Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

VIDA LONGA

Se percorremos a história da humanidade, com um olhar focado na longevidade, vamos encontrar relatos relativos a porções milagrosas e outros artifícios para prolongar a vida de alguns felizardos. Nos dias atuais, com os avanços da medicina, muitas pessoas tem ultrapassado a díade de noventa anos o que era impossível no início do século passado.

Mas, por força de outros componentes, entra em cena a questões como: “Qualidade de vida”, “Viver com dignidade”, “Velhice saudável” e tantos outras. Para dar conta a estas exigências muitos recorrem a medicamentos classificados como anabolizantes, antidepressivos, estimulantes, calmantes e outros. Tais medicamentos, em sua esmagadora maioria, deixam um rastro de dependência e sequelas inarredáveis.

Como fazer essa travessia então? Existem vários caminhos. Recorrer aos serviços de nutricionista, para mudar os hábitos alimentares; utilizar as habilidades de  “Personal Trainer”, para ministrar exercícios no modelo personalizado; praticar esportes sob orientação de profissional habilitado, para doar a carga diária das atividades; etc. Muitas pessoas, por motivos diversos, não dispõem de recursos financeiros e de tempo para seguir uma das hipóteses acima relacionadas e mesmo assim procurar de alguma forma encontrar meios para viver mais e gozando de saúde.

Um dos caminhos são os livros relacionados com o assunto. Um destes é “O milagre da manhã”, que foi escrito pelo americano Hal Elrod, destacado palestrante motivacional. Para ter uma vida produtiva e que nos leve a longevidade o autor sugere uma série de atividades na primeira hora da manhã, as quais podem ser executadas sem custos financeiros e muitos benefícios. Destaco, sem intenção de reduzir a importância de outras sugestões registradas no livro: A prática da meditação, da leitura, da escrita e do exercício físico. Tudo com muita perseverança e assiduidade. Portanto, antes de recorrermos a medicamentos vamos adotar medidas saudáveis como as indicadas pelo escritor?


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários