Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Ao lado da governadora Raquel Lyra, Andrea Medeiros oficializa filiação ao PSD

Na noite desta segunda-feira (07), a emoção tomou conta do Jaboatão dos Guararapes, no ato que marcou o abono da ficha de filiação de Andréa Medeiros ao Partido Social Democrático (PSD), maior legenda de Pernambuco. O convite veio diretamente da presidente estadual do partido e governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.
“Andrea, seja muito bem vinda ao time que faz Pernambuco crescer sem deixar ninguém para trás. O futuro da política é feminino, por isso é muito importante que esse espaço seja ocupado por pessoas como você.  Sou testemunha de como Andrea se faz presente em cada recanto desta cidade, e este é só o começo de uma linda história”, destacou a governadora.Emocionada, Andrea Medeiros destacou a trajetória ao lado do prefeito Mano, e disse que agora é necessário um olhar para o futuro de Jaboatão e de Pernambuco. “Não há nada mais gratificante do que ser reconhecida e respeitada pelo seu povo, então o que está acontecendo aqui hoje é mais do que especial. Encho o peito para agradecer à minha amiga, Raquel Lyra, que preside o PSD que agora integro com muito orgulho. Agradeço também a Mano e à minha família, pois sem eles nada seria possível. Agora chegou a hora de trabalhar e cuidar, essa é a nossa missão, afirmou.Para o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, a legenda só cresce, e a filiação de Andrea simboliza mais um capítulo na história que está sendo construída em Pernambuco. “Há pouco tempo atrás, comandávamos o PSD numa situação totalmente diferente. Hoje são quase setenta prefeitos e vamos rumo aos 80, construindo diálogo para montar uma chapa vencedora de deputados e deputadas estaduais e federais. Pensando nisso, tenho certeza que hoje o nosso partido sai muito mais fortalecido com a filiação de Andrea. Estar ao lado de Andrea é estar ao lado da governadora Raquel Lyra e ao lado de Jaboatão dos Guararapes”, ressaltou.O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, falou sobre a sua admiração e evidenciou as qualidades e credenciais da nova presidente do PSD de Jaboatão. “Andréa é uma mulher forte e está onde está porque foi um caminho natural, as pessoas reconhecem a liderança de Andréa. Hoje é uma noite de muita felicidade para ela e para todos nós”, pontuou.

Governo de Pernambuco é reconhecido nacionalmente no Prêmio MapBiomas; vice-governadora Priscila Krause participa do evento

Estado foi premiado na categoria Políticas Públicas pela implementação da Plataforma Ecológico-Econômica, ferramenta digital pioneira que ajuda na preservação do meio ambiente

O Governo de Pernambuco foi reconhecido, nesta segunda-feira (7), com o Prêmio MapBiomas na categoria Políticas Públicas, durante cerimônia realizada no Insper, na cidade de São Paulo. A gestão estadual foi premiada por conta da Plataforma Ecológico-Econômica de Pernambuco, ferramenta digital pioneira que centraliza dados geoespaciais e moderniza o monitoramento, licenciamento e fiscalização ambiental no território pernambucano. Representando a governadora Raquel Lyra, a vice-governadora Priscila Krause, acompanhada do presidente da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), José Anchieta, recebeu a premiação em nome do Estado.

“Pernambuco tem avançado em muitas direções e não poderia ser diferente quando se trata de meio ambiente e sustentabilidade. Parabenizo todos os servidores envolvidos neste importante trabalho de aliar tecnologia à proteção ambiental. Uma administração estadual é feita de trabalhadores talentosos e, acima de tudo, comprometidos com o desenvolvimento do Estado e o bem-estar da população. O time do Governo de Pernambuco está de parabéns não apenas pelo prêmio, mas pelo trabalho realizado diariamente com entregas que fazem a diferença no presente e no futuro das cidadãs e cidadãos pernambucanos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A vice-governadora Priscila Krause também destacou o empenho das equipes envolvidas na criação e manutenção da Plataforma Ecológico-Econômica. “Este prêmio é um reconhecimento ao trabalho da CPRH e de todas as equipes que se dedicaram à criação da plataforma. Mais do que uma conquista técnica, é uma ferramenta que fortalece a nossa capacidade de proteger o meio ambiente e promover um desenvolvimento mais sustentável. Estamos entregando uma política ambiental moderna e transparente, com justiça social e inclusão produtiva. E isso é apenas o começo. Já estamos colhendo resultados com a redução do desmatamento e o avanço de políticas como o Plantar Juntos e o Noronha Verde”, disse.

O secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Daniel Coelho, avaliou o papel estratégico da Plataforma Ecológico-Econômica como um divisor de águas na política ambiental de Pernambuco. “Essa plataforma é o maior avanço em termos de gestão ambiental do nosso Estado. É nela que os cidadãos, entidades da sociedade civil, representantes do setor público e empreendedores vão poder encontrar informações ambientais relevantes que ajudarão a elaborar estratégias que vão nortear a atuação da pasta e facilitar o desenvolvimento sustentável de Pernambuco”, afirmou.

PLATAFORMA – Lançada em dezembro de 2024, com investimento de R$ 1,8 milhão, a plataforma foi desenvolvida pela empresa Geodatim e já ultrapassa 17 mil acessos. Entre as principais funcionalidades, destacam-se o Relatório Preliminar Ambiental (RPA), que orienta o processo de licenciamento, a visualização de séries temporais de indicadores ambientais, o mapeamento de desmatamentos ilegais e análises espaciais avançadas que apoiam a tomada de decisão com base em evidências.

“Esse prêmio reconhece o esforço coletivo da gestão Raquel Lyra e da equipe da CPRH. A plataforma representa um grande avanço na gestão ambiental de Pernambuco, facilitando tanto a tomada de decisão do Estado quanto o processo de licenciamento para os empreendedores. Nosso compromisso agora é seguir aprimorando essa ferramenta”, enfatizou o presidente da CPRH, José Anchieta

PRÊMIO MAPBIOMAS – Criado em 2019, o Prêmio MapBiomas reconhece projetos que utilizam dados da plataforma colaborativa em prol da conservação, manejo sustentável e enfrentamento às mudanças climáticas. Além da categoria Políticas Públicas, o prêmio conta com outras seis categorias: Geral, Jovem, Negócios, Escolas, Combate ao Desmatamento e Emergências Climáticas.

Compaz Ariano Suassuna recebe doação de R$ 850 mil da Eletrobras em parceria com a Prefeitura do Recife

Unidade do Centro Comunitário da Paz, que fica no Cordeiro e tem uma média de 19 mil atendimentos mensais, vai receber melhorias em instalações para práticas de esporte, cultura e educação

A Prefeitura do Recife e a Eletrobras assinaram, nesta segunda-feira (7), o Termo de Parceria e Cooperação em que a companhia se compromete com a doação de R$ 850 mil para o Centro Comunitário da Paz (Compaz) Escritor Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro. A entidade, que tem uma média de 19 mil atendimentos mensais, possui 7,9 mil usuários matriculados – com foco naqueles que estão em situação de vulnerabilidade social – e está voltada à defesa da cidadania e dos direitos humanos.

“Este é um dia muito especial. Sabemos que aqui funcionou um clube da Chesf e depois tivemos o movimento da construção da rede Compaz. Este foi o segundo a ser inaugurado e é muito mais do que uma obra. O Compaz é uma fábrica de cidadania onde vemos as crianças, jovens e pessoas idosas tendo acesso a uma gama de serviços e oportunidades diárias por meio de uma rede de cultura, esportes e educação. Vir hoje aqui por meio de uma doação da Eletrobras, R$ 850 mil para ser revertido integralmente nessas ações de melhoria de infraestrutura, unindo o poder público com a iniciativa privada, muito nos alegra. É real o impacto social de uma ação como essa, que coloca as pessoas no centro da decisão. Obrigado e contem conosco”, afirmou o prefeito, João Campos.

O projeto contempla um amplo conjunto de intervenções estruturais, como a requalificação da piscina semiolímpica, vestiários, quadras de tênis, campo de futebol, modernização da pista de skate, além da construção de um dojô e a instalação de um pergolado na área de convivência. A fachada será renovada, e um mural artístico em homenagem a Ariano Suassuna será instalado na entrada do estacionamento, reforçando a identidade cultural do espaço. Também será contratado um projeto executivo técnico, fundamental para garantir a execução qualificada de todas as melhorias.

Ronaldo Vicente, pai da atleta Agnely Araújo, falou um pouco sobre a expectativa para as melhorias no Compaz. “Eu me sinto muito feliz com a vinda do prefeito para informar sobre essas melhorias. Significa muito para a gente – já estamos ansiosos”, disse ele. Agnely é campeã brasileira de tênis na faixa etária dela e desenvolveu as suas habilidades no esporte dentro do Centro Comunitário da Paz.

“A Eletrobras possui uma história com as comunidades próximas de seus empreendimentos e atua para fortalecer esse laço. O trabalho realizado no Compaz promove a educação, a cultura e o esporte. São valores universais e estão alinhados com as nossas crenças. Esperamos que as melhorias a serem realizadas através de nossa parceria alcancem resultados que vão além de espaços revitalizados. Que resultem em oportunidades, no desenvolvimento de crianças e adolescentes e num futuro potente e promissor para cada uma delas”, ressaltou Ivan Monteiro, presidente da Eletrobras.

Para o secretário de Cidadania e Cultura de Paz, Túlio Arruda, o projeto traduz o espírito do Compaz: “Essa parceria com a Eletrobras é um avanço estratégico que qualifica o equipamento, amplia sua capacidade de atendimento e fortalece a missão de promover cidadania, cultura de paz e inclusão social. É um investimento que valoriza não apenas a estrutura física, mas sobretudo as pessoas que fazem parte da rotina e da história desse espaço”, destacou.

O Termo de Parceria e Cooperação estabelece que a Prefeitura do Recife fica comprometida em destinar a doação, exclusivamente, para o fim proposto e que precisa fazer a prestação de contas de todas as despesas. O Compaz Ariano Suassuna é gerido pela Secretaria de Segurança e Cidadania do Recife. O principal objetivo do projeto tem sido estabelecer políticas integradas de combate à criminalidade através da prevenção.

Para participar das atividades e cursos oferecidos pelo Compaz é preciso se cadastrar, levando RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência no Recife e apresentar a documentação na recepção do Compaz escolhido. Para cadastrar crianças e adolescentes com menos de 18 anos, é preciso que o responsável também se cadastre. O Compaz é um equipamento público da Prefeitura do Recife, por isso as atividades e serviços são destinados apenas para moradores desta cidade.

Com essa ação, o Compaz Ariano Suassuna reafirma seu papel como um centro pulsante de oportunidades e convivência comunitária, beneficiando diretamente os moradores do entorno e contribuindo para a construção de uma cidade mais justa, humana e integrada.

Prefeitura do Recife assina ordem de serviço para restauração da imagem de Nossa Senhora da Conceição

A assinatura da ordem de serviço para restauração da imagem de Nossa Senhora da Conceição e seu nicho, no Morro da Conceição, vai acontecer nesta quarta-feira (9). Com isso, está remarcado o ato que vai registrar o início das obras pela Prefeitura do Recife. O monumento, símbolo de fé e patrimônio cultural da cidade, contará com serviços técnicos especializados para reavivamento da pintura e tratamento de pontos de oxidação, com o objetivo de garantir a preservação desse importante marco histórico e religioso.

Governo Raquel Lyra estrutura secretaria da Causa Animal, com Daniel Coelho e equipe técnica

Medida demonstra a preocupação da governadora Raquel Lyra e do secretário Daniel Coelho com o cuidado e o manejo de animais no estado

O secretário estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco, Daniel Coelho, anunciou a chegada dos novos integrantes da Secretaria Executiva de Causa Animal, vinculada à pasta.

O setor será dirigido pela engenheira agrônoma Nathalie Mendonça e pelo veterinário Gustavo Pereira, com 25 anos de experiência na área e participação na Comissão de Defesa Animal da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) como membro técnico, além de participar do primeiro curso de planejamento para a atuação do médico veterinário na saúde pública e de ações do ‘adote um vira-lata’, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e de castração de animais no município de Camaragibe, que chega para assumir o cargo de gerente geral. Além deles, a advogada Camila Magalhães, superintendente da Causa Animal, também integra a equipe.

“Estamos formando uma equipe com profissionais extremamente capacitados, para que a gente possa implementar as políticas públicas para a causa animal em Pernambuco. O Governo do Estado se coloca na linha de frente de atuação pelo bem-estar de cada um dos nossos animais”, enfatizou o secretário estadual de Meio Ambiente, Daniel Coelho.

A expectativa é que, ainda durante esta semana, a equipe da secretaria executiva apresente o plano de trabalho, ações prioritárias, diretrizes de atuação e os objetivos que o setor vai traçar na nova jornada.

Prefeitura do Recife assina ordem de serviço para restauração da imagem de Nossa Senhora da Conceição

Nesta terça-feira (8), às 12h, a Prefeitura do Recife dá início à restauração da imagem de Nossa Senhora da Conceição e de seu nicho, localizados no Morro da Conceição, em Casa Amarela, com a presença do prefeito João Campos. O monumento, símbolo de fé e patrimônio cultural da cidade, contará com serviços técnicos especializados para reavivamento da pintura e tratamento de pontos de oxidação, com o objetivo de garantir a preservação desse importante marco histórico e religioso.

Com investimento de R$ 12,8 milhões, bairro de Água Fria recebe uma das maiores contenções de encosta da cidade

O prefeito João Campos visitou, nesta segunda-feira (7), uma das maiores obras de contenção definitiva de encosta atualmente em execução no Recife. A intervenção está sendo realizada na Rua Aline, no bairro de Água Fria, na Zona Norte da cidade, com investimento de R$ 12,8 milhões da Prefeitura. Iniciada em março de 2024, a obra tem previsão de conclusão para 2026 e beneficiará diretamente mais de 600 moradores da área.

“Essa é uma obra enorme, que vai ter 3 taludes diferentes e 3 níveis. Os 2 primeiros com solo grampeado e o terceiro com uma biomanta vegetal. Já foram colocados os grampos: o grampo entra na terra, e depois é inserido uma tela de aço, que posteriormente recebe o concreto e a barreira fica 100% protegida. Só os grampos somados aqui dão mais ou menos 15 mil metros de aço, e o concreto projetado 6 mil metros quadrados”, explicou João. “Estamos falando de um piso para 100 casas que vai ser feito só nessa proteção da encosta com concreto. É muito grande a obra, uma das maiores do Recife de proteção de encosta e que era esperada há muito tempo”, afirmou o prefeito.

Os trabalhos estão sendo realizados pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB). A obra utiliza a técnica de contenção em solo grampeado, que reforça o terreno com barras de aço e concreto, evitando o deslocamento de grandes massas de terra. Serão implantados mais de 15 mil metros de solo grampeado, 6 mil metros quadrados de concreto projetado e 3,8 mil metros quadrados de biomanta vegetal, um material que ajuda a reter umidade, fixar a vegetação e garantir a estabilidade do solo.

Além disso, a obra vai incluir a construção de um muro de arrimo com 907 metros quadrados, a instalação de mais de mil metros de canaleta de drenagem para escoamento da água da chuva, 1.000 metros quadrados de piso em concreto e 231 metros de corrimão com guarda-corpo, aumentando a segurança e a acessibilidade para quem vive e passa pela área.

“A idade que eu moro aqui é a idade que eu espero por essa obra”, disse Maringá de Almeida, de 58 anos. Ela mora com o marido e o filho numa casa próxima à barreira há aproximadamente 30 anos. “Antes, para a gente descer era um sufoco. Até para transitar. Agora, vai mudar muito e vai ficar maravilhoso”, falou ela.

Desde 2021, a Prefeitura já concluiu 141 obras de contenção em diversas partes da cidade, beneficiando mais de 20 mil pessoas, com um investimento total de R$ 239,4 milhões. Hoje, outras 22 obras estão em andamento, trazendo proteção para mais de 4 mil moradores, com um aporte de R$ 84 milhões.

Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Duque destina emenda para aquisição de ambulância em Itambé

O município de Itambé, na Zona da Mata Norte, será contemplado com uma nova ambulância para atender à população do distrito de Quebec. A conquista foi viabilizada por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Luciano Duque, reforçando o compromisso do mandato com o fortalecimento da saúde pública nos municípios pernambucanos.

A ação atende a uma demanda apresentada pelas lideranças locais que integram a base do parlamentar no município: os vereadores Ronaldo Fernandes e Verônica Lima, além da ex-candidata a prefeita Manuella Mattos. A articulação coletiva reforça a importância da atuação parlamentar em parceria com as forças políticas locais para melhorar a qualidade de vida da população.

“Nosso mandato tem como prioridade garantir investimentos que cheguem a quem mais precisa, especialmente nas áreas de saúde e infraestrutura. Essa ambulância será fundamental para oferecer mais agilidade e segurança no atendimento aos moradores de Quebec e região”, destacou Luciano Duque.

A expectativa é de que o veículo seja adquirido e disponibilizado ao distrito nos próximos meses, fortalecendo a rede de atenção básica à saúde e ampliando a capacidade de resposta dos serviços de urgência.

PT escolhe novo presidente em meio ao desafio da popularidade e das eleições de 2026

g1 – Partido dos Trabalhadores (PT) vai às urnas neste domingo (6) para eleger novas direções em todo o país.

A disputa interna — qualquer que seja o resultado — abrirá um novo capítulo nos 45 anos de história da sigla. Após quase uma década sob a gestão de Gleisi Hoffmann, o PT terá um novo comandante nacional pelos próximos quatro anos.

Quase três milhões de filiados poderão depositar seus votos em urnas espalhadas por todos os estados e até mesmo no exterior. Em eleição direta, vence o candidato a presidente que alcançar mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva votou nesta manhã, no hotel onde está hospedado, no Rio de Janeiro — onde participa da 17ª Cúpula do Brics.

O Partido dos Trabalhadores compartilhou em uma rede social o registro de Lula votando (veja foto acima).

Prêmio Inaldo Sampaio de Jornalismo do TCE-PE abre inscrições

Começam hoje (07) as inscrições para a segunda edição do Prêmio Inaldo Sampaio de Jornalismo, promovido pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE).

O concurso vai reconhecer reportagens que tenham contribuído para o fortalecimento da cidadania, do controle social e da melhoria da gestão pública no Estado.

Os interessados têm até o dia 05 de setembro para se inscrever gratuitamente. O prêmio contempla três categorias: Videojornalismo, Radiojornalismo e Webjornalismo ou Jornalismo Impresso.

Cada participante poderá concorrer com uma única reportagem, que tenha sido veiculada entre os dias 12 de outubro de 2024 e 5 de setembro de 2025. Os três melhores trabalhos em cada categoria receberão prêmios em dinheiro, nos valores de R$7 mil, R$4 mil e R$2 mil.

“Esse prêmio é uma forma do Tribunal de Contas de Pernambuco reconhecer e valorizar o jornalismo profissional, feito com critério, que esclarece a opinião pública, dá transparência aos atos da gestão pública e fomenta o controle social. Por isso, consideramos que a imprensa é uma parceira indispensável dos órgãos de controle”, avalia o presidente Valdecir Pascoal.

A comissão julgadora será formada por representantes do TCE-PE, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco.

O prêmio foi criado em 2023 e homenageia o jornalista Inaldo Sampaio, que atuou por mais de duas décadas na Diretoria de Comunicação do TCE e faleceu em 2019.

Clique aqui para acessar o edital e outras informações.