A vereadora Aline Mariano (PSDB) cobrou, ontem (12), as responsabilidades pela água infectada dos chuveiros da orla de Boa Viagem. A parlamentar tucana apresentou, um pedido de informação enviado à Prefeitura do Recife e um ofício protocolado junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O objetivo da tucana é saber de quem é a responsabilidade pelos chuveiros instalados nos 3,4 km de orla da zona sul da cidade.
Um recente estudo do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) apontou a presença de coliformes fecais e substâncias associadas à urina em mangueiras e chuveirões instalados na praia. De acordo com a vereadora, o que chamou mais atenção é que em uma das amostras analisadas a presença das substâncias nocivas à saúde ultrapassava dez vezes o que é permitido por lei.
“Estamos diante de um caso grave com interferência direta na saúde de parte da nossa população. A praia de Boa Viagem é um dos principais pontos de lazer da cidade e um dos nossos mais belos cartões postais. Não bastasse o medo imposto pelos históricos ataques de tubarão agora fomos surpreendidos com o resultado dessa importante pesquisa. O que vai restar ao banhista que já não podia entrar no mar se nem o chuveirão é mais seguro?”, questionou a parlamentar.
“Não vamos nos furtar em trazer o problema para o debate nesta casa até que a Prefeitura do Recife ou a Compesa assuma a responsabilidade e resolva a questão. Acionei a Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público e também demos entrada em um pedido de informação enviado à PCR para esclarecermos alguns pontos desse assunto”, explicou Aline.