Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Tabira recebe R$ 600 mil em emendas do Senador Humberto Costa para investimentos na saúde

Nesta segunda-feira (28), Tabira recebeu a visita institucional do Senador Humberto Costa, que chegou à cidade acompanhado de boas notícias e reforçou a parceria com o município. Estiveram presentes o Prefeito Flávio Marques, o vice-prefeito Marcos Crente, o deputado federal Carlos Veras, vereadores e secretários municipais.

Durante a agenda, a comitiva visitou as obras do Campus do Polo da UPE, que seguem em ritmo avançado, além de conhecer de perto as instalações do Hospital Municipal Dr. Luís José da Silva Neto. O momento foi marcado por importantes anúncios de investimentos para a saúde do município.

O Senador garantiu a destinação de R$ 600 mil em emendas parlamentares para Tabira. Do total, R$ 400 mil serão investidos na construção da Base Descentralizada do SAMU, que funcionará no pátio do Hospital Municipal. A nova base vai garantir mais agilidade no atendimento de urgência e emergência no município e região.

Além disso, R$ 200 mil serão destinados à manutenção do Hospital Municipal, assegurando a continuidade de um atendimento digno e de qualidade para toda a população tabirense.

O Prefeito Flávio Marques agradeceu o apoio do senador e reforçou o compromisso da gestão com o bem-estar da população. “Agradecemos imensamente ao senador Humberto Costa pelo compromisso com Tabira e pelo envio dessas emendas tão importantes para nossa saúde. A volta do SAMU ao nosso município representa muito, e ainda mais receber essa emenda para construção da base de um serviço que, enquanto Ministro da Saúde, foi Humberto quem criou no país, um serviço que salva vidas todos os dias. Seguimos firmes com o nosso compromisso de cuidar das pessoas e construir uma cidade cada vez melhor para todos os tabirenses”, afirmou. Da Assessoria

Coluna do Finfa

Nova Escola – A prefeita de Itapetim, Aline Karina, está radiante, com a conquista da sua gestão por mais uma Escola de Educação Infantil para seu município, agora no Distrito de São Vicente. “Com muita alegria, anunciamos essa grande conquista para São Vicente! Nossa solicitação foi atendida pelo Governo Federal, através do Novo PAC, e em breve teremos uma Escola de Educação Infantil novinha para acolher com amor e qualidade as crianças! Essa é mais uma ação do nosso trabalho firme, com foco em uma educação cada vez melhor! Seguimos avançando com dedicação e compromisso!”, disse a gestora itapetinense.

Voltou ao batente – O prefeito de Brejinho, Gilson Bento, depois de um período de afastamento por questões de saúde, está regressando às atividades como gestor do município. Nesta segunda-feira (28), voltou à Prefeitura para cumprir alguns compromissos, foi recebido pelos funcionários e cumprimentou todos, em seguida foi despachar no seu gabinete. “Graças a Deus, estou me recuperando bem e profundamente agradecido pelas orações, mensagens de carinho e apoio de todos vocês. Seguimos juntos, com fé e esperança, trabalhando por Brejinho”, escreveu o prefeito na sua rede social.

A primeira atração – O prefeito de Tabira, Flávio Marques, ao lado do Padre Josenildo Nunes, anunciou a Banda Exército de Deus, como a primeira atração da tradicional Festa de Agosto 2025, dentro das festividades da 99ª Festa da Padroeira Nossa Senhora dos Remédios. “É com grande alegria que divulgamos a primeira banda, que vai animar nossa festividade no dia 13/08: Exército de Deus!”, disse o Padre Josenildo.

Você sabia? – Que o deputado federal Waldemar Oliveira (Avante), está comemorando seu desempenho em participação nas sessões da Câmara dos Deputados, com 98,36% de participação. “Sigo firme representando Pernambuco com responsabilidade e dedicação. Seguimos juntos, com trabalho e compromisso”, escreveu o parlamentar.

Disse “Agora é lei: penas mais duras para crimes cometidos em escolas. A violência nas instituições de ensino é inaceitável. A sanção da Lei 15.159 representa um passo firme na proteção de alunos, professores e funcionários, reforçando a segurança no ambiente escolar. A nova lei endurece punições para agressões, homicídios e lesões corporais dentro das escolas, classificando inclusive os casos mais graves como crimes hediondos. Proteger nossas escolas é proteger o futuro do país. Essa é uma pauta que deve unir todos nós”.(Senador Fernando Dueire)

Autorizados porte de armas – A partir desta segunda-feira (28), os guardas municipais de Olinda estão oficialmente autorizados a portar arma de fogo em serviço ou fora dele. A Guarda Municipal passa a integrar o seleto grupo de corporações do estado de Pernambuco cujos agentes já estão habilitados, pela Polícia Federal, a atuar armados, um marco importante para a segurança pública da cidade. Nesta primeira etapa, oito guardas municipais receberam o porte de arma de fogo. Outros 72 integrantes da corporação já estão em processo de qualificação para também obter a autorização.

Não homologou – A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) decidiu, por unanimidade, não homologar o Auto de Infração lavrado contra o prefeito de Ingazeira, Luciano Torres (PSB), em sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (28), segundo o Blog do Nill Júnior. A relatoria do processo foi do conselheiro Ranilson Ramos. O auto de infração, identificado sob o número 251001842, havia sido emitido em razão do não envio de informações obrigatórias ao Sistema de Remessa de Dados da Gestão Pública (Remessa TCEPE – Contratações e Obras), referentes ao período de julho a outubro de 2024. A ausência das remessas configura, em tese, sonegação de processo, documento ou informação, conforme a legislação vigente.

Afastado da gestão – O secretário executivo de Comunicação de Serra Talhada, César Kaique, que até pouco tempo era quem comandava e articulava a classe artística nas festividades do município, perdeu a função para o produtor cultural, Marcos Belo, irmão do presidente da Fundação de Cultura, Josenildo Barboza. Porém dentro do núcleo duro da gestão, Kaique tem mantido o silêncio, sendo nítido o afastamento e a ausência do mesmo nas agendas e festividades.Provocado sobre o assunto na ExpoSerra, Kaique disse apenas que “escolhas são escolhas, e a gente deve respeitar“. Afastado da linha de frente dos eventos do governo, Kaique, foi visto prestigiando por mais um ano o espetáculo O Massacre de Angico, realizado pela Fundação Cultural Cabras de Lampião, sob coordenação do casal Cleonice Maria e Anildomá Willians. Nota do Blog da Juliana Lima.
Aprovadíssimo – O prefeito de Santa Terezinha, Delson Lustosa, comemora a aprovação da sua gestão, conforme pesquisa popular do Instituto Falcão Pesquisas e Publicidade, que alcançou 89,28% de aprovação entre os santa-terezinhenses. “É uma gestão marcada por compromisso, determinação e fruto de muito esforço, provando que nada vence o trabalho”, destacou o gestor.

Recebe a governadora – Na próxima sexta-feira, 1º de agosto, às 15 horas, o prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, recebe a governadora Raquel Lyra, que vem à Estação de Tratamento de Água (ETA), no Sítio Bom Nome, inaugurar o Sistema Simplificado de Abastecimento de Água do Complexo Aroeiras, uma obra que marca um novo tempo para as comunidades rurais. “A iniciativa vai transformar a vida de quem vive nos sítios Aroeira de Baixo, Aroeira de Cima, Alazão, Juá e Bom Nome, levando água potável, dignidade e esperança para quem mais precisa”, disse Dr. Pedro.

Perguntar não ofende – Quando a Prefeitura de Afogados da Ingazeira, através da Secretaria de Agricultura irá consertar a estrada da Vaca Morta, chamada de estrada do Açude do Governo. O secretário Municipal de Agricultura prometeu na Rádio Pajeú, faz uns dias, mas até agora nada. A população clama para poder trafegar?

Prefeito Sandrinho envia à Câmara projeto de regulamentação dos aplicativos de moto em Afogados da Ingazeira

Blog Juliana Lima

O prefeito Sandrinho Palmeira encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei Ordinária nº 008/2025 que regulamenta o serviço de moto-táxi, extensivo à categoria de transporte individual de passageiros, realizado exclusivamente por profissionais que possuam permissão do poder publico para atuar na cidade de Afogados da Ingazeira.

O Projeto de Lei prevê que os serviços poderão ser realizados por meio de solicitação direta do passageiro, assim como por meio de aplicativo de passageiros, a exemplo do 99, que já atua na cidade com grande movimentação de usuários cadastrados.

“Considera-se aplicativo de passageiros, para os fins desta lei, aquele que tenha conexão com a Internet e exija o pré-cadastro do usuário do serviço, assim como o prestador do serviço”, diz a lei, que também versa sobre a fiscalização na cidade.

“No caso de a fiscalização flagrar o exercício da atividade de moto-taxista por pessoa não autorizada pelo Poder Público Municipal, será apreendido o veículo, assim como será imposta multa no valor de um salário mínimo”.

Confira o Projeto de Lei na íntegra:

Projeto de lei ordinária nº 008.2025

Política habitacional liderada pelo Governo de Pernambuco conquista Prêmio Nacional de Regularização Fundiária

A política pública de habitação implementada pela governadora Raquel Lyra em Pernambuco acaba de ser reconhecida em nível nacional: o programa Morar Bem Pernambuco, executado pela Perpart (Pernambuco Participações e Investimentos S.A.), é um dos vencedores do Prêmio Solo Seguro – Edição 2024/2025, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A iniciativa pernambucana foi uma das 27 selecionadas entre 143 inscrições vindas de todo o Brasil e será homenageada em cerimônia solene no dia 25 de agosto, às 10h, no Auditório do CNJ, em Brasília. O evento contará com a presença do presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, e do corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, além de autoridades dos Três Poderes e representantes da sociedade civil.

Desde o início do Governo Raquel Lyra, o Morar Bem PE tem como missão garantir segurança jurídica, dignidade e pertencimento a famílias de baixa renda que há décadas aguardam pela regularização de suas casas. Já são mais de 11 mil títulos de propriedade entregues gratuitamente, com a meta de alcançar 50 mil famílias beneficiadas até 2026.

“Nos sentimos muito honrados com essa premiação. Só mostra o quanto a governadora Raquel Lyra acertou em construir uma política pública de verdade, que chegue até a população e que combata de maneira definitiva o déficit habitacional em nosso estado. O trabalho continua e tenho certeza de que, para toda a equipe Perpart, esse prêmio serve de combustível para continuar levando regularização fundiária do litoral ao Sertão”, afirmou Francisco Amaral, presidente da Perpart.

O reconhecimento integra a segunda edição do Prêmio Solo Seguro, que busca valorizar ações inovadoras de regularização fundiária urbana e rural. Além das 27 iniciativas premiadas, outras 15 receberão Menções Honrosas.

A cerimônia de entrega do prêmio também marca o início da Semana Nacional de Regularização Fundiária Solo Seguro Amazônia Legal, que ocorrerá entre 25 e 29 de agosto em todos os nove estados da região amazônica. A programação inclui ações integradas para promover a efetivação do direito à moradia e à proteção ambiental.

Nota Oficial – Prefeitura de Iguaracy

A Prefeitura de Iguaracy informa que, na manhã desta segunda-feira dia 28 de Julho, ocorreu um incidente envolvendo um cão que teria fugido de sua residência e atacado pessoas que aguardavam transporte escolar.

O animal não era de rua e a fuga foi uma fatalidade isolada, não sendo comum a presença de cães soltos nas vias públicas da cidade. No momento da ocorrência, quatro pessoas foram atingidas: uma mulher foi mordida na perna sem gravidade e uma criança teve escoriações ao cair durante o susto. A outra criança e a mãe que estavam no local não sofreram ferimentos.

A população agiu prontamente e conseguiu conter o animal até a chegada da equipe da Prefeitura, que realizou a captura com segurança. O cão foi submetido a exames e está em observação por período determinado, conforme os protocolos de controle de zoonoses, a fim de descartar qualquer risco de doenças como a raiva.

Reforçamos nosso compromisso com o bem-estar da população, a segurança dos alunos e o controle responsável de animais no município de Iguaracy.

Prefeitura de Iguaracy

Em primeira mão: Gestão Delson Lustosa alcança 89,28% de aprovação popular, segundo Instituto Falcão Pesquisas

O Instituto Falcão Pesquisas e Publicidade divulgou os resultados de sua mais recente pesquisa de opinião pública, e os números são expressivos: a gestão do prefeito Delson Lustosa, em Santa Terezinha/PE, alcançou 89,28% de aprovação entre os entrevistados.

Esse índice reflete o reconhecimento da população ao trabalho que vem sendo desenvolvido em diversas áreas da administração pública, como saúde, educação, infraestrutura e programas sociais.

Para o prefeito Delson Lustosa, o resultado é fruto de um trabalho sério, focado no bem coletivo e com metas claras:

“É uma gestão marcada por compromisso, determinação e fruto de muito esforço, provando que nada vence o trabalho”, destacou o gestor.

A pesquisa reafirma a confiança dos cidadãos em uma gestão que tem se mostrado presente, transparente e comprometida com o desenvolvimento do município. Os números reforçam que Santa Terezinha segue no caminho certo, com políticas públicas eficientes e respeito à população. Da Assessoria

“Lula voltou para tirar o Brasil do mapa da fome”, comemora Silvio Costa Filho

Um dos principais defensores dos programas sociais do governo do presidente Lula, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, comemorou, nesta segunda-feira, a saída do Brasil do mapa da fome. Os números foram divulgados pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO).

Segundo dados, a taxa de pessoas desnutridas no país é inferior a 2,5% da população nacional, um índice considerado como baixo. Na América Latina, a taxa é de 5,1%, contra uma média mundial de 8,2%.

De acordo com o ministro de Lula, os índices refletem o compromisso do Governo Federal com a justiça social e o combate à fome.

“Hoje, é um dia muito importante para todos nós. Após quatro anos, o Brasil deixou o mapa da fome no mundo e quis o destino que fosse justamente no governo do presidente Lula, que lá atrás, em 2003, já havia lançado o Programa Fome Zero e reduzido a fome naquela ocasião. Graças ao seu olhar para aos programas sociais e de transferência de renda, em dois anos e meio de gestão, todos brasileiros voltaram a ter alimentação básica na mesa”, disse Costa Filho.

Vale lembrar que, há 20 anos, a fome era realidade para cerca de 10 milhões de brasileiros. A partir do programa Fome Zero, os números caíram e o país saiu do mapa em 2014. Em meio a pandemia e a queda dos investimentos em programas sociais na gestão Bolsonaro, o Brasil tinha voltado para o mapa. Até 2021, 4,1% dos brasileiros passavam fome.

“Lula voltou para tirar o Brasil do mapa da fome e cuidar de quem mais precisa “, complementou Costa Filho, que tem atuado dentro do governo como uma das vozes mais firmes em defesa do projeto liderado por Lula.

No entendimento do ministro de Lula, o governo tem trabalhado com responsabilidade fiscal e social, buscando o crescimento econômico com inclusão.

“O presidente Lula sabe o que é passar necessidade. Ele tem um compromisso real com o povo brasileiro. E é por isso que tem priorizado programas que garantem comida no prato, emprego, renda e dignidade às famílias”, afirmou o ministro.

Aliado histórico de Lula, Silvio tem reforçado, em diversas agendas pelo país, a importância das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento social. Ele também destacou que o Brasil precisa seguir avançando com diálogo, estabilidade e foco na população mais vulnerável.

“ Nosso governo acredita no poder transformador do Estado quando atua com seriedade. Estamos reconstruindo o Brasil com responsabilidade, colocando os pobres no orçamento e garantindo investimentos que melhorem a vida das pessoas”, concluiu. Foto: Ricardo Sturcket

Simão Durando entrega escola reformada e ampliada em comunidade ribeirinha de Petrolina

Petrolina segue firme no propósito de continuar garantindo uma educação pública de qualidade e acessível a todos, principalmente, nas regiões mais distantes e periférica. Na última sexta-feira (25), o prefeito Simão Durando entregou a nova estrutura da Escola Municipal Professor Ricardo Rodrigues de Miranda, localizada na comunidade da Caatinguinha, área ribeirinha da cidade. A solenidade de entrega marcou um momento de grande importância para os moradores, que agora contam com um espaço escolar moderno, seguro e acolhedor.

Com um investimento de quase R$ 1,3 milhão, a unidade escolar passou por uma reforma completa e foi totalmente modernizada e ampliada. Com a reestruturação, a escola aumentou a capacidade de matrícula, passando de 210 para 310 estudantes, além disso, cada detalhe da reestruturação foi pensado para elevar o padrão de qualidade do ensino oferecido, uma iniciativa que reflete a política de valorização da educação, especialmente nas áreas mais vulneráveis.

Entre as melhorias realizadas estão a troca do telhado, climatização de todas as salas, reforma dos banheiros e da cozinha, substituição de pisos, revestimentos, portas e janelas, além de pintura completa. As instalações elétricas e hidrossanitárias foram modernizadas, com inclusão de iluminação em LED e adequações de acessibilidade.

