Home » Pernambuco » No Sertão do Moxotó, governadora Raquel Lyra anuncia pagamento do piso nacional da enfermagem

No Sertão do Moxotó, governadora Raquel Lyra anuncia pagamento do piso nacional da enfermagem

O pagamento será realizado no próximo dia 29 para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras que trabalham nas instituições públicas de saúde.

Durante a realização do seminário regional do Ouvir para Mudar, no município de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, nesta sexta-feira (22), a governadora Raquel Lyra garantiu que o piso nacional da enfermagem será pago pelo Estado. Ao todo, serão contemplados 20,8 mil servidores da área que atuam em instituições públicas estaduais de saúde. Os valores serão pagos no dia 29 de setembro.

“Vamos apresentar essa boa notícia aos profissionais, sindicatos e associações. Essa luta também é nossa, foram muitas reuniões para definir o pagamento do jeito certo. A valorização desses servidores é compromisso do nosso governo a partir de muito trabalho, diálogo e transparência”, afirmou a governadora.

O pagamento será efetuado mediante folha extra aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras de entidades públicas, além de entidades filantrópicas e outros prestadores de serviço que atendem no mínimo 60% dos pacientes pelo SUS, sob gestão estadual.

Os valores entregues pelo governo federal no dia 23 de agosto, referentes ao primeiro repasse realizado, somam, aproximadamente, R$ 100 milhões e abrangem o pagamento do benefício para os meses de maio, junho, julho e agosto. Para o aporte, nos meses subsequentes, de novos valores necessários para o pagamento do benefício para o grupo de enfermagem, o Governo do Estado se pautará pelos prazos e pelas regras existentes no normativo.

Estiveram presentes os secretários de estado, o prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel; os deputados federais Fernando Monteiro e Guilherme Uchoa Jr., os deputados estaduais Danilo Godoy, Kaio Maniçoba, Joãozinho Tenório e Luciano Duque, além dos prefeitos Uilas Leal (Alagoinha), Mário Flor (Betânia), Arquimedes Valença (Buíque), Manuca de Zé do Povo (Custódia), Wellington da Saúde (Ibimirim), Bau de Mimoso (Pesqueira), Merson (Poção), César Freitas (Sanharó) e Silvio Roque (Tupanatinga).

Infraestrutura e Dinamismo Econômico
– Criar Centro Comercial Central do Brasil em Cruzeiro do Nordeste (semelhante ao CEASA).
 
– Finalizar a PE-265 entre Sertânia a Pernambuquinho e inserir passarela no projeto de duplicação da BR-232 até Serra Talhada. 
 
– Construir ligação da PE-340 à PE-360 (Betânia), para facilitar o acesso ao Sertão de Itaparica e à Paraíba. 
 
Segurança e Cidadania
– Ampliar a quantidade de equipes da Patrulha Maria da Penha e melhorar a articulação com os municípios e ampliar a quantidade de casas abrigo para as mulheres. 
 
– Criar o fundo estadual de politicas das mulheres e ampliar a formação e capacitação para as equipes de atendimento às mulheres. 
 
– Implementar IML para a região (sediado em Arcoverde). 
 
– Reprimir o tráfico de drogas interestadual e fortalecer a inteligência das operativas da SDS. 
 
Saúde e Qualidade de vida
– Implantar CAPS e construir hospital regional mais próximo da região, incluindo maternidade (Jatobá).
 
– Fortalecer a política de prevenção contra acidentes de motos e implantar SAMU (Custódia). 
 
– Implantar serviço de urgência neurológico e cardiológico e implantar ambulatório de atendimento para crianças atípicas (Arcoverde). 
 
  Agricultura e Meio Ambiente
 
– Criar uma política estadual de apoio à cadeia produtiva da caprinocultura e escoamento da produção do leite de cabra. 
 
– Criar uma reserva estadual em Arcoverde e apoiar projetos de reforma agrária.
 
– Apoiar grupos de mulheres assegurando as produções rurais.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários