Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Coluna do Finfa

Comemorando – O prefeito de Tuparetama, Diógenes Patriota, comemorou a chegada do 8º trator para seu nosso município, através do deputado federal Felipe Carreras. “Esse novo equipamento ficará à disposição do Governo Municipal para atender às demandas do dia a dia, reforçando o cuidado com o nosso povo e o compromisso com o desenvolvimento da nossa terra. Já são oito tratores entregues à população, e seguimos avançando, agradeço também ao nosso deputado federal Felipe Carreras que não mede esforço para ajudar nosso município.”, disse o gestor.

Amanhã – A Prefeitura de Santa Terezinha, em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco, realiza nesta terça-feira (29), o lançamento do Programa Moradia Legal, às 18 horas na Câmara Municipal. “O objetivo é garantir, de forma gratuita, o título de propriedade para quem ainda não possui escritura do seu imóvel. Nesta primeira etapa, será realizado o cadastramento das famílias do bairro São José interessadas no programa. Essa é uma grande oportunidade para conquistar segurança jurídica e cidadania! Participe e ajude a transformar o seu direito em realidade”, disse o prefeito Delson Lustosa.

Representada – O prefeito de Brejinho, Gilson Bento, já se encontra em Brajinho, se recuperando de um problema de saúde do qual foi acometido, mais na última sexta-feira (25), quando da passagem da governadora Raquel Lyra pela cidade de Serra Talhada, a cidade foi representada pelo prefeito interino Naldo de Valdin que estava acompanhado do Presidente da Câmara Municipal, Tony de Zerivam, do vereador Galeguinho do Milhão e pelo secretário de Obras e Urbanismo, Manoel Pedro.

Estará presente – Nesta segunda-feira (28), às 7 horas, a rede municipal de ensino de Caruaru, voltará às aulas, dando seguimento ao ano letivo. A prefeita em exercício, Dayse Silva, estará na Escola Municipal Leudo Valença, localizada na Rua Onildo Ramos da Silva, no bairro das Rendeiras. A rede municipal conta com 148 unidades escolares, entre escolas e CMEIs. Dessas, 10 são integrais, 75 estão localizadas na zona rural, 29 na zona urbana e 34 CMEIs. Ao todo, são quase 50 mil alunos.

Frase“Pernambuco sempre foi um estado de vanguarda. Temos, aqui, a oportunidade de liderar um novo modelo de política, pautado na escuta ativa, na inovação e na articulação entre os poderes. Reforçar o papel do legislativo estadual nesse processo é essencial para reconstruir a confiança do cidadão e garantir que a democracia avance com equilíbrio e representatividade”. (Deputado estadual Diogo Moraes, no Congresso Regional de Gestores Públicos, que terminou ontem em João Pessoa-PB)

Você sabia? – Que a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), participaram do 43º Congresso de Jovens da Assembleia de Deus, realizado no Geraldão, que reuniu milhares de evangélicos da capital e do interior.

Convidou – O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Dr. Ismael, esteve com a governadora Raquel Lyra, na última sexta-feira (25), em Serra Talhada, e na oportunidade aproveitou para reforçar os pedidos e necessidades de Santa Cruz da Baixa Verde, além de convidar nossa governadora para a XXVII Festa da Rapadura, em outubro.

Disse“Eu já conversei com Márcia com relação a isso. O objetivo dela é concluir o seu mandato de prefeita. Ela não vai renunciar ao mandado de prefeita. Outra coisa: esse debate de vice [de Márcia] não tem a menor perspectiva de prosperar dentro do PT. Nossa prioridade é o Senado Federal e a reeleição do senador Humberto Costa. Debate de vice ser do PT não há a menor possibilidade. Vamos trabalhar para ampliar as bancadas estadual, federal e a gente não abre mão que o PT tenha dois senadores”. (Deputado Federal e Presidente do PT em Pernambuco, Carlos Veras no Programa do Farol, na TV Farol)

Comunicado – A Prefeitura de Sertânia informa que a entrega de medicações, leites e insumos fornecidos por ondem judicial, anteriormente realizada na sede da prefeitura municipal, passou a ser feita na Secretaria de Saúde, localizada na Avenida Agamenon Magalhães, s/n, que fica nas proximidades do prédio do
DER.

Perguntar não ofende – As solicitações do Presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, na última quinta-feira,  serão atendidas pela Secetaria Municipal de Saúde?

Arcoverde realiza entrega histórica de fardamento e kit escolar para mais de 7.500 alunos da rede municipal

A Prefeitura de Arcoverde realiza, nesta terça-feira (29), a partir das 16h, no Estádio Áureo Bradley, a entrega do fardamento completo e do kit escolar 2025 para todos os estudantes da rede municipal de ensino. A ação, anunciada pelo prefeito Zeca Cavalcanti, beneficiará mais de 7.500 alunos de 25 escolas do município, marcando um dos maiores investimentos recentes na educação pública local.

Cada aluno receberá um kit com short/calça, camisas, tênis, meias colegiais, mochila, garrafinha para água e um conjunto de material escolar. Segundo a gestão municipal, a medida tem como objetivos promover igualdade entre os estudantes, garantir mais conforto e incentivar a permanência na escola.

De acordo com o prefeito Zeca Cavalcanti, a iniciativa representa um avanço significativo na valorização da educação em Arcoverde. “Estamos investindo no presente e no futuro das nossas crianças com um material de qualidade, como nunca foi visto antes na rede municipal de ensino”, destacou.

A entrega do fardamento e dos kits escolares reforça o compromisso da atual gestão com a inclusão social, a cidadania e a melhoria das condições de aprendizagem, consolidando a prioridade da administração municipal na área da educação. Da Assessoria

1ª Corrida de São Sebastião em Iguaracy gerou: união, saúde e solidariedade que marcou evento inaugural

Na manhã deste domingo 27 de julho, as ruas da cidade de Iguaracy foi palco de um grande evento esportivo e solidário: a Primeira Corrida de São Sebastião, que contou com a presença de autoridades municipais e da região do Pajeú, atletas e a participação de um grande público local e visitantes de várias cidades e estados vizinhos de Pernambuco. O prefeito do município, Dr. Pedro Alves, acompanhado do vice-prefeito Marcos Jerônimo (Marquinhos Melo) — que também atua como secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico de Iguaracy — esteve presente, reforçando o espírito de união e solidariedade promovido pelo evento.

A corrida, realizada pela Prefeitura de Iguaracy, e com o apoio da Secretaria de Administração e Desenvolvimento Econômico, a Secretaria de Educação e Esportes, Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Diretoria de Esportes, Secretaria de Saúde e com a organização da empresa Rota Atletas, reuniu um grande público e trouxe um clima de entusiasmo às ruas da cidade. Além da competição esportiva, o evento teve uma forte pegada social: a troca de kits de participação por alimentos não perecíveis, que serão destinados às famílias mais carentes de Iguaracy.

Segundo o prefeito Dr. Pedro Alves, o sucesso da primeira edição reflete o potencial de união entre esporte, solidariedade e o compromisso da gestão. “Com certeza absoluta nosso objetivo foi promover uma manhã de saúde, lazer e solidariedade. É fabuloso, e o sentimento de ajudar ao próximo. Essa é a verdadeira essência de São Sebastião: proteger, cuidar e fortalecer a nossa fé”, afirmou.

O proprietário da empresa Rota Atletas, Elton Gomes e o colaborador Cândido Filho, também destacaram a importância do evento: “Estamos muito felizes com o sucesso da corrida. Foi uma manhã de muita energia positiva, e ver a solidariedade das pessoas nos enche de esperança. Queremos agradecer a todos que participaram e colaboraram para que essa iniciativa fosse realizada.”

Na programação também prestigiaram: Rodrigo Alves, Marília Duse, Dra. Michelle Moura, Carlinhos Valadares (Chefe de Gabinete da Prefeitura de Iguaracy), Dra. Sinara Maranhão (Procuradora da Prefeitura de Iguaracy), Tenente Coronel 23° BPM, Aristóteles, Pe. Otaviano Bezerra (Paróquia de São Sebastião, que realizou um momento de oração), Chico Torres e Lequinho (Vereadores), Juliany Rabelo (Secretária de Desenvolvimento e Assistência Social), Marcone Melo (Secretário de Cultura e Turismo), Helena Alves (Secretária de Finanças), Fábio Torres (Secretário de Viação Obras e Serviços Públicos), Matheus Veras (Diretor de Esportes), Maria Alves (Secretária Adjunta de Saúde), Luciano Santana (Secretário Adjunto de Administração), entre outros nome.

Houve premiação para os participantes colocados em 1° ao 3° lugar masculino e feminino geral. Também muito forró com Jailson Silva e Trio Macambira. O DJ Wellington Rocha, agitou o evento do começo ao fim com aquela energia positiva na comunicação.

Geral Masculino:

1° Lugar – Anderson Roberto / Custódia-PE

2° Lugar – Julio Cesar / Amparo /PB

3° Lugar – José Robson / Ingazeira / PE.

Geral Feminino: 

1° Lugar – Thayna de Sena / Afogados da Ingazeira / PE

2º Lugar – Maria Isabel / Afogados da Ingazeira / PE

3º Lugar – Sharline Dionizio / Afogados da Ingazeira / PE.

Destaque total também para o apoio do 23° BPM (Batalhão de Polícia Militar) Afogados da Ingazeira/PE, na pessoa do Comandante Tenente Coronel Aristóteles Oliveira, a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social da prefeitura de Iguaracy, pelo apoio bem como a Diretoria de Esportes do município. Fotos: Sérgio Coelho.

Após susto, Gilson Bento volta a Brejinho

O prefeito de Brejinho, Gilson Bento, do Republicanos, voltou a Brejinho neste sábado, depois do susto que teve ao ser internado no Peru, onde participava de um passeio em Machu Picchu.

Com um infarto esplênico , problema causado pela altitude, mas multifatorial, em que o sangue que vai ao baço é interrompido, ele foi levado em UTI aérea para o Hospital São Luiz, em São Paulo. Gradativamente foi melhorando e teve alta a poucos dias.

“Já estou de volta ao nosso sertão, à minha casa, e não consigo descrever a emoção de retornar ao meu lugar, cercado do carinho e da energia de vocês. Agradeço, do fundo do coração, a toda a população brejinhense, a cada familiar e amigo que tirou um tempo para rezar por mim, mandar uma mensagem, uma palavra de força ou simplesmente desejar o meu bem”.

Seguiu: “passei por um momento delicado, mas graças a Deus e às orações de vocês, estou bem melhor. Em breve estarei retomando minhas atividades, com ainda mais fé, força e disposição para seguir firme na caminhada ao lado do nosso povo. Que Deus abençoe cada um que se fez presente, mesmo de longe. Minha eterna gratidão”.

Na foto, Gilson Bento está com a família, incluindo o primo George Borja.  Em poucos dias, ele assume a gestão das mãos do vice, Naldo de Valdim. Blog do Nill Júnior

Governo de Pernambuco publica licitação para obras de restauro da Igreja de São Pedro Mártir de Verona, em Olinda

Os serviços de recuperação irão garantir a reabertura do templo construído no século XVIII, fechado há 10 anos
 
A Igreja de São Pedro Mártir de Verona, localizada no Sítio Histórico de Olinda, irá receber intervenções estruturais e de conservação. A licitação para contratação de empresa responsável pela execução da obra foi publicada na edição do Diário Oficial deste sábado (26). A obra de preservação será conduzida Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Novo PAC, com valor de R$ 1,2 milhão.
 
“A Igreja de São Pedro Mártir faz parte da identidade histórica do município de Olinda. Através da Fundarpe, o Estado tem restaurado importantes patrimônios que não receberam a devida conservação ao longo do tempo. Agora, estamos cuidando dos nossos bens para preservar a memória, a cultura e a identidade do povo pernambucano”, celebrou a governadora Raquel Lyra.
 
A licitação marca um novo capítulo para um dos mais importantes símbolos religiosos e arquitetônicos de Olinda. Fechada desde 2015, a igreja passará por serviços de requalificação para que seja reaberta à população. As intervenções incluem a recuperação das fachadas, pisos, esquadrias e coberta, além da renovação das instalações elétricas, sistema de iluminação, acessibilidade, e infraestrutura de prevenção e combate a incêndio. A previsão é que a obra seja executada em oito meses, a partir da ordem de serviço.
 
“A requalificação da Igreja de São Pedro Mártir é mais um passo no compromisso da gestão com a valorização do nosso patrimônio histórico. Iremos devolver à população um espaço de fé, de memória e de história. Sua reabertura, após uma década fechada, representará o reencontro de Olinda com parte essencial de seu patrimônio afetivo e simbólico”, afirmou a presidente da Fundarpe, Renata Borba.
 
A restauração da Igreja de São Pedro Mártir de Verona integra um conjunto de ações que o Governo de Pernambuco tem realizado por meio da Fundarpe para valorizar e preservar o patrimônio histórico e cultural do Estado. Entre os projetos em andamento estão as obras no Mosteiro de São Bento, na Igreja Matriz de Santo Antônio, a requalificação do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco e do Cine Theatro Guarany, o restauro e requalificação do Cinema São Luiz, além dos Fortes de Santo Antônio e São Pedro do Boldró, em Fernando de Noronha.

Sobre a igreja – A Igreja de São Pedro Mártir de Verona é um dos templos mais emblemáticos de Olinda, localizada no Amparo, próximo à Praça do Carmo. A irmandade de São Pedro Mártir foi instituída em 1711, e a atual construção data da segunda metade do século XVIII, após o desabamento da antiga matriz. De estilo predominantemente barroco, o templo possui nave simples e abriga imagens sacras de valor artístico e devocional. Ao longo do tempo, tem sido palco de celebrações religiosas e manifestações culturais, sendo parte integrante da identidade histórica e espiritual de Olinda.

Recife Bom de Bola 2025 começa com a participação de mais de 600 equipes

Realizada pela Prefeitura do Recife, a maior competição de futebol de várzea do mundo teve início neste sábado (26), com mais de 16 mil atletas amadores inscritos, entre 7 e 75 anos; é a primeira edição desde que o torneio virou política pública permanente

O maior campeonato de várzea do mundo volta a movimentar os campos do Recife a partir deste final de semana. Neste sábado (26), o Parque do Caiara, na Iputinga, sediou o primeiro duelo de futebol do Recife Bom de Bola 2025. Realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, a 12ª edição do campeonato registrou mais de 16 mil atletas inscritos, divididos em mais de 600 equipes. Os jogos devem ocorrer até o mês de dezembro, em campos espalhados por toda a cidade. O prefeito João Campos acompanhou a abertura do evento.

“Estamos mais um ano realizando o Recife Bom de Bola, um campeonato que reúne mais de 16 mil atletas amadores do Recife. São 600 equipes, divididas em diversas categorias, e o mais importante: é um estímulo à prática da atividade física. A gente sabe que quem pratica exercício, que tem a oportunidade de viver o esporte e a disciplina que ele proporciona, com certeza está mais protegido das coisas ruins do mundo e mais próximo das coisas boas que o esporte oferece”, afirmou o prefeito João Campos.

A edição deste ano chega com duas novidades: as disputas sub-9 e sessentão. Com o acréscimo, o Recife Bom de Bola passa a ter 10 categorias: aberto masculino, aberto feminino, sub-9, sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, sub-20, sessentão e veterano, contemplando atletas amadores com idades entre 7 e 75 anos. É na categoria sub-9, inclusive, que o pontapé inicial da competição foi dado.

Outra marca desta edição é a equiparação de premiação entre as categorias masculinas e femininas, reforçando o compromisso do programa com a igualdade de gênero no esporte. O campeonato também vai realizar mais de 1.000 jogos e contará com a atuação de mais de 100 profissionais formados pelo curso de arbitragem oferecido pela Prefeitura do Recife, voltado à formação e contratação de árbitros e assistentes para atuar na competição.

Como assistente de árbitro no Bom de Bola, Ruth de Lima transformou sua vida. “Minha história com o futebol começou quando eu tinha cinco anos. Sempre amei jogar, mas como não consegui seguir carreira, decidi entrar na arbitragem já com 38 anos. No começo eu achava que não levava jeito, mas fiz o curso, passei nas provas e logo na primeira vez levantando a bandeira, o professor disse que eu tinha talento. Foi aí que minha vida começou a mudar. Com o dinheiro que ganhei, organizei minha casa, comprei meus móveis, antes eu não tinha nada. Foi o Bom de Bola que me ajudou a me reerguer”, contou Ruth.

Desde a sua criação, o Recife Bom de Bola tornou-se referência no futebol amador no país, proporcionando integração entre comunidades, incentivo à prática esportiva e ocupação dos espaços públicos.

Na edição de 2024, 16.290 atletas se dividiram em 543 times, com 1.210 jogos realizados e 3.383 gols marcados. Nas quadras, o futsal reuniu 3.275 atletas, divididos por 183 equipes. Ao todo, 2.572 gols foram marcados durante a competição, que teve 383 jogos.

AGORA É LEI – O Recife Bom de Bola se tornou, neste mês de julho, uma política pública permanente na capital pernambucana, com a Lei Municipal nº 19.399/2025, que garante a continuidade da iniciativa e seu fortalecimento como programa de transformação social em todas as Regiões Político-Administrativas da cidade. Agora chamado Recife Bom de Bola – Campeonato Municipal de Esportes no Município do Recife, a competição prevê disputas em diversas modalidades como Futebol de Campo, Futsal, Basquete 3×3, Vôlei e Queimado.

O objetivo da legislação municipal é promover a inclusão social e o acesso democrático ao esporte, ao disponibilizar espaços esportivos municipais e incentivar a participação de equipes de várzea de todo o Recife. Com isso, contribui para a formação de cidadãos mais ativos, saudáveis e engajados com a comunidade, além de fortalecer o tecido social e os laços de pertencimento. Em paralelo, a medida impulsiona a economia local, ao gerar demanda por materiais esportivos, serviços de arbitragem, transporte e outros setores relacionados ao evento.

Festival Pernambuco Meu País: governadora Raquel Lyra dá largada à maratona cultural com programação em 10 cidades

 
“Gente de todas as idades, hotéis lotados, restaurantes, o povo feliz podendo apreciar a nossa cultura”, foi o que constatou a governadora Raquel Lyra ao abrir, na última sexta-feira (25), a segunda edição do Festival Pernambuco Meu País, em Salgueiro, no Sertão Central. Esta é a primeira parada da nova edição da itinerância cultural promovida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e da Fundarpe. 
 
“Muitas vezes, a população que está aqui não tem acesso à cultura. Então a gente reúne, por meio do Festival Pernambuco Meu País, gastronomia, música, artesanato, todo mundo junto, fazendo um evento lindo que começa hoje aqui em Salgueiro. É um prazer poder estar aqui e inaugurar esse festival que no ano passado foi um sucesso. Temos mais de 80% da grade contratada através de edital, pagando em dia, todo mundo podendo trabalhar num momento que normalmente seria de baixa na cultura e a gente poder permitir que essas pessoas possam viver da sua arte”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
 
Com mais de 15 polos distribuídos, Salgueiro recebe, até o domingo (27), shows de artistas como Pablo, Xande de Pilares, Adilson Ramos, Xanddy Harmonia, Limão com Mel, Mastruz com Leite e Anjo Azul, além de grupos de circo, dança, literatura, moda, cultura popular e teatro. A cidade de Triunfo, no Sertão do Pajeú, também integra a programação nesta primeira semana, com atrações dentro da tradicional Festa dos Estudantes.
 
Segundo a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, o festival representa a consolidação de uma política cultural descentralizada. “Isso reafirma o sucesso que foi a edição de 2024. Esse ano chegando em dez cidades, neste final de semana estamos aqui em Salgueiro, e em Triunfo junto à 67ª Festa dos Estudantes. Desde a quinta-feira, começou uma mobilização, a cultura aqui na cidade e a nossa cultura popular como a grande protagonista”, disse a secretária.
 
Além da agenda artística, o festival oferece uma série de ações formativas com o programa Forma PE, que promove oficinas, rodas de conversa e ações práticas voltadas à profissionalização de artistas e produtores culturais. Outro destaque é o espaço Rede PE, que reúne serviços públicos para o público do festival, com atendimento de órgãos como Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), Funcultura, Detran, Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (Sedepe), Secretaria da Mulher e Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA).
 
De acordo com Renata Borba, presidente da Fundarpe, o sucesso da iniciativa se deve à escuta ativa dos territórios. “É o Governo de Pernambuco descentralizando as políticas públicas do Estado, também na área de cultura. Estamos chegando em Salgueiro com dança, com moda, circo, literatura, com gastronomia e muita cultura popular. É para o pernambucano conhecer a nossa cultura”, afirmou a gestora.
 
Após Salgueiro e Triunfo, o festival seguirá para outras cinco regiões do Estado, passando por dez cidades, promovendo, até o início de setembro, uma maratona cultural inédita em alcance e diversidade. Um dos impactos mais notáveis do festival é no turismo. De acordo com o secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, a expectativa é das melhores. 
 
“Já passamos de 90% de ocupação só aqui em Salgueiro. Isso mostra que nós estamos no caminho certo, trazendo um polo multicultural, mostrando ao povo um Pernambuco diferente, com músicas, com atrações nacionais, atrações locais, mostrando a nossa cultura, resultado da capacidade do Governo do Estado, de investimento turístico na cultura”, ressaltou o secretário. 
 
O prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, reforçou os impactos positivos da primeira edição recebida pela cidade. “A descentralização do Pernambuco do Meu País une todos os sertões. Demonstra a importância do resgate cultural, mostrando a força que tem a cultura sertaneja. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios, o comércio varejista está com muita gente”, disse o prefeito.
 
SEGURANÇA – Durante os dias de festa, Salgueiro conta com um esquema especial montado pela Secretaria de Defesa Social (SDS). São mais de 500 profissionais mobilizados para garantir a tranquilidade do evento, com tecnologia de ponta e atuação integrada das forças policiais.
 
O policiamento conta com viaturas quatro rodas, motocicletas, drones e plataformas elevadas, além de reforço no patrulhamento ostensivo, com rondas constantes e atuação estratégica nos principais pontos de circulação e no monitoramento aéreo. Equipes da Corregedoria da SDS também estão presentes. Além disso, o Corpo de Bombeiros Militar integra a operação atuando na prevenção.
 
Também participaram da abertura os deputados estaduais Débora Almeida e Joãozinho Tenório; os prefeitos Calby Carvalho Cruz (Belém de São Francisco), Pollyanna Abreu (Sertânia), Dr. Evaldo Carvalho (Mirandiba), Xicão Tavares (Verdejante), Teto Teixeira (Moreilândia), Júnior de Rivaldo (Saloá) e Duguinha (São Joaquim do Monte). Assim como os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico) e Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário). Além dos presidentes Paulo Lira (Cehab), Francisco Amaral (Perpart) e Eduardo Loyo, da Empetur.

Em Salgueiro, governadora Raquel Lyra retoma obras do Complexo de Polícia Científica e entrega nova Cozinha Comunitária

Durante extensa agenda no Sertão Central, a governadora Raquel Lyra também autorizou, na última sexta-feira (25), a retomada das obras do Complexo de Polícia Científica (CPC) de Salgueiro, paralisadas há mais de uma década. A iniciativa representa um investimento de R$ 4,9 milhões e integra o programa Juntos pela Segurança, promovendo a descentralização dos serviços periciais e garantindo mais celeridade nas investigações de crimes na região.
“Hoje a gente entrega aqui a cozinha comunitária número 210. São 210 cozinhas comunitárias que juntas servem mais de 43 mil refeições por dia em Pernambuco, matando a fome de quem tem fome. Também assinamos a ordem de serviço para fazer o Complexo de Polícia Científica de Salgueiro. São quase R$ 5 milhões para acabar com décadas de espera da população. A gente acredita muito na força do trabalho e da união e que nada é capaz de resistir a isso. Então, vamos em frente, que o trabalho está só começando”, destacou a governadora Raquel Lyra.
A estrutura do complexo vai reunir os serviços do Instituto de Medicina Legal (IML) e do Instituto de Criminalística (IC). O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, explica que o novo centro vai evitar que moradores de Salgueiro e municípios vizinhos precisem se deslocar até Petrolina para realização de necropsias, exames de corpo de delito, perícias em vítimas de violência e exames toxicológicos.
“É uma mudança de chave para Salgueiro e todo o povo das cidades vizinhas. Quem falecer por acidente ou por morte violenta, vai ser necropsiado aqui em Salgueiro mesmo. Mulheres que passem por violência, o exame será realizado aqui em Salgueiro também. As investigações serão mais céleres e mais efetivas. É o Juntos pela Segurança fazendo Pernambuco mais seguro”, afirmou o secretário.
Além de Salgueiro, o Governo de Pernambuco já autorizou a construção de outros cinco complexos em Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Ouricuri, Arcoverde e Petrolina, ampliando a interiorização da Polícia Científica. Também está em andamento um concurso público para a contratação de 213 profissionais entre peritos criminais, médicos legistas e auxiliares.
Ainda durante a agenda no município, a governadora Raquel Lyra inaugurou a Cozinha Comunitária Auta Dantas de Sá Nunes, no bairro Nossa Senhora das Graças. A nova unidade integra o programa Bom Prato e eleva para 210 o número de cozinhas comunitárias em funcionamento no Estado. Juntas, elas já serviram mais de 15,5 milhões de refeições à população em situação de vulnerabilidade.
A unidade homenageia Dona Autinha, mulher salgueirense que criou sete filhos cozinhando em seu restaurante popular. O secretário de Assistência Social, Carlos Braga, reforçou a importância do equipamento.
“É uma alegria muito grande porque atende a população mais vulnerabilizada da região. A partir de agora, Salgueiro passa a entregar um mínimo de 400 refeições por dia para essa população referenciada pelo Cras. E, a nível de Estado, nós passamos agora de 44 mil pratos de comida por dia, são mais de 15 milhões de pratos entregues desde o início desse programa e a tendência é crescer”, disse o secretário.
A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 13h30, com almoço servido entre 11h e 13h30. Durante o Festival Pernambuco Meu País, a equipe também fará atendimentos noturnos, demonstrando a versatilidade do programa.
O prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, celebrou as medidas. “Temos um governo que respeita todos os pernambucanos. Só quem já teve que esperar cinco ou seis dias para velar um ente querido entende a importância dessa obra. O Governo do Estado está olhando para as pessoas, cuidando de quem mais precisa”, disse o prefeito.
O deputado estadual Joãozinho Tenório destacou o alcance social da iniciativa: “É inadmissível que as pessoas em Pernambuco ainda almocem e não saibam se vão ter a refeição seguinte, e o Governo de Pernambuco consegue fazer isso entregando, em apenas dois anos e seis meses, 210 cozinhas comunitárias”, ressaltou o deputado.
Também participaram da solenidade os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico) e Hercílio Mamede (Casa Militar); os deputados estaduais Débora Almeida e Luciano Duque; e os prefeitos Calby Carvalho Cruz (Belém de São Francisco), Pollyanna Abreu (Sertânia), Dr. Evaldo Carvalho (Mirandiba), Dinha Mororó (Terra Nova), Xicão Tavares (Verdejante), Elizinho (Carnaubeira da Penha) e Duguinha (São Joaquim do Monte).

Itapetim conquista Escola de Educação Infantil para o Distrito de São Vicente através do Novo PAC

O município de Itapetim celebra mais uma importante conquista para a área da educação. A prefeita Aline Karina anunciou, em suas redes sociais, que o Distrito de São Vicente será beneficiado com a construção de uma nova Escola de Educação Infantil.

A obra foi assegurada por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do Governo Federal, atendendo à solicitação realizada pela Prefeitura.

A futura unidade educacional será um espaço moderno, seguro e acolhedor, oferecendo melhores condições para o aprendizado das crianças da primeira infância.

O projeto contará com estrutura de qualidade e recursos que garantem mais conforto aos alunos e tranquilidade às famílias. A prefeita Aline comemorou a conquista e destacou o compromisso da gestão municipal com a educação:

“Com muita alegria, anunciamos essa grande conquista para São Vicente! Nossa solicitação foi atendida pelo Governo Federal, através do Novo PAC, e em breve teremos uma Escola de Educação Infantil novinha para acolher com amor e qualidade as crianças! Essa é mais uma ação do nosso trabalho firme, com foco em uma educação cada vez melhor! Seguimos avançando com dedicação e compromisso!”, disse a gestora em suas redes sociais.

Mutirão do INSS: São José do Egito terá 180 perícias médicas realizadas no município neste final de semana

A Prefeitura de São José do Egito anunciou uma importante conquista para a população: nos dias 26 e 27 de julho (sábado e domingo), será realizado um mutirão com 180 atendimentos de perícia médica do INSS diretamente na unidade da Previdência Social do município.

A iniciativa é fruto da articulação da gestão municipal, através do prefeito Fredson Brito, junto ao Ministério da Previdência Social, em Brasília, e representa um grande avanço na descentralização do serviço, que até então exigia o deslocamento dos beneficiários para cidades como Afogados da Ingazeira ou Serra Talhada.

“Todos sabemos da dificuldade que muitas pessoas enfrentam para conseguir realizar uma perícia médica em outra cidade. É uma realidade dura, principalmente para quem está doente, com mobilidade reduzida ou sem recursos para se deslocar”, destacou o prefeito Fredson.

Com o mutirão, o atendimento será facilitado e humanizado, permitindo que os cidadãos realizem suas perícias sem sair de São José do Egito, com mais comodidade e respeito à sua condição de saúde.

“É mais dignidade, mais respeito e mais facilidade para o nosso povo. Estamos levando os serviços para perto das pessoas, para quem mais precisa”, completou Fredson.

A ação reforça o compromisso da Prefeitura de São José do Egito com o bem-estar da população e o acesso igualitário aos direitos sociais.