Também foi construída uma nova entrada para receber a comunidade escolar. Outro ponto de destaque é o bloco de educação infantil separado dos estudantes do ensino fundamental, com área de recreação e banheiros exclusivos para as crianças menores. A escola conta com refeitório, pátio com palco, laboratório de ciências e matemática e salas de leitura e de recursos multifuncionais para o AEE.

Durante a inauguração, o prefeito Simão Durando destacou o compromisso da gestão com as comunidades ribeirinhas e o papel da educação como vetor de desenvolvimento. “Aqui na Caatinguinha, essa nova estrutura representa dignidade e respeito com nosso povo. Desde 2017, a gente faz questão de garantir infraestrutura de verdade para onde antes só havia esquecimento. Nosso compromisso é seguir levando obras como essa a todas as regiões de Petrolina garantindo mais oportunidades para quem mais precisa,” destacou o prefeito.

Governo de Pernambuco realiza Seminário de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Cais do Sertão

Evento marca o Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas e reforça mobilização em Pernambuco

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência de Pernambuco, por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, realiza, na próxima quarta-feira (30), o Seminário de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, no Auditório 2 do Cais do Sertão, no Bairro do Recife. O evento acontece das 8h30 às 17h, é gratuito e aberto ao público.

A iniciativa marca o Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e tem como objetivo fortalecer a rede de proteção, ampliar a articulação institucional, capacitar agentes públicos e da sociedade civil, além de sensibilizar a população sobre esse crime silencioso, que afeta milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Durante o evento, também será promovida a Campanha Coração Azul, da Organização das Nações Unidas (ONU).

A programação tem início às 8h30 com a poetisa Joy Tamires, que realiza uma intervenção artístico-cultural com a releitura do cordel “Tráfico de Pessoas e Patamar Civilizatório numa Época Não Passada”, de Allan Sales e Desembargador Paulo Alcântara.

Em seguida, às 9h, acontece a mesa de abertura institucional, com a presença de autoridades, representantes de órgãos públicos, organizações da sociedade civil (OSCs) e da sociedade civil organizada, reforçando o compromisso interinstitucional no enfrentamento ao tráfico de pessoas.

Às 11h, será realizada a roda de conversa “O que é Tráfico de Pessoas?”, sob mediação da equipe do NETP – Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Participam:

Adriana Duarte (Ateliê das Bruxas)

Rosana França (Coletivo Mulher Vida)

Débora Tito (Ministério Público do Trabalho)

No período da tarde, a partir das 14h, o seminário será dividido em três painéis temáticos, com duração de 30 minutos cada:

• Protocolo de Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade
Facilitador: Instituto Aliança

• Trabalho Análogo à Escravidão e Direito das Profissionais do Sexo
Facilitadora: Débora Tito (MPT)

• Municipalização do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas: NETP/Ipojuca
Facilitadora: Suelly Madeira

“A governadora Raquel Lyra tem reafirmado, com firmeza e compromisso, que a dignidade humana é prioridade no nosso governo. Como parte desse esforço, em maio deste ano, o Governo do Estado ampliou significativamente a atuação na área por meio da implementação de uma equipe multidisciplinar dedicada ao enfrentamento de violações de direitos, como o tráfico de pessoas e o trabalho análogo à escravidão, além da promoção de uma migração segura.

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência coordena a política estadual de enfrentamento ao tráfico de pessoas, atuando diretamente com essa equipe técnica especializada. Este seminário integra esse esforço permanente de mobilização, fortalecimento da rede de proteção e articulação interinstitucional, fundamentais para prevenir, identificar e combater essas graves violações”, destacou a secretária Joanna Figueirêdo.

“Mais que um espaço formativo – é uma oportunidade para ouvir, articular e fortalecer quem está na ponta. Só com rede ativa e qualificada podemos prevenir, acolher e enfrentar as diversas formas de exploração humana com mais efetividade,” afirmou a secretária executiva de Direitos Humanos, Gláucia Andrade.

O seminário reafirma o compromisso do Governo de Pernambuco com o fortalecimento em rede, das políticas públicas voltadas à prevenção, acolhimento e enfrentamento de violações contra os direitos humanos.

🫱🏾‍🫲🏽 Faça sua inscrição:
https://www.sympla.com.br/evento/seminario-voce-sabe-o-que-e-trafico-de-pessoas/3052043

📌 Serviço:
Seminário de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
📅 Quarta-feira, 30 de julho de 2025
🕗 Das 8h30 às 17h
📍 Auditório 2 – Cais do Sertão | Bairro do Recife
🎟️ Evento gratuito e aberto ao público