Home » Crônicas de Ademar Rafael » CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

ademarVAI DAR PENALTIS

Seguindo a regra que nas decisões de futebol são cobrados tiros livres diretos quando, no segundo jogo é repetido o placar do primeiro em caso de empate, ou quando o perdedor do primeiro jogo ganha o segundo por placar igual nos próximos dias, o resultado do jogo entre as principais revistas de informações semanais três (Veja, Época e Isto É) x um (Carta Capital) será revertido e ficará um (Carta Capital) x três (Veja, Época e Isto É).

Que jogo é este, iIndagarão nossos leitores e leitoras? É o seguinte: nos últimos anos as revistas Veja, Época e Isto É, sem muito esforço encontram erros nas gestões petistas e a Carta Capital com grande esforço procura apontar pontos positivos do mesmo projeto político.

Esta luta é antiga e advém da linha editorial de cada publicação. Nada tem a ver com o olhar míope do contra ou a favor. O perigo é quando somente uma das fontes é levada em consideração. Para formar juízo de valor é necessário olhar para mais de uma janela; mirar os olhos em direção a apenas uma delas é limitar a capacidade de julgamento.

Defenderei com todas as minhas forças a liberdade de expressão e a liberdade da imprensa. Esta última deve mirar sua nobre missão não apenas no direito de publicar o que quer e sim no dever de apresentar os fatos com isenção, com liberdade e sem interferência do estado e do poder financeiro.

É fácil um jornalista ser contra a limitação que muitos governos desejam, no entanto, é muito difícil um profissional da imprensa insurgir-se contra as condicionantes impostas pelo maior anunciante do grupo em que trabalha.

No mundo capitalista, conviver com a obrigação de noticiar os fatos e não desagradar quem sustenta financeiramente o sistema é o dilema. Não sejamos ingênuos; matéria paga existe. Pode até ser a exceção da regra, mas, se faz presente no rádio, na TV e na imprensa escrita.

Por: Ademar Rafael


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários