Iniciativa tem como objetivo fortalecer projetos regionais e fomentar a troca de experiências entre os estados brasileiros.

O Governo de Pernambuco aderiu ao Consórcio Brasil Verde, iniciativa que reúne políticas conjuntas entre os estados para promover o desenvolvimento de cadeias econômicas, fortalecendo a governança socioambiental. O anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra durante a 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), que ocorre em Dubai.
“O Nordeste brasileiro tem muito potencial, só precisamos ter a capacidade de nos unir para garantir os investimentos necessários. Investir em pesquisas, tecnologia e educação para que a gente possa ser o que o mundo espera de nós. Então é fundamental que os entes subnacionais possam colocar de maneira muito eficaz as suas metas e indicadores das iniciativas verde-econômicas e focar na nova matriz econômica que o mundo nos exige”, destacou Raquel Lyra.

O Consórcio Brasil Verde foi instituído em 2021 pela coalizão Governadores pelo Clima. O objetivo é promover ações de regeneração ambiental e proteção das populações mais vulneráveis dos riscos associados às mudanças climáticas. A partir do Consórcio, os estados participantes trabalham de maneira conjunta, fortalecendo a governança climática e buscando financiamentos internacionais para os projetos desenvolvidos.
Participam do Consórcio Verde os estados do Acre, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, além do Distrito Federal.
A secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE), Ana Luiza Ferreira, destaca que iniciativas como essa promovem o desenvolvimento econômico garantindo o olhar para a sustentabilidade. “Vemos os eventos climáticos extremos, que já são realidade em todo o mundo e em Pernambuco não é diferente, assim como os eventos sociais extremos, a guerra, a violência e a insegurança. E esse cenário dificulta a própria economia. Então, fazer projetos de desenvolvimento econômico, mas que tenham, realmente, um lastro forte, social e ambiental é o que faz a economia crescer de forma saudável”, disse.

Na primeira agenda da manhã, a chefe do Executivo estadual participou da mesa redonda “GWEC – Consórcio Nordeste e ABEEólica”, no Pavilhão Global Wind Energy Council. Na ocasião, foram discutidos com outros governos do Nordeste, o potencial para produção de energia eólica da região. A mesa foi uma co-organização da Global Wind Energy Council (GWEC) com a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), na qual teve como mediadora a presidente da ABEEólica, Elbia Gannoum.
A participação da governadora ocorre a convite da Bloomberg Foundation, organização que custeou a participação de líderes de todas as regiões do mundo no evento. Estiveram presentes os secretários estaduais Ana Luiza Ferreira (Meio Ambiente), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico) e Rodolfo Costa Pinto (Comunicação).
Fotos: Divulgação.

Pesquisa divulgada nesta sexta-feira coloca o empresário na dianteira da preferência do eleitorado. Atual prefeita aparece em segundo lugar
Nas proximidades de lixeiras públicas, um ser que se assemelha a uma pilha de monturos e lixo promove sustos nos passantes a cada vez que um transeunte descarta o lixo de forma irregular no local onde ele se encontra. Em uma roteirização que se assemelha a um reality show educativo com pitadas cômicas, a campanha Recife Limpa começou a ganhar as ruas e as telas de TV em 2022 e, na noite de ontem (quinta, 30), foi vencedora do PPA, premiação que homenageia o talento e a criatividade dos profissionais da publicidade brasileira e considerada a maior referência do país. A premiação aconteceu em São Paulo.
A Prefeitura de Itapetim depositou nesta quinta-feira (30), o salário de novembro dos servidores da Saúde, Educação, Cultura, Assistência Social, Agricultura, Gabinete, Administração e Finanças, Infraestrutura, Esporte, Conselho Tutelar, inativos e pensionistas.
Anunciou – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, anunciou nas redes soicais, que a partir desta sexta-feira 1º de dezembro de 2023, o Hospital Maria Silva, estará zerando fila de cirurgias. Segundo o prefeito, o médico cirurgião, Dr. Adeilson Alves e equipe, vão fazer 11 grandes cirurgias, que custam entre R$ 8 e R$ 15 mil, além de 160 pequenas cirurgias. “Esta é uma campanha da Secretaria de Saúde, através do Governo Municipal.Quero agradecer o apoio do deputado federal Felipe Carreras, por destinar emendas parlamentares que nos fizeram poder realizar estes procedimentos”, concluiu o prefeito Adelmo.

Disse – “Nunca mais operou ninguém, uma cesariana, uma esterectomia, nada é feito. O hospital tem uma estrutura boa, dá para ser feito muita coisa. Mas a partir daí, para você ter uma ideia, todas as as crianças de Triunfo nascem fora. Lá não faz um parto normal, a gente está dizendo isso aqui, mas vai ficar todo mundo chateado. Ou vem para Serra, para Afogados, Recife, Arcoverde, Garanhuns. Aquelas crianças vão nascer tudo fora. O hospital tem uma estrutura boa, mas precisa aperfeiçoar mais. Eu sei que agora vem um período eleitoral. A maioria, uma grande parte de prefeitos, não são todos, só fazem alguma coisa quando está perto da eleição para impressionar. Para perpetuar no poder, o que eu não concordo com isso de perpetuar no poder”. (Médico e pré-candidato a prefeito de Triunfo, Dr. Eduardo Melo, sobre as ações da saúde que deixaram de ser realizadas depois do ano de 2020 e impactaram na taxa de natalidade do município, em entrevista ao Farol de Notícias)
Inaugura – A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, estará inaugurando neste sábado (02), pavimentação de ruas no Distrito de Tauapiranga,às 16 horas. “Mais uma obra na zona rural de Serra Talhada, que iremos entregar a população serratalhadense”, disse a prefeita.
Fortalecendo a cobertura da corrida eleitoral para 2024, o Blog do Finfa fechou parceria com o Instituto DataTrends para a divulgação de pesquisas de opinião em parceria com outros três blogs de Pernambuco.
Em Afogados da Ingazeira, aconteceu esta semana o primeiro encontro de socialização do projeto de atualização multiprofissional em atenção à pessoas com deficiência intelectual e pacientes com TEA – Transtorno do Espectro Autista. O evento aconteceu no centro especializado em reabilitação de Afogados, CER lll.

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) celebrou, nesta quinta-feira (30), um Termo de Cooperação Técnica e Administrativa com o Ministério Público de Pernambuco, por meio da Procuradoria Geral de Justiça. O documento tem o objetivo de estreitar o relacionamento entre a Compesa e o MP, manter o diálogo e o suporte técnico para esclarecimentos sobre a realidade do saneamento em Pernambuco, além de promover soluções para as demandas da sociedade por meio da criação de uma Câmara Técnica de Autocomposição. Deste modo, poderá ser solicitada a abertura de Procedimento Autocompositivo para procedimentos administrativos que tramitem no Núcleo de Negociação, Conciliação e Mediação da Procuradoria de Justiça Cível e/ou em ações judiciais em curso, que tratem da falta de oferta adequada e suficiente de saneamento básico.
A tradicional Festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição foi prestigiada, nesta quinta-feira (30), pela governadora em exercício, Priscila Krause. A 119ª edição da celebração acontece no Morro da Conceição, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife. A programação começou no dia 28 de novembro e segue até 8 de dezembro, incluindo missas, novenas, romaria, shows, confissões e a tradicional procissão. O evento conta com o apoio do Governo de Pernambuco por meio da Secretaria de Cultura e Fundarpe, com o aporte de R$ 260 mil para contratações artísticas.

