COMO ATRAIR?
Um dos maiores dilemas para quem desenvolve plataformas de ensino à distância é como disponibilizar os conteúdos em um formato atrativo e amigável para os alunos.
É sabido que dependendo do estágio do conhecimento do aluno em informática, do nível de sofisticação do equipamento utilizado e da velocidade da internet em uso as percepções serão diferentes.
Quando foram introduzidas as formas de aprendizado através da televisão de vídeos em fitas ou outras mídias, contávamos com um cenário onde as coisas aconteciam com velocidade muito menor que atualmente. Hoje a quantidade de alternativas disponíveis e o grau de exigência dos alunos exigem uma qualidade superior nas ofertas dos conteúdos.
Todos sabem que boa parte dos professores não foram devidamente habilitados para gravação de áudios explicativos dos registros transcritos em livros físicos ou versões digitais e que as configurações entre os equipamentos utilizados nas gravações e na recepção dos alunos não guardam perfeita sintonia. Tais fatores criam, de forma automáticas, desculpas para os alunos com pouco ou nenhum interesse em estudar em metodologias diferentes do ensino presencial.
Mesmo com a pandemia, o temor de liberar alunos para escolas convencionais e outras dificuldades uma coisa é certa: A relação ensino x aprendizado que já enfrentava problemas teve a situação agravada. A solução não depende somente de governos e das estruturas escolares. Se cada aluno não tomar para si maior grau envolvimento e elevar o nível de compromisso o dano será irreparável.
Atrair alunos para uma convivência harmônica e produtiva com os conteúdos ofertados é uma trilha a ser construída com várias mãos. Governo, escolas, pais e alunos precisam agir conjuntamente.
É verdade. O poder e O risco de distração são imensos e quando ocorre, adeus o aprendizado.