CAVALHEIRO DE SELA E DE LETRAS
O título acima pertence a livro idealizado pelo genro Assis e lançado pela família de grande personalidade do nosso Pajeú: José Rafael Nunes. Agropecuarista, ex vereador e ex prefeito de Iguaracy.
Entre a variáveis que utilizo para avaliação de um homem público estão: Valores morais, sensibilidade, coerência, um legado e ação. Em todos estes quesitos Zé Rafael é aprovado com louvor. Os três primeiros ele carrega consigo desde cedo os dois últimos estão registrados no livro com clareza. Para este cronista a maior obra de Zé Rafael não ocorreu como gestor público e sim como cooperado e dirigente da Cooperativa de Energia, Comunicação e Desenvolvimento do Alto Pajeú – CERALPA. Em referida entidade ele construiu, com muita ação, um legado que o tempo não apagará, ficará na memória das pessoas justas.
Desde criança tenho Zé Rafael como referência. Além da convivência em Jabitacá estudei em Iguaracy durante parte do período que foi prefeito. Lembro que nos eventos os seu discursos eram esperados não pela mensagem de enfrentamento, tão em moda nos dias atuais pelo mundo e sim pelo conteúdo, pela perfeita ligação entre o que estava sendo dito e por ele era praticado. Nada era fictício, havia realidade em cada mensagem.
Outra coisa que destaco em Zé Rafael é que ao me transformar em adulto, com pensamento político à esquerda da esquerda, em nossas diversas conversas ele nunca tentou me dar lição. Eu sabia que transitamos em correntes diferentes, sem que isto fosse uma barreira.
Não é uma obra para ficar em estantes e gavetas é para ser debatida em nossas escolas, tem mensagens a serem seguidas. Fica um conselho para Assis, filhas, filhos e Dona Lula a companheira inseparável: Enviem um exemplar do livro para que seja inserido nos anais das Câmaras Municipais de Iguaracy, Afogados da Ingazeira, Monteiro e Caruaru na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Câmara e Senado Federal.