Para garantir que mulheres estejam aptas para identificar defeitos ou situações críticas em veículos, além de evitar que sejam enganadas na contratação de serviços, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) promoveu hoje (22), curso gratuito de mecânica básica para mulheres. O treinamento ocorreu na Escola Pública de Trânsito (EPT), localizada no Recife, de forma prática, dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito, realizada de 18 a 25 deste mês.
Com 3 horas/aula, o curso abordou questões fundamentais para um bom funcionamento dos veículos. Itens importantes como verificação de óleo, arrefecimento, correias do motor, velas e cabos, foram pontos tratados durante a capacitação. O instrutor, Aênio Oliveira, ainda reforçou orientações sobre avaliação de bateria e fusíveis, iluminação, sinais do painel e cuidados para a segurança pessoal da motorista, como ter atenção ao abrir o capô do veículo, em casos de emergência.
Elaine Rodrigues, que dirige habitualmente seu próprio veículo, disse que o curso é uma grande oportunidade oferecida pelo Detran-PE. Era um desejo antigo dela, mas como é um universo muito masculino, não havia nada específico para mulheres. “Tirei dúvidas e ganhei mais conhecimento, entre eles, a verificação do fluido de arrefecimento, que aprendi de forma mais completa”, disse.
Na finalização do curso foi realizada uma espécie de competição com as participantes divididas em dois grupos. Elas receberam um check list, para identificar defeitos e apontar soluções nos veículos. As novas turmas do curso de mecânica básica para mulheres já estão com as inscrições disponíveis para os meses de outubro e novembro. Para se inscrever basta acessar o link: https://www.detran.pe.gov.br/sempre-alerta-detran/cursos .