A PAZ É POSSÍVEL
Neste ano dedicado ao laicato a igreja católica traz como tema da Campanha da Fraternidade “Fraternidade e superação da violência” e o lema “Vós sois todos irmãos”, extraído de Mateus 23,8.
A pergunta que não cala é: Por que tanta violência? Sem um estudo cientificamente comprovado, mas, retirado do que estamos vivenciando arisco-me a defender a tese de que uma das origens da violência vem do distanciamento entre as pessoas.
Em passado recente dormíamos com os irmãos em um único ambiente, as camas eram verdadeiros “ninhos” todos juntos, muitas vezes dividindo o único cobertor. Nos últimos tempos cada irmão tem seu espaço, sua mobília, sua roupa de cama. O individualismo assumiu o lugar do compartilhamento.
Convivíamos diariamente com o leiteiro, o entregador de pão, os vendedores de verduras e frutas. Hoje essas pessoas foram trocadas pela prateleira de um supermercado, tudo é comercializado sem a presença de“gente”. Como era bom ouvir as novidades através do “ascensorista do elevador”, os mais jovens desconhecem que existiram estes profissionais. Em nossos dias tudo é eletrônico e as pessoas que usamos elevadores estão mais preocupadas com seus celulares do que com os demais usuários.
Ora, se as pessoas deixaram de fazer parte do nosso cotidiano, se asfamílias, em nome da privacidade, vivem em espaços privados os gestos e os atos de violência gravitam em escala geométrica. Façamos nestaquaresma uma reflexão sobre como estamos agindo em favor da reduçãoda redução da violência que campeia em nossa volta.
No texto que inspirou o lema o evangelista prega a humildade e a ação e condena a intelectualidade imposta. Temos por onde começar.
Por: Ademar Rafael
* Em virtude da segunda-feira ter sido de carnaval, estamos publicando a Crônica de Ademar Rafael do último dia 12.02.2018.