Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Em primeira mão: Gestão Delson Lustosa alcança 89,28% de aprovação popular, segundo Instituto Falcão Pesquisas

O Instituto Falcão Pesquisas e Publicidade divulgou os resultados de sua mais recente pesquisa de opinião pública, e os números são expressivos: a gestão do prefeito Delson Lustosa, em Santa Terezinha/PE, alcançou 89,28% de aprovação entre os entrevistados.

Esse índice reflete o reconhecimento da população ao trabalho que vem sendo desenvolvido em diversas áreas da administração pública, como saúde, educação, infraestrutura e programas sociais.

Para o prefeito Delson Lustosa, o resultado é fruto de um trabalho sério, focado no bem coletivo e com metas claras:

“É uma gestão marcada por compromisso, determinação e fruto de muito esforço, provando que nada vence o trabalho”, destacou o gestor.

A pesquisa reafirma a confiança dos cidadãos em uma gestão que tem se mostrado presente, transparente e comprometida com o desenvolvimento do município. Os números reforçam que Santa Terezinha segue no caminho certo, com políticas públicas eficientes e respeito à população. Da Assessoria

“Lula voltou para tirar o Brasil do mapa da fome”, comemora Silvio Costa Filho

Um dos principais defensores dos programas sociais do governo do presidente Lula, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, comemorou, nesta segunda-feira, a saída do Brasil do mapa da fome. Os números foram divulgados pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO).

Segundo dados, a taxa de pessoas desnutridas no país é inferior a 2,5% da população nacional, um índice considerado como baixo. Na América Latina, a taxa é de 5,1%, contra uma média mundial de 8,2%.

De acordo com o ministro de Lula, os índices refletem o compromisso do Governo Federal com a justiça social e o combate à fome.

“Hoje, é um dia muito importante para todos nós. Após quatro anos, o Brasil deixou o mapa da fome no mundo e quis o destino que fosse justamente no governo do presidente Lula, que lá atrás, em 2003, já havia lançado o Programa Fome Zero e reduzido a fome naquela ocasião. Graças ao seu olhar para aos programas sociais e de transferência de renda, em dois anos e meio de gestão, todos brasileiros voltaram a ter alimentação básica na mesa”, disse Costa Filho.

Vale lembrar que, há 20 anos, a fome era realidade para cerca de 10 milhões de brasileiros. A partir do programa Fome Zero, os números caíram e o país saiu do mapa em 2014. Em meio a pandemia e a queda dos investimentos em programas sociais na gestão Bolsonaro, o Brasil tinha voltado para o mapa. Até 2021, 4,1% dos brasileiros passavam fome.

“Lula voltou para tirar o Brasil do mapa da fome e cuidar de quem mais precisa “, complementou Costa Filho, que tem atuado dentro do governo como uma das vozes mais firmes em defesa do projeto liderado por Lula.

No entendimento do ministro de Lula, o governo tem trabalhado com responsabilidade fiscal e social, buscando o crescimento econômico com inclusão.

“O presidente Lula sabe o que é passar necessidade. Ele tem um compromisso real com o povo brasileiro. E é por isso que tem priorizado programas que garantem comida no prato, emprego, renda e dignidade às famílias”, afirmou o ministro.

Aliado histórico de Lula, Silvio tem reforçado, em diversas agendas pelo país, a importância das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento social. Ele também destacou que o Brasil precisa seguir avançando com diálogo, estabilidade e foco na população mais vulnerável.

“ Nosso governo acredita no poder transformador do Estado quando atua com seriedade. Estamos reconstruindo o Brasil com responsabilidade, colocando os pobres no orçamento e garantindo investimentos que melhorem a vida das pessoas”, concluiu. Foto: Ricardo Sturcket

Simão Durando entrega escola reformada e ampliada em comunidade ribeirinha de Petrolina

Petrolina segue firme no propósito de continuar garantindo uma educação pública de qualidade e acessível a todos, principalmente, nas regiões mais distantes e periférica. Na última sexta-feira (25), o prefeito Simão Durando entregou a nova estrutura da Escola Municipal Professor Ricardo Rodrigues de Miranda, localizada na comunidade da Caatinguinha, área ribeirinha da cidade. A solenidade de entrega marcou um momento de grande importância para os moradores, que agora contam com um espaço escolar moderno, seguro e acolhedor.

Com um investimento de quase R$ 1,3 milhão, a unidade escolar passou por uma reforma completa e foi totalmente modernizada e ampliada. Com a reestruturação, a escola aumentou a capacidade de matrícula, passando de 210 para 310 estudantes, além disso, cada detalhe da reestruturação foi pensado para elevar o padrão de qualidade do ensino oferecido, uma iniciativa que reflete a política de valorização da educação, especialmente nas áreas mais vulneráveis.

Entre as melhorias realizadas estão a troca do telhado, climatização de todas as salas, reforma dos banheiros e da cozinha, substituição de pisos, revestimentos, portas e janelas, além de pintura completa. As instalações elétricas e hidrossanitárias foram modernizadas, com inclusão de iluminação em LED e adequações de acessibilidade.

Também foi construída uma nova entrada para receber a comunidade escolar. Outro ponto de destaque é o bloco de educação infantil separado dos estudantes do ensino fundamental, com área de recreação e banheiros exclusivos para as crianças menores. A escola conta com refeitório, pátio com palco, laboratório de ciências e matemática e salas de leitura e de recursos multifuncionais para o AEE.

Durante a inauguração, o prefeito Simão Durando destacou o compromisso da gestão com as comunidades ribeirinhas e o papel da educação como vetor de desenvolvimento. “Aqui na Caatinguinha, essa nova estrutura representa dignidade e respeito com nosso povo. Desde 2017, a gente faz questão de garantir infraestrutura de verdade para onde antes só havia esquecimento. Nosso compromisso é seguir levando obras como essa a todas as regiões de Petrolina garantindo mais oportunidades para quem mais precisa,” destacou o prefeito.

Governo de Pernambuco realiza Seminário de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Cais do Sertão

Evento marca o Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas e reforça mobilização em Pernambuco

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência de Pernambuco, por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, realiza, na próxima quarta-feira (30), o Seminário de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, no Auditório 2 do Cais do Sertão, no Bairro do Recife. O evento acontece das 8h30 às 17h, é gratuito e aberto ao público.

A iniciativa marca o Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e tem como objetivo fortalecer a rede de proteção, ampliar a articulação institucional, capacitar agentes públicos e da sociedade civil, além de sensibilizar a população sobre esse crime silencioso, que afeta milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Durante o evento, também será promovida a Campanha Coração Azul, da Organização das Nações Unidas (ONU).

A programação tem início às 8h30 com a poetisa Joy Tamires, que realiza uma intervenção artístico-cultural com a releitura do cordel “Tráfico de Pessoas e Patamar Civilizatório numa Época Não Passada”, de Allan Sales e Desembargador Paulo Alcântara.

Em seguida, às 9h, acontece a mesa de abertura institucional, com a presença de autoridades, representantes de órgãos públicos, organizações da sociedade civil (OSCs) e da sociedade civil organizada, reforçando o compromisso interinstitucional no enfrentamento ao tráfico de pessoas.

Às 11h, será realizada a roda de conversa “O que é Tráfico de Pessoas?”, sob mediação da equipe do NETP – Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Participam:

Adriana Duarte (Ateliê das Bruxas)

Rosana França (Coletivo Mulher Vida)

Débora Tito (Ministério Público do Trabalho)

No período da tarde, a partir das 14h, o seminário será dividido em três painéis temáticos, com duração de 30 minutos cada:

• Protocolo de Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade
Facilitador: Instituto Aliança

• Trabalho Análogo à Escravidão e Direito das Profissionais do Sexo
Facilitadora: Débora Tito (MPT)

• Municipalização do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas: NETP/Ipojuca
Facilitadora: Suelly Madeira

“A governadora Raquel Lyra tem reafirmado, com firmeza e compromisso, que a dignidade humana é prioridade no nosso governo. Como parte desse esforço, em maio deste ano, o Governo do Estado ampliou significativamente a atuação na área por meio da implementação de uma equipe multidisciplinar dedicada ao enfrentamento de violações de direitos, como o tráfico de pessoas e o trabalho análogo à escravidão, além da promoção de uma migração segura.

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência coordena a política estadual de enfrentamento ao tráfico de pessoas, atuando diretamente com essa equipe técnica especializada. Este seminário integra esse esforço permanente de mobilização, fortalecimento da rede de proteção e articulação interinstitucional, fundamentais para prevenir, identificar e combater essas graves violações”, destacou a secretária Joanna Figueirêdo.

“Mais que um espaço formativo – é uma oportunidade para ouvir, articular e fortalecer quem está na ponta. Só com rede ativa e qualificada podemos prevenir, acolher e enfrentar as diversas formas de exploração humana com mais efetividade,” afirmou a secretária executiva de Direitos Humanos, Gláucia Andrade.

O seminário reafirma o compromisso do Governo de Pernambuco com o fortalecimento em rede, das políticas públicas voltadas à prevenção, acolhimento e enfrentamento de violações contra os direitos humanos.

🫱🏾‍🫲🏽 Faça sua inscrição:
https://www.sympla.com.br/evento/seminario-voce-sabe-o-que-e-trafico-de-pessoas/3052043

📌 Serviço:
Seminário de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
📅 Quarta-feira, 30 de julho de 2025
🕗 Das 8h30 às 17h
📍 Auditório 2 – Cais do Sertão | Bairro do Recife
🎟️ Evento gratuito e aberto ao público

Brejinho promove 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres e reforça compromisso com igualdade e direitos

Brejinho vive um marco histórico neste 28 de julho com a realização da 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, um espaço de diálogo, escuta e construção coletiva em prol do fortalecimento da cidadania feminina. Com o tema “Mulheres em movimento por mais direitos, participação e autonomia”, o evento acontece no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social e reúne representantes da sociedade civil, do poder público e de sindicatos.

A conferência é promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, e tem como objetivo principal discutir e propor políticas públicas que ampliem o acesso das mulheres brejinhenses a direitos, oportunidades e espaços de decisão.
Durante a programação, são abordadas questões fundamentais como enfrentamento à violência de gênero, empoderamento econômico, participação política, acesso à saúde e à educação, além de debates sobre a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A presença ativa de lideranças femininas, movimentos sociais, conselheiras, secretárias municipais e representantes do Legislativo reforça a importância do momento para o futuro das políticas públicas no município. A conferência também é uma etapa preparatória para a participação de Brejinho nas conferências estadual e nacional, ampliando a voz das mulheres locais no cenário mais amplo das decisões políticas.

Mais do que um evento, a 1ª Conferência representa um chamado à ação, ao protagonismo feminino e à valorização das mulheres de Brejinho, que diariamente constroem, com coragem e resistência, a história da cidade.

Dr. Pedro Alves, rebece comunicação do Palácio que a Governadora Raquel Lyra deve inaugurar sistema de abastecimento em Iguaracy nesta semana

O prefeito de Iguaracy recebeu, nesta segunda-feira 28 de julho, a informação que deve ser confirmada nas próximas horas pela Casa Civil de Pernambuco de que a governadora Raquel Lyra, deverá estar no município para inaugurar uma importante obra de infraestrutura hídrica. Trata-se do sistema de abastecimento de água do SISAR, uma iniciativa que promete beneficiar a população dos sítios: Bom Nome, Alazão e Aroeira.

A visita da chefe do Executivo estadual está prevista, inicialmente, para ocorrer na sexta-feira dia 1° de agosto, às 15 horas, embora a confirmação exata do horário dependa de uma definição final do Palácio do Governo. A expectativa é grande, pois a inauguração marca um avanço significativo na garantia do abastecimento de água na zona rural, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

O prefeito de Iguaracy Dr. Pedro, destacou a importância da obra, ressaltando que a chegada da governadora representa um momento importante. A expectativa é que o evento seja realizado na área próxima ao sistema de abastecimento, cujo nome ainda será confirmado oficialmente.

Defesa Civil reforça o cuidado com as áreas de morro

Órgão registrou 17 ocorrências sem gravidade da meia-noite às 11h, sem ocorrências graves; acumulado de chuva em 24h chegou a 66,7mm, o equivalente a cerca de 25% da média histórica de chuvas para o mês de julho

O Recife entrou em estágio de Atenção às 5h desta segunda-feira (28) por conta das chuvas registradas nas últimas 24 horas. A medida indica que houve alterações na rotina urbana, como alagamentos e congestionamentos. Segundo o Centro de Operações do Recife (COP), o acumulado de chuva em 24h chegou a 66,7 mm no pluviômetro da Guabiraba, o equivalente a cerca de 25% da média histórica de chuvas para o mês de julho, que é de 264,3 mm. Pela manhã, o prefeito do Recife, João Campos, esteve na sede da Defesa Civil, na Boa Vista, para acompanhar o monitoramento da situação.

“A maior parte dos chamados que contabilizamos é solicitação para vistoria em área de morro, colocação de lona, vistoria de imóvel. Não tem nenhuma ocorrência de grande risco”, explicou João. “Estamos aqui de prontidão, monitorando tudo, e as equipes seguem em campo. A previsão é que haja uma redução das chuvas ao longo do dia, mas a Defesa Civil vai seguir no acompanhamento, priorizando aqueles locais com maior sensibilidade, principalmente em área de morro ou área passível de alagamento”, finalizou.

Entre os principais pontos de alagamento estão as avenidas Dois Rios e Mascarenhas de Morais, além da praça da Chesf. Entre as 0h e as 11h, foram registrados 17 chamados para a Defesa Civil, nenhum com gravidade. O COP também registrou um acidente de trânsito na Avenida Boa Viagem e dois semáforos inoperantes em Boa Viagem e na Madalena. A previsão para as próximas 24 horas indica chuva fraca a moderada, com volume entre 10 e 30 mm. A maré atingiu o pico de 2,32m às 6h10 e o ponto mais baixo será às 12h31.

AÇÕES PREVENTIVAS – A Prefeitura do Recife segue executando a Ação Inverno 2025, que conta com um investimento recorde de R$ 322,9 milhões. O recurso está sendo aplicado em obras estruturantes como intervenções no Rio Tejipió, construção de reservatórios na Imbiribeira, contenção de encostas, urbanização de áreas vulneráveis e mitigação de pontos críticos de alagamento.

 
Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Brasil vira refém de luta política que está piorando

William Waack (CNN) – Alexandre de Moraes proibiu Jair Bolsonaro de dar entrevistas. Bloqueou contas, Pix e bens do filho do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro. E intimou a defesa de Bolsonaro a explicar postagem com a tornozeleira.

O objetivo óbvio do STF, carregado por Moraes, é silenciar Bolsonaro e impedi-lo de ação política, embora não esteja (ainda) preso.

De fato, o clã Bolsonaro encontrou no presidente dos Estados Unidos a ferramenta para combater o STF e livrar o patriarca da cadeia — não importam o preço e as consequências para o país.

Pelo seu lado, governo brasileiro e STF enxergam Bolsonaro como agente de uma potência estrangeira e seu desígnio de mandar na política doméstica brasileira, além de defender interesses econômicos pesados, como é o caso das big techs.

Nessa parte da luta — a do lado econômico e comercial — seria de se esperar algum grau de racionalidade. Que a política até aqui impediu.

O governo brasileiro está sendo beneficiado pelo mesmo fenômeno registrado em outros países nos quais Trump interferiu em assuntos internos. Está ganhando popularidade e, por isso, se sentindo confortável na luta política.

Crônica de Ademar Rafael

NA VEIA DA ORIGEM 

Uma das maiores qualidades que valorizo em um ser humano é quanto ele se mantém fiel às suas origens. Fernando Pessoa, por intermédio de Alberto Caeiro, nos fala sobre o rio Tejo, Maciel Melo ao falar sobre
Iguaracy, nos presenteia com “…Tudo isso retrata Iguaracy/Numa cura fiel dos meus anseios/Matuto sem estilo eu sou um veio/D’água do rio Pajeú..”

Marcone Santos, filho de João Elias dos Santos – dono da cacimba que matou a sede de muitos tabirenses nos anos 1980 e ficou imortalizada pelo poema de Dedé Monteiro “A cacimba de Seu João”, feito em
22.01.1981 – e de Teonas França dos Santos, segue à risca as receitas do poeta português e do “Caboclo sonhador” em seu livro “Meu universo de versos”.

O poeta/escritor de Tabira é um daqueles casos de pessoas que saem do sertão, mas, o sertão delas não sai. Fica junto e firme igual miolo de angico. Na síntese da obra podemos ler “…De forma única, o leitor terá
contato com temas diversos como: Saudade, tempo, amor, família, empatia, evolução, humildade, fraternidade, amizade, etc.” Tenham certeza, esse enunciado merece todo crédito uma vez que o livro é plural na diversidade dos assuntos abordados e no alto nível da produção poética.

O também tabirense, nosso poeta Master Dedé Monteiro com a maestria de sempre nos aponta “…saia abrindo e lendo, aleatoriamente, este universo rimado, metrificado e profundamente inspirado do nosso
companheiro Marcone Santos e, com certeza concordará com que digo nesta sextilha: ‘Um poeta que, além de carne e osso/Traz no peito uma carga de bondade/De família, de amor, de gratidão/De respeito, de luta, de verdade…/E um jardim replantado todo dia/Colorindo co’as rosas da Poesia/Da esperança, da fé e da saudade.”’ Eu jamais discordaria de Dedé Monteiro em algo. Com atenção li o livro e tenho que concordar em dose dupla. Este livro, que brevemente será lançado em Tabira, é um daqueles a serem lidos, relidos e divulgados sem restrições. É, sem dúvida nenhuma, mais um presente que um poeta do Pajeú deixa para cada apologista.