Home » Sem categoria » PAULO APRESENTA OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO EM PERNAMBUCO PARA EMPRESÁRIOS EM SÃO PAULO

PAULO APRESENTA OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO EM PERNAMBUCO PARA EMPRESÁRIOS EM SÃO PAULO

PAULOOOO governador Paulo Câmara abriu, hoje (09.08), o seminário “Pernambuco, Celeiro de Desenvolvimento”, realizado pelo Valor Econômico, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Diante de uma plateia de executivos e investidores, o chefe do Executivo estadual apresentou o modelo de gestão de Pernambuco e destacou como a ferramenta que tem contribuído para atrair negócios, dar segurança às empresas e possibilitar melhores resultados, apesar do cenário de forte instabilidade econômica.

“Esse modelo de gestão é o grande diferencial do nosso Estado diante dos desafios que temos nos bons e maus momentos. Trabalhamos a partir de informações e de um conjunto de ferramentas que ajudam muito a avançar e potencializar as oportunidades”, afirmou o governador. Na plateia, executivos da FCA – Fiat Chrysler, Achē, Tigre, Unilever, Bunge, Casa dos Ventos, Kimberly-Clark, entre outros.

O ponto alto da fala de Paulo Câmara foi a apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Longo Prazo “Pernambuco 2035”. “Esta é a parte onde eu queria chegar e a mais importante desta palestra. O plano começou com o ex-governador Eduardo Campos. Tudo o que se discute em Pernambuco é pensado no ‘para frente’. No nosso Estado, discutimos políticas públicas para os próximos 20 anos”, declarou o governador.

O PE 2035 é focado em uma gestão eficiente com monitoramento constante para colocar Pernambuco, dentro de duas décadas, entre os cinco melhores Estados do Brasil para se viver, empreender e prosperar. Na ocasião, o governador afirmou que a educação e o conhecimento são os pilares mais fortes do plano.

Paulo citou números da educação no Estado, que saltou da 26ª colocação para a 1ª na menor taxa de abandono escolar do Brasil; as cinco Escolas de Referência de Ensino Médio estão entre as melhores do País no Enem 2014; as mais de 300 escolas de tempo integral distribuídas por todo o Estado; e o Programa Ganhe o Mundo, que este ano levará mais de mil alunos da escola pública para estudar língua estrangeira em diversos países.

“As empresas que estão em Pernambuco e as que querem ir para o Estado sabem do nosso potencial e sabem que contam com um Governo que funciona, que tem gestão, faz entregas e cumpre compromissos. Temos um Estado pronto para os desafios do mundo moderno e o desafio de superar a crise e fazer parcerias em favor da população”, afirmou Paulo, em entrevista, após o seminário. “Em Pernambuco, setor público e privado conversam muito. E temos trabalhado para deixar o Estado cada vez mais competitivo e fazermos a política do ganha-ganha. Ganha o Estado e ganha o investidor”, completou.

O modelo de gestão adotado por Pernambuco foi implantado em 2007, no início do Governo Eduardo Campos. É alicerçado no planejamento, execução, monitoramento e execução. Tornou-se uma política de Estado.

O seminário do Valor foi dividido em três painéis: Atração de investimentos, Inovação e Infraestrutura/Logística. O Porto Suape foi o maior destaque nas apresentações.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente de Suape, Thiago Norões, falou sobre “Política de Desenvolvimento e Atração de Investimentos”. “Trabalhamos com uma gestão eficiente e que sabe dialogar com o setor privado, o que nos permite bastante otimismo, mesmo na atual situação econômica do País. Desta forma, temos muito a contribuir colocando em evidência cases de sucesso como a interiorização do desenvolvimento e o Porto de Suape”, destacou. Participaram como debatedores neste painel, o presidente da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (AD Diper), Jenner Guimarães, e o diretor de Assuntos Corporativos da Unilever Brasil, Antonio Calcagnotto.

“Apresentamos Pernambuco como destino privilegiado do Norte e Nordeste brasileiro. E Suape foi objeto de atenção dos palestrantes, como uma locomotiva do desenvolvimento do nosso Estado. É um diferencial que nós temos. No desdobramento deste evento, temos certeza que teremos novos negócios para nosso povo”, destacou Norões, após o evento.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucia Melo, falou sobre “Oportunidades em Tecnologia e Inovação”, no Painel 2. O diretor Jurídico e de Desenvolvimento de Negócios da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina, Márcio Lima, e o superintendente do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), Sergio Cavalcante, foram os debatedores.

No Painel 3 o tema foi “Investimentos em Infraestrutura e Logística”, que teve como palestrantes o presidente da Compesa, Roberto Tavares; o diretor de Projetos e Novos Negócios da Casa dos Ventos, Lucas Araripe; e o presidente da MSC Brasil, Elber Alves Justo.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários