Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Prefeito Irlando Parabólicas participa de caminhada no Dia Nacional do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O prefeito José Irlando de Souza Lima (Irlando Parabólicas), de Santa Cruz da Baixa Verde, participou na manhã desta quinta-feira (18), da caminhada do dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A caminhada seguiu pelas ruas da cidade, indo até a Praça da Matriz, onde diversas autoridades se juntaram ao ato, juntamente com 500 crianças de várias escolas do município.

A caminhada foi organizada pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e contou com o apoio da Secretaria de Assistência social, Secretaria de Educação, Adessu, Conselho Tutelar, Nuca, Polícia Civil, Policia Militar, Guarda Municipal, Mãe Coruja entre outras entidades, que formam uma rede importante proteção às crianças e adolescentes do município.

O prefeito Irlando falou da importância do apoio a essa rede de proteção “Nós que fazemos a gestão municipal estamos comprometidos em apoiar essa rede de proteção, pois nossas crianças e adolescentes são nossa responsabilidade. Deste o início, estamos buscando fazer o melhor, para combater esse abuso e essa exploração sexual”, disse.

Coluna do Finfa

Campanha – A Prefeitura de Itapetim, através da Secretaria Municipal de Educação, Saúde e Assistência Social, relizou a campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em alusão ao Maio Laranja. Foram colocado outdoor da campanha em frente ao hospital. A passeata saiu da Escola EMAPS até o Centro da cidade, inclusive com apresentações teatrais. A programação também contou com palestras nas escolas e no Serviço de Convivência. O prefeito AdelmoMoura, o vice-prefeito Chico de Laura, o articulador do Selo UNICEF Diego Nunes, o vereador Lailton, a vereadora Antônia Batista, além de secretários e diretores municipais, participaram do evento.

Reuniões – O deputado estadual José Patriota (PSB) estará presente nesta sexta-feira (19) nos municípios de Tabira, São José do Egito e Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú. Ele ajudará a promover reuniões em parceria com as Câmaras dos Dirigentes Logistas (CDL) dos respectivos municípios, com o intuito de fortalecer a cadeia produtiva da construção civil na região. Os encontros terão a participação especial da advogada especialista em Direito Ambiental e Articulação Institucional, Anne Cabral. Em Tabira: 14 horas, na Sede da CDL; em São José do Egito: 16 horas no Auditório do Sicoob e finalizando em Afogados da Ingazeira: 19 horas, na Câmara de Vereadores.

Disse“Nós, vereadores da oposição de Brejinho, justificamos não votar pela aprovação do projeto de Lei Ordinário n 006/2023, em 15 de maio de 2023.O projeto necessita ser formulado de forma clara pelo prefeito, esclarecendo a forma de receptação de recurso e como serão destinados de forma legalizada. O projeto não deixa claro se o recurso vem da esfera federal ou estadual, de qual ministérios ou secretaria surgem; se é através o governador, senador ou deputado. Esclarecemos que a partir desse instante, apenas votaremos em projetos que tenham total esclarecimento e que estejam sempre ao lado do povo de Brejinho”.(Vereadores, Chico Dudu, Ligekson Oliveira e Ronaldo Delfino, se posicionando pelo voto contra o projeto Lei de Ordinária do Executivo n° 006/2023, da gestão prefeito Gilson Bento, do projeto que trata de crédito especial para construção do asfalto de Brejinho até o Povoado de Vila de Fátima, através de crédito especial)

Caminhada – O Governo Municipal de Santa Terezinha, através da Secretaria de Políticas Sociais, promoveu uma significativa caminhada em alusão ao dia 18 de maio, data marcada pela campanha contra o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil. “Através dessa caminhada, buscamos conscientizar a sociedade sobre a importância de combater essa violência que atinge nossos pequenos. Com determinação, levantamos nossas vozes e reafirmamos nosso compromisso em criar um ambiente seguro, onde nossas crianças possam crescer e se desenvolver sem medo”, disse o prefeito Delson Lustosa.

Você sabia – Que os suplentes de vereador da cidade de Santa Terezinha-PE, Couro de Zuca Preto e Cabelinho, foram informados pelo Presidente da Câmara, Neguinho de Danda, através de ofício, que nesta sexta-feira, 19 de maio, haverá Sessão Extraordinária às 19 horas para que eles sejam empossados como vereadores. A justiça afastou os vereadores Doutor Júnior e Manoel Grampão, também uma servidora da Casa Legislativo devido processo que está arrolando no Judiciário.Informações Blog do Pereira.

Nota de Pesar – O prefeito da Ingazeira, Luciano Torres, emite Nota de Pesar, pelo falecimento ontem (18), do ex vice-prefeito da Ingazeira, Pedro Lira, que faleceu deinfarto fulminante. O sepultamento será na tarde desta sexta-feira, no Cemitério local.

Frase “Não é falar. É fazer pela educação”.(Prefeito do Recife João Campos)

Perguntar não ofende – Quem será o próximo pré-candidato a vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco que vai desistir?

José Patriota convoca reuniões para fortalecer a cadeia produtiva da construção civil no Pajeú

O deputado estadual José Patriota (PSB) estará presente nesta sexta-feira (19) nos municípios de Tabira, São José do Egito e Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú. Ele ajudará a promover reuniões em parceria com as Câmaras dos Dirigentes Logistas (CDL) dos respectivos municípios, com o intuito de fortalecer a cadeia produtiva da construção civil na região

Os encontros terão a participação especial da advogada especialista em Direito Ambiental e Articulação Institucional, Anne Cabral. Ela abordará o tema do acesso legal e seguro à areia e aos insumos necessários para a construção, trazendo esclarecimentos e diretrizes importantes para o setor.

“A garantia de acesso legal e seguro aos insumos é um fator fundamental para o desenvolvimento da construção civil. Nosso objetivo é fortalecer essa cadeia produtiva, impulsionando o setor e contribuindo para o crescimento econômico da região”, afirma o deputado José Patriota.

Prefeitura do Recife realiza consulta pública sobre projeto de transformação social e urbana da Comunidade do Bem, na Zona Sul

A Prefeitura do Recife apresentou, na noite desta quinta-feira (18), um projeto que vai promover uma transformação social e urbana da Comunidade do Bem, localizada na Imbiribeira, Zona Sul da capital. A apresentação da proposta aos moradores da área, composta pelas localidades de Irmã Dorothy, Beira da Maré/ Nova Esperança e Aritana, foi feita pelo prefeito João Campos em um espaço na Rua B. Na comunidade, serão construídas uma Unidade de Saúde da Família (USF), uma creche e um Arrecifes da Cidadania – espaço integrado de diálogo continuado com a comunidade. As obras, cujos recursos são advindos do programa ProMorar, serão acompanhadas e coordenadas pelo Gabinete de Projetos Especiais.

“Hoje é um dia muito especial. Cheguei dos Estados Unidos há pouco, a gente assinou uma operação de crédito e o Recife vai receber o maior investimento da sua história. Serão R$ 2 bilhões destinados para comunidades como a Irmã Dorothy, Beira de Maré e Aritana. Se a gente tem um sonho de muitos anos, de muita luta, a gente não pode deixar de teimar para ele acontecer. Vim aqui no início da gestão, a gente começou a fazer 13 projetos, e agora a gente volta e apresenta o primeiro modelo do que vai ser implantado aqui com base na escuta e no trabalho de engenheiros, arquitetos e assistentes sociais. O grande gargalo era a questão do dinheiro para fazer tudo, mas agora está 100% garantido para fazer todas as obras”, comentou João Campos durante a apresentação do projeto aos moradores da área.

De acordo com a Chefe do Gabinete de Projetos Especiais Cinthia Mello, o projeto foi criado com base em coletas de dados dos moradores e encontros promovidos pela Prefeitura do Recife para escutar as suas principais demandas. “As oficinas de escuta começaram em julho do ano passado, ouvimos cada comunidade e depois unimos as quatro em um único grupo. Ouvimos as necessidades, os anseios e as expectativas do grupo. Também fizemos cadastros com equipes que foram na porta de cada morador para entender a necessidade de qualificação profissional, de apoio em relação à saúde, entre outras necessidades”, explicou ela.

A partir disso, foi possível identificar as necessidades mais urgentes dos residentes e traçar a primeira etapa do projeto de transformação, que inclui a construção de uma Unidade de Saúde da Família, uma creche e um Arrecifes da Cidadania. As obras começam no segundo semestre deste ano e devem ser concluídas em 2024.

A USF Comunidade do Bem será a referência descentralizada para atendimento dos moradores da localidade e vai contar com uma Equipe de Saúde da Família, Núcleo de Atenção e Saúde da Família (NASF), agentes comunitários de saúde (ACS), agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asace), além de farmácia e Espaço Mãe Coruja.

No local, os usuários poderão, por exemplo, realizar consultas com médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas, além de exames. Para possibilitar o acesso de todos os moradores da Comunidade do Bem, a Unidade de Saúde da Família será erguida na Avenida Sul, com fácil acesso a pé, de transporte público ou veículo particular.

A Prefeitura do Recife também pretende garantir acesso à educação infantil de 100% das crianças de 0 até 5 anos que moram na Comunidade do Bem. Para isso, vai construir uma creche com capacidade para atender até 246 meninos e meninas em turnos parciais, com 4 horas de atendimento, e integral, com 7 horas. A estrutura física do local vai contar com salas de aula, multiuso, lactário, berçário, lavanderia, refeitório e mini-campo.

Com foco na transformação social, o Gabinete de Projetos Especiais também vai construir um Arrecifes da Cidadania, cujo objetivo é instalar na comunidade um ambiente integrado que irá conectar processos de escuta e diálogo continuados com a comunidade. No espaço, a população terá acesso a serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Núcleo Municipal de Prevenção e Mediação de Conflitos Comunitária e do projeto Geração Juventudes, realizados respectivamente pelas secretarias executivas da Assistências Social, de Direitos Humanos e de Juventude. Fotos: Wagner Ramos/Prefeitura do Recife

Lentidão da justiça e negativa do Estado podem resultar em morte de jovem que luta por tratamento

Está indignando as redes o caso da sertaneja de Afogados da Ingazeira Ávila Gabrielly Alves Correia, de 23 anos.

Sofrendo de um tipo de leucemia, a Linfóide Aguda B, ela luta para ter acesso ao medicamento que é sua esperança para mantê-la viva, a ANTI-CD22 INOTUZUMSB OZOGAMICINA, nome comercial BESPONSA.

Uma ampola do medicamento custa mais de R$ 90 mil. O remédio deve ser fornecido pela farmácia especializada do Estado,  mas seu pedido foi negado. Todo o ciclo de quimioterapia com o medicamento está orçado em cerca de R$ 1 milhão.

Ela recorreu à justiça,  correndo contra o tempo. “Procuramos o judiciário como única via de acesso para garantir o direito ao bem mais precioso, que deveria ser protegido acima de tudo, conforme determina a Constituição Federal do nosso País, a minha vida”.

Segue: “mas estou aqui decepcionada com uma espada na minha cabeça, pois sem o tratamento adequado eu vou morrer. Isso pode acontecer a qualquer minuto”.

Ela explica que o juiz da Sétima Vara da Fazenda entendeu que não era competente para julgar seu processo e transferiu para a justiça federal. “Mas o juiz federal da 10a Vara, também se julgou incompetente para julgar meu processo e mandou de volta para justiça estadual”.

Só que dessa vez, diz ela, enviaram para o lugar errado e seu processo ficou, acreditem, perdido por três dias, até ser localizado, após muita luta.

“Mas devido a burocracia o erro foi identificado e o processo voltou para a Justiça Federal, para que fosse enviado, dessa vez, para o local correto”.

Ela luta desde fevereiro de 2023, esperando que o processo seja apreciado. “Se algo pior acontecer, a responsabilidade será do TJPE”, lamentou. O processo tem o número 0810113-27.2023.8.17.2001. Informações: Blog do Nill Júnior

Prefeitura de Garanhuns entrega Unidade de Saúde requalificada no Sítio Mochila

A comunidade que reside no Sítio Mochila, na área rural de Garanhuns, agora conta com um equipamento de saúde reestruturado pela Prefeitura de Garanhuns. A Unidade Básica de Saúde Miracica II foi entregue nesta quinta-feira (18), sendo esta a décima sétima UBS requalificada, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O prefeito Sivaldo Albino realizou a entrega, ao lado da secretária de Saúde, Catarina Tenório, e do presidente da Câmara de vereadores, Luizinho Roldão.As ações de intervenção na parte elétrica, hidráulica e estrutural também foram solicitadas pelo Poder Legislativo Municipal, por meio do vereador Bruno Taveira. Foram investidos quase 200 mil reais em recursos próprios, para recuperar a sede da unidade que atende em média 2200 pessoas. Além desta iniciativa, o Governo Municipal também está recuperando o imóvel onde funciona o ponto de apoio da equipe de saúde, no Sítio Borges; no local as obras se encontram em estágio avançado.

“Quando assumimos a gestão foi feito um diagnóstico, onde as 38 Unidades Básicas de Saúde existentes precisavam de algum tipo de intervenção em sua estrutura. Esta é a décima sétima que entregamos, levando mais dignidade e condições de trabalho para os profissionais e atendimento aos pacientes”, declara o prefeito Sivaldo Albino.

Na UBS Miracica II já são realizados atendimentos médicos, de enfermagem, de odontologia, além de vacinação, acompanhamento pré-natal e outros serviços. Atualmente, outras duas unidades estão recebendo obras de requalificação, na Vila do Quartel e no bairro Boa Vista.

Em visita à Lagoa Grande, Jarbas Filho agradece votação e diz que o ‘município será prioridade do seu mandato’

O prefeito Vilmar Cappellaro e a vice-prefeita Catharina Garziera receberam nesta quinta-feira (18) o deputado estadual Jarbas Filho (PSB), em um encontro realizado em Lagoa Grande com a presença do ex-prefeito Jorge Garziera; além de secretários, vereadores, colaboradores, imprensa e lideranças políticas.

O gestor recepcionou o deputado na sede da prefeitura e logo em seguida a comitiva foi visitar algumas obras em andamento, entre elas, o estádio de futebol. O prefeito Vilmar Cappellaro destacou a importância da visita do parlamentar ao município e pontuou algumas ações articuladas pelo deputado.

“Através do mandato de Jarbas Filho, estamos com oito milhões de reais em verbas parlamentares garantidas por meio do senador Fernando Dueire (MDB-PE), sendo um milhão para a saúde”, enfatizou o prefeito. O gestor concluiu dizendo que Lagoa Grande vai assistir muita coisa boa através do mandato de Jarbas Filho.

Jarbas Filho disse que sua agenda ao município foi para agradecer ao povo lagoa-grandense pela votação recebida. “Essa cidade tem um significado muito importante na minha vida, aqui foi construída minha candidatura para a Assembleia Legislativa. Vilmar foi o primeiro prefeito que empunhou minha bandeira, apostou e confiou”, declarou o parlamentar.

“Lagoa Grande é uma prioridade do nosso mandato! O gesto que essa cidade fez por mim não existem palavras para agradecer, mas irei demonstrar minha gratidão com muito trabalho, empenho e dedicação ajudando o município a vencer seus desafios, e fortalecer suas potencialidades. O meu gabinete na Alepe é uma extensão dessa cidade”, completou Jarbas Filho.

Em Escada, governadora Raquel Lyra inaugura parque de lazer e preservação ambiental

Em agenda na Zona da Mata Sul de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra inaugurou, na tarde desta quinta-feira (18), o Parque Ambiental Janelas para o Rio do município de Escada. O espaço é destinado à prática de atividades de lazer, esportes e brincadeiras, aliando áreas de convivência a iniciativas de preservação ambiental e à proteção do Rio Ipojuca. O valor total investido na obra do Parque foi de  R$ 8.515.666,61. A vice-governadora Priscila Krause também participou da inauguração.
A governadora ressaltou que tem dialogado com os municípios para eleger as prioridades e interiorizar os investimentos do Governo do Estado. “Que esse parque possa trazer mais qualidade de vida e simbolize o início de muitas obras que queremos trazer para essa região. Transformar Pernambuco carece de muita união e trabalho. É assim que vamos superar os desafios do nosso povo, e isso passa pela geração de emprego e renda, requalificação de estradas, construção de moradia popular e água para todos. Nada se faz da noite para o dia, mas nosso time de secretários está trabalhando para fazer as entregas dos nossos compromissos de governo”, destacou Raquel Lyra.
O parque linear foi construído em uma área de 104.874,98 m² e concluído em abril deste ano, após 19 meses de execução da obra. No equipamento há áreas e edificações voltadas a atividades coletivas, como anfiteatro, viveiro de mudas, pista de skate, campos de futebol e academia requalificada. 
 
O Janelas para o Rio de Escada também conta com um bloco destinado à educação ambiental, voltado para ações e aulas de sustentabilidade ambiental, econômica e social, com vista panorâmica para a área de reposição florestal e do Rio Ipojuca. Esse espaço, aliado ao viveiro de mudas e ao anfiteatro, atenderá alunos de escolas da cidade e demais visitantes.
 
Perto da entrada principal do parque ficam o bloco administrativo, quiosque, sanitários e os reservatórios superior e inferior. “Esse parque é um orgulho para nossa cidade, que completa 150 anos nos próximos dias. Todos devem preservá-lo e aproveitar com o orgulho de ter o maior equipamento de lazer da região”, ressaltou a prefeita de Escada, Mary Gouveia.
 
A inauguração faz parte do projeto Janelas para o Rio, elaborado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), através do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca, que é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A execução das intervenções ficou a cargo da Secretaria de Recursos Hídricos e de Saneamento.
 
“O Janelas para o Rio representa o primeiro passo de redenção do olhar do povo para os corpos d’água, criando espaços de convivência das pessoas com os rios”, registrou o secretário estadual de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo.
Acompanharam a inauguração do parque a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, o secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Hercílio Mamede, os deputados estaduais France Hacker e Sileno Guedes, o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho, além de prefeitos e vereadores da região. Fotos: Miva Filho/Secom.

Em Caruaru, governadora Raquel Lyra visita andamento das obras do habitacional Severino Quirino

Finalizando sua agenda em Caruaru, nesta quinta-feira (18), a governadora Raquel Lyra visitou as obras do habitacional Severino Quirino, localizado no bairro do Vassoural. O empreendimento apresenta valor total de R$ 16 milhões, financiado através do Programa Federal Minha Casa Minha Vida – Entidades, com uma contrapartida de R$ 600 mil do Governo do Estado. Quando entregue, o residencial vai beneficiar 192 famílias, somando 800 pessoas com acesso à moradia digna. Ao lado do prefeito Rodrigo Pinheiro e da vice-governadora Priscila Krause, a chefe do Executivo estadual acompanhou as obras, que estão em fase de conclusão.

“A obra vai poder ser entregue oficialmente em breve. Eu vim aqui ver como está o andamento para o sonho da casa própria virar realidade para muitas famílias”, destacou a governadora. Essa será mais uma entrega do compromisso com o programa Morar Bem PE. Através do programa, a meta do Governo do Estado é beneficiar, até 2026, 50 mil famílias com moradias dignas.

A previsão de entrega do habitacional é para o início do mês de junho. Parte dos beneficiários são pessoas que moraram por muitos anos na antiga ocupação onde hoje os apartamentos estão sendo construídos. Até receberem as chaves e a propriedade das novas habitações, as famílias recebem auxílio-moradia pago pelo município. Para atender à demanda dos novos moradores, foi construída, pela Compesa, uma Estação Elevatória de Emissário de Esgoto.

Estiveram presentes ainda os secretários estaduais Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento) e Coronel Hercílio Mamede (Casa Militar). Fotos: Miva Filho/Secom.