Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

COP 28: Pernambuco ingressa no Consórcio Brasil Verde, articulação interestadual de desenvolvimento sustentável

Iniciativa tem como objetivo fortalecer projetos regionais e fomentar a troca de experiências entre os estados brasileiros.

O Governo de Pernambuco aderiu ao Consórcio Brasil Verde, iniciativa que reúne políticas conjuntas entre os estados para promover o desenvolvimento de cadeias econômicas, fortalecendo a governança socioambiental. O anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra durante a 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), que ocorre em Dubai.

“O Nordeste brasileiro tem muito potencial, só precisamos ter a capacidade de nos unir para garantir os investimentos necessários. Investir em pesquisas, tecnologia e educação para que a gente possa ser o que o mundo espera de nós. Então é fundamental que os entes subnacionais possam colocar de maneira muito eficaz as suas metas e indicadores das iniciativas verde-econômicas e focar na nova matriz econômica que o mundo nos exige”, destacou Raquel Lyra.

O Consórcio Brasil Verde foi instituído em 2021 pela coalizão Governadores pelo Clima. O objetivo é promover ações de regeneração ambiental e proteção das populações mais vulneráveis dos riscos associados às mudanças climáticas. A partir do Consórcio, os estados participantes trabalham de maneira conjunta, fortalecendo a governança climática e buscando financiamentos internacionais para os projetos desenvolvidos.

Participam do Consórcio Verde os estados do Acre, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, além do Distrito Federal.

A secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE), Ana Luiza Ferreira, destaca que iniciativas como essa promovem o desenvolvimento econômico garantindo o olhar para a sustentabilidade. “Vemos os eventos climáticos extremos, que já são realidade em todo o mundo e em Pernambuco não é diferente, assim como os eventos sociais extremos, a guerra, a violência e a insegurança. E esse cenário dificulta a própria economia. Então, fazer projetos de desenvolvimento econômico, mas que tenham, realmente, um lastro forte, social e ambiental é o que faz a economia crescer de forma saudável”, disse.

Na primeira agenda da manhã, a chefe do Executivo estadual participou da mesa redonda “GWEC – Consórcio Nordeste e ABEEólica”, no Pavilhão Global Wind Energy Council. Na ocasião, foram discutidos com outros governos do Nordeste, o potencial para produção de energia eólica da região. A mesa foi uma co-organização da Global Wind Energy Council (GWEC) com a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), na qual teve como mediadora a presidente da ABEEólica, Elbia Gannoum.

A participação da governadora ocorre a convite da Bloomberg Foundation, organização que custeou a participação de líderes de todas as regiões do mundo no evento. Estiveram presentes os secretários estaduais Ana Luiza Ferreira (Meio Ambiente), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico) e Rodolfo Costa Pinto (Comunicação).

Fotos: Divulgação.

Instituto DataTrends aponta vantagem de quase 10% de Araújo sobre Aline Gouveia em Amaraji

Pesquisa divulgada nesta sexta-feira coloca o empresário na dianteira da preferência do eleitorado. Atual prefeita aparece em segundo lugar

A prefeita Aline Gouveia (PSB) pode não ser reeleita para o Executivo Municipal de Amaraji nas eleições de 2024. É o que aponta um levantamento do Instituto DataTrends, realizado em 26 de novembro, e divulgado nesta sexta-feira (31).

De acordo com o relatório, dos 350 eleitores entrevistados, a preferência se dá pelo empresário Fláucio Araújo, que pontuou em primeiro lugar com um índice de 33,7% da preferência da população na modalidade espontânea. A atual prefeita, por sua vez, aparece em segundo, com 27,5%, seguida por Ivan Queiroz (3,2%) e Rildo Reis (1,1%).

Apenas 0,3% do eleitorado disse optar pelo voto em branco ou nulo, enquanto 34,3% afirmou não saber ou não quis responder. A margem de erro é de 3,4%. A pesquisa possui grau de confiança de 95%.

Esse resultado se solidifica ainda mais quando, a partir da estratificação do questionário, se observa que a maioria da população (62,5%) se apresenta decidida quanto à escolha de um candidato para o pleito do próximo ano.

Isso significa que, apesar de não ser possível, por ora, atestar um resultado, a vantagem de Araújo sobre Gouveia aponta para uma insatisfação do amarajiense em relação à atual gestão municipal, tendo o eleitor optado, a menos de um ano das eleições, por um nome de oposição.

Estimulada
Já na modalidade estimulada, quando é apresentado ao eleitor o nome dos postulantes, Araújo abre uma vantagem de quase 10% sobre Aline Gouveia. Fláucio Araújo aparece com 46,2% das intenções de voto, enquanto a socialista pontua com 36,7%. O índice dos que não votariam em nenhum dois dois ou optariam por anular ou em braco é de 10,6. Não sabem ou não responderam, 6,4%.

Prefeitura do Recife vence premiação nacional por campanha educativa de educação ambiental

Nas proximidades de lixeiras públicas, um ser que se assemelha a uma pilha de monturos e lixo promove sustos nos passantes a cada vez que um transeunte descarta o lixo de forma irregular no local onde ele se encontra. Em uma roteirização que se assemelha a um reality show educativo com pitadas cômicas, a campanha Recife Limpa começou a ganhar as ruas e as telas de TV em 2022 e, na noite de ontem (quinta, 30), foi vencedora do PPA, premiação que homenageia o talento e a criatividade dos profissionais da publicidade brasileira e considerada a maior referência do país. A premiação aconteceu em São Paulo.

Criada pela Agência Ampla e produzida pela Urso Filmes para a Prefeitura do Recife, a campanha fez tanto sucesso que foi reeditada em 2023 para ‘puxar a orelha’ novamente da população e lembrar a todos que o lixo, quando descartado de forma incorreta, também afeta e compromete o sistema de drenagem da cidade, provocando obstruções em córregos, canaletas e canais, contribuindo para os alagamentos e transtornos causados quando acontecem chuvas excessivas cujas águas procuram os caminhos naturais para poder chegar ao oceano.

As peças também garantiram acessibilidade com tradução em Libras para os deficientes auditivos, além de boas risadas nas redes sociais, gerando engajamento e interações inéditas nas redes sociais da @prefeiturarecife, que conta com mais de 400 mil seguidores apenas no Instagram. Para conferir as peças, os internautas podem fazê-lo através do link https://ppa.globo/video/2022-23/recife-limpa .

Prefeitura de Itapetim paga salário de novembro do funcionalismo municipal

A Prefeitura de Itapetim depositou nesta quinta-feira (30), o salário de novembro dos servidores da Saúde, Educação, Cultura, Assistência Social, Agricultura, Gabinete, Administração e Finanças, Infraestrutura, Esporte, Conselho Tutelar, inativos e pensionistas.

O pagamento já está disponível para saque na conta dos servidores.

Em Itapetim o funcionalismo recebe rigorosamente em dia, movimentando o comércio e aquecendo a economia local.

Coluna do Finfa

Anunciou – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, anunciou nas redes soicais, que a partir desta sexta-feira 1º de dezembro de 2023, o Hospital Maria Silva, estará zerando fila de cirurgias. Segundo o prefeito, o médico cirurgião, Dr. Adeilson Alves e equipe, vão fazer 11 grandes cirurgias, que custam entre R$ 8 e R$ 15 mil, além de 160 pequenas cirurgias. “Esta é uma campanha da Secretaria de Saúde, através do Governo Municipal.Quero agradecer o apoio do deputado federal Felipe Carreras, por destinar emendas parlamentares que nos fizeram poder realizar estes procedimentos”, concluiu o prefeito Adelmo.

Encerrou – A Prefeitura de Santa Terezinha, através da Secretaria de Saúde, encerrou o Novembro Azul com um atendimento médico no Sitio Freires, com as presenças do prefeito Delson e do vice-prefeito Dada. Foram realizados exames de HIV, teste rápido, sífilis, hepatite e aferição da pressão arterial.“O Novembro Azul é um mês importante para a conscientização sobre a saúde do homem. Por isso, estamos realizando essas ações em toda a cidade durante todo o mês de novembro. Estamos todos felizes em poder ajudar nossa querida população”, destacou o prefeito Delson Lustosa.

Mais equipamentos – O prefeito da Ingazeira, Luciano Torres, acompanhado da Secretária Municipal de Saúde, Fabiana Torres, Dr.João Veras, realizou a entrega de mais equipamentos para a Unidade Mista Benvinda de Brito Galvão. Foram entregues: cadioversor , ventilador, ferro elétrico, impressos, sanduícheira, liquidificador, mesa dobrável para projetor.

Disse“Nunca mais operou ninguém, uma cesariana, uma esterectomia, nada é feito. O hospital tem uma estrutura boa, dá para ser feito muita coisa. Mas a partir daí, para você ter uma ideia, todas as as crianças de Triunfo nascem fora. Lá não faz um parto normal, a gente está dizendo isso aqui, mas vai ficar todo mundo chateado. Ou vem para Serra, para Afogados, Recife, Arcoverde, Garanhuns. Aquelas crianças vão nascer tudo fora. O hospital tem uma estrutura boa, mas precisa aperfeiçoar mais. Eu sei que agora vem um período eleitoral. A maioria, uma grande parte de prefeitos, não são todos, só fazem alguma coisa quando está perto da eleição para impressionar. Para perpetuar no poder, o que eu não concordo com isso de perpetuar no poder”. (Médico e pré-candidato a prefeito de Triunfo, Dr. Eduardo Melo, sobre as ações da saúde que deixaram de ser realizadas depois do ano de 2020 e impactaram na taxa de natalidade do município, em entrevista ao Farol de Notícias)

Inaugura – A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, estará inaugurando neste sábado (02), pavimentação de ruas no Distrito de Tauapiranga,às 16 horas. “Mais uma obra na zona rural de Serra Talhada, que iremos entregar a população serratalhadense”, disse a prefeita.

Frase – “Não vamos fazer festa de emancipação. A prioridade é pagar fornecedores e servidores efetivos e contratados. faz festa quem pode”. (Prefeito de Ingazeira e Presidente do Cimpajeú, Luciano Torres, em entrevista a Rádio Pajeú)

Anunciou chapa – O prefeito de Toritama Edilson Tavares (MDB) anunciou, na festa de comemoração de seu aniversário na noite desta quinta-feira (30), os pré-candidatos a prefeito e vice que contarão com seu apoio para a disputa municipal de 2024. Sérgio Colin que atualmente está como Secretário de Governo, foi escolhido para encabeçar a chapa e Gil Custódio, Secretário de Planejamento será o vice.

Perguntar não ofende – O empresário Rogério Barros será candidato a prefeito na cidade de Solidão, no próximo ano?

Blog do Finfa inicia divulgação de pesquisa DataTrends

Fortalecendo a cobertura da corrida eleitoral para 2024, o Blog do Finfa fechou parceria com o Instituto DataTrends para a divulgação de pesquisas de opinião em parceria com outros três blogs de Pernambuco.

O grupo será formado pelo Blog do Finfa, Blog Alberes Xavier, Blog Edmar Lyra e Blog FalaPE, quatro veículos de comunicação renomados e com grande expertise em cobertura política no país.

As pesquisas já começaram a ser feitas em diversas cidades. E nesta sexta-feira (1), o Blog do Finfa divulgará a primeira pesquisa DataTrends, que mostrará o cenário eleitoral de Amaraji, localizada na Mata Sul do estado.

Em parceria com Rotary e MP, Prefeitura de Afogados desenvolve projeto de atenção a pessoas com transtorno do espectro autista

Em Afogados da Ingazeira, aconteceu esta semana o primeiro encontro de socialização do projeto de atualização multiprofissional em atenção à pessoas com deficiência intelectual e pacientes com TEA – Transtorno do Espectro Autista. O evento aconteceu no centro especializado em reabilitação de Afogados, CER lll.

O projeto é fruto de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde, Rotary Club de Afogados da Ingazeira e, por meio de termo de cooperação, o Ministério Público de Pernambuco. O objetivo do projeto é capacitar e atualizar profissionais de diversas áreas buscando o aprimoramento técnico e a qualificação no atendimento à população com deficiência intelectual e TEA.

O curso tem proposta pedagógica e conteúdos de responsabilidade da INTERARCO – Terapias Integradas, com sede em Arcoverde. O curso foi custeado com recursos destinados pelo MPPE.

“Nosso principal objetivo é qualificar os profissionais que atendem esses pacientes e contribuir com um melhor diagnóstico e acompanhamento,” afirmou o secretário de saúde, Artur Amorim. Ele informou ainda que já cadastrou o CER lll no PAC – saúde para a construção de uma oficina ortopédica na unidade. “Também conseguimos com o Ministério da Saúde o incremento de setenta mil reais por mês na ajuda da manutenção do CER e da equipe de Reabilitação Intelectual. E a proposta para a mudança de CER III para CER IV já está cadastrada e sendo aprovada serão mais duzentos mil para manutenção do CER”, finalizou o Secretário de Saúde, Artur Amorim.

Irão concluir o curso no dia 15 de Dezembro profissionais das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e Educação, do CER III,  estudantes de Terapia Ocupacional, residentes e pesquisadora da Rede de Cuidado a Pessoa com Deficiência.

Durante o encontro a equipe do Banco Sicoob, formada pelo Gerente da agência de Afogados Ingazeira, João Paulo, a Especialista em Evento Social e Estratégico do Sicoob, Cleiry Michele, e a Gerente da agência de Carnaíba, Márcia Fernanda, anunciaram o patrocínio de R$ 24.853,50 para a instalação da sala de Estimulação Sensorial no CER III.

O Prefeito Alessandro Palmeira participou da atividade. “Mesmo vivenciando uma das maiores crises que os municípios já passaram, estamos mantendo os serviços tão importantes que são disponibilizados a nossa população aqui no CER. Recentemente inauguramos uma piscina para quem precisa fazer hidroterapia. Essas parcerias com Rotary, Ministério Público e Sicoob, só reforçam esse trabalho tão importante,” destacou o Prefeito Alessandro Palmeira.

O evento contou ainda com as participações do coordenador do CER-lll, Verandílson Zuza; da Secretária de Assistência Social, Madalena Leite; da Coordenadora de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação, Ednery Cruz; do promotor de justiça, Wítalo Rodrigo de Lemos Vasconcelos; do presidente do Rotary Club, Danilo Siqueira; a coordenadora municipal do selo Unicef, Socorro Martins; e de Karla Suelda Guimarães, mãe de um paciente diagnosticado, aos 2 anos, com Autismo de forma regressiva.

Compesa e Ministério Público de Pernambuco assinam termo de cooperação técnica

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) celebrou, nesta quinta-feira (30), um Termo de Cooperação Técnica e Administrativa com o Ministério Público de Pernambuco, por meio da Procuradoria Geral de Justiça. O documento tem o objetivo de estreitar o relacionamento entre a Compesa e o MP, manter o diálogo e o suporte técnico para esclarecimentos sobre a realidade do saneamento em Pernambuco, além de promover soluções para as demandas da sociedade por meio da criação de uma Câmara Técnica de Autocomposição. Deste modo, poderá ser solicitada a abertura de Procedimento Autocompositivo para procedimentos administrativos que tramitem no Núcleo de Negociação, Conciliação e Mediação da Procuradoria de Justiça Cível e/ou em ações judiciais em curso, que tratem da falta de oferta adequada e suficiente de saneamento básico.

Pela Compesa, assinou o presidente da estatal, Alex Campos, e pela Procuradoria Geral de Justiça, o procurador Marcos Carvalho. A intenção das duas entidades é aprofundar o diálogo e propor soluções para que sejam reduzidos os casos judiciais envolvendo a Compesa. Também participaram do encontro o diretor Regional do Interior da Compesa, Igor Galindo, o chefe de Gabinete, José Virginio Nogueira, e a Secretária Jurídica, Marise Paiva; além dos promotores Marcos Aurélio Farias, Francisco Sales e o chefe de Gabinete do MP, José Paulo Cavalcanti.

O presidente da Compesa, Alex Campos, destacou os reflexos do acordo para a população. “O termo de cooperação trará resultados positivos para a estatal, mas principalmente para a população, que terá dois órgãos em sintonia para dar mais celeridade às suas necessidades. O diálogo e o conhecimento técnico certamente ajudarão o trabalho do MP”, apontou o presidente. O procurador Geral de Justiça, Marcos Carvalho, destacou a importância do acordo firmado com a Companhia, uma parceria que resultará na resolutividade e agilidade às demandas da população que recorre ao MP em busca de apoio.

Além da assinatura do documento, o presidente da Compesa, que está há três meses à frente da Companhia, aproveitou para fazer um balanço da atuação da estatal, as dificuldades hídricas e operacionais e as perspectivas para o próximo ano. O dirigente explicou que 60% da população pernambucana é abastecida por regime de rodízio e que o estado tem o pior balanço hídrico do país. Aliado a isso, a Compesa tem enfrentado elevado índice de roubos e furtos de água em adutoras e de equipamentos, ações criminosas que impactam diretamente no fornecimento de água, prejudicando muita gente.

O gestor também explicou as condições de geológicas e geográficas  de Pernambuco não são favoráveis para os recursos hídricos e destacou que, para reverter este quadro de adversidades e atender ao Novo Marco do Setor de Saneamento, a Compesa tem um planejamento de obras e de captação de recursos para mudar a realidade hídrica do estado. Ele citou a obra da Adutora do Agreste, empreendimento em execução há dez anos e que está em fase de testes para atender cidades do Agreste, entre elas, Caruaru. Também destacou a obra da Adutora de Serro Azul e a Adutora do Alto Capibaribe. A Companhia conta, inclusive, com o empréstimo de R$ 1,1 bilhão que será celebrado com O Banco Multilateral de Desenvolvimento (NDB – New Development Bank), instituição dos BRICS, que está em fase final para liberação dos recursos, e R$ 120 milhões captados junto ao Banco do Nordeste (BNB).

Outro tema ressaltado por Alex Campos foi questão do estudo que está sendo realizado pelo BNDES para definição de um modelo de concessão para a Compesa. Ele reafirmou que a Companhia não será privatizada, mas ressaltou que é preciso envolver o setor privado para ampliar os índices de cobertura de água e esgoto em Pernambuco

Governadora em exercício Priscila Krause prestigia missa na 119ª Festa da Conceição do Morro

A tradicional Festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição foi prestigiada, nesta quinta-feira (30), pela governadora em exercício, Priscila Krause. A 119ª edição da celebração acontece no Morro da Conceição, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife. A programação começou no dia 28 de novembro e segue até 8 de dezembro, incluindo missas, novenas, romaria, shows, confissões e a tradicional procissão. O evento conta com o apoio do Governo de Pernambuco por meio da Secretaria de Cultura e Fundarpe, com o aporte de R$ 260 mil para contratações artísticas.
“Em nome do Governo do Estado, eu agradeço e afirmo que estaremos sempre juntos, prontos, de portas abertas para apoiar o Morro da Conceição. Tanto a paróquia quanto a comunidade é importante para a formação da fé de grande parte do povo pernambucano e da própria história do Recife”, destacou Priscila Krause.
 
Este ano, o tema escolhido tem relação com o Ano Vocacional proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): “Imaculada Conceição do Morro, ensinai-nos que toda vocação é graça e missão dada por Deus”.
“Estamos neste ano vivenciando mais uma festa da Imaculada Conceição. O tema da festa está voltado ao ano vocacional, que é essa experiência dos peregrinos que vêm aqui ao santuário do Morro fazer a sua experiência de fé e, junto de Nossa Senhora, renovam a sua fé e a sua esperança”, comentou o reitor do santuário, padre Emerson Borges.
 
A secretária de Cultura do Estado, Cacau de Paula, fez questão de convocar todos os pernambucanos para a festividade. “A capital da fé pernambucana é aqui no Morro da Conceição. Até o dia 8 de dezembro vai ter uma série de programações, missas, terços e outros eventos religiosos e culturais também, então a programação está imperdível”.
A Festa da Conceição do Morro ganhou, no ano de 2022, o título de Patrimônio Imaterial de Pernambuco. A presidente da Fundarpe, Renata Borba, afirmou que, por isso, está garantida a salvaguarda da festa. “Este ano, em dezembro, está completando um ano que essa festa foi reconhecida como Patrimônio Imaterial do Estado de Pernambuco e já em outubro iniciaram os trabalhos para instituir, junto com à comunidade local, o plano de salvaguarda dessa festa tradicional. E esse plano é construído, como é da natureza do Patrimônio Imaterial, com a comunidade e ela que vai salvaguardar esse bem cultural ao longo dessa história que tem mais de 100 anos para que seja perpetuada”, apontou.
Neste ano, pela primeira vez, a missa de encerramento da festa, que acontece na noite do dia 8 de dezembro, após a chegada da procissão, será celebrada por Dom Paulo Jackson, que tomou posse como arcebispo de Olinda e Recife no último mês de agosto.
 
Além da secretária de Cultura, também acompanharam a agenda os secretários estaduais Hercílio Mamede (Casa Militar) e Daniel Coelho (Turismo) e os vereadores do Recife Alcides Cardoso, Tadeu Calheiros e Doduel Varela.