PRECISAMOS DESSA VERDADE
Segundo tradição que nos acompanha desde o século XVI na França, hoje é o dia consagrado à mentira, também chamado dia dos bobos. Mas, nesta data vamos falar de uma verdade que começa a transitar pelas organizações públicas e privadas e busca blindar tais estruturas organizacionais do pratica do suborno.
Trata-se da ISO 37001 um Sistema de Gestão Antissuborno desenvolvido pela ISO – International Organization for Standardization, entidade criada em 1946 em Londres, local onde a sede está localizada em desde 1949. Sua principal finalidade é aprovar normas internacionais e certificar organizações que atendam os rigorosos padrões.
O Brasil que é membro da fundação desde 1947 tem muitas empresas certificadas com as conhecidas ISO 9000, relacionada com “Gestão da Qualidade” e ISO 14000 dedicada a “Gestão do Ambiente”. No momento algumas organizações começam a se habilitar para a certificação ISO 37001, “norma tem em seu escopo o objetivo de fornecer requisitos e orientações para o estabelecimento, implementação, manutenção, análise crítica e melhoria de um sistema de gestão antissuborno.”
O sistema ISO 37001 considera suborno: “Oferta, promessa, doação, aceitação ou solicitação de uma vantagem indevida de qualquer valor (que pode ser financeiro ou não financeiro), direta ou indiretamente, e independente de localização, em violação às leis aplicáveis, como um incentivo ou recompensa para uma pessoa que está agindo ou deixando de agir em relação ao desempenho das suas obrigações.”
Literalmente os certificadores entram no DNA da organização candidata a certificação para criar ambiente propício para treinamento, integração, avaliação das conformidades e propor a certificação. Os ganhos imediatos são: “Reputação perante o mercado e a sociedade, Proteção à saúde financeira da empresa e Credibilidade com as partes interessadas.”
Não é coisa para bobo, nem caberá mentira antes, durante ou depois.