Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

CRISTO REDENTOR, NOVENTA ANOS.

Uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, a conhecida estatura do Cisto Redentor, completou noventa anos no último dia 12.10.21. É uma pena que muitos cariocas e brasileiros sabem de “cor e salteado” cada detalhe da Estátua da Liberdade em Nova Iorque, da Torre Eiffel em Paris e de outros momentos pelo mundo, mas, nunca foram ao alto da Floresta da Tijuca para ver um dos mais belos cenário do mundo.

Qualquer um dos acesso que nos leva ao topo do corcovando, pela Barra de Tijuca, pela Tijuca, por Santa Tereza ou outros são caminhos traçados sob inspiração divina, não tenho receio em afirmar isto. Vá e comprove o que aqui está registrado. O cenário floresta, concreto e mar é único.

Para valorizar os profissionais que contribuíram para que tal obra nos seja ofertada precisamos citar o arquiteto e engenheiro Heitor da Silva Costa, vencedor do concurso do projeto; o escultor romeno Gheorghe Leonida e o escultor francês de origem polaca Paul Landowski e o engenheiro francês Albert Caquot.

Entre os políticos que exerciam cargos públicos à época da inauguração entendemos importante citar o Prefeito do Distrito Federal, o pernambucano Pedro Ernesto do Rego Baptista; o Presidente da Provincia do Rio de Janeiro, o baiano José Lino dos Santos Coutinho e o Presidente da República, o gaúcho Getúlio Dornelles Vargas.

No campo religioso temos obrigação de citar os membros do Círculo Católico. Entidade que deu vida ao projeto, tantas vezes deixando pelos caminhos da burocracia e das dificuldades de tocar projetos de interesse coletivo, o comando foi do Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Sebastião Leme da Silveira Cintra, paulista de Espirito Santo do Pinhal, que nos deixou em 1942. Que em seu centenário o Cristo Redentor tenha motivos para festas, este ano a pandemia e o rosário de crise que comprime o pescoço do Brasil não permitiu uma festa digna. Torcemos.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários