Cantigas de roda, parlendas, adivinhas, trava-línguas, crendices, superstições, lendas e personagens míticos do imaginário popular. Saci, curupira, negrinho do pastoreio, Iara mãe d’água, boitatá. Essas e outras tradições representam o que há de mais rico em nossa cultura.
Agosto é o mês do folclore, expressão que deriva do termo inglês folklore, e que significa, literalmente, sabedoria popular. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Educação promove até o dia 30, diversas atividades nas escolas da rede pública municipal, utilizando as lendas e histórias populares como ferramentas de ensino e fortalecendo a cultura popular no imaginário infantil.
Na manhã de ontem (16), o Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, visitou a Escola Municipal Domingos Teotônio, no Bairro do São Braz, inspecionou a merenda, visitou as salas de aula e participou das atividades lúdicas com as crianças. Contação de histórias, adivinhações, trava-língua e cantigas de roda foram algumas das brincadeiras.
Utilizando marionetes, as crianças encenaram pequenos textos inspirados no livro “Contando, cantando e encantando”, de autoria da Professora Socorro Miranda. Na ocasião, o Prefeito José Patriota entregou, para uso dos alunos na escola, kits com jogos de xadrez, brinquedos, e diversas caixas com livros de literatura infantil.
“É uma felicidade muito grande quando venho às escolas e recebo o carinho das crianças. Quero retribuir todo esse afeto, que não tem preço no mundo que pague, realizando uma grande festa, com diversas atrações infantis, no dia 12 de Outubro. Será uma dia de alegria para as nossas crianças,” anunciou o Prefeito José Patriota. O local e a programação do evento será divulgado em breve.
Confira o calendário de atividades do mês do folclore nas Escolas Municipais:
AGOSTO
19 e 20 – Escola Levino Cândido (Carapuça)
21 e 22 – Escolas José Rodrigues e Geraldo Cipriano (São Francisco)
23 a 26 – Centro de excelência municipal Dom Mota
27 e 28 – Escola Petronila de Siqueira Campos Góes (Cohab/Sobreira)
29 e 30 – Escola São Sebastião
(já foram realizadas atividades nas escolas Francisca Lira, Letícia de Campos Góes e no Centro de Educação Infantil).