Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Recife é a primeira cidade do Norte Nordeste a integrar a Rede de Aprendizagem da Unesco

Criação da rede foi aprovada em 2013, na Declaração de Pequim com foco na inclusão, prosperidade e sustentabilidade

Em missão internacional pelos Estados Unidos para receber um prêmio de excelência pelo Compaz, o prefeito do Recife, João Campos, também garante outra boa notícia para a capital pernambucana. É que o Recife agora passa a integrar um seleto grupo da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura): a Rede Global de Aprendizagem, que foi criada na declaração de Pequim de 2013, tendo por foco a inclusão, a prosperidade e a sustentabilidade de cidades.

“Acredito que a educação desempenha um papel fundamental na vida de todos.  Uma saída para as desigualdades, uma saída para as oportunidades.  A educação alimenta o impulso em direção a um estado de bem-estar social”, disse o prefeito, considerando a possibilidade de centralizar as ações da Rede de Aprendizagem da Unesco tendo a educação como prioridade.

A gestão atual recifense tem a educação como motor fundamental para uma cidade sustentável, pacífica, socialmente desenvolvida e economicamente progressista. No médio prazo, o plano visa promover a igualdade de oportunidades, ampliar o acesso e melhorar a qualidade da educação. Inclusive, o próprio plano estratégico de longo prazo do município, Recife 500 Anos, descreve o compromisso com a aprendizagem em todos os níveis.

A ambição do Recife é tornar-se uma das cidades mais inteligentes da América Latina, usando educação, tecnologia e inovação para reduzir as desigualdades sociais e capacitar os indivíduos através de ocupações significativas.

A Rede Global da Unesco de Cidades do Aprendizado, anunciou o ingresso de novos 64 membros de 35 países e, com isso, o Recife entrou na seleta lista. Trata-se de um reconhecimento aos esforços extraordinários para tornar a aprendizagem ao longo da vida uma realidade para todos no nível local.

As novas cidades foram anunciadas nesta quarta-feira (14/02), durante o evento virtual de alto nível “Empoderando Aprendizes de Todas as Idades: As Cidades do Aprendizado da UNESCO Transformam Vidas”.

A Rede Global da Unesco de Cidades do Aprendizado é uma rede internacional composta por cidades que promovem a aprendizagem com sucesso ao longo da vida em suas comunidades. As novas cidades do aprendizado foram adicionadas à rede com base na recomendação de um júri de especialistas.

Um compromisso sólido com a aprendizagem ao longo da vida por parte do prefeito e da administração da cidade, bem como um histórico de boas práticas e iniciativas políticas são pré-requisitos essenciais para se tornar uma cidade do aprendizado.

As cidades são fundamentais para transformar o direito à educação em uma realidade tangível para indivíduos de todas as idades. Com as novas admissões, a rede agora inclui 356 cidades membros de todo o mundo que compartilham know-how e abrem caminho para oportunidades de aprendizado ao longo da vida para 390 milhões de cidadãos.

Para além disso, os novos membros da Rede Global da Unesco de Cidades do Aprendizado co-liderarão a campanha #ImALifelongLearner em suas cidades. A campanha mobiliza aprendizes de todo o mundo para mostrar sua paixão pelo aprendizado ao longo da vida. Ela destaca que o #RightToEducation deve se aplicar a todas as idades.

Sobre a UNESCO

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura contribui para a paz e a segurança liderando a cooperação multilateral em educação, ciências, cultura, comunicação e informação. Com 194 Estados Membros, a UNESCO emprega mais de 2.000 pessoas para coordenar uma rede de mais de 2.000 sítios culturais e naturais protegidos.

 
Foto: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife

Iza Arruda participa de entrega de novos veículos para frota da Saúde Pública de Vitória de Santo Antão

A deputada federal Iza Arruda marcou presença no ato de entrega dos novos veículos da frota da Secretaria de Saúde da Prefeitura da Vitória de Santo Antão. No total, foram entregues a população, sete ambulâncias (duas delas equipadas com UTI), duas motolâncias, e uma moto administrativa para o Samu, que ainda recebeu uma remessa de novos fardamentos para os seus colaboradores.

“Participar da entrega em Vitória de Santo Antão das sete ambulâncias, incluindo duas com UTI, duas motolâncias, uma moto para o Samu que também recebeu novos uniformes, foi mais do que uma honra, foi um compromisso com a saúde e o bem-estar dos vitorienses”, disse Iza ao Blog do Alberes Xavier.

