Home » Pernambuco » EM PERNAMBUCO, 6,3 MILHÕES VÃO ÀS URNAS NESTE DOMINGO

EM PERNAMBUCO, 6,3 MILHÕES VÃO ÀS URNAS NESTE DOMINGO

Neste domingo, mais de 6,3 milhões de pernambucanos irão às urnas exercer uma das maiores conquistas da democracia. O eleitor deverá efetuar cinco votos para as eleições gerais, na seguinte ordem: deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente. Pelo menos 15% dos eleitores poderão demorar mais tempo para escolher seus candidatos devido ao uso das urnas biométricas, mas a expectativa é que o resultado seja conhecido pelos eleitores ate às 22h.

Onze candidatos disputam o cargo de presidente da República. Para o governo de Pernambuco o eleitor poderá escolher entre seis candidatos. Neste ano, apenas um dos cinco candidatos ao Senado será eleito no Estado. Os pernambucanos também elegerão 49 deputados estaduais, entre os 554 candidatos, e 25 federais, entre os 177 postulantes.

Em Pernambuco, 35 municípios realizaram o processo de recadastramento biométrico, sendo o maior colégio eleitoral a cidade do Recife. O eleitor que votar nas sessões com urnas biométricas, deverá apresentar ao presidente da mesa um documento oficial com foto ou o título de eleitor que, apesar de não ser obrigatório, agiliza o processo de identificação. O número de inscrição será digitado pelo mesário no microterminal e aparecerá uma mensagem com o nome do eleitor, que deve posicionar sua digital, dos dedos polegar ou indicador, no leitor óptico. O eleitor terá até oito tentativas de reconhecimento. Não é necessário a assinatura do caderno de votação para esse processo.

Nas seções sem biometria, a conferência de documentos também é realizada antes de o eleitor ser autorizado a votar, mas nesse caso ele deve assinar o caderno de votação. O comprovante será entregue após a finalização dos votos.

Os votos em branco ou nulo são registrados para fins estatísticos, mas não são computados para candidato ou partido político que esteja em vantagem na quantidade do número total de votos.
Para a realização das eleições, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) contará com o auxílio de 75.248 mesários, 5.645 administradores e 497 técnicos de urnas.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments