino Unido no Recife, Larissa Bruscky, para realizar a renovação. Um termo de cooperação técnica também foi assinado para a distribuição de material didático e capacitações.
“A pauta basilar da sustentabilidade começa pela igualdade de gênero, ela é base para tudo o que vai ser construído pela frente. A gente ter igualdade de gênero no secretariado é muito importante. Essa diversidade é que traz a possibilidade de entender esse mundo que é complexo demais. A gente precisa unir forças, ninguém se salva sozinho; em relação à pauta da sustentabilidade, não adianta fazer a tarefa de casa só. Precisamos socializar conhecimento e fazer com que esse conhecimento seja acessível para todo mundo. Que bom que a gente renova o memorando por mais três anos”, destacou Isabella de Roldão durante o encontro.
Na ocasião, Christopher Wright lembrou que a parceria entre o Reino Unido e o Recife já é antiga. “Recife é um dos nossos principais parceiros aqui no Brasil. O consulado tem um time de peso aqui. Temos um longo histórico de cooperação em relação à inovação, clima e cidades inteligentes. Queremos continuar juntos e ajudar o Recife a atingir os seus objetivos. Somando esforços para promover sustentabilidade, Direitos Humanos, paz, empoderamento das mulheres e inclusão”, afirmou ele.
A cônsul interina do Reino Unido no Recife, Larissa Bruscky, falou da importância da renovação do memorando e reforçou que sustentabilidade e crescimento econômico andam juntos. “Essa renovação do MoU é um marco muito importante assim como a inclusão de duas áreas que são importantes para o consulado e para o Recife. A capital pernambucana foi uma das primeiras a assinar o Race to Zero, então a gente quer estar junto nesse caminho pela descarbonização da cidade. E o Reino Unido é destaque e pioneiro na redução das emissões desde os anos 1990. Quando o Reino Unido reduziu em 42% as emissões de gases carbônicos foi quando a sua economia cresceu em ⅔”, disse.
Também participou do encontro a head de Operações do UK-Brazil Tech Hub, Gabriela Figueiredo. Da Prefeitura do Recife, estiveram presentes a Secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros, e o Secretário de Meio Ambiente do Recife, Carlos Ribeiro.
SKILLS FOR PROSPERITY – Durante o encontro, também foi realizada a assinatura do termo de cooperação entre a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação do Recife, e o Governo Britânico para o Skills for Prosperity. O programa britânico tem alcance global e distribui gratuitamente materiais didáticos para ensino de inglês. Além disso, disponibiliza capacitações onlines da língua estrangeira para professores. No Recife, o material didático será distribuído para os anos finais na rede pública, alcançando aproximadamente 40 escolas.