Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Simão Durando acompanha início das obras de iluminação dos viadutos Barranqueiros e da Sete de Setembro

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, acompanhou neste final de semana o início das obras de implantação da iluminação pública em dois importantes trechos da rodovia. Com um investimento de cerca de R$ 6 milhões, as intervenções fazem parte do programa Mais Luz e visam garantir mais segurança viária, conforto para quem trafega pela rodovia e valorização das áreas no entorno.

O primeiro ponto beneficiado fica na rotatória e no viaduto de acesso à Avenida Sete de Setembro. Com a extensão de 500 metros, o trecho contará com 51 postes e 93 luminárias de LED. A conclusão está prevista para acontecer no final deste mês.

Já o segundo trecho que está recebendo a nova iluminação está localizado na rotatória após o Viaduto dos Barranqueiros. No local, serão instalados 62 postes metálicos e 88 luminárias de LED ao longo de 500 metros. A previsão é que a obra seja concluída em agosto.

O prefeito Simão Durando destacou a relevância da iniciativa. “Estamos investindo em mais segurança e qualidade de vida para nossa população. Esses trechos são extremamente movimentados e, com a iluminação em LED, além de melhorar a visibilidade e a segurança no trânsito, estamos promovendo economia e sustentabilidade. O programa Mais Luz segue avançando com força total”, afirmou.

Prefeitura de Arcoverde decreta luto oficial pelo falecimento de Dona Eurides Barros de Siqueira, mãe do vice-prefeito, Siqueirinha

A Prefeitura de Arcoverde comunica, com profundo pesar, o falecimento da senhora Eurides Barros de Siqueira, ocorrido na noite deste domingo (06), aos 74 anos. Dona Eurides era mãe do vice-prefeito do município, Siqueirinha, e figura respeitada pela sua alegria, generosidade e dedicação à família e à comunidade.

O velório está sendo realizado no Espaço Cidadão, no bairro São Geraldo, e o sepultamento será nesta segunda-feira (07/07), às 16h, no Cemitério do São Miguel, em Arcoverde.

Em sinal de respeito e solidariedade, o prefeito Zeca Cavalcanti decretou luto oficial de três dias no município. A gestão municipal se une à dor dos familiares e amigos neste momento difícil, desejando consolo e paz aos corações enlutados.

Coluna do Finfa

Prefeito Fredson Brito prestigia EXPOAGRO 2025 ao lado da primeira-dama Dra. Lúcia Lima em Afogados da Ingazeira

O prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, esteve presente na noite do último sábado (05) na EXPOAGRO 2025, tradicional feira de Afogados da Ingazeira que movimenta a economia, o turismo e a cultura do Sertão do Pajeú. Ao lado da primeira-dama e médica Dra. Lúcia Lima, Fredson foi recepcionado pelo prefeito anfitrião, Alessandro Palmeira, com quem mantém laços de parceria e respeito institucional.

Acompanhando a comitiva, estiveram também o secretário municipal de Saúde, Dr. Hugo Rabelo, e sua esposa, além da equipe da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São José do Egito, que registrou os principais momentos da visita e contribuiu para reforçar a imagem pública da gestão em um dos maiores eventos da região.

Durante o evento, Fredson se reuniu com prefeitos de outras cidades e lideranças políticas do Pajeú, em um momento de diálogo, articulação e fortalecimento das relações entre os municípios.

Para Dra. Lúcia Lima, a visita teve um valor ainda mais simbólico: Afogados da Ingazeira é a cidade onde atuou como vice-prefeita ao lado do saudoso José Patriota, liderança histórica que deixou um legado importante na política regional.

A noite também foi de grandes atrações culturais. O palco da EXPOAGRO recebeu shows de Flávio José, Paula Fernandes e outros artistas que embalaram o público com música, emoção e identidade nordestina, reafirmando o papel da feira como um espaço de encontro e celebração. Da Assessoria

Prefeita Márcia Conrado deixa de seguir César kaique e unfollow expõe tensão dentro do governo

Por: Blog Júnior Campos

Um gesto silencioso, mas repleto de significado político, agitou os bastidores da Prefeitura de Serra Talhada manhã deste domingo (06). A prefeita Márcia Conrado deixou de seguir, em seu perfil oficial nas redes sociais, o secretário-executivo de Comunicação, César kaique, um dos nomes mais próximos do núcleo duro da gestão.

O unfollow ocorre após críticas recentes feitas por Kaique à programação e à condução das festividades juninas do município. As declarações, com ampla divulgação pública, atingiram em cheio a equipe que organizou o evento, especialmente o presidente da Fundação Cultural, Josenildo Barbosa, que assinou a realização do São João deste ano.

Kaique não apenas criticou a grade de atrações, como também demonstrou desconforto com o modelo de articulação adotado durante as festividades. O incômodo teria se agravado pela centralização de decisões e pela exclusão de setores estratégicos da gestão do processo de construção do evento.

Apesar unfollow, César Kaique preferiu o silêncio. Procurado pela reportagem, limitou-se a dizer que não iria comentar o assunto.

A saída de Márcia das redes de um dos seus principais auxiliares políticos pode não ser apenas um detalhe digital. O gesto levanta questionamentos sobre a unidade interna da gestão. Com forte atuação nas articulações institucionais e políticas, Kaique é peça-chave da comunicação do governo, o que torna o episódio ainda mais simbólico.

A consulta foi feita pela reportagem do blog na manhã deste domingo (06), e até o fechamento desta matéria o perfil de Márcia Conrado ainda não seguia o de César Kaique.

Luto em Afogados: acidente tira a vida de Socorro Martins

Informação Blog do Nill Júnior

Foi confirmada a morte da ex-Secretária de Assistência Social de Afogados da Ingazeira, Socorro Martins. Era atual coordenadora do CRAS, Centro de Referência de Assistência Social.

Ela era esposa do Secretário de Cultura e Esportes, Augusto Martins. Tinha dois filhos.

Socorro voltava de um evento com uma equipe da Secretaria de Saúde em Gravatá. Na volta houve o acidente, uma colisão frontal, entre Belo Jardim e Pesqueira.

Informações preliminares indicam que um veículo que vinha no sentido contrário fez uma ultrapassagem indevida. No choque, um passageiro do outro carro, não identificado, e Socorro, morreram na hora.

O evento era a 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde e Conferência Estadual de Saúde. Eram Delegados.

A equipe tinha Amara Araújo, Neucimar, irmã de Mery da Oficina e Jorginho. Amara fraturou as duas pernas. Os outros pacientes não tiveram estado de saúde divulgado.

Augusto participava da celebração de domingo, quando foi avisado pelo prefeito Sandrinho Palmeira, também bastante abalado.

Socorro era cunhada do jornalista Magno Martins e foi inclusive madrinha do seu casamento com Nayla Valença.

Veja as notas de pesar pelo falecimento de Socorro Martins:

Foi com profunda tristeza e incomensurável pesar que recebemos a notícia da morte de nossa amiga e colaboradora Socorro Martins. Esposa do nosso secretário de cultura e esportes, Augusto Martins, Socorro foi secretária de assistência de Afogados e atualmente coordenava o CRAS – centro de referência em assistência social. Socorro também exercia, com muita competência, a função de articuladora do Selo Unicef em Afogados da Ingazeira. Trabalho esse que rendeu ao município o selo Unicef nas duas últimas edições da premiação.

A Prefeitura está dando suporte e acompanhando a situação dos demais ocupantes do veículo: Amara Araújo, Jorginho,
William e Neucimar.

Informamos que o Prefeito Sandrinho Palmeira está, nesse momento, ao lado do Secretário Augusto Martins, e já determinou o decreto de luto oficial de três dias no município.

Que Deus em sua infinita misericórdia possa amparar os corações de todos os amigos e familiares, devastados com essa terrível perda.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira 

A Prefeitura de Iguaracy, na pessoa do Prefeito Dr. Pedro Alves, manifesta profundo pesar pelo falecimento de Socorro Martins, que teve uma trajetória de dedicação e compromisso, atuando com responsabilidade e carinho na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social deste município.

Neste momento de dor, estendemos nossa solidariedade também à família do motorista vítima fatal deste acidente ocorrido neste domingo 6 de julho, bem como às demais pessoas que se encontram hospitalizadas devido às circunstâncias desse acidente. Que Deus conforte seus corações, conforte suas famílias e conceda força para superar essa perda.

Que a memória de Socorro Martins e a esperança de recuperação de todos aqueles envolvidos nesta tragédia possam servir de conforto neste momento difícil.

Descanse em paz, Socorro Martins. Sua história e sua contribuição ficarão eternamente guardadas em nossa memória.

Iguaracy, 6 de julho de 2025.

Prefeitura de Iguaracy

Prefeito Dr. Pedro Alves

Recebo com tristeza a notícia do falecimento de Socorro Martins, coordenadora do CRAS de Afogados da Ingazeira. Que Deus, em sua infinita misericórdia, acolha Socorro em sua luz e conceda consolo a Augusto, seus filhos, amigos e a todos os familiares.

Também peço orações pela recuperação de William, Jorginho, Neucimar e Amara, que estavam no acidente. Que o Senhor os fortaleça e lhes conceda plena recuperação.

Que Deus conforte todos os corações neste momento de dor.

Edson Henrique – advogado e nome da União Pelo Povo 

É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de Socorro Martins no dia de hoje.

Neste momento de dor, expressamos os nossos mais sinceros sentimentos ao seu esposo Augusto,  aos seus filhos Olga e Luiz Augusto, aos demais familiares e amigos.

Socorro deixa um legado de relevantes serviços prestados ao município de Afogados da Ingazeira,  na qualidade de servidora pública e ex-Secretária de Assistência Social.

Que Deus a receba na sua infinita misericórdia e conforte o coração de todos os que tiveram o privilégio fazer parte do seu convívio.

Danilo Simões  – Assessor da Casa Civil e presidente do PSD, líder político da União Pelo Povo 

Em Sirinhaém, ministro Silvio Costa Filho e presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, anunciam R$ 1,5 milhão em pavimentação para população

Buscando melhorar a mobilidade urbana da população de Sirinhaém, localizada no Litoral Sul do Estado, o ministro de Lula, Silvio Costa Filho; e o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, estiveram, neste sábado, na região para dar início as obras de pavimentação. No município, Silvio Costa Filho e Gouveia assinaram a ordem de serviço para a execução de 18 mil metros quadrados de asfalto num investimento de mais de R$ 1,5 milhão.

Os valores são frutos de emendas parlamentares de Costa Filho, que é deputado federal licenciado; e que serão executados via Codevasf. As obras selam a parceria do ministro de Lula com o prefeito Manoel da Retifica, o presidente da Amupe, e o deputado estadual licenciado, Eriberto Filho.

_”Eu sou um municipalista convicto porque entendo que é nos municípios que as pessoas moram e sentem as dificuldades do dia a dia. Então, essa é mais uma ação do nosso mandato para melhorar a vida dos pernambucanos, sobretudo, da população de Sirinhaém. Temos trabalhado muito, ao lado do presidente Lula, para os municípios de Pernambuco”, disse Costa Filho.

“Precisamos trabalhar com entregas como essa que de fato trazem mais qualidade de vida para as pessoas. Não só estruturantes, mas transformadoras. Uma cidade pavimentada atrai mais empresas, gerando emprego e renda. Além disso, melhora o trânsito e a mobilidade da região. É isso. É o governo do presidente Lula trabalhando pelo municípios de Pernambuco”, completou Silvio._

“Em nome da população de Sirinhaém, gostaria de agradecer ao ministro Silvio pelo que o senhor está fazendo pela nossa região. Essa obra é fundamental para nossa cidade. Além de melhorar a mobilidade, ajuda na atração de novos investimentos para a região”, agradeceu Manoel da Retifica.

O anúncio dos investimentos consolida o grande trabalho do ministro de Lula para o desenvolvimento de toda região do Litoral Sul de Pernambuco.

Frevo desembarcou em Paris para celebrar o Recife e a cidade de O Agente Secreto no berço do Cinema

Ação da Prefeitura do Recife encerrou o festival Cinéma Paradiso Louvre, début do filme de Kleber Mendonça Filho em circuito aberto, com muita música e dança. Orquestra Popular do Recife e Guerreiros do Passo, patrimônios recifenses, integram o elenco do filme.

O Carnaval do Recife desembarcou em Paris neste sábado (5) em uma ação da Prefeitura do Recife, que levou à cidade que é berço mundial do cinema uma apresentação da Orquestra Popular do Recife, regida pelo maestro Ademir Araújo, além do grupo de dança Guerreiros do Passo e dos cantores Almério e Flaira Ferro, representantes da nova geração. A ação promoveu o début em circuito aberto de “O Agente Secreto”, filme do recifense Kleber Mendonça Filho, no encerramento do Cinéma Paradiso Louvre, festival ao ar livre que aconteceu defronte ao famoso museu, com os 2,5 mil ingressos disponíveis esgotados há, pelo menos, duas semanas antes do evento.

A ação surpresa e apoteótica ocorreu antes da veiculação da película e foi aberta por uma clarinada, acordando na alma da plateia incauta a alegria que só os acordes que anunciação do frevo promove. O som dos metais anunciaram o cortejo em meio ao público da Orquestra popular do Recife sob a batuta de maestro Ademir Araújo e o ‘fervo’ dos Guerreiros do Passo, convidando a multidão a participar da folia que reverenciou o frevo e suas origens com canções instrumentais como Três da Tarde (Lídio Francisco e Lídio Macacão), Relembrando o Norte (Severino Araújo) e o clássico Vassourinhas, de Joana Batista e Matias da Rocha.

Em palco, Almério e Flaira Ferro foram os representantes da nova geração, em um repertório que incluiu “Bom Demais” (J. Michiles), “Frevo Mulher” (Zé Ramalho), “Voltei Recife” (Luiz Bandeira) e “Pagode Russo” (Luiz Gonzaga). O final da surpresa foi marcado pela “Ciranda de Maluco”, de Otto. Antes da veiculação do filme, o público ainda foi surpreendido com a distribuição de sombrinhas de frevo e leques com os dizeres nas duas línguas, “Luz, Câmera, Frevo”. “Recife, a cidade do Agente Secreto”.

RECIFE, FREVO E CINEMA – A capital pernambucana possui uma longa e estreita ligação com a Sétima Arte, surgida em Paris. Além do Ciclo do Recife, circuito cinematográfico na década de 1920, a cidade foi uma das pioneiras na retomada, nos anos 1990 e, desde então, possui verdadeiras referências no circuito internacional, sobretudo pelas mãos de Kléber Mendonça Filho, que esteve em reunião com o prefeito João Campos na sede do poder municipal, pós-Cannes, onde venceu as categorias de melhor ator, para Wagner Moura, além de melhor direção para o próprio KMF.

Na ocasião da reunião, o prefeito João Campos, cuidou pessoalmente das tratativas do evento em Paris com o cônsul francês no Recife, Serge Gas, além do embaixador da França, Emmanuel Lenain, ambos presentes no encontro.

Governo do Estado publica licitação para reforma da fachada do Hospital da Restauração

O Governo de Pernambuco publicou, na edição do Diário Oficial deste sábado (05/07), o aviso do processo licitatório para a contratação de empresa de engenharia especializada na reforma da fachada do Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, área central do Recife. A obra prevê pintura e substituição de esquadrias. O valor estimado para execução é de R$ 12,4 milhões.

O prazo previsto para a conclusão da obra é de cinco meses, contados a partir da emissão da ordem de serviço. O HR é a maior unidade hospitalar de emergência do Norte-Nordeste e uma das mais importantes referências em atendimento de alta complexidade em Trauma, Neurocirurgia e Queimados no Brasil.

“Estamos felizes em iniciar a recuperação da fachada de um hospital que é tão importante para a saúde da população e fica no centro da nossa capital, no coração do Recife. Além disso, já temos dois andares em reforma, outros dois que serão fechados para início das obras e projetos para requalificar toda a unidade. Também reforçamos o contrato de manutenção, essas ações fazem parte de um projeto maior da governadora Raquel Lyra, de recuperação estrutural e de governança dos hospitais da rede estadual de saúde”, explica a Secretária Estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Atualmente, o Governo do Estado já realiza a reforma dos andares 8° e 6° da unidade. À medida que as obras nestes andares forem finalizando, os 5º e 4º andares também serão reformados. Além disso, também estão em andamento serviços de manutenção no 1° andar. As obras, que estão acontecendo sem a interrupção de serviços, têm o valor estimado em R$ 23,1 milhões.

“Estamos investindo R$ 12 milhões na reforma da fachada do Hospital da Restauração, em mais uma demonstração do compromisso da governadora Raquel Lyra com a recuperação da infraestrutura da nossa rede pública de saúde, que sofreu com anos de abandono. Hoje, a maioria dos hospitais estaduais já passa por obras de requalificação estrutural, viabilizadas por um contrato de manutenção predial contínua, prática comum que não vinha sendo realizada. Além disso, estamos avançando na entrega de novos equipamentos visando a ampliação e recuperação das unidades de saúde em todo o Estado. Esse conjunto de ações é fundamental para garantir mais dignidade e qualidade no atendimento à população pernambucana.” destacou Rodrigo Ribeiro, secretário de Projetos Estratégicos.

HR – Inaugurado em 1969 e localizado no bairro do Derby, o Hospital da Restauração é referência nacional em atendimentos de alta complexidade. Com mais de 830 leitos, o HR atende pacientes de todo o estado e de regiões vizinhas, desempenhando papel essencial na rede pública de saúde e na formação de profissionais por meio de estágios e residências médicas.

Prefeitura do Recife entrega conjunto de obras do Programa Parceria na Várzea

Serviços de proteção de encostas fazem parte da Ação Inverno 2025, que totaliza investimentos de R$ 322,9 milhões para minimizar os impactos das chuvas

A Prefeitura do Recife entregou, neste sábado (5), um conjunto de obras de proteção de encostas realizadas pelo Programa Parceria na comunidade de Barreiras, bairro da Várzea, Zona Oeste da cidade. As melhorias receberam investimento total em torno de R$ 46 mil e estão inseridas na Ação Inverno 2025, pacote de intervenções em andamento que totaliza investimentos de R$ 322,9 milhões para minimizar os impactos das chuvas. O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Victor Marques, acompanhou as entregas.

“A gente se orgulha muito de ter obras como essa do Parceria aqui no bairro da Várzea, porque a gente sabe que essa é a verdadeira parceria entre as pessoas e a prefeitura. A gestão municipal entra com material e com toda a orientação técnica e as famílias tocam a obra. Hoje, só aqui nessa região, a gente tem mais de 30 obras do parceria.É uma satisfação imensa estar fazendo uma agenda como essa no sábado e saber que a gente ainda vai fazer muito mais”, ressaltou Victor Marques.

Os serviços foram realizados na Rua Água Clara, numa área total de 274 m2, garantindo mais segurança e qualidade de vida para as famílias que moram no local. Na altura dos números 358, 256 e 140, foi feita intervenção em alvenaria, com três cintas e tela argamassada, com investimento de R$ 21,7 mil. Já no número 218-D, onde foram aplicados R$ 24,2 mil, a proteção da encosta foi feita com alvenaria armada e tela argamassada. Os trabalhos ficaram sob a responsabilidade da Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife (Sedec).

Samuel Ferreira de Oliveira, morador de uma das casas beneficiadas e que executou a obra, falou sobre a experiência com o Programa Parceria. “Foi muito trabalho, mas a equipe da Defesa Civil nos auxiliou, dando instruções para que saísse tudo como foi planejado. Tenha certeza que, se tiver coragem e diposição, a obra é feita com todo o apoio da Prefeitura. Agora tanto as famílias de cima, como as de baixo, podem dormir tranquilas”, disse.

Com o Parceria, a Prefeitura fornece projeto, material e orientação técnica para intervenções em áreas planas e morros, enquanto a população entra com a mão de obra como contrapartida. Os serviços incluem tratamento de encosta com soluções técnicas de rip rap, tela argamassada e alvenaria armada; melhoria de infraestrutura com implantação de acessos, microdrenagem e corrimão; e melhorias habitacionais (fossa séptica, revestimentos e recuperação de paredes).

Nos últimos quatro anos, foram concluídas 4.239 obras do Parceria e outras 1200 serão executadas em 2025, das quais 357 estão em andamento e 351 foram concluídas. O programa Parceria foi premiado com o Pergaminho de Honra do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), que é considerada a premiação mais prestigiada de habitação sustentável do mundo. A iniciativa reconhece contribuições extraordinárias na área de assentamentos humanos e habitação, destacando a situação das pessoas que vivem na pobreza ou que foram deslocados de seus territórios.

INVESTIMENTOS – Com a Ação Inverno 2025, a Prefeitura do Recife bate novo recorde e realiza o maior investimento da história. Serão destinados R$ 322,9 milhões de recursos da gestão municipal para viabilizar um conjunto de intervenções destinadas a minimizar os impactos das chuvas na cidade, com um pacote de obras estruturadoras que inclui novas intervenções no Rio Tejipió, construção de reservatórios de água na região da Imbiribeira, contenção de encostas, urbanização de comunidades afetadas pelas chuvas e mitigação de pontos críticos de alagamento.