Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Defesa civil de Afogados da Ingazeira orienta sobre os cuidados com abelhas

As abelhas são animais organizados, contribuem com a polinização, fazem colmeias lindas e nos fornecem o delicioso mel, mas quando provocadas podem causar desconfortos, dores e até a morte.
O calor e a florada influenciam no surgimento de enxames itinerantes e aumento do número de insetos nas colmeias. A alta temperatura também deixa as abelhas, vespas ou marimbondos mais agitados e agressivos.

Nessa época do ano é recorrente o aumento do número desse tipo de ocorrência na nossa central de emergências.

A DEFESA CIVIL informa que é crime ambiental o extermínio desses animais, quando não ocorrem situações de perigo iminente para pessoas, como foram os casos recentes com óbitos verificados em nosso Município.

O QUE É PERIGO IMINENTE?

Risco à vida, idosos sem mobilidade, concentração permanente de crianças (salas de aula de escolas) e outros, pois em se tratando de abelhas o manejo correto não gera risco.

Mexer num enxame ou colmeia vai ativar o comportamento de defesa desses animais; grande parte dos casos de acionamento do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil tratam de enxames migratórios, característicos quando o enxame assenta para descansar formando uma “bola preta”, quando as abelhas cercam a rainha que parou ali para descansar. Normalmente elas ficam desta forma para passar a noite, indo embora nas primeiras horas do dia seguinte, ou seja, comportamento normal.

Só é alarmante para o proprietário do imóvel quando o enxame se “entoca”, entrando dentro de uma casinha de cachorro, dentro do forro, ou de um armário. Neste caso as abelhas podem estar fazendo uma colmeia e o aconselhamento da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros é procurar um apicultor habilitado para a remoção. Nunca aplique veneno num enxame ou tente afastá-lo com ventiladores ou afins.

As abelhas são insetos de hábitos diurnos, não existe indicação para manejo delas durante o dia, ainda mais em ambiente urbano, onde um enxame provocado pode atingir uma área de duas a quatro quadras.

Durante a noite elas estarão mais “calmas” por causa de seus hábitos eminentemente diurnos. Vale ressaltar que abelhas são sazonais e estamos em época migratória.

Para evitar problemas, a DEFESA CIVIL de Afogados da Ingazeira recomenda:

  • Evite movimentos bruscos e excessivos quando próximo a colmeias;
  • Não grite, pois as abelhas são atraídas por ruídos, principalmente os agudos;
  • Evite operar qualquer máquina barulhenta próximo a colmeias. Examine a área de trabalho antes de usar equipamentos motorizados;
  • Ensine as crianças a se precaver e não matar as abelhas, vespas ou marimbondos;
  • Se for atacado, proteja o pescoço e o rosto das picadas, com a ajuda de uma camisa ou outra vestimenta. Se a ferroada ocorrer na cabeça e/ou pescoço, procure imediatamente auxílio médico;
  • Pessoas alérgicas a picada de insetos devem evitar caminhadas em áreas de mata, pois para quem é sensível à peçonha, apenas uma picada pode ser suficiente para gerar um choque anafilático;
  • Caso seja alérgico a picadas, pergunte ao seu médico o que fazer;
  • Caso alguém seja picado, é importante que faça a remoção imediata dos ferrões, pois eles continuam liberando peçonha gradativamente. A sua retirada interrompe esse processo;
  • Afaste os animais domésticos do enxame porque qualquer barulho pode irritar o enxame e desencadear o ataque;
  • Após a picada, a abelha perde seu ferrão e a bolsa de peçonha e morre. Contudo, o mesmo não se aplica às vespas e marimbondos. Após picar eles estão prontos para atacar novamente;
  • Em casos de formação de colmeias em residências, o proprietário deve acionar um apicultor especializado para a remoção do foco. Nos casos mais críticos, acionar a Defesa Civil (99629.5758), e, em casos extremos, acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

DETRAN-PE: Campanha Maio Amarelo em todos os cantos de Pernambuco

A cada motorista ou motociclista abordado, uma lição de cidadania e educação para o trânsito. Assim foi a abertura do Maio Amarelo em Pernambuco, realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), na manhã desta terça-feira (2), no Segundo Jardim de Boa Viagem. A partir de agora, um mutirão de ações educativas e prestação de serviços à população acontece durante todo o mês, com atividades em vários municípios do estado, envolvendo escolas, empresas, centros de compras e parques, além de palestras coordenadas pela Escola Pública de Trânsito (EPT). O Maio Amarelo é um movimento voltado para conscientizar a sociedade para práticas seguras no tráfego de veículos, que, este ano, traz como tema: “No trânsito, escolha a vida” e slogan “Em Pernambuco, a vida é sempre prioridade”.

De acordo com o diretor-presidente do Detran-PE, Carlos Fernando Ferreira, “as ações buscam despertar a consciência dos condutores para uma convivência harmoniosa nas ruas, avenidas e rodovias”. Para isso, a programação se estende durante todo o mês com atividades voltadas para adultos e crianças, que ajudam a transmitir o aprendizado para os pais e familiares. Na abertura, por exemplo, foram utilizados os óculos de realidade virtual, que simulam a sensação de embriaguez, produzindo visão turva ou distorcida, além de causar desequilíbrio no usuário. Outra peça reproduz o percurso de um motorista dirigindo sob efeito de álcool, finalizando o trajeto de forma trágica. São experiências que contribuem para reforçar a importância de evitar ingerir álcool e dirigir.

Fora as questões educativas e lúdicas desenvolvidas na abertura, também houve espaço para a prestação de serviços. No Detran Itinerante, caminhão equipado para serviços externos, foi possível acompanhar processos, abrir solicitações, verificar a pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e obter esclarecimentos sobre procedimentos referentes a veículos e condutores. “As medidas integram as diretrizes do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, visando atender bem à população, considerando o momento de mudança atual em Pernambuco”, conforme declarou o diretor-geral do Detran-PE, André Trajano.

Ao longo da manhã, técnicos da educação de trânsito do Detran-PE procederam com a distribuição de material educativo e lacinhos alusivos ao Maio Amarelo, como também, desenvolveram as atividades com a população. Ainda no período, agentes da fiscalização de trânsito ficaram responsáveis pela ordenação e segurança viária no local. No decorrer da campanha serão utilizados banners, cartazes, faixas e vídeos referentes ao movimento, como forma de ampliar a divulgação. Em todas as regiões do estado, o mês inteiro haverá atuação para reforçar a segurança e a conscientização dos condutores.

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros no trânsito, que utiliza a cor amarela como símbolo de atenção. Em 2023, a campanha completa 10 anos de ações que chamam a atenção da sociedade para os índices de mortes e feridos no trânsito, além de estimular a participação da população, de empresas e de organizações públicas.

Este ano, a abertura do Maio Amarelo contou com a participação de representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial da Universidade de Pernambuco (UPE), Polícia Rodoviária Federal, Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Secretaria de Mobilidade urbana de Olinda (SMOB), Secretaria de Trânsito de Jaboatão dos Guararapes, Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Operação Lei Seca (OLS), Uninassau, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Honda e Yamaha. Para toda a campanha, o Detran-PE conta ainda com a parceria de diversas prefeituras municipais, além dos shoppings Plaza, Camará, Tacaruna e Guararapes.

Maio Amarelo: Prefeitura do Recife convoca cidadãos para mudança de comportamento no trânsito

Para combater mortes e lesões graves nas vias, capital pernambucana vai potencializar as ações de fiscalização e de educação para o trânsito, bem como lançamento de novas áreas de urbanismo tático e outras iniciativas. Principal foco será no excesso de velocidade

Sinistros de trânsito são a 7ª causa de mortes no mundo. Ciente disso, a Prefeitura do Recife se junta à campanha global do Maio Amarelo para fomentar políticas de segurança viária. Práticas como o excesso de velocidade, a direção sob efeito de álcool, uso do celular ao volante e não uso do capacete ou cinto de segurança são, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os principais fatores de risco para causa ou agravamento das ocorrências. Por isso, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) intensificará as políticas de fiscalização e de educação para o trânsito durante o mês de maio, focando na mudança de comportamento dos condutores. A primeira operação foi uma blitz de fiscalização na Avenida Governador Agamenon Magalhães, nesta terça-feira (2).

As estratégias de fiscalização e de mensagens de comunicação educativas estarão integradas e intensificadas durante o mês de maio. A programação inclui uma campanha de mídia de massa que abordará o tema do excesso de velocidade. A peça será exibida em TV e terá o conteúdo adaptado para as redes sociais e mídias impressas. Em paralelo, as equipes de fiscalização vão realizar 60 blitze durante todo o mês em diversos locais da cidade. As abordagens, além da fiscalização do estado do veículo, vão sensibilizar os condutores sobre os fatores de riscos, especialmente o excesso de velocidade. “A campanha de mídia de massa e as operações de fiscalização nas ruas abordará uma questão que o Recife precisa enfrentar – o excesso de velocidade. Precisamos compreender que esse fator é determinante nas fatalidades e destrói vidas. É uma escolha do condutor acelerar ou não. Por isso, convocamos a população para, juntos, promover uma mudança de comportamento”, disse a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que mais de 50% dos sinistros de trânsito do mundo são causados ou agravados por excesso de velocidade. Por isso, a CTTU, em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) e com a Johns Hopkins University (EUA), realiza, anualmente, uma pesquisa sobre o comportamento dos condutores em relação à velocidade regulamentada da via. Entre 2020 e 2021, observou-se um índice maior de respeito a cada rodada de pesquisa. Entretanto, entre 2021 e 2022, percebeu-se que 35% dos motociclistas excedem a velocidade nas vias do Recife e 22% dos carros também, revelando um aumento de 12% e 22% no desrespeito ao excesso de velocidade, respectivamente. A informação foi publicada no Relatório de Segurança Viária publicado na segunda-feira (3).

Apesar de ainda ser a infração mais cometida no Recife, os equipamentos de fiscalização eletrônica são eficientes em coibir o excesso de velocidade. Apenas 0,2% dos condutores excedem a velocidade regulamentada na via onde há fiscalização eletrônica. A pesquisa da Johns Hopkins University, entretanto, destaca que o índice de desrespeito aumenta onde não há esse tipo de fiscalização. “É necessário que o condutor compreenda que a fiscalização está nas ruas da cidade, mas que, quando não estiver, ele precisa prezar pela sua vida e pela vida das outras pessoas. Por isso, investir em campanhas com mensagens educativas aliadas à fiscalização de trânsito é uma metodologia essencial para mudança de comportamento”, destaca o coordenador da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, Gustavo Sales.

Na sexta-feira (5), haverá ação da Liga da CTTU e o lançamento de uma nova área de Urbanismo Tático no Segundo Jardim, na Avenida Boa Viagem, o objetivo será conscientizar os condutores sobre a necessidade de respeitar o espaço dos pedestres e a velocidade máxima regulamentada na via. Na segunda-feira (15), haverá uma megablitz educativa com parceiros, como o Samu, para informar os condutores sobre os riscos de comportamentos inseguros no trânsito. Entre os dias 16 e 19 haverá o treinamento prático Piloto Seguro com motociclistas do Rappi e em parceria com a Honda. Na ocasião, instrutores batedores da CTTU vão dar informações sobre direção defensiva. Além das ações de educação e de fiscalização, haverá novas entregas da engenharia de trânsito, com ciclofaixas e áreas de urbanismo tático, e ações educativas voltadas para crianças, pedestres e ciclistas.

ESTATÍSTICAS – Anualmente, o mundo realiza a campanha do Maio Amarelo para conscientizar sobre a necessidade de mais segurança viária, especialmente nos países subdesenvolvidos. Ao todo, 1,3 milhão de pessoas morrem por ano em sinistros de trânsito, de acordo com a OMS, e essa já é a 8ª principal causa de morte em todo o planeta e a principal causa de óbito entre pessoas de 5 a 29 anos.

Países de baixa e média renda, como o Brasil, concentram 93% das mortes no trânsito do mundo. O Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito, ficando atrás apenas da Índia e China. De acordo com o DataSUS, 40 mil pessoas morrem anualmente em mortes de trânsito no país, o que dá uma média de 109 pessoas diariamente.

Além das mortes, as lesões graves também são uma problemática enfrentada como consequência dos sinistros de trânsito. O Conselho Federal de Medicina estima 160 mil feridos graves anualmente em todo o país. No Recife, a cidade vem alcançando reduções de sinistros de trânsito históricas. Entre 2017 e 2021, a redução de mortos no trânsito foi de 43,5%, registrando 87 mortes em 2021. Quanto aos feridos, a redução nesse mesmo período foi de 8%, com um registro de 1.596 sinistros de trânsito com vítimas. Enquanto o Brasil tem 19,7 mortos em sinistros de trânsito a cada 100 mil habitantes, a cidade do Recife tem a taxa de 5,3.

Confira a programação completa das ações do Maio Amarelo no Recife:

Fotos: Hélia Scheppa/PCR

Prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, assume presidência do Podemos Pernambuco

O ex-deputado federal Ricardo Teobaldo passou nesta terça-feira (2) a presidência estadual do Podemos para o prefeito de Paudalho, na Mata Norte, Marcelo Gouveia. Reeleito com 24.292 votos (74%) na última eleição, o novo presidente do partido é reconhecido como um dos grandes nomes da nova política no estado. Para Teobaldo, Marcelo ampliará ainda mais a penetração da sigla em Pernambuco. “Marcelo, além de um amigo, é uma das grandes revelações da política do nosso estado. Gestor exemplar e com uma visão ampla da política, dará ao Podemos mais capilaridade para a construção de alianças em todo o estado”, destacou.

A oficialização ocorrerá nesta quarta-feira (3), em Brasília, junto a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu. “Estou muito honrado com a oportunidade e pronto para contribuir com o Podemos, continuando o trabalho tão forte que Ricardo Teobaldo desempenhou. Sou grato pela confiança!”, comentou o novo presidente.

Perfil

Marcelo Gouveia é engenheiro civil e empresário. Foi eleito para o primeiro mandato como prefeito de Paudalho nas eleições de 2016, com 19.760 votos (61,42%) e reeleito em 2020 com 74%. É casado com Carolina Ferraz Novaes Gomes Gouveia com quem tem um filho, Miguel Ferraz Gomes Fuchs Gouveia. O novo presidente do Podemos também e filho do ex-prefeito de Paudalho, Eufrásio Filho.

Protesto com mochilas em Brasília pede regulação das redes sociais

Ato ocorre no dia previsto para votação da PL contra Fake News. Pesquisa realizada por organizadores do ato aponta que entrevistados acreditam que falta de regulamentação das redes sociais contribui com violência.

g1 — Dezenas de mochilas vazias, colocadas em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, lembram as vítimas da violência em escolas de todo o país, na manhã desta terça-feira (2). Segundo o movimento cívico Avaaz, 35 jovens morreram em ataques desde 2012.

O ato ocorre no dia programado para ocorrer a votação do Projeto de Lei 2630, conhecido como o PL das Fake News (veja detalhes abaixo). A proposta torna crime a divulgação de notícias falsas pela internet.

Segundo os organizadores, uma pesquisa encomendada pela Avaaz aponta que 93,7% dos entrevistados acreditam que as redes sociais não são seguras para crianças e adolescentes.

Além disso, 75% aponta que a falta de regulamentação das redes sociais contribuiu para os recentes casos de violência em escolas brasileiras.

“Eu costumo dizer que o homem pode não sustentar o que come, mas o que ele diz, ele tem que sustentar”, disse o deputado estadual João Paulo Costa

O deputado estadual João Paulo Costa (PCdoB) nos recebeu no seu gabinete na Assembleia Legislativa de Pernambuco – ALEPE, e nos concedeu esta entrevista exclusiva, onde fala do início do seu segundo mandato, da nova Mesa Diretora da Alepe, o início do Governo Raquel Lyra e da sua votação em Afogados da Ingazeira nas eleições de 2022.

Confira na íntegra:

Finfa: O senhor está há praticamente 90 dias no segundo mandato. Queria que o senhor fizesse uma avaliação desse início?

João Paulo Costa: Estou muito animado. A gente tem apresentado aqui diversas medidas — que teremos oportunidade de conversar durante essa entrevista — em defesa do consumidor pernambucano, da inclusão de pessoas com deficiência e de pessoas com transtorno do espectro autista, nós aprovamos recentemente a PEC que aumenta o valor das nossas emendas e garante que o parlamento possa legislar sobre matéria financeira e tributária. Isso fortalece muito o nosso parlamento.

Sabemos que um dos maiores instrumentos do deputado estadual é poder levar ações para o interior do estado, e o aumento das emendas faz com que a gente possa enviar mais recursos para fortalecer a saúde, educação, levar mais infraestrutura, ampliar o acesso à água para a população; e eu tenho certeza que a gente vai ter muito trabalho para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Eu faço política porque acredito, faço por vocação. A política, para mim, é um dos maiores instrumentos que temos. É um dos exercícios mais nobres que existem, porque a gente transforma a vida da população que acreditou no nosso mandato.

Eu tive, na minha primeira eleição, 24.789 votos. Tive, agora, 42.474. É uma prova de que o nosso mandato chegou na casa das pessoas, e eu quero cada vez mais trabalhar para melhorar a qualidade de vida do povo de Pernambuco.

Finfa: O senhor apresentou um projeto na ALEPE. Seguidamente o senhor foi eleito presidente da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor. Deputado, como é que funciona essa comissão?

João Paulo Costa: Eu observei que desde 2004, na Câmara Federal, já tem a Comissão de Defesa do Consumidor. 23 Assembleias Legislativas do Brasil, têm. Eu vi a necessidade da Assembleia ter essa comissão.

Conversei com o presidente da Assembleia e com os líderes dos partidos falando que eu precisava criá-la. Apresentei um projeto de resolução e foi aprovada por unanimidade da Comissão de Justiça e também aprovada recentemente no plenário em primeira e segunda discussão.

Nós criamos e instalamos, em tempo recorde, a Comissão Permanente de Defesa do Consumidor na Assembleia Legislativa. Os colegas deputados reconheceram que, por a comissão ter sido iniciativa do nosso mandato, elegeram o nosso nome como presidente.

Uma comissão extremamente importante, que vai discutir as relações de consumo, ouvir os consumidores e procurar garantir o direito do consumidor. Garantir o direito do consumidor fortalece a economia de Pernambuco, porque o consumidor mais motivado a comprar, vai, de fato, comprar mais.

A gente vai ouvir todos os órgãos que defendem o consumidor pernambucano. Nós já visitamos o Procon, para colocar o nosso mandato à disposição, vamos visitar diversas instituições que representam o comércio, como a Fecomércio. Vamos procurar fortalecer o empresariado pernambucano, que gera emprego e renda e que tem que ser ouvido. Ao mesmo tempo vamos procurar defender o direito do consumidor procurando o órgão ideal — que já fomos lá e já o ouvimos — que é o gerente geral do Procon, o órgão de proteção ao consumidor. Vamos formular diversos projetos de lei e diversas medidas para defender o consumidor pernambucano, e também para defender o emprego e a renda. Defender aqueles que empregam.

Agora, estou muito feliz de saber que a Assembleia Legislativa conta com a Comissão de Defesa do Consumidor, iniciativa do nosso mandato. No futuro, as pessoas vão lembrar que o autor do projeto de resolução que criou essa comissão foi o deputado João Paulo Costa, e isso nos enche de orgulho. A gente vai fazer, realmente, um trabalho nessa comissão para ouvir consumidores, empresários e toda a sociedade Pernambucana, para fortalecermos, de fato, a economia de Pernambuco.

Estou muito animado, como presidente dela, para fazer um trabalho ouvindo as associações que defendem o consumidor e também apresentando muitos projetos de lei e medidas que possam defender o consumidor pernambucano.

Finfa: Queria que o senhor avaliasse o início de mandato da nova mesa diretora da Alepe?

João Paulo Costa: O presidente, Álvaro Porto, tem feito um grande trabalho. Eu acredito que a Assembleia Legislativa está em um novo momento. Está altiva, realmente mostrando que o parlamento é independente. Aprovamos, recentemente, a Proposta de Emenda Constituição que aumenta o valor das nossas emendas, que há muito tempo já estava tramitando na casa, mas não tinha ainda passado, mas o presidente foi firme, mostrou altivez, mostrou que o sentimento da Casa era o que tinha que valer de fato. Eu que sou o entusiasta dessa proposta desde o início em que foi apresentada, pelo Deputado Alberto Feitosa, de quem estou ao lado desde o início, querendo aprovação dessa PEC, porque fortalece muito o parlamento pernambucano.

O deputado estadual tem o poder de legislar e também de fiscalizar o poder executivo, a gente tem esse papel e o nosso mandato não poderia estar apenas restrito a apresentar projetos que não legislam sobre matéria financeira tributária. Agora a gente vai poder fazer isso e também vai ter mais recursos para enviar para os municípios pernambucanos.

Todos sabem que as emendas parlamentares — é importante que fique claro — elas são recursos que a gente tem direito no orçamento do Estado. Hoje, o orçamento do estado é 43 bilhões, mas a gente tem 3 milhões e 200 mil reais — era o valor que a gente teria e teremos esse ano. Mas agora aumentou, antes era 0.5% da receita corrente líquida, e agora vai pra 0.7%; no próximo ano, para 0.8%; no outro, 0.9%… Quando chegar a 1.2%, a gente tem em torno de 6 milhões e 200 mil reais de emendas parlamentares para enviar para os recursos. Hoje, 3 milhões e 200 mil é muito pouco.

Eu que fui votado em mais de 176 municípios, aproximadamente, — Pernambuco tem 184 municípios — tive uma votação bem expressiva em muitas cidades Pernambucanas, fui o deputado mais votado da história de Cabrobó, por exemplo, no sertão de São Francisco. A gente tem que atender a base, a liderança, os municípios, nossos prefeitos e vereadores, porque a gente vai estar atendendo toda a população pernambucana, levando mais água, infraestrutura, educação e saúde através dessas emendas parlamentares que agora teremos em um valor mais importante.

Finfa: Qual a avaliação que o deputado faz deste início de governo da governadora Raquel Lyra?

João Paulo Costa: Eu conversei com o governadora e disse que poderia contar com nosso mandato para darmos condições ao governo dar certo. Para a gente fazer com que o governo Raquel Lyra possa realmente entregar as políticas públicas necessárias para a população.

Aprovamos o remanejamento de .7 bilhões aqui, na Assembleia Legislativa, aprovamos a reforma administrativa que a governadora mandou… Agora, eu preciso que a governadora agilize a liberação das emendas dos deputados. É o maior instrumento que a gente tem, além de apresentar projetos de lei e requerimentos cobrando requalificação das estradas, que sempre foi uma maneira de nosso mandato. A gente fez uma indicação de requalificação de diversas PEs. A PE-430 vai ser requalificada, já está lá a operação tapa-buracos, que liga São José do Belmonte ao estado do Ceará. Foi luta do nosso mandato, a governadora atendeu uma indicação nossa. Vai ser uma grande cobrança do nosso governo. A governadora não vai descansar porque estaremos lá, cobrando.

Ela me confessou que hoje, só para retomar as obras inacabadas das PE, custam 1.2 bilhão, mas a gente vai voltar em breve. Vamos aprovar 3.4 bilhões de autorização para a governadora contra empréstimos internacionais. Eu tenho certeza que ela vai usar esse recurso para terminar as obras de diversas estradas pernambucanas. É importante que as estradas sejam requalificadas, para permitir o escoamento da produção, fortalecendo a economia dos municípios.

Eu acho que a governadora, como ela falou, está arrumando a casa. Observando todos os déficits que o Estado tem, ela se comprometeu a priorizar a requalificação das estradas. Eu vou, de fato, votar tudo que eu entender que seja importante para Pernambuco.

A gente tem que entender que temos que torcer para que o governo dê certo. A governadora foi eleita a primeira mulher governadora da história de Pernambuco e ela não pode jogar fora essa oportunidade. Ela tem que trabalhar por Pernambuco. Temos que votar aqui projetos que beneficiem o governo do estado e dê condições para a governadora trabalhar por Pernambuco. É isso que a gente vai fazer. Ela se comprometeu a fazer um mandato que realmente possa fortalecer os municípios pernambucanos. É isso que queremos. Nós que estamos na ponta, visitando sempre o interior do Estado, vemos o sofrimento da população. Só queremos que os recursos que a gente destine para o povo pernambucano, possa chegar e transformar a vida das pessoas.

Finfa: Em Afogados da Ingazeira, o senhor teve uma votação expressiva em 2018. Já na eleição de 2022, o senhor perdeu quase 100% da votação. A que o senhor atribui essa queda na votação em Afogados?

João Paulo Costa: Foi uma cidade que eu realmente não consegui entender a votação que eu tive. A maioria dos municípios de Pernambuco me deu uma votação pela gratidão do nosso trabalho. Em Cabrobó, como eu falei, a gente transformou a vida das pessoas. Conseguimos ser majoritários, foram quase sete mil votos. Em Calumbi, com o prefeito Joelson — para citar o Pajeú — me deu uma votação expressiva pelo trabalho que a gente desempenhou: foram mais de 1.500 votos. Quando eu olho para Afogados, eu realmente não entendi. Afogados é uma terra de gente de bem, de um povo grato, guerreiro e trabalhador. Fui apoiado lá por Zé Negão e pelo vereador Edson Henrique. Trabalhei muito pelo povo daquela cidade, a gente levou caçamba, trator, maquinários, poços artesianos, levamos muita água para a população.

Quando eu chegava no município, o povo agradecia pelo trabalho, porque eu realmente provei que eu tenho identidade com o povo do Afogados, que o povo conhece o nosso trabalho, nossa dedicação. Eu costumo dizer que o homem pode não sustentar o que come, mas o que ele diz, ele tem que sustentar. Eu aprendi a ter palavra, a ter compromisso com as pessoas. Uma cidade que eu tenho tanto carinho, que eu sempre fui tão bem recebido, tive apenas 1.049 votos, para ser mais exato.

É uma cidade que eu tinha tido 2.241 votos, totalmente desconhecido. Eu esperava, realmente, que eu dobrasse a minha votação. Ou pelo menos tivesse por volta de 3.000 votos, mesmo disputando com um candidato, naquele momento, que eu tenho respeito muito grande e é um bom colega aqui na Assembleia Legislativa, que é José Patriota, ex-prefeito de Afogados da Ingazeira. Ele teve lá quase 12.000 votos.

Mas acho que, pelo que a gente representou, pelo trabalho que desempenhamos, não estávamos ali apenas como um deputado estadual de mandato que estava buscando a eleição, estávamos ali como um deputado que trabalhou por Afogados da Ingazeira. Disputamos lá como um deputado da cidade. [Mas] não foi só Patriota que foi um bom prefeito, que trabalhou pelo município. Estava ali João Paulo Costa, deputado que levou muitas ações para o povo daquela cidade, que esperava, de fato, um reconhecimento maior.

A votação realmente não foi a que a gente esperava, mas o povo de Afogados pode contar com o nosso mandato. Eu não sou deputado apenas das cidades que votaram em mim, sou deputado de Pernambuco, dos 184 municípios e também do arquipélago de Fernando de Noronha. O povo de Afogados pode continuar contando com o nosso mandato. João Paulo Costa é um representante do Pajeú, do povo de Afogados da Ingazeira. É uma cidade que eu gosto muito, que sou muito bem recebido. É uma região muito boa. Região da poesia, de gente séria, guerreira, trabalhadora. Eu me identifico muito com o povo daquela cidade.

Finfa: Queria que o senhor deixasse aqui uma mensagem aqui para os 42 mil pernambucanos que lhe reconduziram a esta Casa.

João Paulo Costa: Participei dessa entrevista com muita felicidade. Você, que sempre admirei, é um grande jornalista, o jornalista que só tem um lado, que é o lado do povo de Pernambuco. Você se preocupa em mostrar a verdade para as pessoas. Eu quero mandar um abraço, um beijo no coração de todos os 42.474 pernambucanos que me reconduziram a esta casa. Podem ter certeza que eu vou estar aqui sempre muito motivado a trabalhar por vocês.

Eu faço política porque eu acredito, porque, para mim, é o meu instrumento de transformação na vida das pessoas. É através da política que a gente melhora a saúde, educação, infraestrutura, que levamos mais acesso à água à população. Quando eu falo de acesso à água eu estou falando de perfuração de poços, construção de adutoras… Levamos mais infraestrutura com pavimentação de ruas, requalificação de estradas, mais educação, aquisição de ambulâncias, recursos para colocar os hospitais para funcionar…

Na área da educação, colocando as escolas para funcionar, levando recursos para transportes escolares. São tantas coisas que a gente pode fazer através do nosso mandato. Vamos continuar fazendo um trabalho legislativo muito forte pela inclusão de pessoas com deficiência e pessoas com autismo. Sempre foi uma bandeira nossa. Fazer um grande trabalho com o presidente da Comissão de Defesa de Consumidor, e apresentando projetos de lei que de fato possam interferir positivamente na vida da população.

Muito obrigado, Finfa, pela oportunidade dessa entrevista.

Coluna do Finfa

Aproveitando a passagem da Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, acompanhada dos Deputados Renildo Calheiros e Waldemar Borges, no município de Iguaracy, aproveitei além de entrevistá-los, aproveitei para entregar o meu segundo livro Blog do Finfa UMA DÉCADA, que lancei nos 10 anos deste blog.

Assinou – O prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca), assinou a semana passada Ordem de Serviço, da cobertura da quadra poliesportiva da Escola Anfilófio Feitosa no Bairro do Cruzeiro, com as presenças dos vereadores governistas, secretários municipais, lideranças, professores e alunos da referida escola.

Realizou -A Secretaria Municipal de Educação da cidade de Santa Terezinha, mais comprometida em promover a paz e a harmonia em nossas escolas, realizaram a semana passada o dia D nas escolas do município, com aulas especiais, palestras inspiradoras, entre outras. As escolas realizaram atividades voltadas para o bem-estar e a convivência pacífica, entre os docentes e alunados.

Furdunço – Em conversa com uma fonte que presencia a política de Tuparetama, o mesmo afirmou que na cidade é um verdadeiro fundunço, com relação ao candidato do prefeito para eleições de 2024. Segundo a fonte, o vice-prefeito Diógenes Patriota, tem tudo para ser rifado pelo atual gestor, em virtude de que o nome de Gustavo Galvão ganhou corpo, e o mesmo foi logo se apresentar ao deputado estadual que o prefeito está apoiando agora, o Primeiro Secretário da Alepe, Gustavo Gouveia. “Como o prefeito disse que só anuncia seu candidato em 2024, esperem que ele vai confirmar Gustavo Galvão como seu candidato”, finalizou a fonte.

Parabenizou – O distrito de Jatiúca, no município de Santa Cruz da Baixa Verde, comemorou nesta segunda-feira (01), a passagem do seu aniversário de 112 anos. O prefeito José Irlando de Souza Lima (Irlando Parabólicas), fez questão de parabenizar a população do distrito, através de um vídeo publicado nas suas redes sociais “Parabéns a esse distrito que tanto amo. Tenho um carinho muito especial por todos que fazem esse distrito. Nossa gestão tem feito bastante ações, mas vamos continuar fazendo muito mais. Parabéns e muitas felicidades”, falou o gestor municipal.

Disse “São 600 milhões de dólares. Desses, 90 milhões para distribuição de agua na zona rural, 200 milhões para o setor de segurança, sem maior detalhamento e 310 milhões sem definição de destinação. Quer que aprovemos no mesmo pacote sem dizer para onde e quais são os bancos. Qual a destinação? Estradas, Compesa, a gente precisa saber o destino disso. A gente passa a ser corresponsável, porque é o chamado cheque em branco”. (Deputado estadual José Patriota, em entrevista ontem no Debate das Dez da Rádio Pajeú, comentando empréstimo de R$ 3,4 bilhões do Governo do Estado. Apesar disso, acredita que o governo tem maioria para sua aprovação)

Inscrições – O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Flores – PE, abriu as inscrições para a escolha dos membros do Conselho Tutelar para atuarem no Conselho Tutelar do Município de Flores – PE. s inscrições estarão abertas do dia 26 de abril a 17 de maio de 2023, em horário de atendimento ao público das 08h às 13h, na Sala dos Conselhos Municipais, localizada na Secretaria de Bem Estar Social, à Praça Dr. Santana Filho, nº 17, Centro, Flores – PE.

Frase“Não mato cachorro e peba, trabalho é para o bem estar da população”. (Zeinha Torres, prefeito de Iguaracy, na inauguração da Academia da Saúde José Fernandes Marques Bezerra e das ruas Luiz Quaresma e Waldemir Nunes Cavalcante no Distrito de Jabitacá, no último domingo 30)

Entrevista – Hoje estarei publicando uma entrevista que realizei no gabinete do deputado estadual João Paulo Costa (PCdoB), com diversos assuntos.guardem!

Perguntar não ofende – Tem vereador em Afogados da Ingazeira, que já vai mudar de partido?

Campeonato Itapetinense de Xadrez reúne atletas de várias cidades de Pernambuco e Paraíba; evento foi um grande sucesso

O Governo Municipal de Itapetim, através da Diretoria de Esportes e Juventude, comemora o sucesso do Campeonato Itapetinense de Xadrez – Troféu Jakcione Verissimo, realizado neste domingo (30), no Ginásio Poliesportivo Miguel Arraes de Alencar.

O evento reuniu enxadristas dos estados de Pernambuco e Paraíba. Além de Itapetim, atletas das cidades pernambucanas de São José do Egito, Caruaru, Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Cabo de Santo Agostinho, Recife, Água Preta, Itambé e Bezerros, estiveram participando da disputa. Da Paraíba teve representações de João Pessoa, Pombal, Patos e Cacimbas.

Os campeões de Itapetim foram o professor Jorge Amâncio e o policial militar Marcelo Vicente, na categoria masculina. No feminino os destaques foram as atletas Ana Clara Nunes, Maria Cecília Nunes e Nicolly Gabrielly. Também houve ganhadores das cidades de Recife e Itambé, em Pernambuco, e de João Pessoa, na Paraíba.

O campeonato foi homologado pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). Os campeões foram pontuados no Ranking da CBX. Os vencedores ganharam premiação em dinheiro e troféus.

O campeonato homenageou a atleta itapetinense, Jakcionne Verissimo, grande destaque do xadrez, vencedora invicta de dois campeonatos pernambucanos e de todas as edições dos jogos escolares que participou. Jakcione também participou de 2 Brasileiros, um disputado em Brasília e o outro em João Pessoa. Na capital federal alcançou sua melhor colocação, ficando em 5º lugar, na disputa nacional.

João Campos estrela inserções do PSB em TV e rádio

O prefeito do Recife e vice-presidente nacional do PSB, João Campos, é a cara e a voz do partido em inserções que começaram a ser veiculadas em TVs e rádios locais nesta segunda-feira (1º). Na primeira produção, alusiva ao Dia do Trabalho, o gestor destaca a capital pernambucana como a que mais criou novos empregos no Nordeste e a mais ágil do país para a abertura de empresas.

“O trabalho é condição para uma vida melhor. Depois da pandemia, é hora de virar o jogo e fazer a economia girar. E é isso que a gente tem feito no Recife”, inicia o prefeito, acrescentando que a cidade tem atraído investimentos e oportunidades. “Os desafios ainda são muitos, mas a gente segue trabalhando para que cada vez mais pessoas possam celebrar o 1º de maio”, finaliza.

Esta é a primeira de uma série de inserções que o PSB de Pernambuco veiculará em TVs e rádios ao longo do mês de maio. Os vídeos também estão sendo disponibilizados nas páginas do partido no Instagram, Facebook e YouTube (@psbpernambuco).