Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Os bastidores da política local no município de Mirandiba ganham novos contornos, com o rompimento anunciado, de Gilberto e o ex prefeito Bartolomeu, com o grupo do prefeito Evaldo Bezerra.
Em meio aos grandes avanços que o município vem passando nos últimos 4 anos e meio, e a aprovação em mais de 85% do prefeito Evaldo Bezerra tem incomodado o vice e o ex gestor, assim levando ao rompimento, considerada ilógica e precipitada, por diversas lideranças “raízes” do grupo, a decisão tomada.
Com base em vídeos que circulam em grupos, contendo discurso dos novos opositores, comenta-se que o ex-prefeito pretendia ser tratado como líder, e queria ser consultado por todas as decisões e destinos do município. Já o desagrado do vice Gilberto, seria por constatar que Evaldo não teria externado desejo firme em ser este seu futuro sucessor.
Em contato realizado pelo Blog Fala PE, quanto à decisão tomada pelos seus antigos aliados, Dr. Evaldo respondeu que sua única preocupação é em trabalhar buscando obras, recursos e melhor condição de vida para os mirandibenses. Segundo o prefeito, não é hora de discutir política local, pois Mirandiba vive o melhor momento da sua história, e seus esforços serão concentrados na continuidade do desenvolvimento municipal. “Não fui convidado por eles para dialogar futuro político, e soube por terceiros esta decisão. Meus esforços serão para garantir avanços para Mirandiba. Todo e qualquer resultado política virá não de uma conspiração, mas sim do trabalho”, pontuou o prefeiro Dr. Evaldo.
Abriu – A Prefeitura de Santa Terezinha, realizou a abertura do Programa Moradia Legal – Dignidade e Direito à Moradia Regular. “Com muito orgulho, iniciamos oficialmente o Programa Moradia Legal, uma iniciativa que vai transformar a vida de muitas famílias do nosso município. O objetivo é garantir o direito à posse e à regularização fundiária, promovendo dignidade, segurança jurídica e mais cidadania para quem sonha em dizer: “essa casa é minha por direito!”, disse o prefeito Delson Lustosa.

Santa voltou – A prefeita de Sertânia, Pollyanna Abreu, participou da volta da imagem de Nossa Senhora das Graças ao Hospital Municipal Maria Alice Gomes Lafayette. “A representação da Santa estava quebrada, mas foi restaurada e levada de volta ao centro de saúde onde ficará exposta para que os sertanienses possam ter seu momento de fé. O padre Adjailson Araújo foi o responsável por levar e abençoar a Nossa Senhora”, disse a prefeita em suas redes sociais.
Visitou – O prefeito de Tuparetama, Diógenes Patriota, esteve visitando o Centro Social do Distrito de Santa Rita, onde vai ser totalmente restaurado para em breve ser instalado a nova Cozinha Comunitária, que vai atender os que mais precisam. “Agradeço à governadora Raquel Lyra e ao Secretário Carlos Braga, por mais essa ação para os tuparetamenses”, disse Diógenes.
Lançamento – A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza o lançamento oficial da programação do Festival Viva Jesus Garanhuns/PE. O evento será realizado na próxima quinta-feira, 7 de agosto, às 10h30, no Gabinete do Prefeito, localizado no Palácio Celso Galvão. Na ocasião, serão apresentados todos os detalhes e a grade de atrações do festival, que integra o calendário cultural do município e chega neste ano a sua quarta edição.
Cassou – Com o título “TRE-PE cassa vereadora de Serra Talhada por fraude à cota de gênero”, a comunicação do Tribunal Regional Eleitoral destacou a perda de mandato de Juliana Tenório, vereadora do Solidariedade, e de toda a chapa da legenda. Por unanimidade, a Corte do TRE-PE decidiu, nesta segunda (04), cassar todos os registros e diplomas dos candidatos do partido Solidariedade de Serra Talhada (eleitos, suplentes e não eleitos) por fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024. Com a decisão, a vereadora eleita Juliana Tenório perde o mandato e ficará inelegível por 8 anos. O julgamento reconheceu duas candidaturas fictícias: de Jéssica Bianca e Silva e Ana Michele de Barros Silva, que assim como Juliana, ficarão inelegíveis pelo prazo de oito anos.
Você sabia? – Que Padre Elton, Padre Welington, Padre Juacir, Padre Erinaldo, Padre Gutembergue, o diácono Lucas e o Bispo Emérito Dom Egídio visitaram a cidade de Assis, na Itália, terra de São Francisco de Assis, padroeiro da Paróquia do Bairro São Francisco em Afogados da Ingazeira. Em um momento marcado por fé, fraternidade e profunda espiritualidade, o Padre Gutemberg presidiu a Santa Eucaristia, como filho da comunidade da Paróquia São Francisco.
Falta de repasse – O atraso no pagamento de salários de colaboradores terceirizados voltou a ser denunciado em Serra Talhada. Pelo menos 24 trabalhadores, contratados por meio da empresa A1 Serviços, relataram ao Blog Júnior Campos que há quase dois meses sem receber. A empresa, sediada no Recife, presta serviço à Prefeitura Municipal em diversas secretarias estratégicas, como Serviços Públicos, Agricultura, Esportes e Lazer, Iluminação, entre outras. Em áudios enviados aos trabalhadores, uma colaboradora da empresa que atua no setor de Departamento Pessoal respondeu às cobranças feitas em grupos de WhatsApp e atribuiu o problema à falta de repasses por parte da Prefeitura de Serra Talhada.
Disse – “Agradeço imensamente à nossa governadora Raquel Lyra e ao Secretário de Estado Manuca por mais esse olhar especial por Custódia. Hoje recebemos 03 ônibus escolares, 01 trator, 01 ensiladeira e 01 arado. Conquistas que fortalecem nossa educação e agricultura do nosso município”. (Prefeito de Custódia Manoel Messias, ontem quando da chegada destes equipamentos)
Frase – “Eu tô no pé de todo mundo aqui, secretário, financeiro… A gente não tem interesse nenhum em ficar com o salário de vocês. Mas a empresa também precisa receber”. (Funcionária da Empresa A1 Serviços, sobre a falta de repasse por parte da Prefeitura de Serra Talhada, para os pagamentos dos terceirizados)
Faleceu – O ex-prefeito de Ipojuca, Pedro Serafim, faleceu, nesta segunda-feira (4), aos 72 anos. Ele estava hospitalizado no Recife e a sua morte foi comunicada pela família. Serafim governou o município entre 2005 e 2012 e desde então não se candidatou a cargos eletivos.
Perguntar não ofende – Quem vai assumir a vaga da vereadora de Serra Talhada Juliana Tenório, do Solidariedade, que foi cassada por unanimidade pela corte do TRE-PE?
Nesta segunda-feira (4), Arcoverde se destacou como referência regional ao sediar a Ação Meninas e Mulheres no Sertão de Pernambuco, promovida pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Prefeitura de Arcoverde, por meio da Secretaria Municipal da Mulher.
A atividade integrou a programação da Pré-Jornada Lei Maria da Penha, evento preparatório para a XIX Jornada Lei Maria da Penha, reunindo autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir estratégias de enfrentamento à violência de gênero.
A programação contou com apresentações culturais, mesas de debate e palestras. Entre os destaques, esteve a participação da atriz e ativista Luiza Brunet, que abordou a importância da denúncia como instrumento de combate à violência doméstica.
Foram discutidos temas como a efetividade das medidas protetivas, a construção de políticas públicas em rede, a implantação de grupos reflexivos para homens autores de violência e o fortalecimento dos serviços de acolhimento no Sertão.
O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, destacou a relevância do evento: “É um orgulho para Arcoverde ser escolhida como uma das cidades-sede deste fórum. Aqui estão sendo discutidos caminhos e soluções para proteger mulheres e meninas, fortalecer políticas públicas e sensibilizar a sociedade. Esses debates vão ecoar não só no Sertão, mas em todo o Brasil”, afirmou.
Com o tema “Presença que Transforma”, a iniciativa reforçou o compromisso do município com a promoção da igualdade de gênero, a segurança e a garantia de direitos das mulheres, consolidando Arcoverde como um polo de referência na luta contra a violência de gênero no interior do estado. Da Assessoria
Composta por representantes da sociedade civil, gestores e trabalhadores de saúde, gestão atuará durante o biênio 2025-2027
A governadora Raquel Lyra empossou, nesta segunda-feira (4), os novos membros do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE), que atuarão no biênio 2025-2027. Ao todo, 64 conselheiros, sendo 32 titulares e 32 suplentes, foram oficialmente nomeados para compor o colegiado, cuja missão é formular estratégias e fiscalizar a execução da política estadual de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a posse.
“Este conselho tem uma representatividade e uma força muito grande, num tema que é sensível e caro ao povo pernambucano. Temos hoje o maior nível de investimento em saúde da nossa história, com foco total na responsabilidade de cuidar de todos que precisam. Estamos com reformas em grandes hospitais, já inauguramos mais de 600 leitos em unidades de saúde, credenciamos novos serviços e seguimos trabalhando pela descentralização da assistência. O conselho tem um papel fundamental para que possamos ser mais eficientes nos gastos e mais rápidos nas respostas”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.
O Conselho Estadual de Saúde é formado por 50% de representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 25% de trabalhadores da saúde e 25% de gestores e prestadores de serviços. A gestão do CES-PE para o novo biênio foi definida por meio de uma comissão eleitoral instituída com regimento próprio e calendário amplamente divulgado.
Com reuniões mensais ordinárias, o colegiado acompanhará a execução da política estadual de saúde e deliberará sobre os rumos do sistema, inclusive no plano econômico e financeiro. “Este é um momento emocionante e histórico. É a primeira vez que o Governo do Estado dá posse pessoalmente ao Conselho Estadual de Saúde. Hoje é um dia que marca a renovação de um ciclo e também reafirma a importância do controle social para o SUS, uma verdadeira materialização da participação popular e da gestão democrática promovida pelo Governo do Estado”, destacou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.
Presidente eleito do CES-PE, Gutemberg Félix Ferreira, servidor do Estado e militante da área de vigilância em saúde, destacou o compromisso com o SUS. “Não acho que isso seja um espaço de poder, mas de responsabilidade. Nosso dia a dia é o fortalecimento do SUS, não temos outra bandeira”, declarou. Recém-empossada, Roberta Jorgea, diretora geral de Gestão Participativa da SES, disse que o conselho é um instrumento essencial para a construção das políticas públicas. “Não existe SUS sem o controle social. É com muita satisfação que integramos esse espaço, sempre com foco no interesse da coletividade”, afirmou.
Presente no evento, o deputado estadual João Paulo também celebrou o papel do SUS e defendeu ações voltadas à prevenção. “O SUS é muito importante para o povo brasileiro, mas tão importante quanto ele é a saúde preventiva, nas comunidades, nas equipes de saúde da família, fazendo trabalho preventivo”, pontuou.
Também participaram da posse o deputado estadual Joaquim Lira, a secretária de Administração, Ana Maraíza, a promotora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Helena Capela, e a representante da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Pernambuco, Roberta Amorim.
Obras de pavimentação e drenagem das ruas Cosme Bezerra e Agripino Lacerda foram inauguradas pela Prefeitura do Recife na noite desta segunda (4)
Com investimentos de mais de R$ 1,2 milhão, a Prefeitura do Recife entregou, na noite desta segunda-feira (4), as obras de pavimentação e drenagem das ruas Cosme Bezerra e Agripino Lacerda, no bairro da Iputinga. Os serviços foram realizados pela Secretaria de Saneamento (Sesan), no âmbito do Programa Rua Tinindo, beneficiando toda a extensão das vias, num total de 403 metros. O prefeito João Campos, o vice-prefeito Victor Marques e o secretário de Saneamento, Miguel Ricardo, participaram da entrega.
“Hoje é um dia muito especial. Aqui, a gente sabe, e vocês mais do que e, como era importante realizar essa obra. Para alguns moradores, foram 40 anos de espera. Durante a execução, há transtornos, como a instalação da drenagem, a preparação da pavimentação e das calçadas. Mas depois de pronta, a obra traz alívio, especialmente no período de chuvas. Já entregamos mais de 140 ruas pelo Programa Rua Tinindo, e até o final do ano vamos começar outras 40. Nosso objetivo é garantir que as famílias possam entrar e sair de casa com dignidade, sem lama nos dias de chuva e sem poeira nos dias de sol”, afirmou o prefeito João Campos.
A Rua Agripino Lacerda recebeu cerca de 870 m² de pavimentação em CBUQ, quase 700 m² de calçadas com quatro rampas de acessibilidade, além de mais de 700 metros de dispositivos de drenagem em tubos de PEAD DN 400mm e 600mm. A via tem extensão de 143 metros e conta também com sinalização vertical e horizontal. Já a Rua Cosme Bezerra, com 260 metros de extensão, foi contemplada com mais de 706 m² de pavimentação em CBUQ, mais de 1.340 m² de calçadas com quatro rampas de acessibilidade e os mesmos padrões de drenagem e sinalização.
Marlene Margarida, de 68 anos, moradora da rua há mais de dez anos, celebrou a requalificação. “Era horrível aqui. Tinha muito buraco, lama e era muito difícil o acesso dos carros. Agora está uma coisa linda. Me sinto muito grata ao prefeito por ter feito essa obra”, disse ela.
“São duas Ruas Tinindo sendo entregues hoje na Iputinga, um investimento de mais de um milhão de reais. E dá muito gosto. Tenho certeza de que, se todo mundo parar um pouco para pensar, vai perceber que este inverno já foi muito diferente do anterior. Muito mais do que uma obra de calçada bonita ou drenagem funcionando, estamos entregando qualidade de vida à população”, destacou o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Victor Marques.
RUA TININDO
As obras do Programa Rua Tinindo já beneficiaram 140 vias concluídas, com outras 25 em andamento nas seis RPAs da cidade. O programa transforma a infraestrutura urbana, levando mais conforto, dignidade e qualidade de vida para moradores e condutores.
Estado encerra o primeiro semestre com mais de 25 mil vagas criadas e salário de admissão com crescimento real. Os dados são do Novo Caged
O estado de Pernambuco continua a trajetória de crescimento na geração de empregos formais, registrando um saldo positivo de 5.179 novas vagas com carteira assinada no mês de junho. O resultado, divulgado nesta segunda-feira (4) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Novo Caged, é fruto de 52.697 admissões e 47.518 desligamentos, consolidando um semestre positivo para o mercado de trabalho local.
“Os números divulgados nesta segunda-feira pelo governo federal confirmam aquilo que quem está dentro da gestão estadual vê a todo momento: Pernambuco está crescendo novamente, de maneira constante e sustentável. Para mim, como governadora, é de uma satisfação sem tamanho constatar que a nossa gente está voltando a ter a sua carteira assinada, está tendo a sua dignidade devolvida, como nunca deveria ter deixado de ser. E muito mais está por vir, essa é a missão de todo o time do Governo”, declarou a governadora Raquel Lyra.
No acumulado do primeiro semestre de 2025, o desempenho do Estado é ainda mais forte, alcançando a terceira colocação na região com um total de 25.366 empregos gerados. Com este resultado, o total de empregos gerados na atual gestão do Governo do Estado chega a 136.417. Outro indicador de destaque foi o salário médio de admissão, que atingiu R$ 1.937,41 em junho. O valor representa um crescimento real de 1,5% em relação ao mês anterior e de 1% sobre o mesmo período do ano passado, superando também a média regional do Nordeste (R$ 1.933,77).
A liderança feminina na geração de empregos é um dos grandes destaques do ano. No acumulado de janeiro a junho, já são 16.956 postos de trabalho criados para as pernambucanas, o que representa 67% do total de vagas geradas no Estado. Em junho, a tendência se manteve, com 2.677 carteiras assinadas para mulheres, contra 2.502 para homens. “Os números divulgados hoje apontam para uma tendência de crescimento da geração de emprego no Estado. Apenas no mês de junho, foram mais de 5 mil posições geradas com carteira assinada, e no primeiro semestre nós acumulamos mais de 25 mil oportunidades criadas, das quais 67% foram destinadas a pessoas do sexo feminino, mães de família que estão aproveitando esse momento tão positivo para Pernambuco, sobretudo no setor de serviços”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Guilherme Cavalcanti.
Com o desempenho, Pernambuco ficou na quarta posição de geração de empregos no Nordeste em junho, atrás apenas da Bahia, do Ceará e do Maranhão.
“Os números de junho confirmam que Pernambuco está no caminho certo. É extremamente positivo ver o Estado manter um ritmo constante de geração de empregos formais, especialmente com o setor de serviços e a indústria puxando esse crescimento. Em um cenário nacional ainda desafiador, ver Pernambuco criar mais de 5 mil vagas em apenas um mês e ultrapassar 66 mil novos postos no acumulado de 12 meses mostra a força do nosso mercado de trabalho e a eficácia das políticas públicas e dos esforços do setor produtivo. É um resultado que merece ser celebrado”, destacou Manuca, secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo.
O setor de Serviços foi, mais uma vez, o grande motor da economia pernambucana, respondendo pela criação de 2.128 vagas. O resultado foi puxado principalmente pelo dinamismo das áreas de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas.
A Indústria seguiu como o segundo maior gerador de postos, com um saldo de 1.394 vagas, com forte influência da indústria de transformação e destaque para o fabrico e refino de açúcar. O setor de Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas também teve um desempenho robusto, com 960 novos postos. A Agropecuária contribuiu com 401 vagas, impulsionada pelo cultivo de uva, enquanto a Construção Civil somou 296 novos empregos formais.
NOVO CAGED – O Novo Caged é um método de geração de estatísticas do emprego formal que capta informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e do sistema Empregador Web. A partir dos dados reunidos, é possível calcular a subtração entre o número de admissões e o de demissões ocorridas em um determinado período, obtendo-se o saldo (positivo ou negativo) de postos de trabalho formal.
Evento discutiu o papel dos conselhos e a gestão de fundos públicos voltados às políticas para pessoas com deficiência
Após a mesa de abertura, os participantes acompanharam uma capacitação sobre o papel e estrutura do conselho. No turno da tarde, o foco foi direcionado aos financiamentos e gestão de fundos. A capacitação foi conduzida pelo Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas de Pernambuco, Luís Eduardo Antunes.O Seminário teve como principal objetivo fortalecer os conselhos como espaços de participação cidadã e de controle social das políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos também foi parceira no evento.
Com 13.357 mil atendimentos, a Carreta da Mulher Pernambucana completa dois meses desde seu lançamento no final de maio. Uma estratégia do Governo do Estado, realizada pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), que leva atendimento especializado para as mulheres nas quatro macrorregiões. Nesta semana, de 04 a 09 de Agosto, a Carreta estará nos municípios de Garanhuns, Petrolina, Surubim e Abreu e Lima.
A Carreta atende das 8h às 17h, disponibilizando exames como mamografia, ultrassonografia de mama, colposcopia, punção mamária guiada por imagem, biópsia de lesão no colo do útero, além de consultas com ginecologista e teleinterconsulta com mastologista.
Nestes dois meses de funcionamento, as mamografias e as ultrassonografias de mama estão no topo dos atendimentos realizados, com 6.748 e 2.891, respectivamente. Os números refletem o impacto positivo da estratégia na saúde do estado, com foco na diminuição da demanda reprimida.
Os atendimentos na Carreta são agendados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios, por meio da Central de Marcação de Consultas e Exames (CMCE). Já as mamografias são ofertadas por demanda espontânea, sem a necessidade de encaminhamento médico, para mulheres entre 50 e 69 anos.
“A Carreta disponibiliza consultas e exames essenciais para a saúde das pernambucanas, é um compromisso da gestão da governadora Raquel Lyra que tem priorizado o cuidado com as mulheres, levando mais dignidade, prevenção e diagnóstico para todo o estado”, destacou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.
Confira os locais de atendimento desta semana:
Carreta 01 – Abreu e lima (04 a 09/08)
Local: Caetés I, na praça do terminal. Enfrente a Rua 157
Carreta 02 – Surubim (04 a 09/08)
Local: Rua Antônio de Medeiros Sobrinho, em frente à Secretaria Municipal de Saúde.
Carreta 03 – Garanhuns (04 a 09/08)
Local: Rua Joaquim Távora – Heliópolis (em frente a GERES)
Carreta 04 – Petrolina (04 a 09/08)
Local: Praça da Juventude – Bairro João de Deus
Por Márcio Falcão, TV Globo — Brasília
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (4) a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Moraes justificou que descumpriu as medidas cautelares impostas a ele, por ter veiculado conteúdo nas redes sociais dos filhos.
Na decisão, Moraes afirma que Bolsonaro utilizou redes sociais de aliados – incluindo seus três filhos parlamentares – para divulgar mensagens com “claro conteúdo de incentivo e instigação a ataques ao Supremo Tribunal Federal e apoio ostensivo à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro”.
“Não há dúvidas de que houve o descumprimento da medida cautelar imposta a Jair Messias Bolsonaro”, escreveu Moraes. Para o ministro, a atuação do ex-presidente, mesmo sem o uso direto de seus perfis, burlou de forma deliberada a restrição imposta anteriormente.
Com isso, Moraes determinou que Bolsonaro cumpra prisão domiciliar em seu endereço residencial. A decisão inclui:
uso de tornozeleira eletrônica;
proibição de visitas, salvo por familiares próximos e advogados;
recolhimento de todos os celulares disponíveis no local.
O despacho ressalta que as condutas de Bolsonaro demonstram “a necessidade e adequação de medidas mais gravosas de modo a evitar a contínua reiteração delitiva do réu”.
Segundo Moraes, as medidas cautelares em vigor foram desrespeitadas “mesmo com a imposição anterior de restrições menos severas”, como a proibição de uso das redes sociais e de contato com outros investigados.
Além disso, o ministro destaca que o ex-presidente produziu material destinado à publicação por terceiros, driblando a censura direta aos seus canais e mantendo “influência ativa” no debate político digital.
A decisão foi proferida no âmbito da investigação que apura a articulação de uma tentativa de golpe após o resultado das eleições de 2022. Bolsonaro já é réu nesse inquérito e também em outras ações penais que tramitam no STF.
