
Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Um grupo de afogadenses, se reuniram na tarde deste sábado na Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB de Afogados da Ingazeira.
A confraternização reuniu os afogadenses que estudaram no Colégio Normal no final da década dos anos 70 para início dos anos 80 e com uma convidada importante que foi a eterna professora de Educação Física Suzana Brito, que reside no Rio Grande do Sul.
“Não é a primeira vez que nos reunimos, sempre nos reunimos para matar a saudade dos tempos dos Colégio, é muito bom reencontrar os amigos, alguns que moram fora mas que sempre visitam Afogados. Foi muito boa nossa confraternização e vamos continuar nos reunindo, porque ainda falta muita gente que ainda não participou por morar fora, esperamos na próxima reunir mais gente”, disse Ana Lúcia. Foto: Finfa
.
Intervenção realizada pela Prefeitura do Recife, na Rua Empresário Ernesto Lundgren, na comunidade de Lagoa Encantada, no Cohab/Ibura, protege cerca de 50 moradores e chega a 65% de conclusão
Cerca de 50 moradores da Rua Empresário Ernesto Lundgren, na comunidade de Lagoa Encantada, Zona Sul do Recife, viverão com mais segurança, tranquilidade e qualidade de vida. A Prefeitura do Recife está executando os serviços de proteção da encosta próxima à rua, utilizando a técnica da geomanta, um composto que pode ser aplicada em taludes de grande extensão. Na manhã deste sábado (2), o prefeito do Recife, João Campos, vistoriou os trabalhos, que já estão 65% concluídos e são realizados pela Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec). Os trabalhos fazem parte da Ação Inverno 2025.
“Essa é uma geomanta de 3 mil metros quadrados, que vai da casa 35 até a 105, e que já está com mais da metade concluída. Essa é um tipo de obra que fazemos o ano inteiro, não apenas no inverno, para proteger e dar segurança a população durante os momentos de chuvas mais intensas. No caso da geomanta, sua aplicação é instantânea e sua rápida execução e boa durabilidade a tornam uma opção mais viável em determinados casos”, explicou João.
Na Rua Empresário Ernesto Lundgren, a intervenção envolve a colocação de 3,1 mil m2 do produto, que vai proteger os imóveis de números 105, 95A, 95, 85, 75, 65, 55A, 55, 45 e 35. A geomanta é um composto geotêxtil de PVC, com proteção UVA e UVB e elevada resistência à tração, com tempo útil de cinco anos, que pode ser estendido de acordo com os cuidados tomados. Entre as vantagens da geomanta, que evita a passagem de água e preserva as barreiras, estão a baixa necessidade de manutenção, a alta durabilidade, o baixo custo de execução em comparação a obras estruturadoras, a rápida aplicação e a capacidade de se moldar às irregularidades da encosta. O produto é impermeável e flexível.
A cuidadora Deisiane Maria da Silva, 37 anos, vive numa casa na região com seu esposo e seu filho, de 10 anos, há mais de uma década. Ela contou da segurança que a intervenção realizada pela gestão municipal traz para os moradores da rua. “Com certeza vai trazer muita segurança para a gente, que em tempo de chuva tínhamos que sair para dormir na casa de parente, por conta do risco de deslize. Tanto é que a tia do meu esposo, que mora aqui do lado, já perdeu a metade da cozinha, e para a gente tá sendo um alívio muito grande. Graças a Deus o prefeito entrou para melhorar”, disse. 
MAIS DE 85 MIL METROS QUADRADOS – Desde 2021, mais de 85 mil m² de geomanta foram aplicados nas áreas de risco do Recife. Este ano, outros 25 pontos serão protegidos, totalizando cerca de 15 mil m2. Com a Ação Inverno 2025, a Prefeitura do Recife bate um novo recorde e realiza o maior investimento da história. Serão destinados R$ 322,9 milhões em recursos municipais para viabilizar um pacote de obras estruturadoras, incluindo intervenções no Rio Tejipió, construção de reservatórios na Imbiribeira, contenção de encostas, urbanização de comunidades afetadas pelas chuvas e mitigação de pontos críticos de alagamento.
Os artistas vão se apresentar no Palco Pernambuco Meu País após mudanças na programação
O Festival Pernambuco Meu País de Bezerros (Serra Negra), que acontecerá entre os próximos dias 7 e 10 de agosto, vai contar com novidades no palco que leva o nome do evento. Três grandes nomes da música brasileira passam a compor a programação do evento no município: Ana Carolina e Barão Vermelho, que irão se apresentar na noite de abertura, na sexta-feira (8), e Elba Ramalho, que subirá ao palco no domingo (10) no projeto Frevo Mulher.
Os artistas irão substituir as apresentações de Jota Quest, Lobão e Maria Gadú, a partir de uma mudança na programação devido a questões que envolvem o processo de fluxo contratual. Na sexta-feira, ainda se apresentam no Palco Pernambuco Meu País Lia de Itamaracá, Patrimônio Vivo de
Pernambuco, e Ave Sangria, principal referência do rock psicodélico nordestino. A abertura fica por conta do Espetáculo Pernambuco Meu País, com coreografia de Maria Paula Costa Rêgo, trilha sonora de Maciel Salu e projeção digital de Gabriel Furtado.
Ainda pelo Palco Pernambuco Meu País, shows de BaianaSystem, Mago de Tarso e Tássia Reis vão acontecer no sábado (9), e Cátia de França, Teatro Mágico e o projeto Frevo Mulher, com Nena Queiroga, Gaby Amarantos, Roberta de Sá e agora Elba Ramalho, esquentarão a noite do domingo em Serra Negra. Durante o dia, mais de 11 polos e ações tomam conta das ruas, com cultura popular, artes visuais, circo, teatro, artesanato, economia criativa, gastronomia e outras expressões culturais e artísticas.
O Festival Pernambuco Meu País é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Empetur, Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e Fundarpe. Após Bezerros, o festival passará por Pesqueira, Gravatá, Arcoverde e Caruaru. E o Palco Pernambuco Meu País também aportará em Taquaritinga do Norte, no Festival Café Cultural, e em Riacho das Almas, no Festival do Frio.
O evento, que chega ao seu segundo final de semana, acontece até este domingo (3), e reúne mais de 100 ações culturais gratuitas
Aportando no município de Buíque, no Agreste Meridional, o Festival Pernambuco Meu País foi prestigiado, nesta sexta-feira (1°), pela governadora Raquel Lyra e sua vice, Priscila Krause. Realizado por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e da Fundarpe, o evento reúne, ao longo de quatro dias, uma intensa programação com arte e tradições populares, em mais de 100 ações no centro do município e também em diversos pontos no Vale do Catimbau. O sucesso do festival se reflete na ocupação da rede hoteleira da região, que alcançou mais de 90%, de acordo com a Secretaria de Turismo e Lazer. Este é o segundo final de semana da programação, que já passou pelo município de Salgueiro.
“O Festival Pernambuco Meu País veio para suprir uma lacuna que tínhamos no calendário cultural do Estado após o término do São João. Conseguimos lotar a rede hoteleira, os bares, restaurantes, movimentando o turismo e a economia em diversos municípios da região. E Buíque tem um clima único, já atrai turistas para o Vale do Catimbau, mas este final de semana, em especial, está recebendo artistas e apresentações culturais que mostram a potência da cultura pernambucana”, destacou Raquel Lyra, que caminhou pelo público que acompanhava os shows no pátio de eventos.
Com 88% das contratações realizadas via edital público e mais de 90% dos artistas oriundos de Pernambuco, o festival reafirma seu papel como política pública de fomento à cultura e valorização da economia criativa. Entre os destaques da programação musical, o palco Pernambuco Meu País, instalado no Pátio de Eventos, foi aberto nesta sexta-feira (1º), com o espetáculo de música de dança que faz alusão aos homenageados desta edição, Manoel Eudócio, Severina do Coco e Mestre Salustiano.
O secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, destacou que o Festival Pernambuco Meu País atrai visitantes de toda a região. “Praticamente 100% da rede hoteleira está ocupada, então o festival chega para impulsionar ainda mais o nosso turismo. Com as grandes atrações, nomes da cultura pernambucana, da nossa raiz, atraindo públicos de diversos municípios, nós movimentamos não só a economia de Buique, que recebe o festival, mas também das cidades vizinhas. Então é um evento que integra toda uma cadeia, levando alegria e orgulho para nosso povo”, pontuou.
Ao todo, são mais de 15 polos de programação em Buíque, que farão apresentações até o próximo domingo (3). A grade contempla linguagens como música, teatro, dança, audiovisual, artes visuais, gastronomia, literatura, moda, circo e culturas populares. Nesta sexta, se apresentaram no Palco Pernambuco Meu País, os artistas Antúlio Madureira, a Banda de Pau e Corda, Mano Walter e Roberta Miranda.
O festival também promove serviços e atendimentos à população através do Rede PE, com ações do Funcultura, Detran, Secretaria da Mulher, AGE, SEDEPE e Secretaria de Desenvolvimento Agrário, para aproximar o público das políticas públicas estaduais. “O Festival promove um ciclo virtuoso muito importante, porque beneficia a várias categorias diferentes do setor produtivo. A gestão estadual dá um show, mostrando a vocação de Pernambuco para todo o Brasil”, pontuou o deputado estadual Jarbas Filho, que acompanhou a agenda.
A prefeitura de Buíque projeta um público de 60 mil pessoas ao longo do final de semana. O prefeito Túlio Monteiro comemorou que o município está sediando o evento pelo segundo ano consecutivo. “É com grande satisfação que recebemos o Festival Pernambuco Meu País em Buíque. Esse evento gera para os buiquenses motivo de renda, emprego e de melhoria de vida. E é por isso que eu quero agradecer a governadora e a toda essa equipe, por prestigiar nosso município”, celebrou.
Neste sábado (2), o palco recebe nomes como Silva e Luedji Luna, além de Rogéria Dera, Sofia Freire e o Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira de Olinda. Já no domingo (3), sobem ao palco Barbarize, Jéssica Caitano, Hungria e Xamã, além da participação do Samba de Coco Raízes de Arcoverde.
SEGURANÇA – Durante os dias da festa, o município de Buíque contará com o apoio de 343 profissionais das forças de segurança em todos os dias de programação. A Polícia Militar de Pernambuco está com efetivo reforçado, responsável por manter a segurança do público em todas as áreas do evento. O Corpo de Bombeiros Militar também marca presença, com ações de prevenção e atendimento emergencial. Já a Polícia Civil de funcionará em regime de plantão, com equipe disponível para o registro de ocorrências. A Operação Lei Seca também reforça as atividades.
Acompanharam o evento o secretaria Túlio Vilaça (Casa Civil), o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, o deputado federal Fernando Monteiro, os deputados estaduais Joaquim Lira e Débora Almeida, os prefeitos Zeca Cavalcanti (Arcoverde) e Pollyanna Abreu (Sertânia), além do presidente da Amupe, Marcelo Gouveia. Fotos: Hesíodo Góes/Secom
A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta sexta-feira (1), a implantação do tão esperado Instituto Médico Legal (IML) em Serra Talhada. O anúncio foi feito ao lado do deputado estadual Luciano Duque, durante agenda no município de Sertânia. A unidade fará parte de um novo Complexo de Polícia Científica, que será construído no município, representando um importante avanço na interiorização dos serviços de segurança pública em Pernambuco.
O anúncio aconteceu durante a inauguração do sistema de abastecimento de água do distrito de Henrique Dias, que vai garantir o fornecimento regular de água para a população da zona rural, ampliando o alcance da infraestrutura hídrica na região e melhorando a qualidade de vida das famílias sertanienses.
Durante seu discurso, a governadora também destacou outras ações do Governo do Estado em Serra Talhada, como a ampliação do atendimento no Hospital Eduardo Campos, a construção de uma maternidade, o novo sistema de abastecimento de água que vai acabar com o racionamento, creches e o fortalecimento de políticas públicas que têm transformado a vida dos sertanejos. “Tudo isso é fruto de um trabalho de quem acredita que juntar gente boa faz toda a diferença”, afirmou Raquel.
O deputado Luciano Duque, defensor do fortalecimento do Sertão, comemorou o anúncio. “A chegada do IML é uma conquista histórica para o povo de Serra Talhada e do Pajeú. A gente sabe a dor e a humilhação que tantas famílias enfrentaram por não ter esse serviço perto. Raquel tem demonstrado compromisso verdadeiro com nossa terra. São investimentos em saúde, segurança, educação e abastecimento que mudam a vida das pessoas e mostram que, com vontade política, o Sertão tem vez e voz”, afirmou Duque.
Além da governadora e do deputado estadual, participaram do ato a prefeita de Sertânia, Pollyanna Abreu, os vereadores Junhão Lins e Luís Abel, o deputado federal Clodoaldo Magalhães, além de prefeitos, vereadores, lideranças políticas e representantes de diversos municípios da região.
A presença de Marconi Santana no evento do Governo do Estado, em Iguaracy, ao lado da governadora Raquel Lyra, reafirmou o que já se desenha no cenário político regional: ele não é apenas uma liderança municipal, mas uma voz em ascensão em todo o Pernambuco.
Em meio à assinatura de ordens de serviço e inauguração de sistemas de abastecimento d’água rural nesta sexta-feira (01), Marconi foi um dos nomes mais cumprimentados, procurados e celebrados. O calor humano, vindo de todas as direções, mostrou que seu nome ressoa com força entre a população e entre lideranças da região.
Mas o que se viu em Iguaracy é reflexo de um movimento mais amplo. Marconi tem ampliado sua presença muito além do Sertão do Pajeú, com agendas recentes em cidades como Petrolina, Santa Cruz, Araripina, Ouricuri, Tabira e tantas outras. Em todas, a recepção tem sido expressiva — com reconhecimento popular, adesões importantes e aprovação política crescente.
“Os abraços e o carinho de hoje me disseram tudo: estamos mais que no caminho certo. Valeu, Iguaracy! Avante!”, declarou Marconi, em suas redes sociais, após o evento.
Com trânsito direto junto ao Governo do Estado, postura articulada e presença constante nos debates que interessam ao povo sertanejo, Marconi Santana segue consolidando sua imagem de liderança, expandindo território e sendo cada vez mais ouvido nos espaços de decisão.
A Prefeitura de Garanhuns iniciou nesta sexta-feira (1º) o cadastro para instituições autônomas interessadas em participar do Desfile Cívico-Militar, que será realizado no dia 7 de setembro, na Avenida Santo Antônio.
Podem se inscrever escolas particulares, Organizações Não Governamentais (ONGs), bandas marciais independentes e representantes das áreas de esporte, lazer e cultura. O cadastro não é necessário para escolas da rede estadual ou municipal.
As inscrições seguem até o dia 12 de agosto e estão sendo realizadas presencialmente na sede da Secretaria de Educação de Garanhuns, localizada na Rua Siqueira Campos, nº 75, bairro Santo Antônio. A inscrição deve ser feita por um representante da instituição, mediante apresentação de documento de identificação e preenchimento de formulário fornecido pela Secretaria no ato do cadastro. O atendimento ao público ocorre das 8h às 16h.
Consagrada como Capital do Forró, Caruaru celebra o ritmo durante o ano todo. Neste fim de semana, o arrasta-pé tomará conta do Mercado Cultural Casa Rosa, localizado no Parque 18 de Maio, com shows de Liude Love, Seu Agripino e Trio Buscapé, além de uma apresentação de brega do cantor Leandro Pinga Fogo.
O espaço conta com programação para toda a família, com espaço infantil e mais de dez estabelecimentos de serviços variados, entre cachaçarias, botecos e petiscarias, que oferecem opções de lanche e almoço. Nos fins de semana e feriados, o Mercado funciona das 12h às 18h; durante a semana, abre nos dias de feira: das 10h às 17h, às quintas, e das 8h às 14h, às sextas.
Confira a programação do fim de semana
– Sábado (2)
13h – Liude Love
15h – Seu Agripino
– Domingo (3)
13h – Trio Buscapé
15h – Leandro Pinga Fogo
A governadora Raquel Lyra e o Secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE), Manuca de Zé do Povo (pré candidato a Deputado Federal pelo Avante), anunciaram o início de uma nova fase do Qualifica PE, programa que está transformando a realidade de milhares de pernambucanos por meio da capacitação profissional e empreendedora. Com quase 21 mil vagas disponíveis nos próximos seis meses, a iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), visa impulsionar a empregabilidade e a geração de renda em todas as 12 regiões de desenvolvimento do estado. As inscrições, gratuitas, já estão abertas no site oficial da secretaria www.sedepe.pe.gov.br no link https://qualifica.sedepe.pe.gov.br
UMA OPORTUNIDADE PARA TODOS – O programa oferece 9,9 mil vagas em cursos presenciais de qualificação técnico-profissional, voltados para os setores de indústria, comércio e serviços, e 11 mil vagas para capacitação empreendedora, com foco em quem deseja iniciar ou aprimorar o próprio negócio. Desde seu lançamento no segundo semestre de 2023, o Qualifica PE já formou mais de 5 mil pessoas, e agora amplia sua atuação para atender tanto o público em geral quanto grupos específicos, como pessoas em situação de vulnerabilidade e trabalhadores rurais. “É uma alegria dar continuidade a esse programa, que prepara pernambucanos e pernambucanas para atender às demandas do mercado de trabalho ou gerir seus negócios de forma mais assertiva”, destaca o secretário da SEDEPE, Manuca.
CURSOS DIVERSIFICADOS E ESPECIALIZADOS – Os cursos de qualificação profissional, ministrados por entidades do Sistema S (Senai e Senac), têm duração entre 15 e 108 horas/aula e abrangem áreas como:
• Gastronomia
• Beleza
• Mecânica
• Gestão
• Turismo
• Moda
• Energia
• Telecomunicações
• Refrigeração e climatização, entre outros.
Já as trilhas de capacitação empreendedora, oferecidas pelo Sebrae, têm até 16 horas/aula e abordam temas como Empreendedorismo, Finanças e Marketing, ideais para quem busca estruturar ou expandir pequenos negócios.
FOCO NA INCLUSÃO – O Qualifica PE também se destaca por sua abordagem inclusiva. Uma das ações de destaque é a oferta de cursos para a população carcerária, como o curso de Design de Mechas, iniciado na Colônia Penal Feminina Bom Pastor, no Recife. “O objetivo é promover o resgate social, possibilitando que essas pessoas saiam do sistema prisional profissionalizadas e com chances reais de reinserção no mercado de trabalho”, explica o secretário Manuca.
Outra novidade em 2025 é a inclusão de 650 vagas exclusivas para trabalhadores do Programa Chapéu de Palha, com cursos nas áreas de alimentos, automotiva, construção civil, mecânica e vestuário. “Queremos oferecer alternativas de renda para além do benefício, considerando a sazonalidade de atividades como cana-de-açúcar, fruticultura irrigada e pesca artesanal”, afirma a Secretária Executiva de Trabalho e Qualificação, Tatiana Ferraz.
COMO PARTICIPAR – As inscrições para os cursos de qualificação profissional já estão abertas no site www.sedepe.pe.gov.br, no link https://qualifica.sedepe.pe.gov.br. O início das aulas está marcado para 4 de agosto. Somente neste mês, serão oferecidas 1.250 vagas em 31 municípios das regiões Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão. As inscrições para os cursos de qualificação empreendedora serão abertas ainda em agosto.
IMPACTO NO FUTURO DE PERNAMBUCO – Com uma abordagem abrangente e inclusiva, o Qualifica PE conta também com apoio do presidente do Avante, Sebastião Oliveira e do Deputado Federal, Waldemar Oliveira, reforçando compromisso do Governo do Estado em promover o desenvolvimento econômico e social e oferecendo ferramentas para que a população possa conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho ou empreender com sucesso.
