Home » Sem categoria » ECI/SCGE encerra programação da primeira quinzena do mês de outubro

ECI/SCGE encerra programação da primeira quinzena do mês de outubro

A Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE) encerra, nesta sexta-feira, dia 11, a programação da primeira quinzena do mês de outubro. Neste período foram promovidos três cursos: Banco de Dados – introdução e conceitos essenciais; Introdução à Gestão de Riscos; e Módulo A do SICONV – atos preparatórios e execução. Ao todo, foram capacitados 66 servidores, dentro de uma carga horária de 60 horas/aula.

Com turma fechada especialmente para servidores da SCGE, o curso de Banco de Dados foi realizado de 30 de setembro a 04 de outubro. Com a proposta de introduzir os servidores na linguagem de consulta estruturada (SQL); apresentar os conceitos básicos de banco de dados e SQL; e introduzir a manipulação dos dados, utilizando queries selects; as aulas ocorreram na Sala de Leitura da Controladoria, no bairro do Espinheiro, Recife. O conteúdo teórico e prático foi repassado por Alexandre Otávio e Taciana Amorim, que integram a equipe da Coordenadoria de Informações Estratégicas (CIE/SCGE).

Também direcionado para os servidores da SCGE – no formato in company – teve início na última segunda-feira, dia 04, o curso Introdução à Gestão de Riscos, que está em sua sexta turma. As aulas, encerradas na tarde desta sexta-feira, dia 11, foram ministradas na Sala de Leitura da Controladoria. Ao longo da semana, o instrutor Allisson Procópio, que faz parte da equipe da CIE/SCGE, apresentou aspectos conceituais e a metodologia proposta de gestão de riscos; bem como o desenvolvimento de método e sua aplicação em processos internos. Além do conteúdo teórico, foram realizadas atividades práticas.

Ainda na semana de 04 a 11 de outubro, foi realizado o curso Módulo A do SICONV, com aulas no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista, Recife. Programação voltada especialmente para servidores das secretarias de Desenvolvimento Agrário (SDA), de Turismo e Lazer (Setur) e de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ); bem como do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe), do ProRural e da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab).

O curso teve o objetivo orientar sobre a captação de recursos federais, bem como ensinar as regras e técnicas para elaboração de projetos de convênios, com foco no SICONV – módulo da Plataforma +Brasil, que surgiu como uma resposta à necessidade de melhoria da gestão dos diversos tipos de transferências de recursos pela União. Como instrutoras do plano de aula, Marília de Souza Leão, servidora da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), e Thaysa Paiva, chefe da Unidade de Convênios de Receita, ligada à Diretoria de Convênios e Regularidade (DCON/SCGE). Juntas, elas apresentaram uma abordagem mais prática e com um material atualizado sobre o uso da ferramenta.

PARCERIAS – Para viabilizar a capacitação permanente dos servidores, no enfoque do controle interno, a Escola conta com o apoio de várias instituições, dentre elas, o Cefospe, a Escola Fazendária (Esafaz), a Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco (Ascipe) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), Controladoria Geral da União (CGU), a Controladoria Geral do Município do Recife, a Polícia Civil de Pernambuco e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) também integram a lista de parceiros da ECI, que vem se consolidando como um ambiente de referência na área qualificação governamental.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments