Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Mais de 2000 mulheres comemoram seu dia com diversas ações em Caruaru

Promovido pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (8), foi marcado por uma grande caravana de atendimento ao público em alusão à data: a Estação Mulher, na Estação Ferroviária.

Com serviços gratuitos à população, estendidos até às 21h, o público caruaruense pode contar com diversos serviços, como ação e cidadania, saúde, questões jurídicas, beleza, cuidados com o corpo e a mente, aulão de dança, além de todas as informações necessárias no que se refere ao enfrentamento da violência contra às mulheres.

Há, pelo menos, três anos no calendário oficial da cidade e dentro das comemorações do mês de março, a Caravana Estação Mulher é uma ação planejada durante meses, que tem como objetivo oferecer o maior número de serviços necessários à população de forma gratuita, seja em qual área for.

Para a secretaria de Políticas para Mulheres, Luana Marabuco, é um momento no qual grandes parceiros estão reunidos e um grande leque de serviços pode ser ofertado de uma única vez, em um único dia, para um grande número de pessoas, em especial a mulheres. “Comemoramos hoje não só a passagem desse dia tão marcante em nossa cidade, mas também fazemos uma volta no tempo de toda luta e trajetória de nós, mulheres, até os dias de hoje, e, assim, nada melhor do que comemoramos com um lindo evento dedicado a todas elas”, destacou Luana.

Com mais de 30 serviços simultâneos ofertados durante todo o dia, mais de 2 mil pessoas passaram pelo evento.

A edição da Caravana Estação Mulher 2024 foi encerrada com muita música e dança. Ao comando da turma de professores de zumba, a Estação Ferroviária foi tomada por mulheres de todas as idades que participaram do aulão de dança, e, em seguida, continuaram no ritmo, ao som da Banda As Fulô, que encerrou as comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Para o prefeito Rodrigo Pinheiro, celebrar uma data tão marcante como o dia de hoje ao redor de tantas mulheres só o encoraja ainda mais. “São tantas lutas e uma trajetória que fica mais forte com o passar do tempo. Nossa gestão é composta por 75% de mulheres, o que nos faz buscar ainda mais políticas públicas para nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Serviços
A caravana deste ano ofertou as público serviços de mamografia, atendimento médico, aferição de pressão, massoterapia, ventosaterapia, oficinas, esmaltação, grupos musicais, arte educadores, além dos serviços da ouvidoria, Procon, vigilância sanitária, distribuição de peixes em combate às arboviroses, além de toda campanha de enfrentamento à violência contra a mulher.

PSB formaliza apoio à pré-candidatura de Zé Queiroz em grande ato em Caruaru

Prefeito João Campos, que é vice-presidente nacional do partido, prestigiou a largada da pré-campanha do pedetista

A pré-candidatura de Zé Queiroz (PDT) à Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, vai contar com o apoio do PSB e do prefeito João Campos, que é vice-presidente nacional do partido e considerado o melhor prefeito do Brasil. A aliança foi formalizada na noite desta sexta-feira (8), em uma casa de festas no bairro Indianópolis, na Capital do Agreste. O evento teve a presença de prefeitos, deputados, vereadores, dirigentes partidários e militantes de 47 municípios, que entoaram coros de “volta, Zé” e aplaudiram a retomada de um projeto que pretende colocar o povo de Caruaru de novo no centro das decisões.

Em seu discurso, João Campos ressaltou a caminhada histórica do PSB junto com Zé Queiroz, que já foi prefeito de Caruaru por quatro vezes. “Eu tive a oportunidade de ouvir meu pai falar dentro de casa sobre Zé Queiroz. Não é uma ilação. Tenho certeza de que, se estivessem aqui, Miguel Arraes e Eduardo Campos estariam fazendo este mesmo movimento que fazemos hoje. Agora é a hora de fazer uma pré-campanha falando da cidade, respeitosa, organizada. Estarei lá do Recife torcendo e tenho certeza de que esta caminhada vai tomar as ruas de Caruaru e tomar conta das pessoas”, disse Campos.

O prefeito do Recife também fez uma fala contra discursos que tentem pormenorizar a capacidade de liderança e de gestão de Queiroz devido aos seus 82 anos de idade. “Não permitam que esse debate sobre a idade seja feito. Muita gente achou que eu não tinha condições de governar uma cidade como o Recife porque tinha apenas 26 anos quando disputei a eleição. Aqui em Caruaru, tenho certeza de que esta será uma eleição em que o velho será novo e o novo será velho, porque Queiroz está estudando, reunindo sua equipe e cheio de planos para implantar as maiores inovações aqui”, defendeu.

Ao agradecer o apoio socialista, Queiroz lembrou as parcerias que teve com os ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos e disse estar com “o coração palpitante em receber o apoio do prefeito João Campos e do PSB”. “Recebo essa notícia festivamente, com o coração cheio de alegria de estar recebendo o apoio do melhor prefeito do Brasil”, discursou.

Queiroz também homenageou as mulheres pelo 8 de março e lembrou inovações de seu governo para esse público e seus filhos, a exemplo da criação da Secretaria Municipal da Mulher, da implantação de creches e da construção de escolas em tempo integral. “Estou animado, mais preparado, mais disposto a fazer um novo governo, uma gestão que faça inovações e não apenas o arroz com feijão como é feito hoje em dia, pintando meio-fio, ou nem isso, quando se deixa a cidade cheia de lixo. Caruaru precisa voltar a crescer e retomar seu lugar entre as grandes cidades do interior do Nordeste”, afirmou Queiroz.

ALIANÇA – No evento, dirigentes partidários do PSB, do PDT, do PT, do PCdoB e do PSOL reforçaram a importância de a oposição ao atual prefeito dialogar sobre as convergências de suas bandeiras, a exemplo do que foi feito com a frente ampla que viabilizou a eleição de Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) para a Presidência da República em 2022.

O deputado Sileno Guedes, presidente estadual do PSB, reforçou que o apoio a Zé Queiroz não está atrelado a reciprocidades. “Estamos muito felizes de vir aqui hoje não para fazer uma aliança partidária, mas para fazer uma aliança com o coração. Estamos fazendo um compromisso com o futuro e o reconhecimento da história de Zé Queiroz”, declarou.

No mesmo sentido, o presidente estadual do PDT, Wolney Queiroz, disse que o apoio do PSB injeta um gás novo à pré-candidatura de Queiroz, que vai dar “uma surra de velho” em seus opositores. “A Frente Popular de Caruaru está sendo reeditada neste momento, com Zé Queiroz recebendo o apoio de João Campos. Zé Queiroz está na rua de novo, está melhor e mais disposto a fazer um governo mais plural e participativo”, afirmou o dirigente.

Mutirão da saúde vai zerar filas de espera para exames em Garanhuns

Em março, a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, vai zerar as filas de exames laboratoriais, com previsão de realização de 130 mil exames pela rede municipal e conveniada, totalizando mais de 13 mil pessoas beneficiadas. Além disso, a pasta pretende atender 50% dos pacientes que aguardam pela ultrassonografia com doppler e ecocardiograma, com o atendimento de 500 pessoas em cada modalidade.

O mês já se inicia com filas zeradas para os exames de ultrassonografia, cardiologia, densitometria óssea, teste da orelhinha, teste do olhinho, mamografia, MAPA 24h, Holter 24h e radiografia. Além disso, consultas para cardiologia, nutrição, pré-natal de alto risco, proctologia e mastologia também já se encontram com as filas zeradas no município.

A secretária municipal de Saúde, Catarina Tenório, destaca que o mutirão faz parte do planejamento da pasta para ampliar a assistência à população do município. ”Identificamos quais as principais necessidades para poder aumentar a oferta e contemplar milhares de garanhuenses neste mutirão. Zerar a fila de consultas e exames é um compromisso da gestão do prefeito Sivaldo Albino, e trabalhamos incansavelmente para que isso seja uma realidade constante”, completa.

Serão atendidos os pacientes que já estavam aguardando a autorização dos exames, em fila de espera na rede municipal. O agendamento será comunicado pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

Com investimentos de mais de R$ 100 milhões, Governo Federal inaugura nova estrutura do Aeroporto de João Pessoa

Quem chega ao aeroporto Castro Pinto, a cerca de 12 quilômetros da capital paraibana, depois de quatro anos já não o reconhece mais. É que ao longo desse período, e após investimentos da ordem de R$ 167 milhões pela concessionária espanhola Aena, o terminal ganhou novas instalações e transformou para melhor a vida dos viajantes que passam pelo oitavo aeroporto mais movimentado do Nordeste. Nesta sexta-feira, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, esteve em João Pessoa, na Paraíba, para a reinauguração do sítio aeroportuário. Na ocasião, Costa Filho reconheceu a importância da ampliação e modernização do terminal para fomentar o turismo do nordeste e favorecer a economia da região, aumentando a capilaridade de voos e conectando a cidade com outras regiões do país.

“O crescimento do turismo de lazer e de negócios demandou a expansão das atividades do aeroporto de João Pessoa. Além de conforto e comodidade, os investimentos permitem o aumento no número de voos e a ampliação da conectividade das rotas aéreas, com a possibilidade de a cidade receber viagens internacionais”, destacou Costa Filho ressaltando que os investimentos com entes privados seguem a orientação do presidente Lula de fortalecer os aeroportos brasileiros.

Crescimento histórico

A inauguração e ampliação de espaços destinos aos viajantes está diretamente ligado ao aumento expressivo na movimentação do terminal. Seja para visitar as belas praias, os museus ou parques do estado, o fato é que passaram pelo aeroporto, em 2023, mais de 1.385 milhão de passageiros, a segunda maior marca registrada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) desde 2000, quando os dados começaram a ser aferidos pela Agência.

Esse valor é aproximadamente 15% superior ao total de viajantes que estiveram no terminal. Neste ano, a expectativa também é de crescimento. Em janeiro, o crescimento no transporte de passageiros frente ao mesmo período de 2023 foi de 15,41%, quando mais de 167 mil pessoas passaram pelo aeroporto.

Nova estrutura e maior capacidade operacional

Desde fevereiro de 2020, quando assumiu as operações no terminal, a concessionária Aena destinou cerca de R$ 170 milhões em obras de infraestrutura. Até o final da concessão, em 2029, serão aplicados mais R$ 600 milhões. Com o recurso empregado, o aeroporto ganhou novos equipamentos e sistemas que vão facilitar a vida dos passageiros. Veja as principais melhorias implementadas:

• Dois fingers e o dobro do espaço nas salas de embarque e desembarque;

• O pátio de aeronaves foi ampliado em 11 mil m² e recebeu três novas posições para parada de aviões;

• Novos sistemas e equipamentos automatizam processos de embarque e desembarque;

• Novas lojas comerciais, ampliação da rede gastronômica e sala VIP;

• Terminal de passageiros destinado a voos internacionais.

Republicanos lança candidatura de Diego Cabral em Camaragibe

Com a presença do ministro de Lula, Silvio Costa Filho, o Republicanos, lançou, na noite desta sexta-feira, a candidatura de Diego Cabral para a prefeitura de Camaragibe. O evento contou com a presença da atual prefeita, Nadegi Queiroz, juntamente com os deputados estaduais Álvaro Porto, Mário Ricardo e João de Nadegi.

No ato, Silvio Costa Filho garantiu que, juntamente com Diego, andará por toda Camaragibe buscando unir a população em torno da continuidade. “Conte conosco, Diego. Estaremos juntos nessa caminhada vitoriosa e que dará continuidade aos avanços deixados pela prefeita Nadegi”.

“Campanha se faz com respeito. Respeito aos adversários, respeito ao povo. Vamos todos unidos fazer uma bonita campanha e trabalhar para Camaragibe continuar avançando”, ressaltou Diego Cabral.

“Hoje, é um dia muito especial para o povo de Camaragibe. O Republicanos, que por meio da prefeita Nadegi fez uma grande administração na cidade, lança Diego Cabral para disputar a eleição. Estamos apresentando ao povo de Camaragibe a possibilidade de continuar com os avanços conquistados nos últimos anos”, ressaltou Samuel.

A prefeita Nadegi Queiroz falou sobre a importância da renovação e sua preocupação com o futuro da cidade. “Eu apresentei Diego porque ele é o novo, a renovação, o futuro. Vamos andar Camaragibe dizendo o que fizemos. Não conseguimos fazer tudo, mas vencemos muitas barreiras. Vamos entregar uma cidade melhor para viver do que recebemos; com a prefeitura organizada e pronta pra dar um salto”.

Governadora Raquel Lyra se reúne com mulheres que compõem o Governo e compartilha experiências da gestão

No Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 8 de março, a governadora Raquel Lyra encerrou as suas agendas públicas se reunindo com mulheres que compõem o Governo de Pernambuco em diversas áreas. Durante o bate-papo, que aconteceu no auditório da Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, foram compartilhados pela governadora e pela vice-governadora Priscila Krause os desafios e experiências da gestão e a relevância de mulheres estarem ocupando vários postos em ambientes de trabalho diversos.

“Esse encontro é para celebrar e refletir sobre esse Dia da Mulher e mostrar para as mulheres de Pernambuco que elas não estão sozinhas, porque contamos com um time de muitas de nós para fazer um Estado melhor para se viver. Fizemos e vamos fazer ainda mais políticas públicas e ações para as mulheres, como a construção de maternidades, de creches, e o programa Mães de Pernambuco”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Priscila Krause, por sua vez, falou sobre os desafios que a dupla enfrenta diariamente. “Nossa força é do tamanho do desafio que superamos todos os dias. Nós, duas mulheres no governo, estamos trabalhando para construir um novo tempo, uma nova história, e sabemos que todas vocês estão juntas com a gente”, destacou.

Ainda durante o encontro, houve uma palestra da defensora pública Debora Andrade sobre o papel da Defensoria Pública na promoção, assistência e defesa dos direitos das mulheres. A secretária da Mulher, Mariana Melo, também conversou com o público feminino apresentando o panorama e dados sobre as mulheres em Pernambuco e no Nordeste, além de ter apresentado as entregas do Governo do Estado em ações para as mulheres ao longo da gestão.

“Nesse momento, nesse dia tão simbólico que é o Dia Internacional da Mulher, nós queremos que as mulheres do Governo saibam o que as outras secretarias estão fazendo, porque as entregas da mulher e para a mulher pernambucana pelas secretarias são entregas transversais”, registrou a secretária Mariana Melo.

Ao longo do dia, a governadora participou da ação social promovida pelo Governo para as mulheres, lançou o Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino e lançou a modalidade Reforma do Lar do Programa Morar Bem, que vai financiar obras em residências chefiadas por mulheres economicamente vulneráveis.

 

Pré-candidato Danilo Simões avança com agendas políticas com membros do Governo do Estado

Hoje o pré-candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira Danilo Simões, teve agenda política na capital pernambucana, acompanhado do deputado estadual Romero Sales Filho, o pré-candidato teve encontro com o secretário da Casa Civil Túlio Vilaça e depois com o recém empossado Secretário de Desenvolvimento Agrário Cicero Moraes.

Segundo Danilo, foi uma agenda muito produtiva, onde foi apresentado o quadro político local e discutidas demandas do municipio.

“Essa aproximação com o Governo é fundamental para garantir o apoio da Governadora Raquel Lyra ao meu palanque nas próximas eleições. Em breve teremos novidades“, disse Danilo.

Obras beneficiam comunidades em Iguaracy

Na manhã desta sexta feira, o prefeito do município de Iguaracy, Zeinha Torres, ao lado do Secretário de obras, Luciano Santana e do Secretário de Administração, Marcos Melo, acompanhou o início das obras de implantação do sistema de abastecimento de água que irá beneficiar as comunidades de Juá, Aroeira de Cima, Aroeira de Baixo e Bom Nome no município de Iguaracy.

O projeto conta com a implantação de adutora, estação de tratamento de água, reservatórios e rede de distribuição que irá alimentar 207 ligações, atendendo 100% as comunidades anteriormente citadas.

São mais de 2 Milhões de reais investidos pelo governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento, e mais de 800 pessoas beneficiadas, no município.

Ao lado do povo, Rorró Maniçoba e Pedro Henrique Lira se unem para que Floresta continue crescendo

Em um movimento estratégico, o vereador Pedro Henrique Lira, anunciou sua adesão à base da prefeita Rorró Maniçoba. A prefeita de Floresta passa a ganhar o apoio de um vereador que foi eleito no campo da oposição à gestão.

Essa mudança destaca não apenas a capacidade de diálogo da prefeita, mas também ratifica os expressivos índices de aprovação de sua administração no município.

A adesão do vereador Pedro Henrique emerge como um fator importante para as eleições deste ano, solidificando a prefeita Rorró como a grande favorita para ser reconduzida ao cargo de prefeita.

“Esse gesto de unidade, ressalta a importância do entendimento política e a colaboração na construção de uma Floresta cada vez mais forte e desenvolvida”, destacou a prefeita.

Reforma no Lar: Governo de Pernambuco vai financiar obras de até R$ 18 mil em residências chefiadas por mulheres economicamente vulneráveis

 

Iniciativa oferece apoio financeiro e assistência técnica para melhoria habitacional em áreas urbanas.
 
Uma nova modalidade do programa habitacional Morar Bem PE foi lançada, nesta sexta-feira (8), pela governadora Raquel Lyra e sua vice, Priscila Krause, no bairro de Peixinhos, em Olinda. Os moradores da comunidade do Condor Cabo Gato serão os primeiros contemplados pelo Reforma no Lar, iniciativa que irá oferecer reparos nas residências chefiadas por mulheres e localizadas em regiões vulneráveis de Pernambuco. As obras deverão atender ao orçamento de R$ 18 mil e serão acompanhadas por assistência técnica de arquitetura e engenharia para as famílias beneficiadas. Ao todo, serão investidos R$ 50 milhões nesta modalidade.
 
Após a cerimônia de lançamento, Raquel Lyra visitou a comunidade do Condor Cabo Gato e ouviu as principais necessidades dos moradores que serão atendidos pelo Reforma no Lar. “Viemos aqui em Peixinhos, no Dia da Internacional da Mulher, para entregar mais dignidade de moradia, priorizando mães solo, que são chefes de família. O Reforma no Lar irá garantir mais cidadania dentro das casas dos pernambucanos. Vamos entrar nas residências já construídas em comunidades com vulnerabilidade para garantir reformas e obras que serão financiadas e realizadas através da Companhia Estadual de Habitação no Governo de Pernambuco”, ressaltou a gestora.
 
A nova fase no programa Morar Bem PE tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida daqueles que moram em áreas urbanas. Entre os serviços que poderão ser feitos estão reparos estruturais e funcionais, como divisão de cômodos em casas onde famílias dormem no mesmo espaço, rebocos de parede, instalação de portas, infraestrutura elétrica e hidráulica, instalação de kits de banheiro, ou estéticos, como pinturas. As benfeitorias serão indicadas pelos próprios moradores para atender às necessidades de cada família dentro de um orçamento de R$ 18 mil por residência.
 
“A modalidade Reforma no Lar faz parte do compromisso da governadora de melhoria habitacional. O Programa Morar Bem tem várias frentes, entre elas está o Reforma no Lar, em que a própria família vai dizer qual é a obra mais importante, para que se tenha mais dignidade em seus lares”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.
 
A representante do Comitê Popular de Luta Condor Cabo Gato, Marise Ferreira, comentou que o programa irá melhorar a qualidade de vida de toda a comunidade. “Essa iniciativa é importante principalmente para as mulheres que estão querendo reformar sua casa, fazer alguns consertos e não tem condições. Só quem passa por isso sabe o quanto é difícil não ter um piso, ficar debaixo de um telhado com goteiras. E esse projeto chegou para melhorar a casa e a autoestima de quem mora nas comunidades”, comentou. 
 
A Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, será a responsável por coordenar e executar essas reformas. Através de visitas técnicas, as equipes irão cadastrar famílias, com base nos dados do IBGE. A prioridade serão os domicílios de alvenaria sem revestimento e que abriguem pessoas que estão abaixo da linha de pobreza.
 
Participaram o deputado estadual João Paulo, os secretários Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento) e Rodrigo Ribeiro (Projetos Estratégicos), o prefeito de Olinda, Lupércio Nascimento, o presidente da Cehab, Paulo Lira, o presidente da Perpart, Francisco Amaral, além de diversas lideranças políticas da cidade.
 
Fotos: Miva Filho/Secom.