Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

BARBALHA NO SAMBA

Trabalhei em Barbalha – CE de janeiro de 1982 até setembro de 1992. Durante tal período participei de muitos eventos culturais, capitaneados pela festa de Santo Antônio, com o simbolismo do “Pau da Bandeira”.

A cidade dos verdes canaviais tomou outros rumos, inseriu novas atividades econômicas e continua atraindo turistas que visitam a região sul do estado do Ceará. Romeiros de Padre Cícero, participantes das festividades do Crato e outros tiram um tempo para curtir os balneários de Barbalha. Pode ser o sofisticado Arajara Park ou o Caldas, cada um ao seu modo tem muito a ofertar.

No carnaval carioca deste ano a Barbalha será tema do samba enredo da Escola de Samba “Acadêmicos de Santa Cruz”, que desfila no Grupo de Acesso, na madrugada de 21 para 22.02.2020. De autoria de Samir Trindade,
Junior Fionda, Elson Ramires e Rildo Seixas, com interpretação de Roninho, o samba “Santa Cruz de Barbalha – Um Conto Popular no Cariri Cearense” discorrerá sobre a festa de Santo Antônio e figuras regionais.

Eis a letra do samba: “Saudade tenho do meu Cariri/Minha terra onde nasci/E deixei meu coração/O verde admirava da varanda/Era doce minha lida/O suor do meu sertão/Êh muié guerreira/Batiza o meu lugar/A bênção
a Padim Padi Ciço/Vi capitão Virgulino/Que se chamou Lampião/Maria Bunita” da saia rendada/Me ensina menina prendada/A cantar como o Rei do Baião/Oh moça solteira/Oh pau da bandeira Iaiá/Oh moça solteira/Pede ao santo padroeiro um sinhô pra ser seu par/Onde versa o trovador/Nasce a fé e alegria/No Araripe o soldadinho/Anuncia um novo dia/Nos altares eu pedi… ao pai/E na fonte agradeci… em paz/Lava a minha alma e cura minha dor/No peito a Santa Cruz do amor/Vou voltar Santo Antônio de Barbalha/Ilumine essa Batalha minha gente pede ao céu/Vou voltar Santo Antônio de Barbalha/Ceará tem paraíso em forma de cordel/Onde plantei o meu valor/Colhi meus ideais/Vai ressoar o meu tambor/A voz que ecoa dos canaviais.” Alô gente! Olha Barbalha na avenida.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários