Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Crônica de Ademar Rafael: Respeito

RESPEITO

Para melhor sedimentar nossa reflexão sobre esse valor humano inicialmente recorro ao site “significados” onde encontro a seguinte definição: “Respeito é um dos valores humanos que fundamentam a vida em sociedade. Seja em relações interpessoais ou em vista de normas, regras ou de um poder instituído…”

Na sequência busco as frases a seguir transcritas com seus respectivos autores: “Acima de tudo, respeitem-se.”, Pitágoras; “Respeite a si mesmo e os outros respeitarão você.”, Confúcio; Não há nada mais desprezível do que o respeito baseado no medo.”, Albert Camus; “Somente através do autorrespeito podemos alcançar o respeito dos outros.”, Fiódor Dostoiévski; “O respeito pela vida é a base de todos os outros direitos, incluindo a liberdade.”, João Paulo II; “Não consigo conceber uma perda maior do que a perda do respeito próprio.”, Mahatma Gandhi e ”A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana.”, Franz Kafka.

Percebam que na maioria das frases que escolhi para apoio da reflexão o respeito ao outro nasce depois do respeito a cada um de nós, ou seja, sem nos respeitarmos teremos dificuldades para respeitar alguém. Isto tem se tornado uma constante nos dias atuais. O politicamente correto imposto por interesses alheios tem gerado uma espiral negativa sobre a forma que olharmos para nosso interior. Sem narcisismo precisamos nos amar, gostar do que fazemos e termos orgulho de ser quem somos, com nossas imperfeições, medos e limites.

Quantas vezes produzimos alto excepcional, não os interpretamos com o zelo adequado e damos valor a produção “meia boca” de terceiros. Carecemos reler o que praticamos com isenção, sem empáfia, mas, com justiça. Este valor humano, que promove uma convivência harmoniosa, nos cobra muito pouco para ser exercido em plenitude e nos devolve muito quando o praticamos espontaneamente, sem medo ou obrigação.

Condutor que causou acidente fez ultrapassagem indevida e não tinha habilitação

Acidente vitimou Socorro Martins, de Afogados da Ingazeira e Marcos Vinicius, de Pesqueira, faleceram

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou os detalhes do grave acidente ocorrido na noite deste domingo (6), que resultou na morte de Socorro Martins, ex-secretária de Assistência Social de Afogados da Ingazeira e atual coordenadora do CRAS do município. Ela era esposa do secretário municipal de Cultura e Esportes, Augusto Martins.

O acidente aconteceu por volta das 18h30, no km 185 da BR-232, no município de Belo Jardim, Agreste de Pernambuco. Segundo a PRF, foi uma colisão frontal entre um Peugeot e uma caminhonete. A suspeita inicial é de que o condutor do Peugeot — sem habilitação — teria invadido a contramão para fazer uma ultrapassagem em local proibido.

Duas mortes foram confirmadas no local: Socorro Martins, que estava como passageira na caminhonete e Marcos Silva, passageiro do Peugeot e morador de Pesqueira. Ambos os corpos foram recolhidos e encaminhados ao IML de Caruaru.

Outras cinco pessoas ficaram feridas, sendo uma delas em estado grave. Todos foram socorridos por equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros e levados ao Hospital de Belo Jardim. De lá transferidas para o Hospítal regional do Agreste.

O motorista da caminhonete foi submetido ao teste do bafômetro, com resultado normal. Já o condutor do Peugeot, por estar entre os feridos, não pôde ser testado no momento. Ele teve apenas uma fratura de clavúcula.

Equipes do Instituto de Criminalística (IC), Polícia Civil (PC) e IML estiveram no local para os procedimentos de praxe. O caso segue sob investigação para apurar as responsabilidades. Informações Blog do Nill Júnior

Eduardo da Fonte destina mais de R$ 3 milhões para o Hospital das Clínicas da UFPE

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP/PE) destinou R$ 3,286 milhões em emendas parlamentares ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE). Os recursos foram utilizados na aquisição de um ecocardiógrafo de última geração, que já está em funcionamento, e de um moderno aparelho de Raio-X Telecomandado, que permite o manuseio remoto por parte do profissional de saúde, reduzindo a exposição à radiação.

O novo ecocardiógrafo, primeiro com tecnologia de inteligência artificial em Pernambuco e o quinto no Brasil, reforça o diagnóstico e o tratamento de doenças cardíacas no estado. A tecnologia embarcada no equipamento permite a geração de imagens precisas do coração, facilitando a detecção de diversas condições cardiovasculares com maior agilidade e assertividade.

Eduardo da Fonte, que tem destinado recursos a importantes unidades de saúde em todo o estado, ressaltou a importância de fortalecer os hospitais públicos.

“Os hospitais do SUS precisam ter o mesmo nível de tecnologia dos hospitais particulares. A entrega desse ecocardiógrafo e do novo raio-x que chegará em breve é parte de um movimento que vai impactar diretamente a vida dos pacientes e o trabalho dos profissionais de saúde, com mais qualidade e eficiência nos tratamentos”, afirmou o deputado.

Simão Durando acompanha início das obras de iluminação dos viadutos Barranqueiros e da Sete de Setembro

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, acompanhou neste final de semana o início das obras de implantação da iluminação pública em dois importantes trechos da rodovia. Com um investimento de cerca de R$ 6 milhões, as intervenções fazem parte do programa Mais Luz e visam garantir mais segurança viária, conforto para quem trafega pela rodovia e valorização das áreas no entorno.

O primeiro ponto beneficiado fica na rotatória e no viaduto de acesso à Avenida Sete de Setembro. Com a extensão de 500 metros, o trecho contará com 51 postes e 93 luminárias de LED. A conclusão está prevista para acontecer no final deste mês.

Já o segundo trecho que está recebendo a nova iluminação está localizado na rotatória após o Viaduto dos Barranqueiros. No local, serão instalados 62 postes metálicos e 88 luminárias de LED ao longo de 500 metros. A previsão é que a obra seja concluída em agosto.

O prefeito Simão Durando destacou a relevância da iniciativa. “Estamos investindo em mais segurança e qualidade de vida para nossa população. Esses trechos são extremamente movimentados e, com a iluminação em LED, além de melhorar a visibilidade e a segurança no trânsito, estamos promovendo economia e sustentabilidade. O programa Mais Luz segue avançando com força total”, afirmou.

Prefeitura de Arcoverde decreta luto oficial pelo falecimento de Dona Eurides Barros de Siqueira, mãe do vice-prefeito, Siqueirinha

A Prefeitura de Arcoverde comunica, com profundo pesar, o falecimento da senhora Eurides Barros de Siqueira, ocorrido na noite deste domingo (06), aos 74 anos. Dona Eurides era mãe do vice-prefeito do município, Siqueirinha, e figura respeitada pela sua alegria, generosidade e dedicação à família e à comunidade.

O velório está sendo realizado no Espaço Cidadão, no bairro São Geraldo, e o sepultamento será nesta segunda-feira (07/07), às 16h, no Cemitério do São Miguel, em Arcoverde.

Em sinal de respeito e solidariedade, o prefeito Zeca Cavalcanti decretou luto oficial de três dias no município. A gestão municipal se une à dor dos familiares e amigos neste momento difícil, desejando consolo e paz aos corações enlutados.

Coluna do Finfa

Prefeito Fredson Brito prestigia EXPOAGRO 2025 ao lado da primeira-dama Dra. Lúcia Lima em Afogados da Ingazeira

O prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, esteve presente na noite do último sábado (05) na EXPOAGRO 2025, tradicional feira de Afogados da Ingazeira que movimenta a economia, o turismo e a cultura do Sertão do Pajeú. Ao lado da primeira-dama e médica Dra. Lúcia Lima, Fredson foi recepcionado pelo prefeito anfitrião, Alessandro Palmeira, com quem mantém laços de parceria e respeito institucional.

Acompanhando a comitiva, estiveram também o secretário municipal de Saúde, Dr. Hugo Rabelo, e sua esposa, além da equipe da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São José do Egito, que registrou os principais momentos da visita e contribuiu para reforçar a imagem pública da gestão em um dos maiores eventos da região.

Durante o evento, Fredson se reuniu com prefeitos de outras cidades e lideranças políticas do Pajeú, em um momento de diálogo, articulação e fortalecimento das relações entre os municípios.

Para Dra. Lúcia Lima, a visita teve um valor ainda mais simbólico: Afogados da Ingazeira é a cidade onde atuou como vice-prefeita ao lado do saudoso José Patriota, liderança histórica que deixou um legado importante na política regional.

A noite também foi de grandes atrações culturais. O palco da EXPOAGRO recebeu shows de Flávio José, Paula Fernandes e outros artistas que embalaram o público com música, emoção e identidade nordestina, reafirmando o papel da feira como um espaço de encontro e celebração. Da Assessoria

Prefeita Márcia Conrado deixa de seguir César kaique e unfollow expõe tensão dentro do governo

Por: Blog Júnior Campos

Um gesto silencioso, mas repleto de significado político, agitou os bastidores da Prefeitura de Serra Talhada manhã deste domingo (06). A prefeita Márcia Conrado deixou de seguir, em seu perfil oficial nas redes sociais, o secretário-executivo de Comunicação, César kaique, um dos nomes mais próximos do núcleo duro da gestão.

O unfollow ocorre após críticas recentes feitas por Kaique à programação e à condução das festividades juninas do município. As declarações, com ampla divulgação pública, atingiram em cheio a equipe que organizou o evento, especialmente o presidente da Fundação Cultural, Josenildo Barbosa, que assinou a realização do São João deste ano.

Kaique não apenas criticou a grade de atrações, como também demonstrou desconforto com o modelo de articulação adotado durante as festividades. O incômodo teria se agravado pela centralização de decisões e pela exclusão de setores estratégicos da gestão do processo de construção do evento.

Apesar unfollow, César Kaique preferiu o silêncio. Procurado pela reportagem, limitou-se a dizer que não iria comentar o assunto.

A saída de Márcia das redes de um dos seus principais auxiliares políticos pode não ser apenas um detalhe digital. O gesto levanta questionamentos sobre a unidade interna da gestão. Com forte atuação nas articulações institucionais e políticas, Kaique é peça-chave da comunicação do governo, o que torna o episódio ainda mais simbólico.

A consulta foi feita pela reportagem do blog na manhã deste domingo (06), e até o fechamento desta matéria o perfil de Márcia Conrado ainda não seguia o de César Kaique.

Luto em Afogados: acidente tira a vida de Socorro Martins

Informação Blog do Nill Júnior

Foi confirmada a morte da ex-Secretária de Assistência Social de Afogados da Ingazeira, Socorro Martins. Era atual coordenadora do CRAS, Centro de Referência de Assistência Social.

Ela era esposa do Secretário de Cultura e Esportes, Augusto Martins. Tinha dois filhos.

Socorro voltava de um evento com uma equipe da Secretaria de Saúde em Gravatá. Na volta houve o acidente, uma colisão frontal, entre Belo Jardim e Pesqueira.

Informações preliminares indicam que um veículo que vinha no sentido contrário fez uma ultrapassagem indevida. No choque, um passageiro do outro carro, não identificado, e Socorro, morreram na hora.

O evento era a 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde e Conferência Estadual de Saúde. Eram Delegados.

A equipe tinha Amara Araújo, Neucimar, irmã de Mery da Oficina e Jorginho. Amara fraturou as duas pernas. Os outros pacientes não tiveram estado de saúde divulgado.

Augusto participava da celebração de domingo, quando foi avisado pelo prefeito Sandrinho Palmeira, também bastante abalado.

Socorro era cunhada do jornalista Magno Martins e foi inclusive madrinha do seu casamento com Nayla Valença.

Veja as notas de pesar pelo falecimento de Socorro Martins:

Foi com profunda tristeza e incomensurável pesar que recebemos a notícia da morte de nossa amiga e colaboradora Socorro Martins. Esposa do nosso secretário de cultura e esportes, Augusto Martins, Socorro foi secretária de assistência de Afogados e atualmente coordenava o CRAS – centro de referência em assistência social. Socorro também exercia, com muita competência, a função de articuladora do Selo Unicef em Afogados da Ingazeira. Trabalho esse que rendeu ao município o selo Unicef nas duas últimas edições da premiação.

A Prefeitura está dando suporte e acompanhando a situação dos demais ocupantes do veículo: Amara Araújo, Jorginho,
William e Neucimar.

Informamos que o Prefeito Sandrinho Palmeira está, nesse momento, ao lado do Secretário Augusto Martins, e já determinou o decreto de luto oficial de três dias no município.

Que Deus em sua infinita misericórdia possa amparar os corações de todos os amigos e familiares, devastados com essa terrível perda.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira 

A Prefeitura de Iguaracy, na pessoa do Prefeito Dr. Pedro Alves, manifesta profundo pesar pelo falecimento de Socorro Martins, que teve uma trajetória de dedicação e compromisso, atuando com responsabilidade e carinho na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social deste município.

Neste momento de dor, estendemos nossa solidariedade também à família do motorista vítima fatal deste acidente ocorrido neste domingo 6 de julho, bem como às demais pessoas que se encontram hospitalizadas devido às circunstâncias desse acidente. Que Deus conforte seus corações, conforte suas famílias e conceda força para superar essa perda.

Que a memória de Socorro Martins e a esperança de recuperação de todos aqueles envolvidos nesta tragédia possam servir de conforto neste momento difícil.

Descanse em paz, Socorro Martins. Sua história e sua contribuição ficarão eternamente guardadas em nossa memória.

Iguaracy, 6 de julho de 2025.

Prefeitura de Iguaracy

Prefeito Dr. Pedro Alves

Recebo com tristeza a notícia do falecimento de Socorro Martins, coordenadora do CRAS de Afogados da Ingazeira. Que Deus, em sua infinita misericórdia, acolha Socorro em sua luz e conceda consolo a Augusto, seus filhos, amigos e a todos os familiares.

Também peço orações pela recuperação de William, Jorginho, Neucimar e Amara, que estavam no acidente. Que o Senhor os fortaleça e lhes conceda plena recuperação.

Que Deus conforte todos os corações neste momento de dor.

Edson Henrique – advogado e nome da União Pelo Povo 

É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de Socorro Martins no dia de hoje.

Neste momento de dor, expressamos os nossos mais sinceros sentimentos ao seu esposo Augusto,  aos seus filhos Olga e Luiz Augusto, aos demais familiares e amigos.

Socorro deixa um legado de relevantes serviços prestados ao município de Afogados da Ingazeira,  na qualidade de servidora pública e ex-Secretária de Assistência Social.

Que Deus a receba na sua infinita misericórdia e conforte o coração de todos os que tiveram o privilégio fazer parte do seu convívio.

Danilo Simões  – Assessor da Casa Civil e presidente do PSD, líder político da União Pelo Povo