Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Em Santa Cruz do Capibaribe, Diogo Moraes acompanha iniciativas estratégicas para fortalecimento do Polo de Confecções do Agreste

Representante do Polo de Confecções do Agreste na Assembleia Legislativa, o deputado Diogo Moraes (PSB) acompanhou, nesta terça-feira (29), em Santa Cruz do Capibaribe, de dois importantes eventos estratégicos voltados ao desenvolvimento econômico e à valorização do Polo de Confecções do Agreste.

O parlamentar esteve presente no Exporta Mais Brasil, evento inédito e histórico na cidade, que tem como foco inserir os produtos do polo no mercado internacional. A iniciativa, promovida pela ApexBrasil em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz, representa uma oportunidade estratégica para os empreendedores locais ampliarem seus horizontes, firmarem parcerias e projetarem a moda regional para o mundo.

Diogo Moraes parabenizou o prefeito Helinho Aragão pela articulação e destacou o papel fundamental do deputado federal Felipe Carreras na viabilização da edição, além do Ministério da Indústria e Comércio. “A realização do Exporta Mais Brasil em Santa Cruz do Capibaribe é um marco para o nosso Polo de Confecções. Trata-se de uma oportunidade histórica que projeta a moda produzida aqui para o cenário internacional, abrindo portas para novos mercados, fortalecendo nossas empresas e gerando mais empregos e renda. Estamos juntos desde o início dessa conquista, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento da nossa Capital da Moda e com o futuro da nossa economia regional”, afirmou.

O deputado também esteve presente na abertura da XVI edição do Moda e Negócio, um dos maiores eventos de moda do Nordeste. Com o objetivo de movimentar a economia local em um período de entressafra, o encontro reúne empresários, compradores e profissionais do setor para geração de negócios, trocas comerciais e divulgação de tendências.

O evento segue até esta quarta-feira (30) e representa mais uma vitrine importante para quem trabalha com confecções no Agreste.

“Seguimos firmes, trabalhando para fortalecer nossa economia, gerar oportunidades e garantir o desenvolvimento da nossa gente”, reforçou o parlamentar.

Governo de Pernambuco anuncia embutimento da fiação elétrica no Bairro do Recife com investimento de mais de R$ 300 milhões

 
A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta terça-feira (29), um investimento de mais de R$ 300 milhões para o embutimento da fiação elétrica do Bairro do Recife. Realizada em parceria com a Neoenergia, a intervenção da primeira etapa do projeto, no valor de R$ 185 milhões, vai contemplar 46% da rede elétrica da Ilha do Recife, com o embutimento de 43 quilômetros de cabos, cinco câmaras de manobra e a modernização da rede que atende cerca de 1.150 unidades consumidoras. O projeto inicial abrangerá pontos de alto valor histórico, cultural e turístico, como o Marco Zero, o Cais da Alfândega e a Praça do Arsenal.
 
“Hoje é um dia histórico para o Recife. Acabamos de anunciar a autorização para que a Neoenergia contrate uma empresa responsável pelo embutimento de toda a fiação do Bairro do Recife. Com essa iniciativa, garantimos mais beleza para o bairro, mais segurança no fornecimento de energia e a melhoria na qualidade dos serviços de internet, algo essencial para o Porto Digital, que está no coração do centro. Estamos criando um grupo de trabalho para que os interessados possam participar da organização do plano operacional, garantindo que essa entrega aconteça o mais rápido possível”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
 
A eliminação da fiação aérea moderniza a paisagem urbana e contribui com a preservação do patrimônio histórico e a valorização do potencial turístico e econômico da região. Essa primeira etapa abre caminho para a expansão do embutimento da rede em toda a ilha do Bairro do Recife. 
 
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, enfatizou que este é um projeto emblemático. “Do ponto de vista do setor produtivo, das instituições que estão aqui no Bairro do Recife, principalmente das empresas do Porto Digital, a gente traz mais segurança elétrica, além de ter um fornecimento mais protegido, porque os fios vão estar subterrâneos”, pontuou o titular da pasta.
 
A obra faz parte de uma parceria entre o Governo de Pernambuco e a Neoenergia. A implementação do projeto deve contar com esforços combinados de outros atores, a exemplo do município e das empresas de telecomunicações que atualmente também utilizam os postes elétricos para sua rede de comunicação. 
 
“É um projeto que exige a colaboração de diversos agentes, desde as empresas de telefonia até o poder público. A proposta é embutir toda a fiação que hoje está exposta, utilizando calhas subterrâneas e um projeto de engenharia estruturado”, detalhou o diretor de Relações Institucionais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues.
 
INVESTIMENTOS – O Governo de Pernambuco vem intensificando os investimentos na requalificação do centro do Recife, com ações que somam dezenas de milhões de reais voltadas à preservação do patrimônio, habitação social, cultura e educação. 
 
Entre os destaques, estão a restauração de espaços emblemáticos, como o Cinema São Luiz, o Museu do Trem, o Liceu de Artes e Ofícios e a Igreja Matriz de Santo Antônio, além da destinação de imóveis como o antigo prédio do INSS e o terreno da antiga Vice-Governadoria para projetos de habitação popular. Também estão em andamento obras estruturantes, como a reforma do Ginásio Pernambucano e a requalificação da antiga Fábrica Tacaruna, que abrigarão novos centros de ensino técnico. As iniciativas reforçam o compromisso do Estado com a revitalização urbana e a valorização do centro histórico da capital.
 
Também participaram do encontro os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e Mauricélia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação); a presidente da Fundarpe, Renata Borba; além de representantes da Neoenergia.

Foto: Yacy Ribeiro/Secom

Justiça cassa filho do vice-prefeito de Amaraji e chapa do PP por fraude nas eleições de 2024

Decisão atendeu pedido da Frente Popular, que denunciou candidatura feminina fictícia para burlar cota de gênero

 

A Justiça Eleitoral cassou a chapa de vereadores do PP de Amaraji, na Mata Sul de Pernambuco, por fraude na cota de gênero nas eleições de 2024. A medida afeta dois vereadores – Eliseu da Banana e Ricardo de Pimpão, filho do vice-prefeito Pimpão (PP) – e oito suplentes. A decisão foi tomada após denúncia da Frente Popular de Amaraji, composta por PSB e Republicanos, e deve levar a uma recontagem de votos que pode reconfigurar o equilíbrio de forças no legislativo municipal.

Durante a Ação de Investigação Judicial Eleitoral, a Frente Popular sustentou que uma das candidatas do PP, que terminou o pleito como suplente, teve uma postulação “fictícia”, registrada apenas para cumprir a cota de 30% de mulheres na chapa, não tendo feito campanha efetivamente. A denúncia apontou ainda que ela se filiou ao partido cinco dias antes do fim do prazo para interessados em concorrer nas eleições e que, nas urnas, só teve o próprio voto, número que a Justiça considerou “absolutamente incompatível com uma candidatura minimamente séria ou voltada à conquista do cargo”.

Outro indício foi o fato de a filha da candidata, menor de 18 anos, ter emitido seu primeiro título eleitoral com domicílio em Catende, mesmo residindo com a mãe em Amaraji e dez dias depois da filiação dela ao PP local com pretensões eleitorais. Durante a campanha, segundo a Justiça, a postulante manteve sua rotina pessoal e de trabalho em municípios vizinhos, como Catende e Chã Grande, não mencionou sua candidatura nas redes sociais e não teve os votos nem da própria família.

“Na atualidade, tratar-se-ia de uma campanha absolutamente atípica, pois, aparentemente, a candidata teria optado por não se valer de uma rede social como o Instagram para a divulgação de sua candidatura e suas propostas para Amaraji, apesar de ter perfil na referida plataforma, tudo a denotar falta de interesse em se apresentar como opção para a população”, definiu o juiz Reinaldo Paixão Bezerra Junior, da 31ª Zona Eleitoral, responsável por analisar o caso e proferir a decisão.

O magistrado disse haver uma “conjuntura que deságua em uma candidatura feminina utilizada tão somente para possibilitar as demais candidaturas masculinas, visando o preenchimento da cota de gênero, sem qualquer conotação de engajamento político autêntico, sendo, ao contrário, indicativa de instrumentalização da candidatura em benefício de terceiros”. “Após analisar todo o arcabouço probatório, entendo que procede a alegação de burla à legislação eleitoral”, concluiu o juiz.

Com base nessas provas, foram cassados os diplomas eleitorais dos vereadores e suplentes da chapa do PP e anulados os votos obtidos pelo partido nas eleições de 2024 em Amaraji. Também foi determinada a recontagem dos quocientes eleitoral e partidário e a consequente redistribuição das cadeiras da Câmara Municipal. Já a candidata apontada como envolvida na fraude da cota de gênero foi declarada inelegível por oito anos. Ainda cabe recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Foto: Câmara Municipal de Amaraji/Arquivo

Prefeito Fredson recepciona o senador Humberto Costa e agradece emenda de R$ 400 mil para São José do Egito

Na tarde desta terça-feira, 29 de agosto, o prefeito Fredson Brito recebeu em seu gabinete o senador Humberto Costa, em um encontro marcado pelo diálogo, gratidão e alinhamento de pautas importantes para o desenvolvimento de São José do Egito. A visita institucional teve como destaque o agradecimento à emenda parlamentar de R$ 400 mil destinada pelo senador ao município.

Estiveram presentes a primeira-dama Dra. Lúcia, o vice-prefeito Zé Marcos, os vereadores Vicente de Vevéi, Daniel Siqueira, Gerson Souza, Tadeu do Hospital, Aldo Lima, e a vereadora Patrícia de Bacana, reforçando o espírito de unidade e parceria política em favor da cidade.

Durante o encontro, o senador Humberto Costa perguntou ao prefeito sobre as principais demandas da gestão municipal. Fredson foi direto ao ponto:
“As maiores necessidades hoje estão na área da saúde, com os atendimentos de média e alta complexidade (MAC), e também na infraestrutura. A cidade está esburacada e precisa de obras urgentes. E dentro dessa prioridade, incluímos a recuperação do canal do Ipiranga, que é fundamental para o bem-estar e a mobilidade da população.”

O prefeito fez questão de agradecer pessoalmente o envio dos recursos, destacando a importância da parceria com o senador:
“Gratidão a Humberto Costa pelo compromisso com São José do Egito. Essa emenda chega em boa hora e vai nos ajudar a seguir avançando em áreas essenciais. Com aliados assim, conseguimos transformar os desafios do dia a dia em conquistas concretas para o nosso povo.”

O senador reafirmou seu apoio ao município e garantiu que continuará sendo um parceiro da cidade em Brasília, buscando novos recursos e apoiando projetos que melhorem a vida dos egipcienses.

Governo quer acabar com exigência de autoescolas para tirar a CNH

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou nesta terça-feira (29) que o governo pretende eliminar a exigência de aulas em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Em entrevista à GloboNews, ele destacou que o custo elevado — entre R$ 3 mil e R$ 4 mil — tem levado milhões de brasileiros a dirigir sem habilitação.

“Qual o problema do Brasil? É que a gente tem uma quantidade muito grande de pessoas dirigindo sem carteira porque ficou impeditivo tirar uma carteira no Brasil. Entre R$ 3 mil e R$ 4 mil. O cidadão não aguenta pagar isso”, afirmou o ministro.

“Quando o custo de um documento é impeditivo, o que que acontece? A informalização. As pessoas dirigem sem carteira. E esse é o pior dos mundos porque o nível da qualificação. (…) Isso aumenta o risco para ela, aumenta o risco de acidentes.”

Segundo o ministro, o governo estuda formas de reduzir ao máximo o custo da CNH, permitindo que mais pessoas possam se qualificar e obter o documento.

Renan Filho afirmou que cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação atualmente, e outros 60 milhões têm idade para obter a CNH, mas ainda não possuem o documento. “A pesquisa que fizemos apontou o custo como o principal motivo”, disse.

Prefeito de Santa Terezinha Delson Lustosa visita sede do blog e concede entrevista

Quem esteve nesta manhã no escritório deste blog, foi o prefeito de Santa Terezinha, Delson Lustosa, fazendo uma visita de cortesia a este blogueiro. Na oportunidade nos concedeu uma entrevista exclusiva onde falou sobre vários asssuntos, dos 07 (sete) primeirros meses da sua quarta gestão,  política local, estadual, o apoio dos deputados Felipe Carreras e Gustavo Gouveia, da governadora Raquel Lyra e também de apoios que foram concretizados há poucos dias.

A entrevista será publicada nesta quarta-feira às 10 horas. Aguardem!

Morre aos 67 anos, Arijaldo Carvalho, referência no setor comercial da comunicação

O comunicador Arijaldo Carvalho morreu na manhã desta terça-feira, 29 de julho de 2025, no Hospital da Unimed, onde estava internado desde fevereiro. A família ainda não divulgou informações sobre o velório e sepultamento.

Com trajetória marcada por quase cinco décadas de atuação na comunicação, Arijaldo acumulava notáveis passagens em diversos grupos. Ele dedicou 19 anos ao Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, exercendo o cargo de diretor da Rádio Jornal Caruaru. Além disso, atuou por 23 anos no grupo Diário Associados e por três anos na Rede Som Zoom Sat. Também foi fundador da Revista Movimento.

Em todas essas organizações, Arijaldo se consolidou como importante figura no setor comercial dos veículos de comunicação, responsável pela criação de produtos, estratégias e parcerias que fortaleceram o mercado publicitário regional.

Nas palavras de colegas, sua contribuição ia além dos resultados: simbolizava criatividade, visão estratégica e um talento para conectar emissores e anunciantes de forma inovadora e eficaz.Informação do Blog Mário Flávio

Prefeito Fredson chega a 85,8% de aprovação nos 6 primeiros meses de governo em São José do Egito

O Instituto Múltipla de Pesquisa realizou nesta semana mais um levantamento de opinião pública no município de São José do Egito. O levantamento revela que o prefeito Fredson Brito tem 85,8% de aprovação popular, um número expressivo que traduz o reconhecimento da população pelas ações da atual gestão em apenas seis meses de mandato.

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 27 de julho de 2025, com 400 entrevistas presenciais aplicadas em diferentes bairros e comunidades rurais do município. A margem de erro é de 4,9% para mais ou para menos.

Além dos 85,8% que aprovam a administração, apenas 7,2% disseram desaprovar e 7% não opinaram.

Desde que assumiu, Fredson tem se destacado por priorizar saúde e educação, trabalhar bem o social , pela presença nas comunidades, pela valorização da cultura, dos serviços públicos essenciais e por obras e ações nas áreas infraestrutura e abastecimento de água.

“Esse resultado é um combustível que me motiva a continuar com ainda mais responsabilidade e compromisso. Não existe gestão perfeita, mas existe trabalho sério e feito com o coração no lugar certo. E é isso que vamos seguir fazendo, de mãos dadas com povo e com os pés no chão”, comentou Fredson após ter recebido o resultado. Segundo o prefeito, o seu alinhamento com a governadora Raquel Lyra tem sido fundamental para realizações na Terra da Poesia.

A pesquisa confirma o sentimento de aprovação que já vinha sendo percebido nas ruas, nas comunidades e em toda a zona rural, também a partir das ações promovidas diariamente pela Prefeitura de São José do Egito. Da Assessoria

Tabira recebe R$ 600 mil em emendas do Senador Humberto Costa para investimentos na saúde

Nesta segunda-feira (28), Tabira recebeu a visita institucional do Senador Humberto Costa, que chegou à cidade acompanhado de boas notícias e reforçou a parceria com o município. Estiveram presentes o Prefeito Flávio Marques, o vice-prefeito Marcos Crente, o deputado federal Carlos Veras, vereadores e secretários municipais.

Durante a agenda, a comitiva visitou as obras do Campus do Polo da UPE, que seguem em ritmo avançado, além de conhecer de perto as instalações do Hospital Municipal Dr. Luís José da Silva Neto. O momento foi marcado por importantes anúncios de investimentos para a saúde do município.

O Senador garantiu a destinação de R$ 600 mil em emendas parlamentares para Tabira. Do total, R$ 400 mil serão investidos na construção da Base Descentralizada do SAMU, que funcionará no pátio do Hospital Municipal. A nova base vai garantir mais agilidade no atendimento de urgência e emergência no município e região.

Além disso, R$ 200 mil serão destinados à manutenção do Hospital Municipal, assegurando a continuidade de um atendimento digno e de qualidade para toda a população tabirense.

O Prefeito Flávio Marques agradeceu o apoio do senador e reforçou o compromisso da gestão com o bem-estar da população. “Agradecemos imensamente ao senador Humberto Costa pelo compromisso com Tabira e pelo envio dessas emendas tão importantes para nossa saúde. A volta do SAMU ao nosso município representa muito, e ainda mais receber essa emenda para construção da base de um serviço que, enquanto Ministro da Saúde, foi Humberto quem criou no país, um serviço que salva vidas todos os dias. Seguimos firmes com o nosso compromisso de cuidar das pessoas e construir uma cidade cada vez melhor para todos os tabirenses”, afirmou. Da Assessoria