O Prefeito de Afogados da Ingazeira abriu a 1ª reunião do plano plurianual participativo (PPA) reafirmando seu compromisso com a participação da sociedade na definição dos rumos de sua gestão. “Desse compromisso eu não abro mão. Nossa gestão será radicalmente democrática. Essa é a direção, o caminho que estamos percorrendo. O governo tem que estar a serviço dos que mais precisam,” destacou Patriota.
Com o tema “gênero, etnia, juventude e LGBT”, o encontro ocorreu na tarde de ontem (29), no auditório da FAFOPAI, e reuniu 85 pessoas, representando as mais diversas entidades e organizações da sociedade civil. O Promotor de Justiça, Lúcio Almeida, participou do evento representando o Ministério Público e destacou o aperfeiçoamento da democracia brasileira. “A constituição de 1988 abriu canais de participação da sociedade. O grande desafio é fazer com que esses canais sejam abertos efetivamente e que as demandas sejam transformadas em investimentos, que a gente consiga tirar do papel,” afirmou Dr. Lúcio.
Dentre as propostas construídas pela sociedade, estão a ampliação das políticas de saúde para a população LGBT; a regulamentação do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena; revitalização das bibliotecas; apoio aos grupos culturais tradicionais; cursos profissionalizantes para inserir as mulheres no mercado de trabalho; estruturação das organizações produtivas e a ampliação do programa de saúde da mulher.
Participaram representantes da Diaconia, Casa da Mulher do Nordeste, Rede de Mulheres do Pajeú, Pastoral da família, Associação LGBT filhos do Pajeú, grupo de trilha olho de águia, pastoral da criança, ação maçônica juvenil, Rotary club, e dos conselhos de moradores dos bairros Brotas, Padre Pedro Pereira, Borges, São Braz, Cohab e Sobreira. Estiveram presentes, representando a Câmara, os Vereadores Raimundo Lima, Zé Carlos, Antonieta da Caixa e Augusto Martins.
A próxima reunião para o planejamento do PPA – 2013/2017 será no próximo dia 04, no mesmo local, envolvendo a população urbana. No dia seguinte, reúnem-se as lideranças da zona rural. O seminário municipal para o “fechamento” das propostas da sociedade para o PPA ocorrerá no dia 13 de Setembro, no Cineteatro São José.