Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Primeira Página”

Raquel Lyra prestigia posse de Márcia Angela na presidência da Fundaj

A cerimônia de posse da presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), ocorrida nesta sexta-feira (3), foi prestigiada pela governadora Raquel Lyra e a vice, Priscila Krause. Márcia Angela da Silva Aguiar foi empossada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, no Cinema da Fundação, em Casa Forte.
 
“A Fundaj é uma instituição pela qual eu nutro profundo carinho. Por oito anos, meu querido tio, Fernando Lyra, foi presidente da Fundaj e agregou a luta incansável pela democracia, a defesa intransigente do diálogo e o trabalho para fazer do nosso país mais justo. Creio que Márcia Angela representa tudo isso”, afirmou Raquel Lyra.
 
De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, em parceria com a nova gestão da Fundação será possível integrar a instituição aos outros municípios do estado. “É uma honra poder participar desse momento histórico. A Fundaj e a senhora Márcia Angela podem contar com o Governo Federal para  fortalecer a Fundação. Nessa gestão, iremos ampliar o papel da Fundaj, integrar com todos os estados do Nordeste, claro, em sintonia com as estratégias do Ministério da Educação, fortalecendo parcerias com os municípios”, afirmou.
 
Márcia Angela da Silva Aguiar é graduada em Pedagogia, mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. A acadêmica foi nomeada para a função no dia 1º de fevereiro, quando teve seu nome publicado no Diário Oficial da União. Em seu discurso de posse, a educadora afirmou que sua gestão será comprometida com a democracia e que pretende fazer a expansão das atividades, garantindo que a Fundação terá um olhar voltado ao social, em parceria com as universidades.
 
“Um organismo como a Fundação Joaquim Nabuco precisa de gestão democrática. O desenvolvimento de trabalho terá diálogo com servidores, atividades planejadas de forma cooperativa, trabalho articulado e valorização desses profissionais. A Fundaj tem um acervo riquíssimo e precisa fazer chegar na população. Para isso, nós vamos aproximar a Fundaj das diversas comunidades, dando visibilidade aos trabalhos realizados”, comentou. 
 
Também acompanharam a governadora os secretários estaduais Coronel Mamede (Casa Militar) e Ivaneide Dantas (Educação e Esportes). Fotos: Hesíodo Goes/SECOM.

Presidente da Câmara de Juazeiro do Norte e o namorado são achados mortos

Yanny Brena é irmã do deputado federal Yury do Paredão. Ela e o namorado, ambos de 26 anos, foram achados mortos na residência onde moravam. Prefeito decretou luto de três dias.

g1 — A presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Yanny Brena (PL), e o namorado dela, Rickson Pinto, foram achados mortos na manhã desta sexta-feira (3) na residência onde moravam, no interior do Ceará.

Não foram divulgados detalhes sobre as investigações, mas a Secretaria de Segurança Pública do Ceará informou que o caso é apurado pelo Núcleo de Homicídio e Proteção à Pessoa da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte e pela Delegacia de Defesa da Mulherda cidade. A causa das mortes deverá ser divulgada só após laudo da perícia, que deve ser concluída em até 30 dias.

Não há sinais de invasão da casa nem de ferimentos de arma de fogo em Yanni e Rickson. Informações preliminares da polícia apuradas pela TV Verdes Mares Cariri, afiliada da Globo, indicam que havia cordas onde os corpos foram achados, e os dois morreram de mãos dadas.

Yanny Brena era médica e foi eleita em novembro de 2022, aos 26 anos, presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, maior cidade do interior do Ceará, com 278 mil habitantes; ela se manteria no cargo até o fim de 2024. Ela é irmã do deputado federal Yury do Paredão, também do Partido Liberal.

Na última publicação em rede social, Rickson Pinto postou a frase “você tem o coração bom, não deixe que o mundo estrague isso”.

Coluna do Finfa

Participou – O Presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), Ranilson Ramos, participou do VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, que está sendo realizado em Salvador, promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) em parceria com o TCE-BA e TCM-BA, e seencerra nesta sexta-feira (3), onde reúne palestrantes do Brasil e de diversos países.Durante um debate sobre o tema da Primeira Infância, o Presidente Ranilson Ramos, ressaltou a importância de os Tribunais de Contas atuarem para garantir a efetividade do financiamento para as políticas públicas direcionadas à faixa etária de zero a seis anos. Na ocasião, ele reafirmou também o compromisso do TCE-PE de ajudar os municípios pernambucanos a avançarem na agenda de proteção aos direitos das crianças.

Reunidas – A nova Presidente da Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, teve uma reunião ontem (02), na sede da entidade, ao lado das demais prefeitas que compõem a diretoria-executiva, onde juntas discutiram as ações que serão realizadas e prol do mês da mulher. “Foi uma manhã de muito debate sobre o mês de março, sempre fortalecendo a representação feminina nos espaços públicos. Em breve a Secretaria da Mulher da AMUPE, comandada pela prefeita de Lagoa do Carro, Judite Botafogo, e tendo como suplente a prefeita de Igarassu, Elcione Ramos, divulgará as ações discutidas”, disse a Presidente.

Pode retornar – Este blogueiro foi informado por uma fonte, que o que secomenta na boca miúda em São José do Egito, é o retorno da educadora e ex-secretária municipal Roseane Borja (foto) para Frente Popular> Segundo a fonte, as conversas estão bastante adiantadas tendo até a torcida caseira do marido e do filho Romerinho que é Promotor de Justiça. Articulada e uma guerreira Dona Roseane Borja, será muito bem recebida e cai como uma luva no grupo do prefeito Evandro Valadares.

Disse “Fui convocado pelo Partido Socialista Brasileiro para ser candidato a Governador do Estado, depois do ex-prefeito do Recife Geraldo Júlio, nome natural, desistir da candidatura. Sem imposição de condição alguma para a disputa , exceto que o partido e a frente popular marchassem verdadeiramente unidos naquela caminhada, aceitei naquele dia o desafio. Abri mão de uma reeleição muito provável para o quarto mandato de deputado federal para disputar uma das eleições mais difíceis da história da Frente Popular. Se perdemos a eleição , mesmo sem o PSB e a Frente Popular ter feito uma reunião de avaliação do pleito, tenho uma convicção própria , que é compartilhada por muitos depoimentos que recebo , e que tranquiliza minha consciência e meu coração: cumpri o meu dever. Fiz a minha parte. Procurei ser o melhor candidato para os pernambucanos. Defendi de forma altiva o legado nosso em Pernambuco e a eleição do Presidente Lula”.Fiz ,como me propus , uma campanha bonita, alegre e de respeito ao povo do nosso Estado. Valeu! Vida que segue! Continuarei lutando pelo nossos sonhos de um Brasil e um Pernambuco melhor para todos.” (Ex-deputado federal e candidato da Frente Popular de Pernambuco nas eleições de 2022, Danilo Cabral)

Prejuízo à vista – Colegas da imprensa do Pajeú, estão indignados com um assessor de imprensa de uma cidade pajeuzeira, que se autodenomina o Midas da Comunicação, sendo que de midas não tem nada e sim um profissional que tem gerado mal estar com a imprensa. A revelia ou com consentimento da gestão, deixa de apoiar e municiar com informações institucionais,os veículos de imprensa regionais, que de fato repercutem e têm audiência na região, para valorizar enlatados, onde consegue plantar Fake News. Uma vergonha!

Vacinando – Prefeitura de Santa Terezinha, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando a aplicação da 5ª dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 70 anos ou mais. Segundo o prefeito Delson Lustosa, a vacinação continua até atingir 100% da população vacinada.

Vistoriando – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, esteve ontem (02), o Bairro Maria de Lourdes Machado Cavalcante, e presenciou os serviços de calçamento nas primeiras ruas do bairro. “A pavimentação vai proporcionar mais qualidade de vida aos moradores e deixar o local ainda mais valorizado. O bairro já conta com energia elétrica e, em breve, também estará recebendo água através de uma parceria entre Prefeitura e Compesa”, pontuou o prefeito Adelmo.

Visitou – Quem esteve na manhã de ontem (02), na sede do blog, foi o amigo e prefeito da cidade de Flores, Marconi Santana. Marconi desenvolve um grande trabalho na Capital do Carro de Boi, debatemos vários assuntos,  política nacional, estadual e regional, ainda comentamos sobre gestão que por sinal a sua tem uma grande aprovação pela população florenses.Foto: Júnior Campos

Entrega – O Prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, entrega à população, nesta sexta (03), às 16 horas no Centro de Logística, uma retroescavadeira nova, adquirida com recursos do Finisa, empréstimo feito pela gestão municipal. A retroescavadeira custou 460 mil Reais, é da marca JCB, e vai auxiliar a gestão no trabalho de preparação das novas ruas a serem pavimentados e de recuperação das estradas rurais.

Frase“Os novos professores e professoras serão nomeados até o dia 22 de maio e já estarão trabalhando em julho, preparando as aulas para quando os estudantes retornarem das férias no segundo semestre”. (Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra)

Perguntar não ofende – Tem vice-prefeito no Pajeú, que já jogou a toalha convencido de que não será o candidato do gestor atual?

Dr. Ecleríston Ramos concede entrevista a este blogueiro

O prefeito interino de São José do Egito, Dr. Ecleríston Ramos, entrega o cargo oficialmente nesta sexta-eira (03), ao prefeito Evandro Valadares. Dr. Ecleriston concedeu uma entrevista exclusiva em seu gabinete na Prefeitura, onde fez uma avaliação dos seus 30 dias à frente dos destinos da Capital da Poesia.

Esta entrevista estarei postando nesta sexta-feira (03), às 9 horas. Aguardem!

Prefeitura de Afogados vai entregar à população retroescavadeira de R$ 460 mil

O Prefeito de Afogados, Sandrinho Palmeira, vai entregar à população, nesta sexta (03), uma retroescavadeira nova, adquirida com recursos do Finisa, empréstimo feito pela gestão municipal.

A retroescavadeira custou 460 mil Reais, é da marca JCB, e vai auxiliar a gestão no trabalho de preparação das novas ruas a serem pavimentados e de recuperação das estradas rurais, a um custo menor de manutenção e menor intercorrência de paralisação por problemas mecânicos, uma vez que a máquina é 0 km.

A entrega acontece no pátio da secretaria municipal de transportes, ao lado da área integrada de segurança, nesta sexta (03), às 16h, e faz parte da oitava semana de entregas e inaugurações anunciadas em janeiro pelo Prefeito Sandrinho, prevista para acontecer até o final do ano.

Lula anuncia nesta quinta-feira (2) retorno do Bolsa Família com valor mínimo de R$ 600

Reedição do programa prevê pagamentos adicionais de R$ 50 a R$ 150 por gestante e filhos de até 18 anos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia oficialmente a volta do Bolsa Família em cerimônia agendada para as 11h desta quinta-feira (2), no Palácio do Planalto, quando assinará a medida provisória (MP) com as novas regras.

A reedição do programa, que volta no lugar do Auxílio Brasil de Jair Bolsonaro, terá valor mínimo de R$ 600, conforme foi prometido por Lula durante a campanha, e contará com benefícios extras em relação à sua configuração original, vinculados a gestantes, crianças e adolescentes.

O pagamento adicional será de R$ 150 por cada criança da casa com até seis anos e de R$ 50 para os dependentes de sete a 18 anos incompletos. Gestantes também receberão um valor extra de R$ 50.

Coluna do Finfa

Construíndo – O prefeito de Brejinho, Gilson Bento, em conversa com este blogueiro, afirmou que sua gestão tem intensificado na construção e melhoramente de açudes na zona rural, o gestor esteve visitando o açude do Sítio Caldeirão de Baixo que foi construído pela sua gestão.

Inaugura – O prefeito de Flores, anunciou que no próximo domingo (05), às 16 horas, estará inaugurando a nova quadra esportiva da comunidade Riacho dos Barreiros. “Depois de muito esforço, trabalho e dedicação, finalizamos mais um espaço voltado para a pratica esportiva em uma comunidade rural. Queremos que este equipamento seja um lugar de diversão, de integração social e de muito esporte” disse o gestor florense.

Trocou – Em contato com este blogueiro, o prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, confirmou que ontem 1º de Março, foi realizada a troca do ônibus que transporta estudantes universitários para a cidade de Serra Talhada. “Desde o ano passado vinha tentando dar esta melhor comodidade aos estudantes, infelizmente, mediante as dificuldades enfrentadas não foi possível, mas a partir de hoje, nossa gestão colocou como meta e conseguiu realizar este sonho de todos estudantes. Este Õnibus conta com 50 lugares, banheiro, ar condicionado, um conforto incomparável e muito mais segurança para os alunos que todos os dias enfrentam um longo percurso de 200 quilômetros”, disse o prefeito.

Propõe – O deputado estadual Luciano Duque protocolou Projeto de Lei 286/2023, que propõe o Dia Estadual do Xaxado. A data seria celebrada em 7 de julho, dia de nascimento de Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como Lampião.A dança, criada pelos cangaceiros, é patrimônio cultural imaterial, e ganhou visibilidade nacional no Carnaval, deste ano, nos desfiles das escolas de samba Macha Verde, em São Paulo, que levou o segundo lugar, e da Imperatriz Leopoldinense, grande campeã do Rio de Janeiro.

Disse“O que vai se consolidando a partir de intervenções desse tipo é a ideia da intransigência. Aqueles que diziam que o PSB usava do rolo compressor, devem estar vendo agora que o PSB era Jardim de Infância para esse tipo de coisa, frente a tratorada que o governo promoveu, o PSB durante muitas legislaturas teve a maior bancada, porém nunca usou essa maioria vinda das urnas para sequer presidir a Casa”.(Deputado estadual WaldemarBorges (PSB-PE), sobre o processo de disputa de presidente e vice-presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (01), que envolveu a interferência do Executivo nas decisões da Casa Legislativa)

Empossou – O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, empossou, ontem 1º de Março, os 148 diretores e vices-diretores das escolas da rede municipal de ensino. Todos foram eleitos pelo voto direto para o triênio 2023-2025. A cerimônia foi realizada no espaço La Casa Recepções, em Piedade. “É momento muito gratificante para todos que estão presentes e também para mim enquanto gestor. Vocês foram eleitos pela comunidade escolar, onde terão desafios importantes pela frente. Quero parabenizar a todos os envolvidos nesse processo democrático. Boa sorte e podem contar comigo”, afirmou oprefeito Mano.

Hoje – Para garantir a transparência de suas ações e o acesso à informação, a Prefeitura de Custódia, através da Secretaria Municipal de Saúde vairealizar nesta quinta-feira (02), às 14horas na Câmara de vereadores, Audiência Pública referente ao 3º quadrimestre de 2022.

Reunido – O prefeito de São José da Coroa Grande, Pel Lages (Cidadania), esteve na Secretaria de Urbanização e Habitação de Pernambuco para uma reunião com a secretária Simone Benevides, para tratar das principais pautas do nosso município planejadas para este ano de 2023, em seguida Pel Lagesesteve na ecretaria de Infraestrutura do Estado, um encontro com o secretário Evandro Avelar, para alinhar a finalização da estrada que dá acesso à Praia de Gravatá, Abreu e Várzea do Una e marcar a inauguração da obra que é uma das mais aguardadas do município.

Perguntar não ofende – Quando a população vai deixar de eleger certos indivíduos que não representam em nada seu munícipes?