Como se não bastasse as recentes premiações nacionais obtidas pelo sistema público municipal de ensino de Afogados da Ingazeira – Prêmio Curta Histórias, do MEC, e Deputado Mirim, pela Câmara Federal – hoje à noite sai o resultado dos finalistas na categoria poesia das olimpíadas de língua portuguesa.
O aluno Otávio Balbino da Silva, da Escola Municipal Levino Cândido, na comunidade rural da Carapuça, concorre com mais 120 alunos da rede pública de todo o Brasil, pela medalha de ouro das olimpíadas de língua portuguesa escrevendo o futuro. Os versos produzidos por Otávio retratam, de forma bastante peculiar, as suas origens rurais, o seu modo de ver a vida, o seu mundo, enriquecido pelo contato direto com a natureza. Durante todas as etapas do concurso, Otávio recebeu apoio da Secretaria Municipal de Educação, e a importante orientação da Professora Vanusa Lopes de Lima França.
A premiação ocorrerá nesta Quinta (30), em Belo Horizonte, a partir das 19 horas, e terá transmissão ao vivo pela internet. Você pode assistir e torcer por Afogados através do link abaixo:
A Olimpíada de língua portuguesa foi criada em 2002 com o objetivo de contribuir para a melhoria da escrita de estudantes de escolas públicas brasileiras. É uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com a Fundação Itaú Social, tendo como parceiros instituições respeitadas como o Conselho Nacional de Secretários de Educação, Canal Futura e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.
Para maiores informações, o site das olímpiadas de língua portuguesa é:
www.escrevendoofuturo.org.br
Nova Escola – a tendência é que esse sucesso possa ser repetido mais vezes no futuro. Na Carapuça, comunidade onde reside o jovem Otávio, a Prefeitura está construindo uma nova Escola para atender a toda a região, com investimentos de mais de um milhão de Reais. “Teremos uma escola moderna, ampla, arejada, com melhores condições de aprendizado. Acho que agora vamos ter mais destaques como Otávio na Carapuça e região, com o investimento que estamos fazendo na melhoria da qualidade do ensino” destacou o Prefeito José Patriota.