Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Após meses foragida, Carla Zambelli é presa em Roma

CNN – O embaixador da Itália no Brasil, Renato Mosca, afirmou à CNN que a deputada Carla Zambelli (PL-SP) foi capturada pela polícia italiana e não se entregou de maneira espontânea, como sustenta a defesa da parlamentar.

“Essa é uma questão importante de se esclarecer. Ela foi capturada conforme a solicitação da Interpol. Não houve gesto dela de se apresentar. Ela [Zambelli] constrói uma narrativa que não tem base na realidade.”, disse.

A versão dos advogados é de que ela se entregou voluntariamente, apesar de a Polícia Federal e o Ministério da Justiça negarem a afirmação. Zambelli figurava na lista de procurados da Interpol desde junho.

Renato Mosca confirma que a prisão ocorreu após o deputado italiano Angelo Bonelli relatar o endereço da parlamentar brasileira às autoridades italianas.

O embaixador diz que as diligências já estavam sendo feitas há meses a partir de diversas fontes de informação. A polícia local recebeu relatos de viagens de Zambelli a duas regiões da Itália: Veneto e Toscana, onde esteve para visitar parentes.

Mosca cita ainda que a exposição de Zambelli na internet como um agravante para identificação e prisão da parlamentar. Apesar do bloqueio das redes por determinação de Moraes, a deputada continuou ativa em perfis paralelos.

Simão Durando leva obra de iluminação em LED para acesso de Uruás

Mais segurança, visibilidade e dignidade para quem vive e transita pelo interior de Petrolina. Nesta segunda-feira (28), o prefeito Simão Durando autorizou e acompanhou o início da obra de iluminação pública no trecho da BR-407 que dá acesso à comunidade de Uruás. A ação contempla a instalação de 54 postes com luminárias de LED em uma extensão de 500 metros, totalizando um investimento de R$ 216 mil.

A obra faz parte do pacote de ações de infraestrutura rural, que vem sendo executado pela gestão, resultado do diálogo constante com os moradores da região. A previsão é que a obra seja concluída no final de agosto, beneficiando moradores, trabalhadores rurais e estudantes que utilizam o acesso diariamente.

“Essa é uma obra de grande impacto para quem passa por aqui todos os dias. Uma fase importante do programa Mais Luz que tem levado iluminação em Led por toda Petrolina. A iluminação pública não é só uma questão de conforto, é uma questão de segurança. Com a expansão, estamos garantindo mais dignidade para as pessoas que vivem na zona rural e transitam por esse trecho. Nosso compromisso é continuar levando melhorias de verdade para todas as regiões de Petrolina”, afirmou o prefeito Simão Durando durante a vistoria.

“Todo nosso grupo político marchará junto com a governadora Raquel Lyra”, disse o prefeito Delson Lustosa

O prefeito de Santa Terezinha, Delson Lustosa, em visita a sede deste blog, concedeu um entrevista exclusiva a este blogueiro. Delson está no exercício do seu quarto mandato na gestão da sua terra.

A entrevista o gestor fala dos sete meses da sua gestão, das principais ações que realizou neste seu quarto mandato, também do futuro de muitas ações e equipamentos, diz da parceria com os deputados que seu grupo apoia, das ações que a governadora Raquel Lyra já autorizou nestes sete meses de 2025, e por fim falou sobre a entrada do ex-vereador e candidato a prefeito em 2024, Neguinho de Danda e seu filho o vereador

Finfa:  Prefeito, divulguei no  dia 28 de julho,  em primeira mão o resultado da pesquisa de avaliação dos primeiros sete meses do seu governo. O senhor obteve 89,28% de aprovação. A que o senhor atribui esse resultado?

Prefeito Delson Lustosa: Primeiramente, fico muito feliz em estar à frente da gestão e poder desenvolver um trabalho diferenciado voltado para as pessoas. Esse índice de aprovação mostra que estamos no caminho certo e isso só aumenta ainda mais minha vontade de trabalhar. Minha meta é essa: trabalhar todos os dias para que minha cidade cresça, mude a sua forma de ser, se desenvolva. Essa aprovação é fruto desse esforço diário. Na história de Santa Terezinha, nunca um prefeito alcançou esse nível de avaliação.

Finfa: Prefeito, gostaria que o senhor fizesse uma avaliação desses sete meses à frente do seu quarto mandato no comando da cidade de Santa Terezinha.

Prefeito Delson Lustosa: É muito gratificante estar, pela quarta vez, à frente deste município, por vontade do povo. Tenho uma enorme gratidão por isso. Esse resultado mostra que o compromisso só aumenta a cada dia. Nosso trabalho é voltado, especialmente, para as pessoas mais carentes — tanto na cidade quanto na zona rural, onde temos atuado incansavelmente, com muito amor e respeito.

Nesses primeiros sete meses, conseguimos anunciar e executar obras importantes que representam investimentos reais para a população. Ontem, por exemplo, assinamos a ordem de serviço para pavimentação…

Finfa: Prefeito, eu percebi que o senhor inaugurou o Hospital Municipal, que era uma grande expectativa da população de Santa Terezinha.

Prefeito Delson Lustosa: Foi uma conquista muito importante, um verdadeiro sonho que sempre tive e que, sem dúvida, era também o sonho de toda a população terezinhense. Mesmo sendo uma cidade pequena, Santa Terezinha agora conta com um hospital de excelente qualidade e estrutura, equipado com diversos aparelhos e um laboratório funcionando dentro da própria unidade. Todos os exames agora são realizados diretamente no hospital, que está preparado para atendimentos de urgência, emergência e também de baixa complexidade, oferecendo mais agilidade e comodidade à nossa população.

Finfa: Hoje o senhor apoia o Deputado Estadual Gustavo Gouveia e o Deputado Federal Felipe Carreras. Gostaria de saber se esses dois parlamentares têm colaborado com a gestão?

Prefeito Delson Lustosa: O Deputado Federal Felipe Carreras tem se mostrado muito atuante em nossa cidade. Mesmo nunca tendo sido votado aqui, tem destinado muitos recursos para Santa Terezinha e nos ajudado bastante. Já o Deputado Estadual Gustavo Gouveia tem sido um grande parceiro, especialmente porque foi votado em duas eleições em Santa Terezinha e tem nos dado um apoio fundamental.

Finfa: Como está o relacionamento da Prefeitura com o Legislativo municipal?

Prefeito Delson Lustosa: Conseguimos eleger 8 vereadores de um total de 9 na nossa base. Hoje, graças a Deus, contamos com o apoio dos 9 vereadores. Estamos alinhados e trabalhando juntos em prol do melhor para Santa Terezinha.

Finfa: A governadora Raquel Lyra, nesses sete meses, tem ajudado o município de Santa Terezinha?

Prefeito Delson Lustosa: A governadora tem se mostrado bastante sensível às nossas demandas. Temos levado muitas questões ao seu conhecimento, e ela tem investido e nos ajudado efetivamente. Já conseguimos, graças a Deus, seis ônibus escolares, sendo um deles de grande porte, utilizado para transportar alunos que estudam fora do domicílio. Também assinamos um convênio de mais de 3,4 milhões para asfalto, o que tem sido fundamental para o município. A governadora tem sido atuante em diversas áreas, como educação, saúde, infraestrutura e outras.

Finfa: Qual é a obra que o senhor, prefeito Delson, tem em mente para entregar daqui até dezembro?

Prefeito Delson Lustosa: O Centro de Reabilitação é uma das principais obras que já iniciamos — assinamos a ordem de serviço e a construção está em andamento. Essa obra é muito importante e vai contribuir significativamente para a saúde de Santa Terezinha. Além disso, temos o compromisso de entregar até dezembro a pavimentação de 17 ruas, o portal da Vila do Tigre, a reforma do posto de saúde da Vila do Tigre e a base do SAMU.

Sempre pensamos no crescimento e no desenvolvimento do município. Hoje, o senador Humberto Costa me confirmou o envio de uma retroescavadeira e mais R$ 200 mil para serem investidos na saúde.

Finfa: Foi divulgado pela imprensa uma aproximação entre Neguinho de Danda, seu filho João Lucas, e o senhor. Como está essa situação?

Prefeito Delson Lustosa: Tivemos uma conversa muito boa e estamos alinhados. Vamos marchar juntos, porque precisamos trabalhar com um único objetivo: fazer o bem e trabalhar pelo crescimento da nossa cidade. Política se faz somando, os palanques foram desmontados, a eleição passou. Essa política desgastada, falando de grupos A e B, é uma politicagem velha, e isso nunca fez parte da minha trajetória política e disso toda a população terezinhense tem conhecimento. Vamos somar forças para garantir uma votação expressiva para os deputados, governador e senador do nosso grupo.

Finfa: As eleições de 2026 estão se aproximando. O prefeito Delson, e seu grupo em Santa Terezinha votarão na governadora Raquel Lyra?

Prefeito Delson Lustosa: Eu tive uma conversa com a governadora e apresentei a ela as demandas do nosso município. Ela tem nos ajudado bastante e vem realizando uma boa gestão em todo o estado. Todo o nosso grupo político de Santa Terezinha marchará junto com ela. Fotos: Edson Henrique

Coluna do Finfa

Aliado de prefeito diz que demanda “vai demorar” porque foi feita através do Blog do Finfa – Não bastassem os problemas enfrentados em Afogados da Ingazeira, uma novidade parece provar que a gestão não aceita o contraditório e a cobrança da população.

Segundo fontes ao blog, um aliado de primeira ordem do governo Sandrinho, afirmou recentemente em um evento social que o serviço de recuperação da estrada da comunidade da Vaca Morta (estrada do Açude do Governo), vai demorar ser resolvida porque a demanda foi apresentada pelo Blog do Finfa.

Conhecido pela incompetência e a fama de “babão de prefeito” que lhe sustenta em espaço e função pública sem expediente regular, é o mesmo que tem como marca fiscalização das redes para rebater ou encaminhar críticas ao grupo do prefeito.

Se a fala se confirmar, rasgue-se o discurso de governo democrático, que respeita a imprensa e o contraditório. Terá virado um governo de babões, sangue suga e oportunistas, como disse o colega Itamar França. Fotos: Finfa

Oferecendo serviços oftalmológicos – A Prefeitura de Custódia, juntamente com a Câmara Municipal de Vereadores, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o IBRASO – Instituto Brasil de Saúde Ocular, vão oferecer mais de três mil exames oftalmológico totalmente gratuitos começando nesta quinta-feira (31) até o dia 05 de agosto. Os exames serão realizados nas comunidades de Quitimbu, Maravilha, Buenos Aires, Caiçara, Ingá, Samambaia e encerrando na sede do município na Câmara de Vereadores.

Comemorando emenda – O prefeito de Tuparetama Diógenes Patriota, recebeu nesta terça-feira (29) o Senador Humberto Costa no seu município. “Que alegria poder abrir as portas para quem tem investido em nossa saúde. Foram R$ 400 mil em emenda para aquisição de um novo veículo para o TFD. Obrigado por cuidar de Tuparetama conosco, garantindo melhores condições para o tratamento do nosso povo. A saúde da Princesinha do Pajeú segue avançando”, disse o gestor.

Você sabia? – Que a Prefeitura de Sertânia, já iniciou a preparação para o recapeamento asfáltico do local do Alto do Rio Brancoo recapeamento asfáltico. A prefeita Pollyanna Abreu confirmou que foi realizada a licitação e assinada a ordem de serviço para o início dos trabalhos.

Disse“A educação é uma das nossas maiores prioridades. Assumimos esse compromisso, de forma responsável, com respeito a esses profissionais que fazem a diferença no nosso município. Esses pagamentos não são favores, são direitos, e estamos aqui para garanti-los”. (Prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Dr. Ismael, após garantir o pagamento do terço de férias dos professores referente ao mês de dezembro de 2024, que não foi quitado pela gestão anterior, e que será pago com recursos próprios do município, além de assegurar o pagamento da previdência dos professores aposentados, igualmente pendente desde dezembro de 2024)

Instalou – A Prefeitura de Itapetim realizou a instalação de postes de iluminação de LED no muro de arrimo da Rua Padre José Guerel, no trecho localizado em frente à residência do vereador Alexandre. A iniciativa tem como objetivo ampliar a segurança e oferecer uma iluminação mais eficiente e moderna para os moradores da área. A iluminação de LED também contribui para a economia de energia e a valorização dos espaços públicos. A ação faz parte do trabalho da gestão da prefeita Aline com as melhorias na infraestrutura urbana do município, com foco na qualidade de vida da população.

Agenda – A governadora Raquel Lyra lança, às 09 horas, nesta quarta-feira (30) no Palácio do Campo das Princesas, três novos editais que somam R$ 22 milhões em investimentos voltados ao fortalecimento da ciência, da inovação e do desenvolvimento regional em Pernambuco. Dois deles foram estruturados no âmbito do Programa Institutos Pernambucanos de Ciência, Tecnologia e Inovação (IPECTIs), um voltado ao combate à violência e outro à neurodiversidade na infância e juventude. O terceiro, da Facepe, será de apoio à manutenção e à ampliação de laboratórios multiusuários e acervos científicos. À tarde, às 16 horas, em Jaboatão dos Guararapes, a gestora entrega residências a 61 famílias moradoras do condomínio Villa das Laranjeiras beneficiadas pelo programa Morar Bem – Entrada Garantida. Nessa modalidade, o Governo do Estado faz um subsídio de R$ 20 mil para aquisição de imóveis dentro do programa Minha Casa, Minha Vida.

Audiência Pública – A Prefeitura de Tabira promove, nesta quarta-feira (30), a primeira Audiência Pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. O encontro será realizado às 9 horas, na Câmara Municipal de Vereadores. A LDO é o instrumento que estabelece as metas e prioridades da administração pública para o ano seguinte, servindo de base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual. Durante a audiência, serão discutidas propostas que orientarão os investimentos e ações da gestão municipal em 2026.

Frase“Essa é a gestão da minha vida”. (Delson Lustosa, prefeito de Santa Terezinha, ontem quando concedeu uma entrevista a este blogueiro, que será publicada às 10 horas desta quarta-feira)

Perguntar não ofende – Os assessores da Casa Civil do Governo do Estado no Pajeú, não estão trabalhando em harmonia e sim um contra o outro por debaixo dos panos?

 

Dr Ismael vai pagar vencimentos atrasados de professores e aposentados, referentes à gestão anterior

O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Dr. Ismael, participou na última segunda-feira (28) da formação de abertura do segundo semestre letivo de 2025, promovida pela Secretaria Municipal de Educação. O evento reuniu professores, gestores escolares e servidores da rede municipal, marcando a capacitação para o retorno das atividades escolares.

Durante sua participação, Dr. Ismael fez importantes anúncios relacionados à valorização dos profissionais da educação. O prefeito garantiu o pagamento do terço de férias dos professores referente ao mês de dezembro de 2024, que não foi quitado pela gestão anterior, e que será pago com recursos próprios do município.

Além disso, também foi assegurado o pagamento da previdência dos professores aposentados, igualmente pendente desde dezembro de 2024.

“A educação é uma das nossas maiores prioridades. Assumimos esse compromisso, de forma responsável, com respeito a esses profissionais que fazem a diferença no nosso município. Esses pagamentos não são favores, são direitos, e estamos aqui para garanti-los”, afirmou o prefeito. Da Assessoria

Cohab recebe mais duas ruas requalificadas pelo Rua Tinindo

Ruas Sepetiba e Piassabussu recebem melhorias de drenagem e pavimentação com investimento de R$ 423 mil

A Prefeitura do Recife segue avançando na requalificação viária da cidade. Nesta terça-feira (29), o prefeito João Campos entregou duas vias requalificadas no bairro da Cohab. As intervenções foram executadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), com implantação de rede de drenagem e pavimentação nas ruas Sepetiba e Piassabussu. O investimento total foi de R$ 423 mil.

“Hoje é um dia especial. Fiz questão de estar aqui para inaugurar essas duas ruas. Estamos trabalhando para poder levar ação para a cidade toda, já está em fase acelerada para lançar agora no segundo semestre o parque municipal do Ibura que vamos fazer, tudo isso são ações que precisa ser comunicado a vocês. A população não vai me ver gastando tempo brigando com pessoas, eu prefiro ganhar tempo pensando em soluções para a cidade”, afirmou o prefeito João Campos.

Na Rua Sepetiba, as obras começaram em julho de 2023 e foram concluídas em janeiro deste ano. A via recebeu pavimentação em paralelepípedos e execução de sarjeta em concreto usinado, com investimento de R$ 172.668,24. Já na Rua Piassabussu, os serviços foram realizados entre julho e julho de 2024, com pavimentação e sarjeta no mesmo padrão. O investimento foi de R$ 251.003,00. As vias estão agora completamente adequadas ao tráfego, dentro dos padrões de qualidade estabelecidos.

Moradora da área, Jane Regina, de 50 anos, celebrou a transformação. “Aqui era tudo esburacado, tinha muita lama quando chovia e só tinha areia. Agora está maravilhoso. Conseguimos nos locomover tranquilamente em dias de chuva. Só tenho a agradecer”, contou.

“Essa é uma das entregas mais bonitas que a Prefeitura já fez. É muito prazeroso estar aqui com vocês. Hoje temos mais de 27 ruas com obras em andamento e já entregamos cerca de 200 dentro do programa Rua Tinindo. Nosso trabalho não vai parar”, afirmou o presidente da Emlurb, Daniel Saboya.

Rua Tinindo – As obras do Programa Rua Tinindo já beneficiaram 140 vias concluídas, com outras 25 em andamento nas seis RPAs da cidade. O programa transforma a infraestrutura urbana, levando mais conforto, dignidade e qualidade de vida para moradores e condutores.

Governadora Raquel Lyra recebe participantes do 8º Grito da Terra e reforça compromisso do Estado com os trabalhadores rurais pernambucanos

A governadora Raquel Lyra atendeu, nesta terça-feira (29), participantes do 8⁰ Grito da Terra Pernambuco, realizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado (Fetape), em parceria com os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STRs) e com a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais do Estado (Fetaepe). Segundo a organização, o ato contou com cerca de dois mil trabalhadores rurais da Zona da Mata, Agreste e Sertão do Estado. Uma comissão levou as reivindicações do grupo à governadora, que as ouviu e garantiu que serão trabalhadas no âmbito da gestão estadual, dando um importante passo em direção à justiça social e à sustentabilidade no campo e na cidade. A reunião aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, com a presença do deputado federal Carlos Veras e do deputado estadual Doriel Barros.

“Nós teremos uma agenda de diálogo permanente com a mulher e o homem do campo, e quero desde já agradecer a confiança de todos os que participaram desse ato. Eu não tenho dúvida nenhuma que no nosso governo há total disposição para o trabalho em todas as frentes aqui apresentadas, o que inclusive já temos conseguido fazer, mas vamos buscar fazer de forma mais integrada. Estamos juntos, pois queremos que o trabalhador rural possa viver e incrementar a sua renda. Contem conosco em todas as pautas aqui colocadas”, observou a governadora Raquel Lyra.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco, a reunião foi muito importante porque diversas pautas de interesse dos agricultores familiares pernambucanos puderam ser discutidas. “Algumas dessas pautas foram a regularização fundiária e o crédito fundiário, que continuarão a ser amplamente priorizados pelo Governo do Estado. Tratou-se também da expansão do programa CNH Rural, do apoio técnico e da assistência técnica para o Programa Minha Casa, Minha Vida Rural. Ou seja, o Governo de Pernambuco, mais uma vez, reforça seu compromisso com a agricultura familiar”, pontuou o secretário.

Para cada uma das reivindicações levadas pelos participantes do Grito da Terra Pernambuco, a governadora apresentou políticas públicas que estão em curso sobre os temas e também assumiu novos compromissos com a população rural. No eixo de mudanças climáticas e agroecologia, por exemplo, Raquel pontuou que o Estado agora é pioneiro nacional na regulamentação dos parques eólicos, com a exigência de estudos de impacto na vizinhança para que possam ser instalados. “Nos receber aqui para essa reunião mostra o compromisso que o governo tem com o povo pernambucano, com a agricultura familiar. As mulheres nesses espaços de decisão são sensíveis às pautas de quem mais precisa”, comentou a presidente da Fetape, Cícera Nunes.

No fomento à agricultura familiar, a governadora de Pernambuco destacou que, desde 2023, foram investidos cerca de R$ 51 milhões na requalificação de estradas vicinais no Estado, para que os trabalhadores rurais possam escoar sua produção em segurança. Quanto ao acesso à terra e à regularização fundiária, a gestora comentou que o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) já entregou cerca de 5 mil títulos de propriedade na sua gestão e que, em breve, o Estado alcançará a marca de 10 mil títulos entregues.

Nas políticas sociais para o campo, a dirigente do Estado ressaltou que, recentemente, o Estado ampliou o Programa Leite para Todos para 100% dos municípios de Pernambuco, que hoje detém a maior bacia leiteira do Nordeste. Também salientou que a Agência Estadual de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) fez a maior contratação de funcionários da sua história, com 158 servidores de nível médio e superior nomeados.

“Saímos daqui muito esperançosos de que nós, por meio das nossas federações, iremos em frente com essas demandas. Avançar na pauta do assalariado rural e da agricultura familiar é avançar na questão da geração de emprego e renda e também da soberania alimentar”, avaliou o deputado federal Carlos Veras.

“Foi uma agenda importante, e há um compromisso da governadora Raquel Lyra e dos seus secretários para que todas essas reivindicações possam realmente ser implementadas. Nós saímos daqui esperançosos e confiantes de que essas ações serão efetivadas pela gestão estadual”, completou o deputado estadual Doriel Barros.

Também participou da reunião o secretário da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, João Salles.

PROSAR – Durante a reunião, a governadora também anunciou que assinou nesta terça-feira o contrato do Programa de Saneamento Rural de Pernambuco (PROSAR-PE). A iniciativa prevê um investimento de US$ 90 milhões (que será aplicado ao longo dos próximos sete anos), assegurado pelo Banco Mundial, para a expansão dos sistemas de abastecimento de água simplificados no Estado e implantação de soluções de esgotamento sanitário em regiões com grande escassez hídrica de pelo menos 106 municípios. Nos próximos dias, a União e o próprio banco devem assinar o contrato para que o governo estadual tenha acesso aos recursos.

Em Santa Cruz do Capibaribe, Diogo Moraes acompanha iniciativas estratégicas para fortalecimento do Polo de Confecções do Agreste

Representante do Polo de Confecções do Agreste na Assembleia Legislativa, o deputado Diogo Moraes (PSB) acompanhou, nesta terça-feira (29), em Santa Cruz do Capibaribe, de dois importantes eventos estratégicos voltados ao desenvolvimento econômico e à valorização do Polo de Confecções do Agreste.

O parlamentar esteve presente no Exporta Mais Brasil, evento inédito e histórico na cidade, que tem como foco inserir os produtos do polo no mercado internacional. A iniciativa, promovida pela ApexBrasil em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz, representa uma oportunidade estratégica para os empreendedores locais ampliarem seus horizontes, firmarem parcerias e projetarem a moda regional para o mundo.

Diogo Moraes parabenizou o prefeito Helinho Aragão pela articulação e destacou o papel fundamental do deputado federal Felipe Carreras na viabilização da edição, além do Ministério da Indústria e Comércio. “A realização do Exporta Mais Brasil em Santa Cruz do Capibaribe é um marco para o nosso Polo de Confecções. Trata-se de uma oportunidade histórica que projeta a moda produzida aqui para o cenário internacional, abrindo portas para novos mercados, fortalecendo nossas empresas e gerando mais empregos e renda. Estamos juntos desde o início dessa conquista, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento da nossa Capital da Moda e com o futuro da nossa economia regional”, afirmou.

O deputado também esteve presente na abertura da XVI edição do Moda e Negócio, um dos maiores eventos de moda do Nordeste. Com o objetivo de movimentar a economia local em um período de entressafra, o encontro reúne empresários, compradores e profissionais do setor para geração de negócios, trocas comerciais e divulgação de tendências.

O evento segue até esta quarta-feira (30) e representa mais uma vitrine importante para quem trabalha com confecções no Agreste.

“Seguimos firmes, trabalhando para fortalecer nossa economia, gerar oportunidades e garantir o desenvolvimento da nossa gente”, reforçou o parlamentar.

Governo de Pernambuco anuncia embutimento da fiação elétrica no Bairro do Recife com investimento de mais de R$ 300 milhões

 
A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta terça-feira (29), um investimento de mais de R$ 300 milhões para o embutimento da fiação elétrica do Bairro do Recife. Realizada em parceria com a Neoenergia, a intervenção da primeira etapa do projeto, no valor de R$ 185 milhões, vai contemplar 46% da rede elétrica da Ilha do Recife, com o embutimento de 43 quilômetros de cabos, cinco câmaras de manobra e a modernização da rede que atende cerca de 1.150 unidades consumidoras. O projeto inicial abrangerá pontos de alto valor histórico, cultural e turístico, como o Marco Zero, o Cais da Alfândega e a Praça do Arsenal.
 
“Hoje é um dia histórico para o Recife. Acabamos de anunciar a autorização para que a Neoenergia contrate uma empresa responsável pelo embutimento de toda a fiação do Bairro do Recife. Com essa iniciativa, garantimos mais beleza para o bairro, mais segurança no fornecimento de energia e a melhoria na qualidade dos serviços de internet, algo essencial para o Porto Digital, que está no coração do centro. Estamos criando um grupo de trabalho para que os interessados possam participar da organização do plano operacional, garantindo que essa entrega aconteça o mais rápido possível”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
 
A eliminação da fiação aérea moderniza a paisagem urbana e contribui com a preservação do patrimônio histórico e a valorização do potencial turístico e econômico da região. Essa primeira etapa abre caminho para a expansão do embutimento da rede em toda a ilha do Bairro do Recife. 
 
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, enfatizou que este é um projeto emblemático. “Do ponto de vista do setor produtivo, das instituições que estão aqui no Bairro do Recife, principalmente das empresas do Porto Digital, a gente traz mais segurança elétrica, além de ter um fornecimento mais protegido, porque os fios vão estar subterrâneos”, pontuou o titular da pasta.
 
A obra faz parte de uma parceria entre o Governo de Pernambuco e a Neoenergia. A implementação do projeto deve contar com esforços combinados de outros atores, a exemplo do município e das empresas de telecomunicações que atualmente também utilizam os postes elétricos para sua rede de comunicação. 
 
“É um projeto que exige a colaboração de diversos agentes, desde as empresas de telefonia até o poder público. A proposta é embutir toda a fiação que hoje está exposta, utilizando calhas subterrâneas e um projeto de engenharia estruturado”, detalhou o diretor de Relações Institucionais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues.
 
INVESTIMENTOS – O Governo de Pernambuco vem intensificando os investimentos na requalificação do centro do Recife, com ações que somam dezenas de milhões de reais voltadas à preservação do patrimônio, habitação social, cultura e educação. 
 
Entre os destaques, estão a restauração de espaços emblemáticos, como o Cinema São Luiz, o Museu do Trem, o Liceu de Artes e Ofícios e a Igreja Matriz de Santo Antônio, além da destinação de imóveis como o antigo prédio do INSS e o terreno da antiga Vice-Governadoria para projetos de habitação popular. Também estão em andamento obras estruturantes, como a reforma do Ginásio Pernambucano e a requalificação da antiga Fábrica Tacaruna, que abrigarão novos centros de ensino técnico. As iniciativas reforçam o compromisso do Estado com a revitalização urbana e a valorização do centro histórico da capital.
 
Também participaram do encontro os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e Mauricélia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação); a presidente da Fundarpe, Renata Borba; além de representantes da Neoenergia.

Foto: Yacy Ribeiro/Secom