Home » Crônicas de Ademar Rafael » CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

O ESCRITOR E A BIBLIOTECA

Na época que exercia o cargo de vereador em Iguaraci, José Torres Lopes Filho – Zeinha, apresentou projeto para homenagear Joaquim Rafael de Freitas, colocando seu nome na Biblioteca Pública Municipal do Distrito de Jabitacá. Por motivos que não nos cabe citar nesta crônica o poder público municipal não concretizou a iniciativa, conforme determinava a Lei Municipal 358/3013, de 06 de dezembro de 2013.

Ao ser empossado como prefeito em janeiro de 2017, Zeinha tratou de mudar a biblioteca para prédio do município e fez valer sua vontade. Referido espaço de pesquisa e leitura passou a ser denominado Biblioteca Pública Municipal do Distrito de Jabitacá – JOAQUIM RAFAEL DE FREITAS.

A iniciativa reforça o interesse da família do poeta em transformar a Casa de Pedra, antiga edificação do Distrito, em um museu como era o sonho do homenageado. O cronograma obedece a seguinte ordem: Em 2019, ano do vigésimo aniversário de morte de Quincas Rafael serão realizadas audiências públicas para apresentação do Projeto; em 2020, formalização da instituição mantenedora do museu e em 2021, quando o escritor completaria cem anos, inauguração.

Em conversas com este cronista Quincas Rafael sempre manifestou a vontade de transformar a centenária Casa de Pedra em um espaço onde as gerações futuras tivessem acesso à história de município. Materializar esta vontade é a principal causa a ser enfrentada pelos descendentes do escritor, com apoio dos amigos.

Não é descartada a possibilidade da atual biblioteca ser transferida para Casa de Pedra, dividindo espaço com o museu. Para tanto, na hora certa, serão mantidos contatos com o poder municipal para da cessão do local sem custo para municipalidade.

Ao publicarmos estas informações, apresentamos o agradecimento da família do autor de “Afogados deu de Tudo” e “Jabitacá, segundo Quincas” a todos que apoiaram a iniciativa do vereador, hoje prefeito.

Por: Ademar Rafael


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments