Home » Pernambuco » IPA Completa 88 Anos de Contribuição ao Desenvolvimento Agrícola de Pernambuco

IPA Completa 88 Anos de Contribuição ao Desenvolvimento Agrícola de Pernambuco

O Instituto de Agronômico de Pernambuco (IPA) celebra nesta quarta (6) um marco notável em sua história, seus 88 anos de existência. Para marcar a data, todas as 12 Estações Experimentais e 12 Gerências Regionais de Extensão Rural do IPA, todas conectadas virtualmente no mesmo momento participam de uma cerimônia comemorativa com o corte de bolo em todas as unidades.

O IPA foi fundado em 07 de setembro de 1935, na avenida de 17 de agosto, no bairro de Dois Irmãos, como Instituto Pesquisas Agronômicas. Hoje, é considerada a segunda organização de pesquisa agronômica mais antiga do Brasil e continua a desempenhar um papel vital no desenvolvimento agrícola do estado, estando presente em todas as regiões do Estado

Uma História de Transformação e Excelência

A história do IPA é uma jornada impressionante de transformação e excelência no setor agrícola. Desde sua fundação, o instituto passou por mudanças significativas, refletindo sua capacidade de adaptação às necessidades do estado. Em 2007, a mudança de nome para Instituto de Agronômico de Pernambuco marcou uma nova era em sua missão e visão, passando também a atuar de forma intensa na extensão rural.

Ao longo de suas oito décadas de existência, o IPA tem desempenhado um papel crucial no avanço da agricultura e pecuária em Pernambuco. Sua dedicação à preservação e melhoria genética de bovinos, caprinos e ovinos é evidente nos resultados que impulsionaram a produção pecuária no estado e formação da sua bacia leiteira. O gado do IPA, Nelore, Girolando e Holandês é de alta produtividade e totalmente adaptados ao semiárido.

Além disso, o IPA se destacou na geração de tecnologias agrícolas, incluindo a produção de sementes com métodos inovadores com a vernalização de cebolas para produção de sementes com alta produtividade e tropicalizadas, as de tomates por exemplo, já chegaram a ser as mais vendidas do país por décadas. Essas inovações têm sido fundamentais para os agricultores locais, impulsionando a produtividade e a sustentabilidade no setor.

Ampla Estrutura Geográfica

A estrutura do IPA é impressionante, com sua sede administrativa, 12 estações experimentais e 12 gerências regionais, além de 184 escritórios regionais em todo o estado. Essa abrangência geográfica permite que o instituto atenda de forma eficaz às necessidades da comunidade agrícola em Pernambuco.

Comemoração Virtual Inovadora

Para celebrar seus 88 anos de existência, o IPA está realizando uma comemoração inovadora pela primeira vez, via internet. Essa abordagem integrada envolve todas as unidades do instituto e destaca o compromisso do Governo do Estado, cuja ação tem enfoque na gestão integrada e participativa.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários