Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

CONTAGEM REGRESSIVA

Os três últimos parágrafos da crônica “O escritor e a biblioteca”, publicada neste espaço em 02.10.2017, discorreram sobre o museu que será instalado na antiga “Casa de Pedra”, em Jabitacá – Iguaraci – PE.

É chegada a hora de iniciarmos o processo. No próximo ano vamos tratar das questões relacionadas com a burocracia, em 2020 realizaremos audiências públicas com o projeto original para receber críticas, ser emendado e colocado em prática. Esta ordem foi invertida uma vez que o entendimento inicial previa as audiências públicas como primeira ação. A previsão é que em 2021, quando comemoramos o centenário do mentor da idéia o poeta Joaquim Rafael de Freitas – Quincas Rafael, faremos a inauguração do espaço com a estrutura disponível e o acervo até então captado e catalogado.

Nesta fase embrionária utilizaremos a massa crítica disponível na Universidade Federal de Pernambuco e em outras entidades com atividades relacionadas do o assunto, existentes em nossa região. Entusiastas da preservação da história de nossa região serão convocados, este museu será de interesse coletivo e como tal a participação será a principal argamassa.

Em 2019, simultaneamente com a solução dos aspectos burocráticos, utilizaremos os espaços dos blogs regionais e das emissoras de rádio da região. Neste ponto merece destaque a plena adesão do comunicador Nill Júnior ao ser abordado sobre o tema durante a festa da Padroeira de Jabitacá, no dia 15.08.2018. Bateremos em muitas portas, as que se abrirem serão plenamente utilizadas.

Sabedores das dificuldades que encontraremos e conscientes da importância do museu para resgate e preservação da nossa história, não mediremos esforços para que o cronograma acima seja cumprido e a contagem regressiva funcione como fator motivacional. Opiniões e sugestões, neste primeiro momento, podem ser enviadas para aherasa@yahoo.com.br, com a epígrafe MUSEU.

Por: Ademar Rafael


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários