Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

A SOLUÇÃO É IMPERIAL

Folheando o livro “Filosofia do direito”, de Soares Martinez, deparei-me com a seguinte ponderação de Nicolau Maquiavel: “Nos países onde a corrupção é tão forte que as leis não podem evita-la, torna-se necessário estabelecer uma força superior, quer dizer, um rei que use mão de ferro e desenvolva um poder absoluto, para pôr fim à ambição de uma nobreza corrupta…”

Como o cenário atual do nosso querido Brasil tem semelhança com o quadro traçado pelo pensador florentino, diante da decisão do senado em relação à decisão da primeira turma do Supremo, que cominou com a decisão do pleno em 10.10.17. Isto é, os pares de um acusado tem poder para decidir se houve crime ou não. Estou convencido que a solução imperial é um caminho a ser seguido. Para evitar privilégios cada região apresentaria um nome, cabendo ao “sábio eleitor brasileiro” a decisão de eleger o rei ou a rainha por maioria simples.

Pela região Sul o nome ideal seria de Darcísio Perondi. A origem italiana facilitaria para que a complacência dos imperadores romanos e a sensibilidade dos Médici da Toscana fossem adicionadas ao seu perfil.

Da região Sudeste surge imbatível o nome de João Dória. Sua reconhecida fidalguia e transito entre as elites seriam facilitadores para implantação do reinado “doriano”.

Do Centro Oeste o nome de destaque seria Ronaldo Caiado. Seu contemporâneo pensamento liberal e sua experiência nas lides agropecuárias ajudariam o rei na execução de política de esvaziamento dos grandes centros e retorno das populações para o campo.

O Nordeste apresentaria Fernando Collor. Tendo como grande apelo de marketing a possibilidade de um político das Alagoas, terra que nos deu quem colocou fim no império, promover o retorno da monarquia.

Do Norte viria Marina Silva. Seria nossa possibilidade da nossa terra ter uma Rainha branda, seu carisma e sua pureza seriam grandes cabos eleitorais.

Para “bobo da corte” não precisa eleição. O povo brasileiro tem prática nisto, desde 22.04.1500.

Por Ademar Rafael


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments