Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Coluna do Finfa

Em Brasília, governadora Raquel Lyra se reúne com presidente Lula e governadores do Nordeste, e debate medidas emergenciais para setores produtivos após tarifaço anunciado pelos EUA

A governadora Raquel Lyra participou, nesta terça-feira (5), em Brasília, da 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o Conselhão. Durante o encontro, presidido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os governadores do Consórcio Nordeste manifestaram preocupação com o impacto do tarifaço, pacote de sobretaxas anunciado pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, e defenderam medidas emergenciais para proteger empresas exportadoras da região.
“Estou junto com todos os governadores do Nordeste intensificando o diálogo para encontrarmos soluções que minimizem o impacto das sobretarifas previstas para serem impostas pelo governo norte-americano ou até que elas sejam evitadas. Nosso trabalho é garantir a solidariedade ao empresariado e a manutenção dos nossos empregos, principalmente na produção de frutas e do açúcar, que são bastante fortes no nosso Estado”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
O presidente Lula pontuou que o governo vai recorrer a todas as medidas cabíveis para defender os interesses do país. “A começar pela Organização Mundial de Comércio. O governo já vinha atuando para fortalecer o nosso comércio exterior e gerar novas oportunidades para empresas nacionais”, ressaltou.
Desde o anúncio das tarifas, o Governo de Pernambuco tem mantido diálogo com representantes de setores econômicos do Estado para buscar redução do impacto. Na semana passada, a gestão estadual solicitou apoio ao governo federal em três frentes de atuação para suporte ao setor produtivo.
A primeira é para disponibilização, via Banco do Nordeste do Brasil (BNB), de linhas emergenciais de crédito para os setores diretamente afetados. A segunda é para adoção de medidas compensatórias, como o incentivo à diversificação de mercados internacionais, a facilitação de acesso a países parceiros e políticas de apoio à exportação. E a terceira é a proteção e promoção dos interesses dos setores produtivos do Nordeste brasileiro na interlocução com os Estados Unidos.
A região Nordeste pode ser especialmente afetada com a elevação de tarifas sobre produtos como frutas, pescados, açúcar, mel, minérios e sal, segmentos com forte presença de pequenas e médias empresas que geram milhares de empregos diretos e indiretos. A expectativa dos governadores nordestinos é de que, caso o tarifaço não seja evitado, o país adote medidas emergenciais para proteger as empresas exportadoras, especialmente as que operam em setores estratégicos para a economia regional.
“O Brasil é o grande protagonista da segurança alimentar. A orientação do presidente Lula tem sido a negociação e o diálogo. Nós vamos trabalhar para reverter esse processo e, além disso, apoiar as empresas, o emprego, o setor produtivo e abrir novos mercados”, enfatizou o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
REUNIÃO COM HADDAD – Ainda em Brasília, a governadora Raquel Lyra participou de uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que tratou também de medidas de compensação, como operações de crédito, após os impactos que serão sentidos com a validação do tarifaço pelos Estados Unidos.

Nova Farmácia Central amplia e moderniza acesso da população pernambucana a medicamentos

Uma farmácia ampla, moderna e que amplia o acesso da população pernambucana a medicamentos. Essa é a proposta da nova Farmácia Central do Estado, que será implantada no Parque de Exposições de Animais do Cordeiro, no Recife. O local foi escolhido pela localização estratégica, que facilita o atendimento ao público não apenas da capital, como também de outros municípios. Serão investidos R$ 10,3 milhões para a reforma e ampliação da nova sede. O edital de licitação para contratação de empresa que ficará responsável pelas obras foi publicado na edição do último sábado (2) do Diário Oficial.

“As novas instalações vão acomodar melhor todas as pessoas, sejam pacientes ou familiares, que procuram a Farmácia Central de Pernambuco, que faz a dispensação de medicamentos especiais e alto custo. Que bom que a gente vai ter uma sede que, além de oferecer melhores condições de trabalho para os servidores, mais segurança e conforto, vai disponibilizar qualidade na assistência às pessoas que procuram a Farmácia. A nossa governadora Raquel Lyra segue no compromisso com a população, sem deixar ninguém para trás”, afirma a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.

O objetivo da nova sede, que terá 2,9 mil m² de área construída, é qualificar e centralizar a distribuição de medicamentos especializados da Assistência Farmacêutica Estadual. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe). “Esse equipamento representa mais um investimento da governadora Raquel Lyra para qualificar o serviço de saúde pública de Pernambuco. A nova sede vai garantir mais eficiência na distribuição de medicamentos e mais conforto às pessoas em tratamento contínuo e em situação de vulnerabilidade social”, afirmou o titular da Sepe, Rodrigo Ribeiro.

A obra será executada pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) e tem um prazo de oito meses, a partir da assinatura da ordem de serviço. “Nas últimas décadas, em todos os ramos de atividade, houve uma modernização de instalação  visando oferecer um melhor atendimento à população. Na iniciativa privada, o Recife é referência nesse tipo de prestação de serviço e não poderia ser diferente na iniciativa pública. Agora, em mais uma parceria com a Sepe, a Cehab disponibiliza sua expertise nesse novo conceito de farmácia que o Governo de Pernambuco passará a operar na capital”, contextualiza o diretor-presidente da Companhia, Paulo Lira.

A Farmácia Central faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela fornece medicamentos  de alto custo e complexidade, usados para tratar doenças graves e crônicas, para pacientes do SUS que moram em Pernambuco. Diariamente, são atendidos até 1.800 pacientes por dia.

Governadora Raquel Lyra nomeia 197 novos analistas e assistentes para a Educação de Pernambuco

Desde 2023, já são 1.599 analistas e 1.062 assistentes nomeados para a rede estadual
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Educação, segue fortalecendo a rede estadual de ensino. Nesta terça-feira (5), a governadora Raquel Lyra nomeou mais 197 profissionais da área, sendo 120 analistas em gestão educacional e 77 assistentes administrativos. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Estado, por meio dos atos nº 5.301 e 5.302.
 
Com este novo grupo, a atual gestão estadual alcança um total de 1.599 analistas e 1.062 assistentes nomeados desde 2023, ultrapassando as vagas previstas no edital do último concurso, que determinava o chamamento de 500 analistas e 96 assistentes. As convocações fazem parte do concurso público regido pela Portaria Conjunta SAD/SE nº 113, de 19 de julho de 2022, e reforçam o compromisso do estado com a valorização do serviço público e a presença de profissionais qualificados em todas as regiões.
 
“Fortalecer a educação é prioridade no nosso governo, e, através do Juntos pela Educação, estamos investindo R$ 5,5 bilhões para, como o nome do programa já diz, trabalharmos em parceria — Governo e servidores — e elevar ainda mais a qualidade do ensino no Estado. Quero dar as boas-vindas aos novos analistas e assistentes e dizer que contamos vocês para essa missão”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
 
O secretário de Educação, Gilson Monteiro, destacou o compromisso da gestão com a eficiência educacional. “A nomeação desses profissionais é mais um passo importante no fortalecimento da nossa rede. Estamos investindo em uma gestão educacional cada vez mais eficiente, com equipes técnicas qualificadas e presentes em todo o Estado. Ao ampliar esse quadro de analistas e assistentes, reforçamos nosso compromisso com a valorização do serviço público e com uma educação que atenda, com qualidade, às necessidades das escolas e dos estudantes pernambucanos”, disse o titular da pasta. 
 
A nova convocação contempla profissionais de diversas áreas de especialização, sendo 44 analistas com especialidade em Nutrição, 57 em Pedagogia, 13 da especialidade Geral, 4 em Direito e 2 em Serviço Social, além dos 77 assistentes administrativos educacionais. Com esse reforço, o Governo de Pernambuco amplia ainda mais o atendimento às necessidades das Gerências Regionais de Educação (GREs) e qualifica a gestão educacional em todo o estado.

Recife gera quase 60% do saldo de empregos criados no estado no primeiro semestre de 2025

Segundo o CAGED, nos primeiros seis meses do ano, a capital pernambucana, sozinha, foi responsável por 14.990 contratações líquidas com carteira assinada, frente ao saldo de 25.366 em Pernambuco

Recife continua na dianteira na geração de empregos em Pernambuco. No primeiro semestre de 2025, a capital pernambucana foi a responsável pela geração de quase 60% dos empregos formais celebrados durante o período em todo o estado. Os dados foram apresentados pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). De janeiro a junho, o Recife registrou saldo positivo de 14.990 empregos formais com carteira assinada, frente a 25.366 contratações líquidas de Pernambuco.

Um semestre inteiro impulsionando os empregos com carteira assinada em todo estado. O saldo das contratações no Recife em 2025 foi 18,2% acima do mesmo período de 2024. O saldo das contratações que aconteceram no Recife foram geradas, sobretudo, pelos setores de Serviços e Comércio, dois importantes ativos da economia recifense.

Durante os seis primeiros meses de 2025, o setor de Serviços teve 14.048 de saldo positivo, que corresponde a 93,7% do saldo para o período. Neste setor o destaque ficou por conta das contratações geradas pelos segmentos de Informação, Comunicação, Atividades Financeiras, Imobiliárias, profissionais e administrativas que, juntos, resultaram no saldo de 7.358. A Construção Civil  teve saldo de 2.210, e a Indústria de 491.

“A economia é um processo dinâmico e nosso papel enquanto gestão pública é de trabalhar na arquitetura da geração das oportunidades observando os cenários e atuando de maneira estratégica, sobretudo na desburocratização e na atração de novos investimentos. Foi um semestre positivo e este potencial é fonte primária para o trabalho que desenvolvemos, de maneira transversal, aqui na Prefeitura do Recife”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Andrade Lima.

Bolsonaro definiu decisão de Moraes por prisão domiciliar como um “absurdo”

Jair Bolsonaro (PL) definiu como um “absurdo” a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), de decretar sua a prisão domiciliar por descumprimento de medida cautelar imposta no âmbito da investigação que apura a atuação do ex-presidente contra a soberania nacional.

Bolsonaro foi surpreendido pela chegada da Polícia Federal, na segunda-feira (4), na casa onde mora, em um bairro nobre de Brasília. Ele ainda estava fora de sua residência quando foi abordado pelos agentes da corporação.

Sem oferecer resistência, o ex-presidente entregou à PF seu aparelho celular. Não houve busca e apreensão no endereço de Bolsonaro.

A defesa do ex-chefe do Executivo chegou ao local depois do cumprimento da medida. Segundo relatos, Bolsonaro estava contrariado com a decisão.

Desde o dia 18 de julho, o ex-mandatário estava submetido ao monitoramento contínuo por uso de tornozeleira eletrônica e proibido de sair de casa no período da noite.

A partir de agora, Bolsonaro não poderá receber visitas sem autorização prévia da Justiça.

Blog do Finfa com novo WhatsApp

O Blog do Finfa agora está com o novo WhatsApp! Fique por dentro de todas as notícias, novidades e informações exclusivas direto na palma da sua mão. Salve o nosso contato (87) 9 9201-8970 ou clique no link (http://wa.me/+5587992018970) e envie também suas denúncias ou sugestões. Participe!

Cerca de 3,6 milhões de pernambucanos terão desconto na conta de luz em agosto

Mais de R$ 35 milhões serão repassados pela Neoenergia Pernambuco por meio do bônus Itaipu

Em agosto, cerca de 3,6 milhões de consumidores pernambucanos terão desconto na conta de luz. O abatimento nas faturas pode chegar a R$ 32,78, conforme o consumo de cada cliente. Ao todo, R$ 35,6 milhões serão repassados pela Neoenergia Pernambuco aos consumidores beneficiados.

O crédito é referente ao chamado “bônus Itaipu”, resultado da distribuição de ganhos obtidos com a comercialização de energia da usina hidrelétrica. Têm direito ao benefício os clientes das classes residencial e rural que consumiram, em média, menos de 350 kWh por mês ao longo de 2024, conforme o Despacho nº 2.233/2025 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O desconto foi calculado individualmente, com base no consumo registrado, e já está sendo aplicado diretamente nas faturas emitidas pela distribuidora.

Benefício recorrente – Essa é a segunda vez no ano que os consumidores de Pernambuco recebem essa ótima notícia. No último mês de janeiro, R$ 49,6 milhões também foram repassados pela Neoenergia aos beneficiados. Na ocasião, aproximadamente 3,5 milhões de pernambucanos tiveram desconto de até R$ 47,55 na conta de luz por meio do bônus Itaipu.

Carro oficial da Prefeitura de Água Branca-PB é flagrado em motel e caso gera repercussão

Um carro oficial da Prefeitura de Água Branca, no Sertão da Paraíba, foi flagrado dentro de um motel, segundo denúncia feita pelo vereador de oposição Pedro Jorge. As imagens do veículo, que pertence à Secretaria Municipal de Educação, foram enviadas à produção do programa Cidade Alerta, da Rádio Cidade FM, e rapidamente repercutiram nas redes sociais.

De acordo com a denúncia, o carro estava estacionado na garagem de número 6 do estabelecimento enquanto o condutor, cuja identidade não foi divulgada, permanecia no local em momento íntimo.

O caso foi repercutido nesta terça-feira (5) pelo radialista Júnior Alves, no Programa Rádio Vivo, da Rádio Pajeú. Ele relatou que tentou contato com representantes da gestão municipal, mas não obteve retorno:

“Provocamos a prefeita Marluce durante o programa, mas ela também não quis se manifestar. Nem uma nota foi emitida”, afirmou.

A secretária de Educação do município também foi procurada, mas não atendeu às ligações da equipe da rádio. Até o momento, a Prefeitura de Água Branca não divulgou esclarecimentos oficiais sobre o uso do veículo público.

A situação levanta questionamentos sobre a conduta dos servidores e o uso indevido de bens públicos. Blog Nill Júnior

33º FIG divulga balanço com números positivos de movimentação turística e retorno financeiro para Garanhuns

Maior Festival Multicultural da América Latina contou com 18 dias de programação intensa e diversa no mês de julho
Com o tema “Tradição Viva, Cultura em Movimento”, a 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns foi realizada entre os dias 10 e 27 de julho, reunindo quase 500 atrações culturais em 23 polos espalhados pela cidade. Durante os 18 dias de programação, mais de 2 milhões de pessoas passaram por Garanhuns, movimentando a economia local com um impacto estimado em R$ 200 milhões. A rede hoteleira da cidade registrou ocupação superior a 90%.

A Praça Mestre Dominguinhos contou com um bom índice de público durante sua programação, chegando a um público superior a 80 mil pessoas em algumas noites. Já em outros polos como a Lona de Circo Índia Morena, XVIII Virtuosi, Palco Estação, Teatro Adulto, Infantil e Alternativo e Dança houve lotação de público em diversas sessões, além do tradicional cortejo do Boi da Macuca que reuniu milhares de pessoas nas ruas da cidade. Assim, o FIG segue consolidado no calendário de eventos de Pernambuco como um dos mais importantes para o Estado.

“O FIG deste ano foi sem dúvidas o melhor de todos, tivemos a cidade repleta de turistas durante 18 dias. O que movimentou toda uma cadeia produtiva, gerando também mais emprego e renda para todos os garanhuenses. Além disso, tivemos a oportunidade de anunciar mais 15 atrações que estão confirmadas para a 34ª edição do Festival, em 2026”, afirma o prefeito Sivaldo Albino.

“Aproveito ainda para destacar e agradecer a participação importante de diversos órgãos parceiros nesta edição; entre eles a Neoenergia, Corpo de Bombeiros Militares, Bombeiros Civis, Polícia Militar, Polícia Civil, PRF, AMSTT, Sesc e Sebrae. Além de todos os nossos patrocinadores desta edição, entre eles o Governo do Estado, Banco do Nordeste | Governo Federal, Esportes da Sorte e Boticário”, completa.

De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Orçamento que realizou uma pesquisa com turistas de 18 estados brasileiros e de dois países, e no geral apresentaram índice de 90,6% de satisfação com o evento, aprovando o FIG 2025. Deste total os munícipes descreveram o evento em: Excelente (37,1%), bom (49,4%), regular (12,4%) e ruim (apenas 1,1%). Já os turistas classificaram o FIG como: Excelente (54,5%), bom (38,7%), regular (6,1%) e ruim (apenas 0,7%).

Outros 59,4% dos turistas confirmaram que estariam presentes mais de três dias no evento, com gastos médios diários que podiam passar de R$ 500 (15,5%), e 30,8% afirmando que estariam dispostos a investir de R$ 200 a R$ 500 durante a o dia do evento. Com boa movimentação, bares e restaurantes tiveram incremento de 30% a 40% no faturamento e o comércio apresentou melhoria no movimento na ordem de 15%.

O FIG 2025 se despediu do público com 15 atrações confirmadas para o próximo ano: Raphaela Santos, Anderson Neiff, Jota Quest, Belo, Hungria, Wesley Safadão, Roupa Nova, Ferrugem, Filipe Ret, Anavitória, Biquíni, Delacruz, Claudia Leitte, Luiza Possi e Cheiro de Amor. O cantor Tarcísio do Acordeon, que já havia sido anunciado anteriormente, também integra a programação do ano que vem.

Homenagem – O Festival homenageou o xilogravurista pernambucano J Borges, e teve a identidade visual desta edição desenvolvida pelo seu filho, Bacaro Borges. J. Borges foi um dos artistas populares mais renomados do país. Nasceu em 1935, no município de Bezerros (PE), e é um dos precursores da xilogravura brasileira.

“O FIG mais uma vez foi bem-sucedido, e tivemos um alto nível artístico em todos os polos. Por esta razão já estamos empenhados em fazer ainda melhor no próximo ano. Além disso, o público de turistas e excursionistas sempre acaba, absorvendo muito mais do que entretenimento. A curadoria entende que a programação do FIG reflete também um pouco da identidade do nosso povo”, destaca a secretária de Cultura e Turismo, Sandra Albino.

A 33ª edição do Festival foi uma realização da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com patrocínio da Esportes da Sorte, Banco do Nordeste e Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Cultura e Fundarpe. Conta ainda com o apoio de O Boticário, Sesc e Sebrae.