Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Estudantes da Rede Municipal do Recife participam de etapa internacional do torneio de robótica na China

Evento reforça política pública de inovação na educação e protagonismo estudantil. Alunos participarão da etapa internacional do FIRST®️ LEGO®️ League – Asia Open Championship, na cidade de Macau

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, segue ganhando destaque no cenário internacional da educação. Estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife participarão da etapa internacional do FIRST®️ LEGO®️ League – Asia Open Championship, torneio de robótica que acontece entre os dias 7 e 10 de agosto, na cidade de Macau, na China. A competição é organizada pela Trumptech – World Class Tests, parceiro local da FIRST®️ LEGO®️ League, e reúne equipes de diversos países em torno de desafios ligados à ciência, tecnologia e inovação. Os estudantes embarcam neste domingo (3), às 23h.

“Fui visitar os meninos e ver a apresentação deles. Ezequiel pediu para eu vir ao aeroporto para o embarque deles. Prometi que iria vir, já é quase segunda-feira e estamos embarcando eles, dando um abraço neles, nas famílias e professores. Agora, é competir, aproveitar a viagem e, com fé em Deus, voltar com a premiação”, afirmou o prefeito João Campos. “Os nossos alunos vão representar a nossa cidade na competição global de robótica da Lego, na China. Recife é a única cidade com uma escola da rede municipal em todo o Brasil que vai para o mundial na China”, acrescentou.

Além da dedicação e empenho dos estudantes, a participação também é resultado direto dos investimentos contínuos da gestão municipal nos clubes de programação e robótica, fortalecendo uma política educacional voltada para o pensamento computacional, metodologias ativas e a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Em 2025, esse compromisso com a inovação culmina na seleção de uma equipe formada por estudantes da rede do Recife para representar o Brasil em uma competição de destaque mundial.

A equipe selecionada é formada pelos estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Professor João Batista Lippo Neto e da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, na categoria FLL Explore – Anos Iniciais – Ana Sophia (6º ano), Ezequiel Douglas (5º ano), João Vítor (5º ano) e Vivian Mariana (5º ano). Além da apresentação do projeto desenvolvido ao longo do ano, a participação também envolve atividades colaborativas com crianças de diferentes culturas, ampliando horizontes e fortalecendo o protagonismo estudantil como instrumento de transformação social.

RECIFE NO MUNDO – O mês de agosto também marca o fortalecimento dos laços internacionais promovidos pelo Recife no Mundo, programa de intercâmbio internacional da Secretaria de Educação. No próximo domingo (3), às 16h30, o Recife recebe a comitiva de estudantes e professores dos Estados Unidos, que participaram da mais recente edição do intercâmbio cultural e educacional.

Durante a estada no país americano, os estudantes e educadores da Rede Municipal puderam vivenciar experiências imersivas em escolas, centros de inovação e instituições culturais, fortalecendo o repertório pedagógico e ampliando sua visão de mundo. A chegada ao Recife reforça a troca de saberes e culturas, promovendo um ambiente ainda mais enriquecedor para todos os envolvidos.

Fotos: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife

Campo do Sena, no Barro, recebe intervenção para se tornar parque alagável e reduzir inundações

Projeto será o segundo espaço da cidade projetado para acumular águas das chuvas e evitar alagamentos. O investimento é de R$ 3,4 milhões

Uma das soluções apontadas nos estudos da macrodrenagem da bacia do Tejipió foi a construção de parques alagáveis. Dentro do ProMorar Recife, o primeiro dos três parques previstos está sendo construído às margens do Tejipió, no bairro do Barro, local onde antes ficava situado o Campo do Sena. Trata-se do Parque Alagável Campo do Barro, uma iniciativa baseada na natureza com foco na resiliência urbana. O projeto abrange uma série de intervenções planejadas para mitigar os impactos das inundações sazonais e promover o convívio social e a preservação ambiental. O investimento nessa obra é de R$ 3,4 milhões e está com o percentual de 30% na sua execução.

“Nós estamos fazendo uma das obras mais inovadoras da cidade do Recife. É uma obra de um parque linear, na margem do rio Tejipió. Toda essa área será alagável. Em dias de forte chuva, ela vai evitar que a água vá para a casa das pessoas. Então, aqui terá um píer, embaixo do píer também vai ter água, vai ter campo, pista de caminhada, espaço de convivência… Vamos garantir uma área super digna para todo mundo e voltada também para a natureza”, explicou o prefeito João Campos, durante visita realizada ao espaço na manhã desta segunda-feira (4). “Por quê? Porque vai ajudar a drenagem da bacia do rio Tejipió. Todo mundo que mora aqui vai sentir o benefício dessa obra. Tanto quem mora no Barro, quanto quem mora nas áreas mais abaixo também, como o Ipsep, vai sentir a diferença. E essa é uma das obras que nós estamos fazendo no Tejipió – muitas outras também virão”, garantiu.

A área verde já existia e a obra da Prefeitura está requalificando o espaço para acumular as águas pluviais no período de chuvas fortes. Esse tipo de obra, que teve início em março deste ano, armazena água, reduz o pico de vazão, facilita o escoamento e evita inundações. No projeto, o campo de futebol existente na área funcionará como um reservatório de água durante os eventos de chuvas e nos períodos de estiagem será utilizado pela população.

“Essa obra representa mais do que infraestrutura: é uma ação concreta de adaptação às mudanças climáticas e de cuidado com as pessoas. O parque alagável do Campo do Barro foi pensado para acumular as águas das chuvas em períodos críticos e, ao mesmo tempo, oferecer um espaço de convivência e lazer para a comunidade. Estamos avançando com um projeto que alia engenharia, sustentabilidade e inclusão social, com foco na segurança e na qualidade de vida dos moradores do entorno. Faz parte do nosso compromisso com uma cidade mais resiliente e preparada para o futuro”, destacou a secretária de Projetos Especiais do Recife, Marília Dantas.

O parque, que é uma área lindeira ao rio, passará a ter também pista de cooper, academia para idoso, mobiliários como bancos e mesas de piquenique, parque da infância, decks de madeira e o campo de futebol ganhará uma arquibancada. A previsão de entrega é para o final deste ano.

O projeto de macrodrenagem dessa área no Barro vem acontecendo em etapas. A primeira foi o alargamento de 850 metros do rio Tejipió. A fase agora é a implantação do parque alagável, integrando a macrodrenagem e os equipamentos urbanos de lazer, esportes e segurança. Ainda no segundo semestre, está prevista a licitação do alargamento de mais dois quilômetros do rio Tejipió, na área que vai da garagem da empresa Metropolitana até a Avenida Recife.

 
Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Senador Marcos do Val coloca tornozeleira eletrônica por determinação de Moraes

Senador passa a cumprir medidas cautelares por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF

CNN – A PF (Polícia Federal) realiza uma operação, na manhã desta segunda-feira (4), contra o senador Marcos do Val (Podemos-ES), por determinação do ministro Alexandre de Moraes, STF (Supremo Tribunal Federal).

O senador é alvo de medidas cautelares e passará a ser monitorado por tornozeleira eletrônica. Além disso, o parlamentar terá que entregar todos os seus passaportes.

Do Val foi alvo da ação policial no Aeroporto Internacional de Brasília, no momento em que desembarcou de voo dos Estados Unidos. Ele viajou para fora do Brasil e ficou dez dias em solo norte-americano, mesmo com ordem do STF de entrega do passaporte.

Além da PF, a Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) do DF também acompanha a operação.

Zeca Cavalcanti avalia primeiros meses de gestão e projeta obras estruturantes para Arcoverde

Em entrevista ao Blog do Finfa, prefeito destaca equilíbrio fiscal, avanços na saúde e educação, sucesso do São João e parceria com a governadora Raquel Lyra para transformar a cidade.

Em entrevista exclusiva ao Blog do Finfa, o prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, fez um balanço dos primeiros sete meses de sua gestão, destacando o planejamento, a transparência e o equilíbrio financeiro como pilares de sua administração. Segundo ele, desde janeiro, a prefeitura tem honrado salários e compromissos com fornecedores, resgatando a autoestima da população e colocando a máquina pública novamente nos trilhos.

“Assumimos uma prefeitura com salários atrasados e fornecedores desequilibrados financeiramente. A pior parte foi encontrar o povo sem esperança. Mas com diálogo e responsabilidade, conseguimos equilibrar tudo”, afirmou o gestor.

Zeca também apresentou os principais avanços nas áreas de saúde e educação. Entre as conquistas estão a descentralização das farmácias municipais, a abertura de um centro de especialização e reabilitação, a entrega de kits escolares e o início do processo licitatório para a reforma de toda a rede escolar.

Um dos destaques da entrevista foi a retomada em grande estilo do São João de Arcoverde, que, segundo o prefeito, movimentou cerca de R$ 100 milhões na economia local, com 14 dias consecutivos de festas, sem intervalos. “Ressuscitamos o São João com grandes atrações e sem cobrar espaço dos comerciantes”, celebrou.

Entre os projetos futuros, Zeca mencionou a parceria com o governo do estado para a construção do prolongamento do canal do Riacho do Mel, uma obra de quase 2,5 km que incluirá ciclovia, iluminação e áreas de lazer.

O prefeito também reforçou o apoio à reeleição da governadora Raquel Lyra, a quem chamou de “mãe para o povo de Arcoverde” pela liberação de recursos e apoio em diversas frentes. “Tudo o que levei para ela, ela atendeu. É uma parceira do povo de Pernambuco”, disse, confirmando que seu grupo político já está fechado com os irmãos Gouveia para as eleições de 2026.

Com aprovação em alta e novos projetos em andamento, Zeca Cavalcanti afirma que ainda há muito a ser feito, mas garante: “Vamos chegar ao fim do primeiro ano com uma gestão de excelência.”

Blog do Finfa: Prefeito Zeca, eu queria que o senhor fizesse uma avaliação dos 7 meses da sua gestão.
Zeca Cavalcanti: É, amigo Finfa, primeiro eu quero agradecer a oportunidade de bater esse papo com você e dizer que realmente nós conseguimos, como diz o ditado popular, levantar voo e entrar na plenitude do voo. O que é que eu quero dizer com isso?
Nós estamos há 7 meses à frente do governo de Arcoverde e já conseguimos planejar com muita transparência, com muito zelo, com muito cuidado, principalmente com os recursos públicos.
Então, conseguimos equilibrar as finanças do município e, assim, honrar todos os compromissos que o município tem assumido, desde com os funcionários, com os servidores municipais, que todos os dias, no último dia útil do mês, nós temos honrado o salário de cada funcionário — seja contratado, efetivo ou comissionado — enfim, todos, de professores a médicos, a auxiliares, como também todos os nossos fornecedores.
Ou seja, a gente está com um governo bem equilibrado, porque trabalhamos, primeiro, com muito planejamento; segundo, com muita transparência; e terceiro, com muito bom senso, muito cuidado com o bem público. Portanto, eu avalio nossa gestão, no sétimo mês de governo, como uma gestão exitosa, onde estamos com muito cuidado e vamos caminhar para que possamos avançar nos projetos cada vez mais.

Blog do Finfa: Arcoverde, na gestão passada, passou por um caos. Pernambuco todo sabe, os jornalistas sabem da má gestão do ex-prefeito. Qual foi a maior dificuldade que o senhor encontrou quando assumiu a prefeitura?
Zeca Cavalcanti: Lá em janeiro, quando assumimos o governo, eu não estou aqui nem para olhar pelo retrovisor, nem muito menos para ficar atacando gestões passadas, mas, quando assumimos o governo, vimos realmente um desequilíbrio total na máquina pública. O que é que eu posso dizer com isso?
Era funcionário, aposentado e pensionista com salário atrasado, eram fornecedores totalmente em desequilíbrio com os pagamentos — ou seja, empresas com dificuldades até financeiras por causa de gastos desnecessários ou desenfreados do governo, compras sem controle.
Assumimos um governo com um povo — e eu acho que isso foi o pior de tudo — com a autoestima baixa. Quando assumimos, as pessoas estavam cabisbaixas, sem acreditar, sem sonhar mais com o futuro de Arcoverde, um futuro melhor.
Então, foi muito ruim quando assumimos em janeiro, mas conseguimos, como eu disse há pouco, com bom senso, cuidado, conversa, relação pessoal, desde os funcionários até os fornecedores, equilibrar toda a máquina pública de Arcoverde. E hoje estamos, graças a Deus, com uma aprovação de vento em popa, como se diz.

Blog do Finfa: Como é a relação do Executivo com o Legislativo?
Zeca Cavalcanti: Muito boa. Hoje, temos relação com os 10 vereadores. Arcoverde é uma cidade um pouquinho diferente. É uma cidade com número par de cadeiras no Legislativo — são só 10. Mas, graças a Deus, tenho uma relação muito boa com todos os vereadores, com o presidente da Câmara, Luciano Pacheco, com a vereadora Célia, que é nossa líder do governo, com todos os outros vereadores. Enfim, a gente tem tido uma tranquilidade muito grande para governar, no quesito relação entre Executivo e Legislativo.

Blog do Finfa: Lá atrás, prefeito, nos 100 dias, o senhor anunciou melhorias e avanços em diversas áreas para a população arcoverdense. Pergunto: foi realizada e concretizada alguma dessas ações?
Zeca Cavalcanti: Claro. Eu sou uma pessoa que, em Arcoverde, todos me conhecem. Sabem que, quando Zeca fala, eu não falo da boca pra fora. Eu já falo com tudo planejado, tudo estudado, para que possamos realmente realizar aquilo que estamos oferecendo à população.
No início, oferecemos e assinamos ordens de serviço de pavimentação de diversas ruas — e já estão acontecendo. Em torno de 30 ruas já estão com obras iniciadas, e outras estão para iniciar.
Avançamos muito na saúde, onde prometemos às pessoas que iríamos abrir um centro de especialização e reabilitação — e vamos inaugurar na próxima semana.
Tivemos o cuidado de melhorar toda a rede farmacêutica e descentralizar as farmácias do município. Hoje, já estão todas descentralizadas. Tivemos um avanço muito grande no atendimento nas policlínicas 24 horas.
Na educação, também anunciamos que chegariam os kits de fardamento e material escolar para os alunos da rede pública municipal. Já entregamos esses kits e vamos entregar diversas outras ações para elevar o padrão da educação.
Prometemos e vamos realizar a reforma de toda a rede escolar. Já está entrando na fase de licitação a reforma de todos os prédios escolares do município.
Ou seja, acho que já avançamos mais até do que prometemos, mas isso não significa que estamos satisfeitos. Vamos avançar ainda mais e, com certeza, vamos chegar ao final do ano com êxito no primeiro ano de governo, de forma excelente.

Blog do Finfa: Qual é a principal meta que o prefeito Zeca tem para entregar à população arcoverdense até dezembro?
Zeca Cavalcanti: Veja só, talvez não dê para entregar porque é uma obra grande. É uma obra em que a governadora Raquel Lyra me prometeu, e que já está em fase de projeto, que é o prolongamento do canal do Riacho do Mel.
É um canal que sai do Corredor da Integração, em Arcoverde, e vai interligar com a BR-232. São quase 2.500 metros de canal, com asfaltamento, tráfego de veículos, ciclovia, iluminação, parques — enfim, uma coisa belíssima.
Isso é uma parceria do governo de Zeca Cavalcanti com a governadora Raquel Lyra, assim como a questão das escolas, que também foi uma parceria com o governo do estado. O recurso foi todo alocado pelo estado.

Blog do Finfa: O São João, prefeito, foi um sucesso, não é?
Zeca Cavalcanti: Realmente, foi uma felicidade. Foi uma festa belíssima, revivemos aquele São João antigo de Arcoverde, que teve um intervalo de 2012 até agora, 2024. Podemos dizer que ressuscitamos o São João em 2025.
Foi um São João com investimentos relevantes do governo municipal, do governo do estado como parceiro, mas também teve uma coisa importante: giramos a economia de Arcoverde em torno de 100 milhões de reais.
Geramos milhares de empregos. As famílias estão felizes, porque no São João venderam todos os seus produtos. Estavam ali no pátio, onde, primeiro, não cobramos o espaço — aquele espaço que todas as prefeituras cobram.
Eu costumo dizer que São João é época de ganhar dinheiro, não de gastar. Para o município, é irrelevante aquele pagamento, mas para eles faz muita falta.
Então, o São João foi uma coisa belíssima. Grandes artistas, 14 dias de festa, sem nenhum intervalo. Eu costumo dizer que é diferente.
Porque todas as cidades fazem São João quinta, sexta, sábado e domingo. Arcoverde, não. Foi do primeiro ao último dia sem parar, com grandes atrações — como você muito bem sabe — com Wesley Safadão, Xand Avião, Tarcísio do Acordeon, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, enfim, tantas atrações de envergadura nacional, como Forró Chacal, nosso Bernie Cachorrão, tantas atrações que nos deixaram muito felizes por poder atrair e realizar tudo isso aqui no município de Arcoverde.

Blog do Finfa: Arcoverde, na próxima semana, recebe o projeto “Ação Meninas e Mulheres no Sertão de Pernambuco”, que é uma realização do TJPE, com parceria do CNJ e da prefeitura. Como é esse projeto?
Zeca Cavalcanti: Você vê como é interessante e boa para o município de Arcoverde. Eu digo isso porque esse projeto, como você bem disse, é uma parceria com o TJPE, o CNJ — o Conselho Nacional de Justiça — e a Prefeitura de Arcoverde, para que possamos discutir as ações de cuidado com as mulheres.
Por que escolheram Arcoverde?
Primeiro, pela localização geográfica. Segundo, pela atuação da Secretaria da Mulher de Arcoverde, que tem agido fortemente na preservação dos direitos e no cuidado físico, mental e intelectual com as mulheres.
Isso mostra que estamos no caminho certo e que isso foi visto pelo CNJ, lá em Brasília, com atenção. Diagnosticaram que Arcoverde pode ser um exemplo para todo Pernambuco.
Será um grande congresso, uma grande conferência, com presença de desembargadores, conselheiros do CNJ, do Tribunal de Justiça — possivelmente até o presidente — além de prefeitos da região.
Nós estaremos lá com todo nosso governo, com os vereadores, para discutir os direitos das mulheres. A violência está muito grande, inclusive tivemos alguns fatos tristes aqui em Arcoverde, mas que mostram que a cidade está atenta e no encalço de quem faz mal às mulheres.

Blog do Finfa: A governadora Raquel Lyra tem ajudado sua gestão, prefeito?
Zeca Cavalcanti: Demais.
A governadora Raquel Lyra tem sido parceira não só dos pernambucanos de forma clara — estamos vendo ela começar a fazer entregas no interior do estado, no Recife, na região metropolitana — como também em Arcoverde.
Eu costumo dizer que ela não olha só para Arcoverde, mas ela olha bem para Arcoverde.
Fico muito feliz em ser um aliado dela, porque todas as demandas que levei até hoje, ela não negou nenhuma.
Ela conseguiu para mim um novo abatedouro público, o canal de mais de 15 milhões de reais, a reforma de todas as escolas do município, ambulâncias, ajudou fortemente no São João — isso até gerou um pouco de ciúmes — mas ela sabia que transformaríamos aquele recurso em geração de renda para o povo.
Ou seja, eu só posso dizer que a governadora Raquel Lyra é uma mãe para o povo de Arcoverde.

Blog do Finfa: Sendo assim, o prefeito Zeca, em 2026, está apoiando a reeleição da governadora?
Zeca Cavalcanti: Com certeza. Pernambuco não pode parar.
Pernambuco tem que avançar, e essa pessoa — indicada pelo povo de Pernambuco — chama-se Raquel Lyra, porque ela realmente é uma mulher destemida, com muita vontade de trabalhar.
Depois de arrumar a casa nesses dois, três anos, agora vai começar a destravar as grandes ações do governo. Ela pegou o estado desarrumado, assim como eu peguei, mas tenho certeza de que ela será a pessoa que Pernambuco deve escolher.
Não tenho a menor dúvida da eleição dela — com total respeito aos adversários — mas reconhecendo a força do povo, da mulher e de Raquel para trabalhar por Pernambuco.

Blog do Finfa: Zeca fechou para as eleições de 2026 o seu grupo todo com os irmãos Gouveia, Marcelo e Gustavo?
Zeca Cavalcanti: Com certeza. Vamos apoiar para deputado estadual Gustavo Gouveia, e para deputado federal, nosso presidente da Amupe, ex-prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia.
São pessoas que, mesmo sem terem sido votadas ainda em Arcoverde, já começaram a entregar ações para a cidade através de suas relações políticas.
Gustavo, como deputado estadual; Marcelo, com sua articulação em Brasília. Já alocaram recursos por meio de emendas parlamentares, sob a liderança de Marcelo.
Ele será um grande deputado federal para Arcoverde e Gustavo, um grande deputado estadual para o povo da cidade. Fotos: Ceará

Crônica de Ademar Rafael: Qual é o seu exemplo?

QUAL É O SEU EXEMPLO?

Do livro “Palavra e vida – Evangelho comentado cada dia de 2025” no comentário sobre o texto de Matheus 10,7-15, que versa sobre os ensinamentos de Jesus ao enviar seus apóstolos às missões retiro as seguintes ponderações: “…A força do evangelizador vem de seu testemunho e da coerência de vida, não de riqueza, poder ou ostentação. O verdadeiro pregador não tem bagagem; não impõe a mensagem pela força, mas convida, propõe e persuade…”

Esta breve transcrição serve como alicerce para nossa reflexão desta data e que começa com estas indagações. Como estão os níveis dos seus pedidos e suas sugestões se comparados com as suas ações? Você é do tipo que segue tudo que sugere assumindo plenamente as suas responsabilidades ou do tipo que fica com o bônus e deixa o ônus para seus pares?

O grupo de pessoas que pedem e sugerem uma coisa e agem em sentido contrário é crescente nos ambientes públicos e privados. Os exemplos dados pelos membros deste contingente não são identificados de forma alguma. Os que submetem os outros a esforços extremos e sugam os benefícios advindos com o suor alheio também proliferam em grande escala. Estamos presentes na primeira, na segunda ou em ambas hipóteses?

Na época que exerci cargos de comando no setor público ou privado com muito esforço tentei exercer a liderança através do exemplo. Algumas vezes falhei, buscava entender os motivos do fracasso e seguia tentando. Em determinados momentos os liderados apontavam meu posicionamento como fato que os estimulavam a seguir minhas ponderações. Baseado nisto atesto sem medo. Por meio do testemunho, da coerência entre a fala e a ação e da persuasão podemos ser exitosos evangelizadores da palavra de Cristo e mentores de ideias que promovam a humanização no mundo empresarial, na família e na comunidade. Vamos à pratica?

Coluna do Finfa

Diz da importância – O Secretário Estadual de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco, Almir Cirilo, em entrevista exclusiva a este blogueiro, disse da importância do Sistema de Abastecimento Rural Aroeira em Iguaracy, que vai beneficiar cinco comunidades.

Cavarana – O prefeito de Brejinho, Gilson Bento, que não esteve presente na passagem da governadora na cidade de Iguaracy, mais mandou uma grande caravana para representá-lo, estavam o vice-prefeito Naldo de Valdin, o presidente da Câmara de Vereadores Tony Raylã, Galeguinho do Milhão, Francisco de Vera, Lan de Zé Birro, Bizu Grampão, os secretários Manoel Pedro e Abrahão Francisco, o engenheiro Pedro. Foto: Finfa

Participou – O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, esteve participando neste final de semana na cidade de Camocim do São Felix, de mais uma edição do ‘João Pedro 2025’, uma das festas mais bonitas e animadas do Agreste de Pernambuco, ao lado do prefeito da cidade de Sóstenes Rubano e a primeira dama Ivanize, vereadores, secretários municipais, lideranças e a população. “De parabéns todos que deram um show de organização no João Pedro 2025, é sempre muito bom voltar a Camocim de São Félix, rever e abraçar os muitos amigos, muito obrigado pela acolhimento”, disse o ministro.

Marcaram presenças – Na inauguração do Sistema Rural de Abastecimento da Comunidade Aroeira em Iguaracy, que a governadora Raquel Lyra inaugurou na última sexta-feira 1º de agosto, um leva de prefeitos marcaram presenças, além do anfitrião Dr. Pedro Alves, Manoel Messias (Custódia), Delson Lustosa (Santa Terezinha), Fredson Brito (São José do Egito), Luciano Torres (Ingazeira), Gilberto Ribeiro (Flores), Flávio Marques (Tabira), Dr. Ismael (Santa Cruz da Baixa Verde), Naldo de Valdin (vice-prefeito de Brejinho) e Diógenes Patriota (Tuparetama). Fotos: Finfa

Serviço realizado – A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, através da secretaria de Agricultura, realizou o serviço de recuperação da estrada da comunidade Vaca Morta (estrada do açude do governo), que o blog a pedido dos moradores denunciou a situação. Os moradores agradecem ao governo municipal pelo serviço realizado. Fotos: Finfa

Entusiasta – Na passagem da governadora Raquel Lyra, pelo Sertão do Pajeú, um dos prefeitos mais entusiasta pela gestão da governo do estado, foi o prefeito de Santa Cruz da Baixa, Dr. Ismael.

Perguntar não ofende – No Pajeú, tem uma oposição completa só esperando o atual prefeito dizer que será candidato a reeleição em 2028, para todos os vereadores oposicionistas declararem apoio em detrimento ao ex-prefeito?

COMAGSUL emite nota em defesa em apoio a Danilo Cabral na Sudene

Manifestação pública do Consórcio, composto por vinte e três municípios reforça apoio à permanência de Danilo Cabral

O Consórcio dos Municípios do Agreste e Mata Sul de Pernambuco (COMAGSUL), composto por vinte e três municípios consorciados, através do prefeito de Altinho e presidente do Consórcio, Marivaldo Pena, vem a público externar irrestrito apoio à permanência de Danilo Cabral na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE).

A atuação de Danilo Cabral tem se mostrado fundamental para o fortalecimento institucional da SUDENE e para a retomada do papel estratégico do órgão no planejamento regional e no fomento de políticas públicas estruturadoras voltadas ao desenvolvimento econômico do Nordeste.

Destacamos, em especial, o seu firme compromisso com a defesa da continuidade das obras da FERROVIA TRANSNORDESTINA, projeto essencial para a logística nacional e para o escoamento da produção da região Nordeste. Defender a TRANSNORDESTINA é defender o Nordeste, pois a obra representa um verdadeiro divisor de águas para a interiorização do desenvolvimento e para a redução das desigualdades regionais.

Sob a liderança de Danilo Cabral, a SUDENE tem atuado com competência técnica, visão estratégica e diálogo permanente com os entes federativos, a sociedade civil e o setor produtivo. A continuação do seu trabalho é imprescindível para a continuidade dos projetos e ações que vêm promovendo impactos positivos concretos nos municípios nordestinos.

Com larga experiência na gestão pública, reconhecida capacidade de articulação institucional e sensibilidade para com os desafios históricos da região, Danilo Cabral tem consolidado a SUDENE como um vetor de transformação para o Nordeste.

Assim, os municípios consorciados ao COMAGSUL reforçam seu veemente apoio à permanência de Danilo Cabral na Superintendência da SUDENE, confiantes de que sua continuidade garantirá a manutenção de uma gestão técnica, comprometida e efetiva em prol do desenvolvimento socioeconômico regional.

MARIVALDO PENA
Prefeito de Altinho
Presidente do COMAGSUL

Pernambuco marca presença na nova direção nacional do PT

Neste domingo (3), o Partido dos Trabalhadores deu posse à nova direção nacional durante o encerramento do 17º Encontro Nacional da sigla, em Brasília. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, parlamentares e lideranças históricas do partido, como José Dirceu. O ex-ministro Edinho Silva é o novo presidente do PT.

A nova composição do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores conta com a presença de pernambucanos, reforçando o peso político do estado dentro da legenda.

A senadora Teresa Leitão, que já integrava o Diretório Nacional, foi reconduzida nesta nova gestão. Teresa também é Coordenadora Geral da CAED, a Comissão de Assuntos Educacionais do PT.

“Assumimos hoje uma nova direção no Partido dos Trabalhadores, comprometida com a reconstrução de vínculos e com o fortalecimento da nossa base militante”, disse Teresa.

Ela defendeu como prioridade “abrir caminhos para um diálogo ativo com a sociedade, estimulando o debate interno como instrumento de unidade e maturidade política. Essa articulação será essencial para reeleger o presidente Lula em 2026, ampliar nossa representação no Parlamento e consolidar um projeto de país que une justiça social e protagonismo internacional.”

Moradores de Nova Descoberta ganham segurança com mais uma obra do Programa Parceria

Intervenção em alvenaria armada foi entregue pela Prefeitura do Recife na Travessa Alto Santa Luzia, situada na comunidade da Vila União

A Prefeitura do Recife entregou à população, neste domingo (3), mais uma obra de proteção de encostas realizada pelo Programa Parceria no bairro de Nova Descoberta, Zona Norte da cidade. As melhorias estão inseridas na Ação Inverno 2025, pacote de intervenções em andamento que totaliza investimentos de R$ 322,9 milhões para minimizar os impactos das chuvas. O prefeito João Campos participou da inauguração e explicou um pouco do que foi feito.

“Quando nós fazemos uma contenção de encosta como essa, um muro de arrimo, uma alvenaria armada, como também é o caso, nós colocamos esse tubo e, por trás dele, há um geotêxtil — um tecido que funciona como um filtro. É como se nós preparássemos um filtro de café: colocamos o filtro, o café dentro e jogamos água. O que acontece? O que passa pelo filtro é só a água. Aqui é do mesmo jeito. Esse geotêxtil segura a terra e deixa passar apenas a água, para que ela escoe e não fique acumulada por dentro. Portanto, é um elemento importante nos muros de contenção, e aqui no Parceria também há os barbacãs e o geotêxtil por trás”, detalhou João.

Os trabalhos foram concluídos em julho e ficaram sob a responsabilidade da Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife (Sedec). A intervenção em alvenaria armada na Travessa Alto Santa Luzia, situada na comunidade da Vila União, recebeu investimento em torno de R$ 12,5 mil e garante mais segurança e qualidade de vida para duas famílias, residentes nas casas de números 40 e 5473. A área coberta chega a 48 metros quadrados.

Com o Parceria, a Prefeitura fornece projeto, material e orientação técnica para intervenções em áreas planas e morros, enquanto a população entra com a mão de obra como contrapartida. Os serviços incluem tratamento de encosta com soluções técnicas de rip rap, tela argamassada e alvenaria armada; melhoria de infraestrutura com implantação de acessos, microdrenagem e corrimão; e melhorias habitacionais (fossa séptica, revestimentos e recuperação de paredes).

O senhor Hamilton Caetano Gomes, dono de uma das residências beneficiadas pelo Parceria e morador há quase 60 anos da região, compartilhou um pouco de como a reforma impactou a sua vida. “Eu não dormia de noite pensando naquela coisa pesada, ficava com medo de cair a casa. Mas eu sempre falava, um dia essa barreira vai ser feita”, contou. “Agora tô mais tranquilo, dormindo sossegado, e todo mundo achou bonito”, disse ele, que vive com a filha e o neto.

Um dos diferenciais do programa Parceria é que ele não é apenas uma integração entre a Prefeitura do Recife e os moradores beneficiados, mas também entre a própria comunidade. No caso de Hamilton, um dos pedreiros responsáveis por ajudá-lo na obra, Daniel, foi outro beneficiado do projeto da gestão municipal. “Eu moro na casa de cima, fiz a obra da minha casa e o meu amigo Hamilton pediu para eu dar uma ajuda a ele, aí eu construí a obra da casa dele”, disse Daniel.

Nos últimos quatro anos, foram concluídas 4.239 obras do Parceria e outras 1200 serão executadas em 2025. O programa Parceria foi premiado com o Pergaminho de Honra do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), que é considerada a premiação mais prestigiada de habitação sustentável do mundo. A iniciativa reconhece contribuições extraordinárias na área de assentamentos humanos e habitação, destacando a situação das pessoas que vivem na pobreza ou que foram deslocados de seus territórios.

INVESTIMENTOS – Com a Ação Inverno 2025, a Prefeitura do Recife bate novo recorde e realiza o maior investimento da história. Serão destinados R$ 322,9 milhões de recursos da gestão municipal para viabilizar um conjunto de intervenções destinadas a minimizar os impactos das chuvas na cidade, com um pacote de obras estruturadoras que inclui novas intervenções no Rio Tejipió, construção de reservatórios de água na região da Imbiribeira, contenção de encostas, urbanização de comunidades afetadas pelas chuvas e mitigação de pontos críticos de alagamento.

Copa de Veteranos 2025 é iniciada em Itapetim

No último sábado (02), o Estádio O Maxixão sediou a abertura da Copa Itapetim de Veteranos 2025. O evento esportivo reúne 15 equipes — 10 no grupo dos 40 e 5 no grupo dos 50 — e distribuirá mais de R$ 10 mil em premiação, entre dinheiro, troféus e medalhas.

Na rodada de estreia, o 50Tão B venceu o 50Tão A pelo placar de 4 a 2. Em seguida, o Barcelona superou a equipe dos Prazeres por 4 a 0.

A solenidade de abertura contou com a presença da prefeita Aline Karina, do vice-prefeito Chico, do ex-prefeito Adelmo Moura, do diretor de Esportes Matheus e equipe, dos vereadores Júnio Moreira (presidente da Câmara), Dr. Antônio e Cleubia, além de secretários e diretores municipais. Um grande número de torcedores compareceu às arquibancadas para acompanhar as partidas.

A Copa Itapetim de Veteranos é promovida pelo Governo Municipal, por meio da Diretoria de Esportes e Juventude. Segundo a gestão municipal, o objetivo é valorizar os atletas locais, incentivar a prática esportiva e promover competições em diversas modalidades, reconhecendo o esporte como ferramenta de inclusão, saúde e transformação social.