Home » Afogados da Ingazeira » PREFEITURA DE AFOGADOS DA INGAZEIRA PREMIA JOVEM MEDALHISTA DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA

PREFEITURA DE AFOGADOS DA INGAZEIRA PREMIA JOVEM MEDALHISTA DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA

A manhã de ontem (30) foi de festa para alunos, professores e funcionários do Centro de Excelência Municipal Dom Mota. Eles promoveram uma festa homenageando o jovem José Henrique dos Santos Lima, medalha de bronze na olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas, promovido pelos Ministérios da Educação, da Ciência, Tecnologia e Inovação; e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

O Prefeito José Patriota entregou um tablet ao medalhista José Henrique, como forma de premiar o talento afogadense, e se comprometeu em ampliar a premiação para os medalhistas da próxima olimpíada. “É uma felicidade poder premiar o talento da nossa terra, que mesmo em meio a tantas adversidades consegue ousar, superando milhares de outros jovens de todo o Brasil. Isso é resultado de um trabalho em equipe, fruto da organização e competência de quem faz o Dom Mota,” afirmou o Prefeito José Patriota. A Secretária Municipal de Educação fez questão de ressaltar a importância do trabalho de pessoas como Gilvani Marques Pereira, professor de matemática e coordenador da equipe da escola que disputa a olimpíada.

José Henrique disputou a olimpíada com 19,1 milhões de estudantes de todo o Brasil, em um total de 46,7 mil escolas públicas que participaram. Além da medalha de bronze, a primeira na história de Afogados da Ingazeira, a Escola Dom Mota também recebeu seis menções honrosas, pela participação brilhante dos estudantes Carlos Eduardo de Oliveira Góes, Uandra Ellen S. Paz, Victoria Cristel dos Santos Silva, Cláudia Raquel Miguel do Nascimento e Camila Sousa Pereira. Além da medalha de bronze, José Henrique também recebeu uma menção honrosa.

Este ano, 25 alunos do Dom Mota passaram da primeira fase e participam da 2ª fase da olimpíada, cujas provas serão realizadas no próximo dia 14 de Setembro, no Colégio Normal.

INCLUSÃO – Antes da agenda na Escola Dom Mota, o Prefeito José Patriota esteve no Centro Desportivo Municipal onde participou de atividades recreativas e esportivas com alunos da rede municipal de ensino que possuem algum tipo de deficiência. As atividades, adaptadas para as crianças, incluíam arremesso de bola ao cesto, corrida de cadeirantes, dentre outras práticas recreativas. Para garantir o acesso desses estudantes ao ensino público, a Prefeitura tem disponibilizado transporte especializado, adaptado para  as necessidades de cada um. Os ônibus inclusivos foram adquiridos através do Programa Caminhos da Escola, em parceria com o Governo Federal


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments