Promotor Lúcio Luiz compareceu ontem (25), à solenidade de inauguração do trecho da Adutora do Pajeú até o município de Flores, com a presença do Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, do Diretor Geral da Compesa, Roberto Tavares, do Presidente da AMUPE José Patriota e de diversos outros prefeitos e autoridades do Sertão.
Utilizando da palavra, o Promotor destacou o esforço do Ministério Público, também nas pessoas dos Promotores Paulo Diego, de Carnaíba, e Daniel, de Flores no sentido de atender ao pedido do Ministro, realizado em Calumbi, para que ajudassem a destravar os eventuais obstáculos para execução da obra da Adutora do Pajeú, especialmente em relação aos proprietários das terras à margem da estrada.
Foi ressaltado que, há meses, diversas audiências foram realizadas na sede de Afogados da Ingazeira, contando com a participação dos Prefeitos da Região, Diretoria do DNOCS, empresas envolvidas na obra e Representantes da Sociedade Civil, com a finalidade de monitorar e acelerar a chegada da Água nos diversos Municípios do Pajeú.
O Promotor afirmou que, no dia 26/09, haverá audiência com o Procurador Geral, Aguinaldo Fenelon, todos os Promotores da 3ª Circunscrição e Prefeitos, para discutir os temas: Água, Segurança e Saúde. Na questão água, haverá o encaminhamento das medidas, tanto a cargo da Compesa quanto do DNOCS, para assegurar em menor tempo possível o suprimento de água a população do Pajeú, destacando-se o segundo trecho da Adutora, de Afogados da Ingazeira-PE a Taperoá-PB e a ligação da ETA de Afogados à barragem do Rosário, em Iguaraci.
Lúcio Luiz reforçou a cobrança do compromisso das empresas com aceleração da obra para cumprir o cronograma de chegada de água – 15 de outubro em Carnaíba e 15 de novembro em Afogados da Ingazeira – especialmente com aumento do número de trabalhadores. Finalmente despediu-se do Ministro, reconhecendo o seu empenho e esforço pela viabilização da Adutora do Pajeú, entre tantas outras ações a seu cargo no Governo Federal.(ASCOM-MP)