Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

NOVOS OLHARES

Uma das obrigações que cumpro quando visito um centro de compras é passar por uma livraria. Há pouco dias em João Pessoa folheando o livro “O que lhe move – protagonismo social, uma revolução silenciosa”, do humanista e ativista social Fernando Moraes, deparei-me com um conteúdo capaz de provocar uma reflexão sobre a forma que tratamos os irmãos nesta época de isolamento.

O conteúdo da obra remete o leitor ou a leitora para um ambiente capaz de mudar a forma de olhar para o voluntariado. Provocações do estilo: “Ser bom é bom?”; “Protagonismos revolucionário e coletivo” e “Visão como conceito de totalidade” sugerem que o beneficiário da ação voluntária é muito mais que um carente, é um ser que precisa de amor.

A quarta capa do livro cita outras duas publicações do autor. “A arte de pertencer – os invisíveis do nosso século” e “Renovo: O poder de se reinventar – Qual foi a última coisa inspiradora que você fez?”

No início do livro “A arte de pertencer” encontrei a seguinte frase: “Um homem só tem o direito de olhar outro homem de cima para baixo se for para ajuda-lo e se levantar”, atribuída ao americano e jogador de beisebol Johnny Welch. Para este cronista que toda segunda feira ocupa o tempo de vocês leitores deste espaço a frase acima transcrita seria suficiente para um amplo debate sobre comportamento humano.

Enquanto o primeiro livro o autor sugere reflexões sobre “Fisiologismo social”, “Indiferença”. “Pertencimento” e “Educação”, esta última à luz dos pensamentos de Jean Piaget, Vygotsky, Maria Montessori, Paulo Freire, Antônio Carlos Gomes Costa e tantos outros que enxergam a educação como ato de libertação, em “Renovo” ele demostra que cidadania é muito mais que cumprir leis, pagar impostos, votar e respeitar ou outros por conveniência. Aborda o tema sob o ângulo da integralidade e da inspiração por meio de atitudes positivas e empáticas.

Por: Ademar Rafael


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários