Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia
_Prefeito Rodrigo Pinheiro acompanhou a partida do time caruaruense na abertura do campeonato_ 
A abertura da Copa X3, do influenciador digital Ney Silva, em Caruaru, foi marcada pela vitória do time caruaruense e de um grande público no Ginásio Municipal Poliesportivo Professor Erlandsen Rodrigues da Silva.
Na abertura da competição, foram realizados quatro jogos com oito equipes da região. Quatro delas avançaram à semifinal, que será realizada nesta terça-feira (8), a partir das 19h.
O Prefeito Rodrigo Pinheiro e o secretário de Articulação Política, Anderson Luiz, acompanharam o início do campeonato e celebraram a vitória do time caruaruense, que venceu a equipe de Pombos de virada por 2×1. Rodrigo também comemorou o sucesso do evento, que fortalece o cenário esportivo da Capital do Agreste.
“A estreia da Copa X3 em Caruaru reforça o potencial da cidade na área esportiva, que vem sendo ampliada na nossa gestão. É por receber eventos de grande porte, como este, que nossa cidade tem todo os critérios para receber o título de Cidade Americana do Esporte”, ressaltou.
A Copa X3 segue até a próxima quarta-feira, no Ginásio Municipal, importante espaço para realização de competições locais e estaduais. 
“Ver nosso ginásio repleto de torcedores das mais diversas cidades da região nos enche de orgulho. Reforça a importância do trabalho da Secretaria Executiva de Esportes. Trabalho que é realizado com excelência, pensando sempre no esporte como algo acessível para todos”, afirmou o secretário executivo Adson Leonel.
Semifinal nesta terça-feira (8)
Caruaru x Vitória de Santo Antão
Parnamirim x Petrolina
O Banco do Nordeste (BNB) passou a integrar, em junho, o grupo de instituições financeiras participantes do Sistema de Expectativas de Mercado do Banco Central do Brasil (BCB), responsável pela elaboração do Boletim Focus, documento que orienta as decisões da política monetária no Brasil e o controle da inflação. A participação do BNB será feita pelo economista-chefe Rogério Sobreira e pela equipe de economistas e pesquisadores do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene).
Como membro do grupo, o BNB passa a incluir, toda semana, suas projeções para o futuro próximo de indicadores como IPCA e IGPM, além de estimativas de comportamento do câmbio, do Produto Interno Bruto (PIB) e da própria Selic. Os dados são processados e divulgados pelo Banco Central, com destaque para a mediana das expectativas para diferentes horizontes de tempo — mensal, anual e plurianual.
Segundo Rogério Sobreira, a entrada do BNB no grupo do boletim Focus representa um reconhecimento da importância do Banco de desenvolvimento e proporciona uma avaliação mais completa da economia nacional. “É um reconhecimento da excelência técnica da equipe do Banco do Nordeste e sua capacidade de análise macroeconômica com foco regional e nacional. Nosso olhar da Região ajuda a ter informações para melhor analisar a economia como um todo”, afirma.
O gerente do Etene e economista Allisson Martins destaca que a seleção das instituições participantes é feita pelo Banco Central com base em critérios como relevância e qualificação técnica. “É um marco importante para o Banco do Nordeste e para o Escritório Técnico, que passa a contribuir com um dos principais instrumentos de monitoramento das expectativas econômicas do país”, afirma.
Importância institucional
O ingresso de uma instituição financeira no grupo de produção do boletim Focus é realizado após análise do Banco Central e leva em consideração seu porte, importância nacional, conhecimento técnica da equipe de economistas e influência no mercado financeiro. “Ainda que o BNB seja um banco múltiplo de carteira comercial, continua sendo um banco essencialmente público. E não é comum bancos estatais participarem desse seleto grupo. Isso evidencia ainda mais a importância institucional e de mercado que o Banco do Nordeste vem conseguindo no cenário nacional. Com certeza, não teríamos conseguido essa conquista se não fosse o trabalho do presidente Paulo Câmara em levar o Banco a um novo patamar no cenário nacional”, afirma o economista-chefe.
Outro fator que contribuiu, afirma Rogério Sobreira, foi o conjunto de estudos, pesquisas e análises econômicas que a equipe do Etene vem fazendo nos últimos anos.
Boletim Focus
O Boletim Focus é uma publicação semanal que consolida as projeções de instituições financeiras, consultorias, empresas não-financeiras, associações de classe e centros acadêmicos sobre as principais variáveis macroeconômicas do país. As expectativas são utilizadas como subsídio para decisões de política monetária e planejamento econômico por parte de empresas, investidores e cidadãos. Atualmente, 159 instituições estão ativas no sistema, entre bancos, gestoras de recursos, corretoras, consultorias e outras empresas. A participação do Banco do Nordeste reforça o reconhecimento da sua capacidade técnica e da relevância de sua atuação no cenário econômico nacional.
Em contato com este bloguiero, agora, a esposa do advogado e professor Durval Galdino, ex-presidente da Câmara de Vereadores, Ana Maria, confirmou que o velório do mesmo será na Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, a partir das 09 horas e o sepultamento será às 09 horas desta quarta-feira (09), no local ainda a confirmar.

Abriu o verbo – Uma fonte da cidade de Serra Talhada, em contato com este blogueiro, afirmou que a prefeita Márcia Conrado, desde a semana passada se concentrou para interferir na aprovação das contas do ex-prefeito Luciano Duque, seu padrinho político, ao qual ela traiu.
Segundo a fonte, Márcia vive constantemente em contato com vereadores para votarem contra a aprovação e pela rejeição da contas do ex-prefeito Duque, que lhe deu todas as oportunidade políticas, lhe confiou como candidata a prefeita da capital do xaxado, mais que em breve pouco tempo lhe traiu, mostrando uma personalidade que os serratalhedense jamais esperava.
“Para o julgamento desta terça-feira, 08 de julho, a prefeita tem feito uma articulação exacerbada contra a aprovação do seu pai político que é o ex-prefeito Luciano Duque, coisa que não tem outro significado se não de uma traição imoral, onde o TCE-PE orienta pela sua aprovação e a gestora corre nos quatro cantos para fazer os vereadores subservientes votarem contrário ao parecer do Tribunal de Contas de Pernambuco- TCE.
Agora tenho que constatar e reconhecer como a política da maior cidade do Sertão do Pajeú, tem um lado unicamente personalista, individualista e sem crédito nenhum, vereadores que hoje se dizem governistas anteriormente viviam constantemente em momentos de alegria e mostrando total alinhamento com Duque, mas que passados dois anos e seis meses, vivem mostrando subserviência a uma gestora que tem um título, que a deixa conhecida como traiçoeira, totalmente estadualizada.
Penso eu que, a política tem uns momentos verdadeiramente de injustiças, inverdades, oportunismo, falseta e algo maior que se chama cumprir a palavra. Como a política transforma as pessoas de mente e persolidade débil”, enfatizou a fonte serratalhadense.
Sancionou – O município de Tuparetama passou a contar oficialmente com o Dia Municipal da Poesia, a ser celebrado anualmente em 18 de julho, data de nascimento do poeta Valdir Teles, reconhecido como um dos principais nomes do repente e da poesia popular nordestina. A Lei Municipal nº 539, de autoria da vereadora Cristiane Vasconcelos (Fifita), foi sancionada na manhã desta segunda-feira (7) pelo prefeito Diógenes Patriota e integra agora o calendário oficial do município.
Mudanças – O Governo Municipal de Iguaracy, iniciou a semana com mudanças, a atual chefe de gabinete do prefeito, Marília Alves, foi substituída pelo engenheiro Carlinhos Valadares, o Diretor de Transporte, Carlos Ricelle, entregou o cargo, o prefeito nomeou Carlinhos Trindade, para seu lugar.
Disse – “Nós vamos fazer um bom planejamento estratégico da direção estadual. Nós vamos incentivar e acompanhar de perto os diretórios municipais para integrar as ações regionalmente, para integrar os mandatos parlamentares no legislativo municipal para que a gente possa discutir enquanto região e estado. A mesma coisa com os prefeitos e vice-prefeitos para a gente poder estar mais perto, para a gente ter uma direção estadual que vai rodar o estado. Fazer um bom planejamento estratégico para a gente poder priorizar as ações. É um novo momento, é uma nova conjuntura e é por isso que essa nova diretoria é diferente da que esta hoje administrando o PT”. (Deputado Federal Carlos Veras, em entrevista á Rádio Folha 96,7)
Agenda – A governadora Raquel Lyra cumpre, nesta terça-feira (8), uma série de compromissos na Mata Norte. Às 09 horas assina a OS para reforço do abastecimento de água e abertura da licitação para o novo Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco em Goiana, no Auditório da Polícia Civil de Pernambuco – Complexo Goiana (Rua do Jiló, 58, casa 101 – Zona Res. 05, Goiana); 11 horas, Entrega da Cozinha Comunitária de Condado, 12 horas, Entrega da PE-062, em Aliança, 13 horas, Entrega da Cozinha Comunitária do Distrito de Pirauá; assinatura de convênio para reforma e ampliação do Mercado Público de São Vicente Ferrer; e anúncio de investimentos para as indústrias de polpas em São Vicente Ferrer; 16 horas, Abertura de licitação para reativação da Estação Elevatória de Água Capibaribe Mirim; autorização de instalação da ETA de Ultrafiltração; e publicação do edital para restauração da PE-082, na Escola Técnica Estadual Miguel Arraes de Alencar (BR-408, S/N – Sapucaia, Timbaúba)
Curso para idosas – A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria da Mulher (SEMU), está promovendo um curso gratuito de automaquiagem para mulheres idosas. As aulas, realizadas no Centro de Qualificação Profissional para Mulheres, reúnem mais de 40 alunas, divididas em duas turmas, uma nesta segunda (7) e a próxima na quarta (9). A iniciativa, realizada em parceria com o Grupo Boticário, tem o objetivo de evidenciar o autocuidado da mulher na terceira idade. As alunas inscritas, que têm de 60 a 90 anos, são atendidas pela SEMU por meio de diversos projetos, como o ballet Senhora Juventude, o Qualidade de Vida e os grupos terapêuticos.
Deixou o PT – O Partido dos Trabalhadores (PT) perdeu uma de suas maiores lideranças no Sertão do São Francisco. Odacy Amorim, ex-prefeito de Petrolina, ex-deputado estadual e ex-presidente do IPA, anunciou sua saída do partido. Odacy não encontrava mais espaço na legenda, mesmo durante o atual governo Lula. Informações do Blog da Josélia Maria.
Frase – “Onde o PT estiver, agente vai estar do lado oposto” (Pré-candidato ao Senado, Anderson Ferreira (PL), durante a filiação de Andrea Medeiros no PSD)
Novo presidente – O odontólogo Ricardo Moura venceu as eleições internas do Partido dos Trabalhadores em São José do Egito, com 299 votos, o outro candidato Ary Kennedy obteve 69 votos, dos filiados. Ricardo, prometeu oxigenar o partido na terra da poesia.
Perguntar não ofende – A política de Serra Talhada, é munida de traição?
A segurança pública em Santa Cruz da Baixa Verde ganhou um importante reforço. O 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) acaba de implantar o serviço de Moto Patrulhamento diário no município, ampliando a presença policial nas ruas e promovendo mais agilidade nas ações de prevenção e combate à criminalidade.
A nova modalidade de policiamento visa garantir maior mobilidade e rapidez nas abordagens, especialmente em áreas de difícil acesso ou com grande fluxo de pessoas. Com isso, a população passa a contar com um serviço mais eficiente e dinâmico, fortalecendo a sensação de segurança e contribuindo para a redução de ocorrências.
De acordo com a Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde, a iniciativa representa um avanço no compromisso com a proteção da comunidade. “Mais agilidade, presença policial e proteção para a nossa população”, destaca o comunicado oficial.
O Moto Patrulhamento já está em funcionamento e deve atuar de forma integrada com as demais ações da Polícia Militar, intensificando a vigilância em pontos estratégicos da cidade.
Faleceu no Hospital Regional Emília Câmara em Afogados da Ingazeira, o professor, advogado, Durval Galdino Marques, aos 86 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos.
Durval Galdino, foi professor estadual por mais de 30 anos, exímio professor de matemática, atuou como advogado por 42 anos, como também atuou com Adjunto do Promotor, nomeado pelo então Governador Miguel Arraes na sua primeira gestão, também foi candidato a vice-prefeito na chapa do então candidato a prefeito Zezito Moura (in memoriam) no ano de 1976.
Em conversa com sua esposa a ex-presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, Ana Maria, que confirmou que Dr. Durval lutou por sete meses contra um câncer de esôfago, vindo a falecer na noite desta segunda-feira (07) às 23:30 horas.
O velório será na Casa de Velório do BM no Bairro da Padre Pedro Pereira, a partir das 08 horas, o sepultamento será na manhã desta quarta-feira (09), local ainda para ser definido pela família.
Foram atualizadas no fim da tarde desta segunda-feira (7), as informações sobre o estado de saúde dos servidores da Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira que sobreviveram ao grave acidente ocorrido neste domingo (6) na BR-232, entre Belo Jardim e Sanharó.
A tragédia, que já comoveu a região, deixou uma servidora morta — Socorro Martins, cujo corpo foi liberado pelo Instituto de Medicina Legal às 17h30 — e outros três feridos, que seguem internados.
Amara passou por cirurgia e encontra-se em recuperação pós-anestésica, com quadro considerado bom. Neucimar também foi operada, após uma hemorragia identificada pelos médicos, mas o risco foi controlado durante o procedimento. Ela permanece intubada por precaução, internada na UTI, estável e sem risco de morte. Jorge Augusto, o terceiro servidor ferido, também foi cirurgiado, está consciente, conversando e deverá ser transferido em breve para a enfermaria. Informação: Blog do Nill Júnior
Na noite desta segunda-feira (07), a emoção tomou conta do Jaboatão dos Guararapes, no ato que marcou o abono da ficha de filiação de Andréa Medeiros ao Partido Social Democrático (PSD), maior legenda de Pernambuco. O convite veio diretamente da presidente estadual do partido e governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.
Emocionada, Andrea Medeiros destacou a trajetória ao lado do prefeito Mano, e disse que agora é necessário um olhar para o futuro de Jaboatão e de Pernambuco. “Não há nada mais gratificante do que ser reconhecida e respeitada pelo seu povo, então o que está acontecendo aqui hoje é mais do que especial. Encho o peito para agradecer à minha amiga, Raquel Lyra, que preside o PSD que agora integro com muito orgulho. Agradeço também a Mano e à minha família, pois sem eles nada seria possível. Agora chegou a hora de trabalhar e cuidar, essa é a nossa missão, afirmou.
Para o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, a legenda só cresce, e a filiação de Andrea simboliza mais um capítulo na história que está sendo construída em Pernambuco. “Há pouco tempo atrás, comandávamos o PSD numa situação totalmente diferente. Hoje são quase setenta prefeitos e vamos rumo aos 80, construindo diálogo para montar uma chapa vencedora de deputados e deputadas estaduais e federais. Pensando nisso, tenho certeza que hoje o nosso partido sai muito mais fortalecido com a filiação de Andrea. Estar ao lado de Andrea é estar ao lado da governadora Raquel Lyra e ao lado de Jaboatão dos Guararapes”, ressaltou.
O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, falou sobre a sua admiração e evidenciou as qualidades e credenciais da nova presidente do PSD de Jaboatão. “Andréa é uma mulher forte e está onde está porque foi um caminho natural, as pessoas reconhecem a liderança de Andréa. Hoje é uma noite de muita felicidade para ela e para todos nós”, pontuou.Estado foi premiado na categoria Políticas Públicas pela implementação da Plataforma Ecológico-Econômica, ferramenta digital pioneira que ajuda na preservação do meio ambiente
O Governo de Pernambuco foi reconhecido, nesta segunda-feira (7), com o Prêmio MapBiomas na categoria Políticas Públicas, durante cerimônia realizada no Insper, na cidade de São Paulo. A gestão estadual foi premiada por conta da Plataforma Ecológico-Econômica de Pernambuco, ferramenta digital pioneira que centraliza dados geoespaciais e moderniza o monitoramento, licenciamento e fiscalização ambiental no território pernambucano. Representando a governadora Raquel Lyra, a vice-governadora Priscila Krause, acompanhada do presidente da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), José Anchieta, recebeu a premiação em nome do Estado.
“Pernambuco tem avançado em muitas direções e não poderia ser diferente quando se trata de meio ambiente e sustentabilidade. Parabenizo todos os servidores envolvidos neste importante trabalho de aliar tecnologia à proteção ambiental. Uma administração estadual é feita de trabalhadores talentosos e, acima de tudo, comprometidos com o desenvolvimento do Estado e o bem-estar da população. O time do Governo de Pernambuco está de parabéns não apenas pelo prêmio, mas pelo trabalho realizado diariamente com entregas que fazem a diferença no presente e no futuro das cidadãs e cidadãos pernambucanos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
A vice-governadora Priscila Krause também destacou o empenho das equipes envolvidas na criação e manutenção da Plataforma Ecológico-Econômica. “Este prêmio é um reconhecimento ao trabalho da CPRH e de todas as equipes que se dedicaram à criação da plataforma. Mais do que uma conquista técnica, é uma ferramenta que fortalece a nossa capacidade de proteger o meio ambiente e promover um desenvolvimento mais sustentável. Estamos entregando uma política ambiental moderna e transparente, com justiça social e inclusão produtiva. E isso é apenas o começo. Já estamos colhendo resultados com a redução do desmatamento e o avanço de políticas como o Plantar Juntos e o Noronha Verde”, disse.
O secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Daniel Coelho, avaliou o papel estratégico da Plataforma Ecológico-Econômica como um divisor de águas na política ambiental de Pernambuco. “Essa plataforma é o maior avanço em termos de gestão ambiental do nosso Estado. É nela que os cidadãos, entidades da sociedade civil, representantes do setor público e empreendedores vão poder encontrar informações ambientais relevantes que ajudarão a elaborar estratégias que vão nortear a atuação da pasta e facilitar o desenvolvimento sustentável de Pernambuco”, afirmou.
PLATAFORMA – Lançada em dezembro de 2024, com investimento de R$ 1,8 milhão, a plataforma foi desenvolvida pela empresa Geodatim e já ultrapassa 17 mil acessos. Entre as principais funcionalidades, destacam-se o Relatório Preliminar Ambiental (RPA), que orienta o processo de licenciamento, a visualização de séries temporais de indicadores ambientais, o mapeamento de desmatamentos ilegais e análises espaciais avançadas que apoiam a tomada de decisão com base em evidências.
“Esse prêmio reconhece o esforço coletivo da gestão Raquel Lyra e da equipe da CPRH. A plataforma representa um grande avanço na gestão ambiental de Pernambuco, facilitando tanto a tomada de decisão do Estado quanto o processo de licenciamento para os empreendedores. Nosso compromisso agora é seguir aprimorando essa ferramenta”, enfatizou o presidente da CPRH, José Anchieta
PRÊMIO MAPBIOMAS – Criado em 2019, o Prêmio MapBiomas reconhece projetos que utilizam dados da plataforma colaborativa em prol da conservação, manejo sustentável e enfrentamento às mudanças climáticas. Além da categoria Políticas Públicas, o prêmio conta com outras seis categorias: Geral, Jovem, Negócios, Escolas, Combate ao Desmatamento e Emergências Climáticas.