A deputada é filha do prefeito de Vitória, Paulo Roberto, a quem ela elogiou pela entrega dos novos veículos. “O prefeito Paulo Roberto está de parabéns pela exitosa gestão que vem fazendo em Vitória de Santo Antão. Que essas ambulâncias sejam um símbolo de esperança e auxílio em momentos cruciais”, falou.

Secult-PE realiza formação gratuita sobre Edital de Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco

Ação acontece nesta terça (20), no Museu do Estado de Pernambuco

A Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco – Secult-PE, através da Gerência de Educação e Direitos Humanos – GEDH, em parceria com a Gerência de Patrimônios Imateriais da Fundarpe e com apoio do Museu do Estado de Pernambuco – Mepe, realiza formação gratuita sobre a 19ª edição do Concurso de Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco. A ação, voltada para fazedores de cultura PcDs, indígenas e de periferia, acontece no dia 20 de fevereiro, no Mepe, das 9h às 12h. As inscrições serão realizadas no momento do curso.

“O objetivo dessa ação é incentivar os artistas a se candidatarem a Patrimônio Vivo e esclarecer sobre o que é preciso para se habilitar, quais os documentos exigidos, os caminhos para conseguir as comprovações solicitadas e tirar dúvidas”, explica Luciano Freitas, gerente da GEDH. Com a realização desse Edital, o Estado irá garantir o incentivo a mais de uma centena de mestres e mestras de notório saber e grupos culturais, tradicionais e populares e garantir a salvaguarda e a transmissão de seus conhecimentos e técnicas para as novas gerações.

O edital do 19º Concurso de Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco (RPV-PE) tem como objetivo reconhecer e apoiar mestres, mestras e grupos da cultura tradicional e popular do Estado, os dez novos Patrimônios Vivos de Pernambuco registrados receberão bolsas de auxílio financeiro destinadas à manutenção de suas atividades culturais. Os valores são previstos na Lei do RPV-PE e atualizados anualmente com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), sendo R$ 1.600 (corrigidos atualmente para R$ 2.162) para pessoa física e R$ 3.200 (corrigidos atualmente para R$ 4.324,03) para pessoa jurídica.

Mais informações sobre os Patrimônios Vivos de Pernambuco podem ser encontradas no link https://www.cultura.pe.gov.br/pagina/patrimonio-cultural/imaterial/patrimonios-vivos/; pelo e-mail: patrimoniovivope@gmail.com; e pelos telefones: (81) 3184-3061 e 3184-3060.

SOBRE O EDITAL

As inscrições serão abertas no dia 1º de março e devem ser realizadas exclusivamente pela plataforma Mapa Cultural de Pernambuco (https://www.mapacultural.pe.gov.br), até o dia 27 de março deste ano, sendo necessário o cadastro de um agente individual que realiza o preenchimento do formulário eletrônico com a indicação da candidatura. Confira o edital e seus anexos no link https://www.cultura.pe.gov.br/editais/19o-concurso-de-registro-do-patrimonio-vivo-de-pernambuco/.

Podem concorrer mestres, mestras e grupos da cultura tradicional e popular de Pernambuco que atuem e que residam no Estado há 20 anos ou mais, contados a partir da data do pedido de inscrição no 19º Concurso de Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco (RPV-PE), capazes de transmitir seus conhecimentos, valores, técnicas e habilidades, objetivando a proteção e a difusão da cultura tradicional ou popular pernambucana, com prioridade para os artistas, criadores, personagens, símbolos e expressões ameaçados de desaparecimento ou extinção, pela falta de apoio material ou incentivo financeiro por parte do poder público ou da iniciativa privada.

Conforme o Decreto nº 27.503, de 27 de dezembro de 2004, entende-se como cultura tradicional aspectos e manifestações da vida cultural de um povo, transmitidos ou legados a gerações presentes e futuras pela tradição enraizada no cotidiano das comunidades; e, como cultura popular, conhecimentos, modos de fazer, credos, rituais, festas, indumentárias e culinária que caracterizam a vivência cultural, coletiva ou individual de um povo, da religiosidade, das brincadeiras, do entretenimento e de outras práticas de vida social.

Entidades culturais da sociedade civil sem fins lucrativos que realizem ações e atividades culturais situadas no Estado, com Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) há dois anos ou mais, podem indicar candidaturas de pessoas físicas ou grupos culturais que atendam aos critérios do concurso.

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e as Câmaras de Vereadores dos municípios pernambucanos também podem realizar a indicação de pessoa natural e grupos culturais para a inscrição no RPV-PE.

Os grupos culturais sem fins lucrativos podem realizar a própria candidatura sem a necessidade da indicação de uma entidade proponente desde que tenham o registro no CNPJ há mais de dois anos e atendam aos critérios para concorrer ao RPV-PE.

A política como não deveria ser

Cobrado que fui, inclusive pelo amigo Junior Finfa, no seu blog, para falar sobre a política de Tuparetama-PE, vou tentar esclarecer alguns pontos e me posicionar sobre fatos e “fakes” que, ao invés de adicionar possibilidades, afastam probabilidades no campo denominado “união” na oposição tuparetamense.

Existe o núcleo da personalidade de uma pessoa que se constitui no “EGO”, como dito por FREUD e, por assim ser, muitas vezes o individualismo eleva a percepção do indivíduo com o meio. Quem tem a política como profissão, institui a si mesmo a capacidade que ele próprio percebe sem no entanto avaliar o conceito de que outros também são possíveis.

Em Tuparetama, a oligarquia que aqui se instalou paira reinante e soberana. Nada sofre com as sanções que deveria ser aplicada pelos desmandos e descontroles de um governo preponderante que tem o Nepotismo como característica, detentor de um dos maiores números de processos contra si, que só olha para os seus, no entanto, mesmo fazendo alguns de “marionetes” se mantém unidos, já que aquele que olvidar descordar ou o contrariar é imediatamente desconstituído do cargo que ocupa.

Numa recente pesquisa, feita pelos próprios apoiadores do gestor, o ex prefeito DEVA PESSOA se mantém numa vantagem numericamente elevada aos demais candidatos da Oposição. Afirmativamente, DEVA PESSOA se articula para ser candidato a Prefeito onde, segundo o próprio, caso não seja viável seu nome por problemas jurídicos, procurará se manter unido ao grupo e jamais afirmou de que estaria apoiando A ou B. É “FAKE”, me disse ele, “se alguém disser que eu abdiquei da candidatura para apoiar alguém, até então”.

Na minha cabeça, sem ser o Malba Tahan, sempre me mantive sabendo que + é +. Se o meu nome tem um percentual muito aquém de um possível candidato, pelo bom e agradável censo político, vou procurar compor com altivez e decência para fortalecer o grupo e não impor o meu nome, buscando os meios mais desleais para me sobrepor a quem quer que seja. Por vezes, o mau comportamento com mendacidade, com falta de lealdade e na tentativa de ofuscar os outros, viram-se contra quem age com descuidado negligente.

Me mantenho convicto de que teremos candidato a Prefeito, estarei com o Grupo de Oposição que acredita na verdade e tem esperança, sendo que retirei meu nome do páreo para prefeito e serei candidato a Vereador (já que o Parlamento me encanta) para lutar contra as incorreções de governos vis, que surrupiam os recursos públicos, que não respeitam os trabalhadores e dividem salário ao meio para beneficiar duas famílias e se perpetuarem no poder por esses atos, que omitem a verdadeira prática aplicada nas licitações e contratos, que detém salários vultuosos no somatório dos familiares empregados e que ainda batem no peito e arrotam: “sou o prefeito que mais faz”.

O bom senso se aplicará a oposição, certamente!

Joel Gomes Pessoa – Vereador – PSB de Tuparetama-PE

Desemprego cai em apenas dois estados no 4º trimestre de 2023, diz IBGE

A taxa de desemprego no Brasil caiu em duas das 27 unidades da federação (UFs) no quarto trimestre de 2023, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, divulgada nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado mostra uma desaceleração gradual da formação de empregos ao longo de 2023. Mas, nas médias anuais, foram 26 das 27 UFs em que foram registradas quedas das taxas de desocupação em relação a 2022. (veja mais abaixo)

No último trimestre de 2023:

  • Rio de Janeiro (de 10,9% para 10%) e Rio Grande do Norte (de 10,1% para 8,3%) foram os únicos em que o desemprego teve queda estatística significativa;
  • Em Rondônia (de 2,3% para 3,8%) e no Mato Grosso (de 2,4% para 3,9%) houve alta;
  • Nas demais UFs não foi registrada variação significativa.

O Brasil encerrou o trimestre terminado em dezembro com taxa de desemprego em 7,4%, patamar mais baixo para o período desde 2014 e com recorde histórico de trabalhadores ocupados. No trimestre anterior, a taxa de desocupação era de 7,7%.

Fredson cresce em pesquisa, consolida pré-candidatura como líder da oposição na disputa pela prefeitura de São José do Egito

Nome novo e empresário respeitado em Pernambuco, Fredson Brito (PV) cresce em mais uma pesquisa do Instituto Opinião sobre a disputa pela prefeitura de São José do Egito. Divulgada nesta sexta-feira (16), a pesquisa revela um crescimento forte de Fredson, com o dobro das intenções de voto em relação ao levantamento anterior, realizado em dezembro.

Na pesquisa, Fredson assumiu a liderança da oposição na disputa eleitoral, consolidando-se como uma força representativa contra a atual gestão. Em comparação com a pesquisa anterior, realizada em menos de dois meses, o pré-candidato que ocupava o sexto lugar (4,3%) subiu para a terceira posição, atingindo rapidamente 10,6% das intenções de voto.

Um ponto notável é o desempenho de Fredson na pesquisa espontânea, na qual o entrevistado é desafiado a lembrar o nome do candidato sem auxílio do entrevistador. Nesse cenário, Fredson conquistou a vice-liderança, alcançando 6%, superando outros quatro pré-candidatos. Para ele, o índice é motivo de encorajamento. “Ver que as pessoas estão abraçando a ideia de uma gestão participativa e transparente, comprometida em atender às reais necessidades da nossa comunidade nos dar uma energia especial. A ascensão na pesquisa espontânea é um sinal de que estamos no caminho certo”.

“São José do Egito quer muito mais do que o que tem sido feito até agora. O grupo que está no poder já teve o seu tempo e esse tempo passou. Agora é preciso abrir espaço para o novo, para uma gestão de resultados, que ofereça atenção, cuidado e respeito com as pessoas. Mais do que obra de pedra e cal, que desejo fazer, é preciso resgatar a esperança e cuidado com as pessoas”, disse Fredson.

“Estou verdadeiramente grato e emocionado com o apoio e reconhecimento que estamos conquistando junto à população de São José do Egito. Esse crescimento expressivo na pesquisa reflete a confiança depositada em nosso projeto, que é construído com base no diálogo, nas propostas sólidas e na busca por um futuro melhor para nossa cidade”, disse Fredson.

Na análise da rejeição, Fredson desponta como o menos rejeitado, com apenas 4,3%. Esse dado é particularmente significativo para um candidato estreante, indicando uma boa receptividade junto ao eleitorado. “Este é um ótimo indicador, pois interpretamos como uma garantia de que nossa mensagem está sendo ouvida e compreendida. Estamos aqui para construir pontes, não muros, e para sermos a voz daqueles que buscam uma administração comprometida com o desenvolvimento, a igualdade e o bem-estar de todos”, afirmou Fredson.

Podemos mostra força me reforça pré-campanha de Ronaldo de Dja com apoio de Luciano Duque em Serra Talhada

Em encontro realizado na noite desta quinta-feira, 15, o Podemos de Serra Talhada, partido presidido localmente por Aron Lourenço, mostrou força e deu a largada rumo às eleições de outubro deste ano.

Contando com a presença do deputado estadual Luciano Duque e do pré-candidato do grupo a prefeito Ronaldo de Dja, a legenda apresentou pré-candidatos e lideranças que vão marchar com o partido, entre eles, o vereador Vandinho da Saúde, líder da oposição na Câmara Municipal.

Quem também marcou presença foi Miguel Duque, presidente estadual do Podemos Jovem e filho do parlamentar.

O presidente do partido em Serra Talhada não escondeu a alegria com o fortalecimento da sigla. “O Podemos chegou forte porque temos muitas pessoas comprometidas com o resgate das políticas públicas que transformaram a vida das pessoas em nosso município e que hoje estão abandonadas pela atual gestão. Vamos apresentar a população uma proposta contendo não apenas projetos inovadores, mas, também, ações exitosas que realizamos nos governos do ex-prefeito Luciano Duque e que proporcionaram dignidade e qualidade de vida aos serra-talhaddenses”, destacou Aron.

Carnaval movimenta mais de R$ 35 milhões na economia de Petrolina

Durante quatro dias, o Carnaval de Petrolina lotou as ruas da cidade, atraiu turistas e aqueceu a economia local. A festa de momo movimentou e impulsionou os setores de eventos, serviços, hotéis, bares, restaurantes e o comércio informal, consolidando-se como uma verdadeira festa de oportunidades e investimentos. De acordo com o balanço divulgado pelo prefeito Simão Durando, nesta sexta-feira (16), foram injetados mais de R$ 35 milhões na economia da capital sertaneja.

Mais de 120 mil foliões marcaram presença na festa carnavalesca que contou com mais de 60 atrações, sendo 52 atrações locais, valorizando a cultura local e apoiando os artistas do Vale do São Francisco. Neste ano, o Carnaval homenageou as batucadas, trazendo Vera de Maria Maga e Ferreirinha, como rainha e rei, figuras marcantes da cultura petrolinense. A folia aconteceu nos polos 21 de setembro, Orla e Matingueiros.

“O Carnaval de Petrolina foi um verdadeiro sucesso, atraiu centenas de turistas de várias regiões e provou, mais uma vez, que o petrolinense gosta de Carnaval. Para além de uma festa mais tranquila, da paz, com famílias, crianças e idosos brincando nas ruas e com atrações artísticas, o período momesco também é de oportunidades, principalmente no que diz respeito à economia. É responsável por gerar empregos e oportunidades para pequenos e grandes negócios. É desenvolvimento econômico e geração de renda”, pontuou o prefeito Simão Durando.

Economia: De vendedores ambulantes a produtores de fantasias, todos contribuíram para o sucesso e o recorde na movimentação da economia, que neste ano contou com um aumento de 19% em relação a 2023.

O Carnaval de rua também abriu portas para trabalho e renda. O município registrou mais de 200 barraqueiros e ambulantes, impactando mais de 800 pessoas atuando no comércio informal durante os dias de folia.

Turismo: Tradicionalmente, a festa ajuda a ampliar o potencial turístico e impulsiona empreendedores, que consideram o Carnaval uma das principais fontes de rendimento no primeiro trimestre. Aproximadamente 21 mil turistas visitaram Petrolina durante o carnaval.

A rede hoteleira registrou uma ocupação de 96%, que além da festa, aqueceu e valorizou as potencialidades do Vale do São Francisco. Somente no período, houve uma movimentação de 11 mil pessoas no aeroporto da cidade. E no terminal rodoviário, cerca de 10 mil pessoas desembarcaram no local.

Nesta edição, uma das novidades foi a implantação do CAT – Centro de Atendimento ao Turista no Carnaval, situado no Polo 21 de Setembro, com divulgação de rotas turísticas, folhetaria e orientações para os visitantes.

Segurança e Saúde: a festa da capital sertaneja foi marcada por muita paz e tranquilidade. Apenas 5 ocorrências foram registradas nos 4 dias de folia. Uma redução de ocorrências em 81,5% comparado com o ano anterior.

Apenas seis atendimentos foram realizados pelo SAMU em todo o período de carnaval, o que representa uma redução em 62% dos atendimentos comparados com o ano anterior.

Auditoria sobre desertificação é apresentada a BNB e Sudene

Nesta quinta-feira (15), os resultados da Auditoria Operacional Coordenada Regional em Políticas Públicas de Combate à Desertificação do Semiárido foram apresentados ao presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, e ao superintendente da Sudene, Danilo Cabral.

Feita em conjunto pelos TCEs de Pernambuco, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, sob coordenação do TCE da Paraíba, a auditoria concluiu que, dos municípios à União, são insuficientes as políticas públicas e o monitoramento da crescente desertificação do semiárido nordestino.

“A ausência de governança na integração nas esferas federal, estadual e municipal prejudica o combate à desertificação, fazendo com que os recursos não sejam aplicados de forma efetiva”, afirmou Paulo Cavalcanti, gerente de fiscalização de saneamento, meio ambiente e energia.

Foram duas as apresentações. A primeira, ao presidente do Banco do Nordeste, aconteceu no TCE-PE, e dela participaram o presidente Valdecir Pascoal e os conselheiros Carlos Neves e Ranilson Ramos, além do conselheiro Fernando Catão (TCE-PB), que coordenou os trabalhos.

“O tema da desertificação é mundial e tem tudo a ver com o desafio do meio ambiente. Os Tribunais de Contas têm conhecimento desse processo. O Banco do Nordeste pode ajudar de várias formas, seja com apoio na pesquisa acadêmica, seja com financiamentos nas áreas públicas e privadas. Esta é uma forma de ajudar os gestores públicos a tirarem as políticas públicas do papel para melhorar a qualidade de vida do cidadão”, disse o presidente Pascoal.

Paulo Câmara recebeu o projeto em mãos e afirmou que “a caatinga precisa ser estudada pelo mundo e o BNB pode financiar projetos desta natureza. Os tribunais de Contas estão de parabéns pela iniciativa e vamos nos juntar para contribuir”.

No mesmo dia, os conselheiros Carlos Neves e Ranilson Ramos, acompanhados pelo conselheiro Fernando Catão, também foram à Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) apresentar os achados da auditoria.

pcomointerno
“A desertificação é um fato muito visível para os nordestinos, mas que aparenta ser invisível para o restante do Brasil. Daí veio a necessidade da gente ir até estas entidades regionais e nacionais, para além dos estados”, Neves, relator do processo no TCE-PE.

Danilo Cabral garantiu que “a Sudene, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, vai disponibilizar recursos para que os Estados reativem o debate”.

Coordenador dos trabalhos, o conselheiro Fernando Catão chamou atenção para o fato de que a desertificação “cresce em velocidade acentuada” e que há necessidade de que o Governo Federal trace uma política nacional de combate ao problema”.

Auditoria Coordenada – Iniciado em 2022, o levantamento analisou a degradação ambiental da região do semiárido nordestino. Uma série de recomendações foram feitas aos gestores públicos de cada estado. Entre elas estão a reinstalação de uma coordenação nacional, a inclusão dos estados da região na pauta de discussão do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, e a implementação das políticas estaduais urgentes sobre o assunto.

“Resultado de um trabalho incansável desde o primeiro dia de gestão”, disse Edmo Neves

O vice-prefeito de Vitória de Santo Antão, professor Edmo Neves (PSDB), comentou o resultado da pesquisa de intenção de voto realizada pelo instituto de pesquisa de opinião DataTrends e revela que Paulo Roberto (MDB) é o favorito em diversos cenários eleitorais em Vitória.

“Esse é o resultado de diversos fatores, mas destaco principalmente o trabalho incansável de Paulo, desde o primeiro dia da nossa gestão, e o envolvimento de toda equipe como coparticipante nesse trabalho”, ressaltou Neves.

O vice-prefeito destaca ainda as entregas feitas pela gestão, como os CMEIs (creches de alto padrão), o calçamento e a colocação de asfalto na região central e periférica da cidade; também a requalificação dos postos de saúde com atendimento até as 21h; o trabalho de prevenção de desastres com a limpeza do rio Itapacurá, plantio de árvores e limpeza dos canais de escoamento da água das chuvas.

A pesquisa revelou que 80% dos entrevistados aprovam a gestão do atual prefeito Paulo Roberto. Sobre isso, o vice-prefeito destaca ser fruto de Paulo Roberto colocar em prática o slogan da gestão “Vitória demonstra teu valor, é uma régua muito importante para a população entender que precisam ter uma cidade cuidada para gerar bem-estar e orgulho em sua gente”.

Resultados da pesquisa – Foram apresentados seis cenários e em todos eles Paulo Roberto é o favorito. Nos dois primeiros, concorrendo com Aglailson Júnior (10%), Socorrinho da Apami (9%) e André Carvalho (4%), o atual prefeito lidera com folga de 67% das intenções de voto. São 8% de votos em branco ou nulo, além de 2% de indecisos.

O terceiro cenário concorrem apenas três candidatos. Aglailson Júnior tem 12%, André Carvalho mantém os 4%. Já Paulo Roberto sobe dois pontos com 69% das intenções de voto. 12% de votos brancos ou nulos, e 3% de indecisos.

Caso houvesse uma improvável unificação das oposições em torno de um nome para que concorram apenas dois candidatos à prefeitura de Vitória, Paulo Roberto também vence com larga vantagem de Aglailson Júnior, Socorrinho da Apami e André Carvalho.

O quarto cenário proposto, o embate fica entre Paulo Roberto (69%) e Aglailson Júnior (12%). 16% são de votos brancos ou nulos, além de 3% de indecisos.

O quinto cenário proposto o embate nas urnas seria apenas entre Paulo Roberto (68%) e Socorrinho da Apami (12%). Votos brancos ou nulos, representam 17%, além de 3% de indecisos nesse cenário.

O último embate a liderança de Paulo Roberto chega a 70% contra os 5% de André Carvalho. Neste caso, 22% são de votos brancos ou nulos e 3% de indecisos.

A pesquisa de intenção de voto foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-09007/2024 e possui uma confiança de 95%,
com uma margem de erro de 4,9%.