Deputado estadual, deputado federal, prefeito do Recife, governador e senador. A história de Jarbas Vasconcelos se confunde com a de Pernambuco. Seu legado está nas grandes marcas que ele teve a oportunidade de construir com uma incrível capacidade de trabalho e um incontestável senso de dever para com a população, principalmente a mais carente. Duplicação da BR-232, Fenearte, as primeiras escolas em tempo integral. Hoje, Jarbas encerra sua trajetória na Política e certamente será lembrado pelas futuras gerações como um grande pernambucano. Semana passada, o encontrei no lançamento da sua biografia, escrita pelo jornalista Ennio Benning. Um momento que certamente serviu de estímulo e inspiração para seguir em nossa missão de transformar Pernambuco. Tenho a honra de ser a terceira geração da minha família a conviver com ele e todo o seu trabalho.
Governadora Raquel Lyra
Quando um homem público do tamanho de Jarbas Vasconcelos se retira da política eletiva, como agora, produz em todos os que se opuseram a ele, e em todos os que o apoiaram ao longo desses tantos anos, uma espécie de onda de choque de memórias e sentimentos.
Eu sinto as ondas jarbistas de um lado e do outro.
Por muito tempo, como presidente do PFL pernambucano, estive na oposição a ele.
Depois, com a construção da União por Pernambuco, nos tornamos aliados.
Tive, inclusive, a honra de ser secretário de Produção Rural e Reforma Agrária no seu primeiro governo, em nosso Estado.
Jarbas é reconhecido no país inteiro como um autêntico do antigo MDB, o que o coloca ao lado de homens públicos como Ulisses, Marcos Freire e Fernando Lyra.
Exerceu sua liderança política com verve e coragem, sobretudo, coragem. Todos falam que nunca se preocupou em parecer simpático — embora eu possa testemunhar que o seja.
Jarbas é um líder incomum porque tem uma capacidade imensa de formar equipes. Recruta sempre quadros eficientes para funções certas, delega com generosidade e cobra sem indulgência.
Como presidente de um partido político e representante de parte do povo pernambucano por tantos anos, eu quero fazer um agradecimento público ao nosso prefeito, governador, deputado, senador Jarbas Vasconcelos.
Muito obrigado, Jarbas, pelos tantos anos que serviu a Pernambuco de forma tão zelosa e republicana.
Ministro André de Paula
A trajetória de Jarbas Vasconcelos, que anunciou há pouco a aposentadoria da vida pública, foi decisiva para o nosso Estado, com um legado político e administrativo muito significativo, que exige a nós, como agentes públicos, reconhecimento e reverência sempre. A sua firmeza e seriedade se tornaram um canhão de luz para o País em momentos importantes da nossa história recente. Para o nosso Estado, o legado de obras estruturadoras e de ideias inovadoras floresce até hoje. Como vice-governadora, não há dúvidas que no exercício do mandato no Executivo, também o tenho como parâmetro. Guardo com alegria vivências importantes com Jarbas, que além da firme amizade com meu pai, foi com orgulho parceiro de eleições proporcionais quase duas décadas depois de, como militante, ter atuado pelas suas eleições ao Governo do Estado. A esses laços de décadas, também somei mais recentemente a convivência e a amizade com Jarbas Filho, que como deputado estadual está colocando na prática, com trabalho e disposição, todo o aprendizado e exemplo. A justa aposentadoria é momento de ressaltarmos homenagens como essa, bem como também desejar uma grande e frutífera caminhada para o amigo senador Fernando Dueire, que não tenho dúvidas está à altura do desafio. Por Pernambuco, sempre.
Vice-governadora Priscila Krause
Jarbas Vasconcelos encerra um dos ciclos políticos mais vitoriosos da história recente do Brasil. As realizações de Jarbas como deputado, prefeito, senador e governador estão nos quatro cantos de Pernambuco. Tive a honra e o privilégio de disputar a reeleição em 2018 com Jarbas fazendo parte da nossa chapa majoritária. Sempre contei com seus conselhos e sua amizade. Registro aqui meu abraço e já aproveito para desejar sucesso ao senador Fernando Dueire, na continuidade do mandato.
Paulo Câmara – Ex-governador de Pernambuco – Presidente do Banco do Nordeste
O senador Jarbas Vasconcelos encerrou, hoje, um dos ciclos mais importantes da política do nosso país. Quero registrar aqui a minha admiração ao seu legado e desejar sucesso ao senador Fernando Dueire, que já vinha representando muito bem Pernambuco no Senado.
João Campos – Prefeito do Recife
Jarbas Vasconcelos é uma reserva de dignidade na política de Pernambuco. Sua trajetória, ao longo de sua vida pública, deve servir de exemplo para as gerações futuras.
Governador, senador, prefeito do Recife, deputado federal, deputado estadual: em todas essas funções, Jarbas foi um grande defensor de Pernambuco e também da democracia.
Ao longo de mais de 50 anos, Jarbas esteve ao lado do povo.
Um grande abraço e muito obrigado!
Presidente da Alepe – deputado estadual Álvaro Porto