Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Primeira Página”

Coluna do Finfa

Homenageando com ações – A Prefeitura de Santa Terezinha, através da Secretaria Municipal de Saúde, com a Equipe de Saúde da Família Vila Maria Lica, realiza nesta quarta-feira 08 de Marco, Dia Internacional da Mulher, ações voltadas à promoção e prevenção à saúde da mulher, entre elas realizaram exame Citológico (prevenção), ação educativas com a educadora física Joanny, e no final do mês serão realizados sorteios entre os participantes.

Participou – O prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca), esteve participando de eventos realizados pela Secrtaria Municipal de Educação. “Estive presente ao lado do Secretário MUnicipal de Educação, Alysson de Yolanda, dos professores, servidores da Educação, convidados, reafirmei o compromisso da nossa gestão com a Educação, pois compartilho do conceito que a educação é, e sempre será a base de tudo. Em nossa gestão o segmento educacional em Custódia tem recebido investimento tanto na área estrutural quanto na capacitação dos recursos humanos valorizando e reconhecendo os nossos profissionais, qualificando e garantindo os direitos da categoria, mostrando que a nossa gestão trabalha por mais conquistas e para nosso povo ter uma educação de qualidade e resultado”, disse Manuca.

Fez apelo – O deputado Rodrigo Novaes, do PSB, fez um apelo ontem na Sessão da Alepe, para que o acesso ao mar seja proibido por ao menos 60 dias, nos trechos das praias do Recife, Olinda e Jaboatão onde ocorreram incidentes. “Então, é preciso que a gente realmente invista nas campanhas de conscientização mas que, de maneira urgente, tome medidas assim mais radicais, pra que a gente possa evitar novos ataques, porque a fiscalização é impossível que dê conta de cada cidadão que vá até a praia”. Rodrigo Novaes elogiou a iniciativa da governadora Raquel Lyra de renovar o protocolo de intenções com universidades para monitorar os animais marinhos. E chamou a atenção para o impacto dos ataques sobre a atividade turística. O deputado solicitou Audiência Pública conjunta das Comissões de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico para discutir o tema, com a participação do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões, o Cemit.

Realizou – O Governo Municipal de Brejinho, através da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou a a primeira reunião de reestruturação da piscicultura no nosso município. Segundo o prefeito Gilson Bento, a reunião faz parte da primeira etapa para o diagnóstico e em seguida outras etapas serão realizadas até que chegue na apresentação do projeto. “Essa ação tem como objetivo auxiliar e orientar nos primeiros passos para o desenvolvimento da piscicultura e na aquisição de alimentos a agricultura familiar, pontuou o gestor.

Curso – O Governo Municipal de Itapetim, através do Programa Qualifica Itapetim, coordenado pela Agência de Empreendedorismo, abriu inscrições para o curso de CUIDADOR INFANTIL, em parceria com o SENAC. O curso tem como objetivo formar profissionais com competências para o cuidado com crianças no que diz respeito ao desenvolvimento físico e psicossocial. Também auxilia na relação da criança com seus familiares. O Programa Qualifica Itapetim foi criado o ano passado e oferece de forma gratuita qualificação profissional à juventude itapetinense. Na primeira etapa foram mais de 300 pessoas qualificadas em diversos cursos. Faça sua inscrição na Agência de Empreendedorismo. Mais informações: (087) 99618-8905.

Apresentou – A vereadora de Afogados da Ingazeira, Gal Mariano, apresentou ontem (07), na Sessão Ordinária, o Projeto de Lei (PL) 11/2023, que institui a Semana Luana Santos Veras – Semana Municipal de Ações voltadas à Lei Maria da Penha, que foi assassinada a semana passada vítima de feminicídio em Afogados da Ingazeira. Em contato com este blogueiro, Gal afirmou que ações serão desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino, Secretaria de Assistência Social e Coordenadoria da Mulher. “Enquanto legisladora, entendo que minha missão é ser e dar voz ao nosso povo, em especial as nossas mulheres. Entendo também que enquanto houver, mesmo que seja apenas uma mulher sofrendo, todas sofrerão, por isso, lutarei constantemente para que a informação, conscientização e os exemplos, cheguem aos quatros cantos desse município”, destacou Gal

Frase “Neste momento vamos intensificar a orientação e a fiscalização para conscientizar a nossa população para não usar o trecho de praia que está interditado, proibido para banho”.(Prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, na reunião dos prefeitos da região metropolitana com a governadora Raquel Lyra ontem no Palácio do Campo das Princesas)

Muito produtiva – O prefeito de Petrolina Simão Durando, acompanhado do deputado federal, Fernando Filho, estiveram reuniões nos Ministérios dos Transportes, da Integração e Previdência Social, buscando novas ações para o desenvolvimento da cidade, “ Essas visitas a Brasília foram muitas produtivas, tem muita importância para acelerar a liberação dos recursos federais para Petrolina. Além disso, nosso objetivo também foi angariar novos recursos para importantes obras e também pedir apoio para o desenvolvimento municipal. Estou retornando muito feliz, com boas notícias e com a certeza que temos muito trabalho para realizar nos próximos meses”, pontuou o gestor petrolinense.

Disse “Profissionais de enfermagem, pra se manterem com o mínimo de dignidade, abraçam cargas horárias cada vez mais intensas, extensas e estafantes. Mas não abandonam seus postos, pois não se acham semi-deuses. Mas se enxergam humanos, iguais aos pacientes que atendem. E a minha voz nessa tribuna vai ser inicialmente solidária, com um único pedido: ajudem que os profissionais de enfermagem sejam tratados com o mínimo de dignidade”.(Deputado estadual Gilmar Júnior (PV), em seu primeiro pronunicamento da tribuna da Alepe, pedindo aos deputados que abracem a causa da implantação do piso salarial da enfermagem)

Perguntar não ofende – Tem político no Pajeú, que está se escondendo de candidato que apoiou nas eleições de 2022?

Em Brasília, Márcia Conrado participa de reunião do Conselho Político da CNM

A presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado participou nesta terça-feira (07/03) da reunião do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Na oportunidade, a diretoria da Confederação e todos os presidentes das entidades estaduais discutiram pontos sobre a realização da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e a relação do movimento municipalista com o novo Governo federal e Congresso Nacional.

A presidente da Amupe esteve acompanhada do vice-presidente e prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia e do ex-presidente da Associação e deputado estadual José Patriota. Para Márcia, momentos como o de hoje reforçam a luta municipalista “através da construção de pontos que visam reforçar nossa força e comprometimento com o municipalismo, ampliando nossas possibilidades e construindo caminhos sólidos para todos os municípios de nosso estado”, frisou.

Ontem (06/03), na capital federal, a presidente Márcia Conrado e os demais gestores também participaram de uma reunião com a CNM que discutiu as ações que as entidades municipalistas terão que tomar a fim de minimizar os efeitos do Censo do IBGE, que diminuiu drasticamente os montantes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de 65 municípios somente em Pernambuco.

Encerrado com 92% de conclusão pelo IBGE, o Censo é alvo de críticas por parte de prefeitos e prefeitas, que têm recebido queixas de seus cidadãos quanto à falta de aplicação de pesquisa em algumas localidades. A queda de população impacta de maneira severa as receitas das cidades, pois as receitas que os municípios recebem através do FPM é calculada com base na população.

‘Dinheiro esquecido’: fila de saques chega a 300 mil pessoas simultâneas; BC diz que recursos ficarão disponíveis ‘pelo tempo que for necessário’

Serviço do Banco Central liberou acesso para saques nesta terça-feira (7). Há mais de R$ 6 bilhões para serem devolvidos.

A fila virtual para saques do dinheiro esquecido já passava das 300 mil pessoas na manhã desta terça-feira (7) antes mesmo de o serviço ficar disponível. A estimativa de espera para ter acesso ao Sistema Valores a Receber (SVR), do Banco Central do Brasil, era de duas horas.

O BC chegou a sugerir, para quem visitava a página, que o usuário voltasse mais tarde para tentar o acesso.

Por volta das 12h50, a espera recuou para cerca de 20 minutos e o BC emitiu nota, dizendo que o SVR está funcionando a “plena carga para atender a todos os interessados em recuperar os recursos esquecidos no sistema financeiro”.

“Como é comum em sistemas que recebem uma enorme quantidade de acessos em curto espaço de tempo, o SVR organiza automaticamente uma fila e informa ao usuário sua posição e previsão de atendimento. (…) Nessas primeiras horas de funcionamento, uma vez dentro do sistema, o tempo para os usuários requererem seus recursos tem sido menor que o esperado”, diz o texto.

O BC diz ainda que os recursos permanecerão à disposição dos usuários pelo tempo que for necessário e que todos serão atendidos o mais rapidamente possível, sem necessidade de agendamento de horário certo como na primeira fase, em 2022.

“O SVR está adequando o cálculo do tempo esperado em fila para refletir essa experiência real dos usuários, o que deve reduzir a previsão em espera informada ao cidadão. Naturalmente, passadas as primeiras horas de funcionamento a demanda deve diminuir e, consequentemente, as filas”, afirma o BC.

Ao todo, 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresas têm cerca de R$ 6 bilhões a resgatar, segundo o BC. A página para consulta inicial de valores esquecidos está ativa desde a última terça (28). Os saques começaram nesta terça-feira (7), às 10 da manhã.

Coluna do Finfa

Homenageado – O Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, participou na noite de ontem (06), da sessão solene de encerramento do II Fórum de Ações para o Desenvolvimento Sustentável do Setor Pesqueiro e Aquícola, promovido pela Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura – CBPA. O Ministro foi homenageado, recebendo das mãos do presidente da Casa, Abraão Lincoln, a Comenda José Ubirajara de Souza Coelho Timm, que se destina a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da sociedade e da cadeia produtiva da Pesca e da Aquicultura do Brasil. “A todos que fazem a CBPA, meu melhor agradecimento e a renovação do compromisso do Governo Lula, por meio do nosso Ministério, com essa categoria tão importante para o Brasil”, disse o Ministro André de Paula.

Pode rachar – Em conversa com este blogueiro, o deputado estadual, Luciano Duque (foto), foi enfático em afirmar que seu relacionamento político com a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, ultimamente não anda como deveria. “Após a entrada de algumas pessoa no grupo, a gestora não me consultou para nada, este grupo foi eu que fundei, ajudei a eleger a prefeita, o grupo não se encontra como se propaga, então se não sou comunicado de nada que acontece dentro do grupo, e se continuar desta forma, o grupo vai rachar”, disse o deputado Luciano Duque.

Entregou – O prefeito de Flores, Marconi Santana, realizou no último domingo (05) a entrega da Quadra Poliesportiva da Comunidade Riacho dos Barreiros. “Sem dúvidas, uma tarde de domingo ímpar, onde nos reunimos em uma grande confraternização, marcada por uma justa homenagem a nossa saudosa amiga querida, Julieta do Carmo, representada por sua filha Íris; pela mensagem de gratidão da aluna Maria Francinete da Escola Municipal Capitão Arnold de Souza Santana e do atleta, Erikson. Muito obrigado a todos pelas palavras.A entrega de mais um equipamento esportivo na zona rural, faz parte do nosso compromisso em investir na qualidade de vida de nossa população, proporcionando espaços adequados para a prática de atividades físicas e esportivas”, disse Marconi.

Casa Civil – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres (foto), em contato com este blogueiro, confirmou que nesta terça-feira (07), terá reunião de rotina com todo secretariado, em seguida Zeinha segue para Recife, onde nesta quarta-feira (08), terá agenda com o Secretário Executivo da Casa Civil, Artur Neves, para tratar de assuntos relacionados ao seu município.

Frase “Não tenho o que reclamar de Paulo Câmara. Ajudou muito nosso município, Foi um governo que nos prestigiou muito”.(Prefeito de Ingazeira, Luciano Torres, ontem no Debate da Dez da Rádio Pajeú, que este blogueiro participou juntamente com o radialista medidador Nill Júnior)

Em Brasília – A presidente da Amupe e prefeita de Serra Talhada, Márcia COnrado, cumpriu agenda ontem (06) em Brasília, juntamente com o vice-presidente Marcelo Gouveia e o deputado estadual José Patriota. Na pauta proposta e encaminhamentos juntos à CNM para a Marcha dos Prefeitos, que será realizada agora em março com tratativas municipalistas como ponto principal do encontro, ainda a gestora serratalhadense, participou da reunião da reunião na Confederação Nacional de Municípios- CNM, “é uma honra saber que Serra Talhada tem uma cadeira permanente na mesa da CNM, ampliando nossas possibilidades e juntos construindo caminhos sólidos para todos os municípios de nosso estado”, disse Márcia.

Agenda – A governadora de Pernambuco Raquel Lyra, recebe às 14 horas, os prefeitos da Região Metropolitana do Recife (RMR), no Palácio do Campo das Princesas, para discutir as soluções integradas de demandas para a gestão metropolitana, às 17 horas, Raquel Lyra lança, nesta terça-feira (7), o Programa CUIDA PE MULHER, que tem o objetivo de reduzir o tempo de espera das mulheres que aguardam consultas especializadas, procedimentos cirúrgicos e preventivos, através de uma intensificação das ações voltadas para este público, com início no mês de março em toda rede de saúde do estado de Pernambuco, na Secretaria de Saúde – Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519, Bongi.

Disse“O crescimento no número de ataques de tubarão nosso litoral, além de triste, é alarmante, pois mostra uma falha nas políticas públicas de prevenção no estado. Nossas praias estão entre as mais bonitas e visitadas do Brasil, não podem permanecer nessa insegurança. Precisamos investir em fiscalização e orientação da população. A gente espera que a atual gestão haja de forma incisiva e que esses acidentes fiquem no passado”.(Ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho, postou na sua rede social)

Nos EUAA médica cardiologista, Dra. Maria Tereza Sampaio Lira, encontra-se no Sudeste dos EUA, na cidade de Nova Orleans, a maior cidade do estado Luisiana. Com o objetivo de explorar a ciência e as inovações mais recentes no cuidado cardiovascular para todos, a Dra. Maria Tereza foi reunir-se com colegas cardiologistas de todo mundo. No ACC.23/WCC ela terá oportunidade de aprimorar ainda mais o seu vasto conhecimento, mergulhando nas últimas informações da ciência. Nascida aqui no Pajeú, filha do casal Izilda e Clóvis Lira, logo cedo ela foi estudar na capital do nosso estado, onde graduou-se em Medicina pela UFPE e também concluiu a primeira Residência Médica, em Clínica. Logo em seguida foi para São Paulo, concluindo lá mais duas residências, Cardiologia e Insuficiência Cardíaca, na Universidade de São Paulo (USP). Nesta capital trabalhou nos melhores hospitais, a exemplo do Albert Einstein, mas com raízes em Pernambuco, o coração falou mais alto e no final de 2022 ela retornou para nosso estado, porém sem perder o vínculo com o INCOR e Hospital das Clínicas, pois ainda está concluindo o doutorado naquela capital.

Perguntar não ofende – A Secretária Municipal de Assistência Social, Mulher e Cidadania de Serra Talhada, Karina Rodrigues, entregou o cargo?

Governadora visita vítimas de incidentes com tubarão no HR e anuncia medidas tomadas pelo Estado

A governadora Raquel Lyra visitou as vítimas de incidentes com tubarão, na noite desta segunda-feira (6), no Hospital da Restauração, área central do Recife. A chefe do Executivo prestou solidariedade às vítimas e suas famílias, e anunciou medidas a serem tomadas pelo Governo do Estado para se evitarem novos incidentes.
 
Entre as ações a serem providenciadas, está o reestabelecimento, junto às universidades, do estudo sobre incidentes com tubarões nas praias urbanas da Região Metropolitana.
 
“Nós vamos intensificar as nossas ações, retomando as pesquisas com as universidades que estão paralisadas desde 2015 para que, em atuação com as prefeituras, possamos garantir segurança à população na utilização da praia”, destacou Raquel Lyra. 
 
Em paralelo, a gestora anunciou que a gestão do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) será transferida para a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha. “Estamos transferindo o Comitê da Secretaria de Defesa Social para a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade para que a atuação do governo do Estado seja mais ampla. A gente vai deixar de ter uma atuação quando o incidente acontece para atuar mais preventivamente, entendendo o comportamento do tubarão em Pernambuco”, ressaltou a governadora.
 
Durante a visita, a governadora cumprimentou as famílias das vítimas e conversou com os dois adolescentes, que sofreram os incidentes neste final de semana e feriado. “Venho prestar minha solidariedade e meu apoio aos adolescentes, que estão em acompanhamento das suas famílias, e nós vamos trabalhar para que eles tenham o estabelecimento da normalidade das suas vidas”, solidarizou-se Raquel Lyra.
 
Nesta terça-feira (7), Raquel Lyra vai se reunir com prefeitos da Região Metropolitana e um dos temas a serem tratados é a prevenção dos incidentes para que a atuação seja realizada entre as gestões estadual e municipal.
 
REUNIÃO – Na tarde desta segunda-feira (6), uma reunião entre a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Ana Luíza Ferreira, e os gestores do Cemit e do Corpo de Bombeiros Militar foi realizada para debater ações de prevenção aos incidentes e proposição de soluções para questões ambientais do Estado. “Vamos presidir o Comitê que contará com o apoio de equipes técnicas da CPRH, tanto na fiscalização, como nas ações de educação ambiental”, ressaltou Ana Luíza Ferreira.
 
O presidente do Cemit, coronel BM Robson Roberto, destacou o papel do Comitê. “Vamos reforçar o apoio operacional, principalmente no verão, nos horários em  que as praias estão mais bem frequentadas. Com apoio do pessoal de terra, seja ele Guarda Municipal, Polícia Militar ou Guarda-Vidas, vamos fazer um trabalho de orientação e, assim fazer com que os banhistas não entrem na água”, concluiu.Fotos: Hesíodo Góes / Secom

Governadora visita vítimas de ataque de tubarão

A governadorade Pernambuco, Raquel Lyra visita na noite desta segunda-feira(06), no Hospital da Restauração, as famílias das duas pessoas que sofreram ataques de tubarão, em Jaboatão dos Guararapes.

Governo Bolsonaro deu cargo em Paris a chefe da Receita após tentativa de liberação de joias para Michelle

Julio Cesar Vieira Gomes, então comandante da Receita, foi nomeado adido na capital francesa um dia depois de investida de auxiliar do presidente no Aeroporto de Guarulhos. Haddad revogou.

O homem que chefiava a Receita Federal quando o governo Bolsonaro tentou fazer entrar ilegalmente no país joias de R$ 16,5 milhões para a ex-primeira-dama Michelle foi indicado para um cargo em Paris um dia após a investida.

Julio Cesar Vieira Gomes, que comandava o Fisco na ocasião, foi nomeado adido da Receita Federal na capital francesa em 30 de dezembro de 2022, dia seguinte à ida de um auxiliar do presidente até o Aeroporto de Guarulhos (SP) para recuperar as joias, que ali foram apreendidas pelos fiscais por terem entrado no Brasil sem serem declaradas pelo portador – um integrante de uma comitiva oficial do governo brasileiro à Arábia Saudita.

A nomeação foi assinada por Hamilton Mourão, o então vice-presidente, que estava em exercício da Presidência da República, já que Bolsonaro já estava nos Estados Unidos. O posto foi criado em 26 de dezembro, e o despacho foi publicado em seção extra do Diário Oficial da União no dia 30 de dezembro.

No mesmo despacho, Mourão nomeou como adido da Receita Federal nos Emirados Árabes Unidos outro auditor-fiscal suspeito de agir em favor dos interesses de Bolsonaro: José de Assis Ferraz Neto, então subsecretário-geral da Receita que teria pressionado o corregedor do órgão a não investigar a quebra de sigilo fiscal de desafetos da família do ex-presidente da República.

Vieira está diretamente envolvido no episódio das joias que iriam para a primeira-dama. No relato de assessores de Bolsonaro ouvidos pelo blog, Julio falou com Bolsonaro no final de 2022 para fazer uma última tentativa de reaver as joias. Julio falou com o próprio presidente – e, só depois disso, foi que Mauro Cid, ajudante de ordens, enviou um ofício à Receita informando que o sargento da Marinha Jairo iria ao Aeroporto de Guarulhos.

Coluna do Finfa

Participou – O prefeito de Iguaracy, acompanhado do vice-prefeito Dr. Pedro Alves, da Diretora da Mulher, Shirley Valquíria, da Presidente da Associação, Dona Rita, e do Presidente da Câmara de vereadores, Chico Torres, participou no último sábado (04), das atividades em homenagem ao Dia da Mulher, que é comemorado no próximo dia 08 de março, mais foi comemorado na Associação de Mulheres de Jabitacá.”Parabéns a todas as mulheres associadas pelo seu dia, especialmente a Dona Rita e sua equipe pela organização do evento”, disse o prefeito Zeinha.

Reunida – Neste domingo (05), a Prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, acompanhada dos secretários municipais Renan Pereira, Josenildo Barbosa e o Procurador do município, Cecílio Tiburtino, esteve reunida com os representantes da Guarda Municipal, na pauta as demandas da categoria. “Reconhecemos todo o esforço e dedicação dos guardas municipais na execução de seus trabalhos e não poderíamos deixar de nos reunirmos para juntos chegarmos nas melhores soluções para as demandas”, disse a gestora serratalhadense.

Realizou – A Prefeitura de Custódia , através da Secretaria Municipal de Saúde realizou na última quinta-feira (02) na Câmara de Vereadores, Audiência Pública para a prestação de Contas do 3º quadrimestre 2022, provinientes das atividades desenvolvidas no período de setembro à dezembro. O comando ficou pela Secretária Municipal de Saúde, Olga Pires, juntamente com toda equipe técnica da gestão da saúde que detalharam todas as despesas e ações executadas na área. “A Prefeitura de Custódia investe 25% de suas receitas no setor, muito acima do mínimo exigido pela Constituição Federal (15%). Percentual que garante a modernização dos equipamentos públicos, sistemas e processos, além da capacitação dos profissionais, refletindo na elevação da qualidade do atendimento prestado aos nosso pacientescustodienses”, disse a secretária Olga.

Festival – A cidade de São José do Egito vai comemorar seus 114 anos de emancipação política no próximo dia 09, com um grande Festival de Violeiros, serão três dias de muito improviso exaltando sua identidade e suas raízes. Segundo o Secretário de Cultura, Henrique Marinho, a importância da comemoração com repente e poesia e o nosso DNA. “São José do Egito é conhecida internacionalmente por seus filhos poetas e por sua gente de respostas rápidas e inspiradas, não teria forma melhor de comemorar seu aniversário que um grande Festival de Violeiros.“O Festival será realizado nos dias 09, 10 e 11 de março, em praça pública”, disse o secretário.

Disse – . “As delegacias de Paulista, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Petrolina, Caruaru e Centro do Recife vão funcionar de forma ininterrupta para garantir maior segurança para as nossas mulheres. A ampliação no funcionamento é um reforço na segurança da mulher, já que o período da noite e nos fins de semana são os momentos em que mais ocorrem os casos de violência”.(Secretária Estadual de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha)

Encontro – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, fez questão juntamente com a Secretário Municipal de Saúde, Aline Karina, de ter um encontro com as mães das crianças que realizaram cirurgias de amígdalas e adenoides, neste fim de semana, no Hospital Municipal. “Foi muito bom ver a felicidade das mães em saber que seus filhos terão a saúde restabelecida, através desse serviço oferecido gratuitamente pelo Governo Municipal”, disse o gestor.

Data Magna – Após consulta popular, o dia 6 de março, por proposta da então deputada estadual Terezinha Nunes, foi aprovado na Assembleia Legislativa, à época presidida pelo deputado Guilherme Uchoa, e homologado ao tempo do governador Eduardo Campos, como Data Magna de Pernambuco, marcando o insigne acontecimento nacional, que é a Revolução Republicana e Constitucional de 1817. Revolução com caráter regional, agregando quatro províncias do Nordeste brasileiro, que esplendeu pelo seu pioneirismo político e ideológico, e por outras facetas relevantes, dentre as quais avultam a liberdade de imprensa, pela primeira vez decretada no Brasil, e a promulgação da Lei Orgânica, que é, à luz da verdade, a primeira Constituição brasileira, reunindo dispositivos liberais, que só depois foram reconhecidos.

Aberta as inscrições – A Prefeitura da cidade da Ingazeira, através das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Turismo, abriu na última quinta-feira (02) e vai até a próxima sexta-feira (10), as inscrições para estudantes a partir de 10 anos e população ingazeirense, participarem das aulas de música da Banda Municipal. As inscrições estão sendo realizadas na Secretaria Municipal de Educação das 08 às 13 horas. Só pode se inscrever pessoas do município da Ingazeira.

Frase “Nada, nenhum bom dia”. (Serratalhadense Marcos Oliveira que foi candidato a deputado federal pelo PSDB nas eleições de outubro de 2022, respondendo a este blogueiro, se já tinha recebido alguma sinalização da governadora Raquel Lyra, sobre os cargos no Pajeú)

Perguntar não ofende – A oposição de Carnaíba pode lançar o nome novo para as eleições de 2024?

Foto é história

Foto no ano de 1970, da turma do pré-escolar do Colégio Normal Estadual de Afogados da Ingazeira, sendo diretora Dona Ione de Goes Barros (in memorian) e a professora Luciete Martins, algumas crianças que estão nesta foto, enviada por Gislene Pires: este blogueiro, Sandra Oliveira, Côca de Nazinha, Côca de Dagmar, Cecília neta de Seu Hortêncio, Sandra Moraes, Edvaldo de Turú, Valério Valadares,  Hortêncio, Beto Pinto, Aldo Santos, Tadeu de Zé no Núcleo, Veridiana de Seu Bião Agostinho, Célio Macario, Cristina Brito, Marcelo do Ferro Velho, Bosco de Inocêncio, Gea (inmemorian), Sales de Seu Ulisses Lima, Francisca da Estação de Trem, Isabel Arruda, entre outras que não lembramos. Se você tem uma foto antiga, e quer publicar no FOTO É HISTÓRIA, envie para o email: finfa@blogdofinfa.com.br  ou pelo WhatsApp 81-996530059, que teremos o prazer de publicar

Governadora Raquel Lyra determina funcionamento das delegacias da mulher em regime de plantão 24 horas

A partir deste final de semana, as seis unidades distribuídas na capital, RMR, Agreste e Sertão estarão em funcionamento 24h por dia, 7 dias por semana.

A governadora Raquel Lyra determinou o funcionamento em regime de plantão 24 horas, das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher localizadas no Recife, em Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Petrolina, no Sertão, e Caruaru, no Agreste do estado. Em um compromisso assumido desde o início do governo, seis delegacias da mulher passam a atender de forma ininterrupta a partir deste mês de março. O decreto, publicado no Diário Oficial deste sábado (3), já começa a valer e faz parte das ações que o Governo de Pernambuco tem preparado em alusão ao mês da Mulher.

“Finalizamos a semana com uma boa notícia no início de março, o mês da mulher. Várias delegacias do nosso estado, delegacias de combate à violência contra a mulher, funcionando 7 dias por semana, 24 horas por dia. É um compromisso nosso sendo entregue às mulheres de Pernambuco, garantindo a elas um estado mais seguro para viver”, destacou Raquel Lyra.

Até então, apenas a unidade de Santo Amaro, no Recife, oferecia esse serviço. “As delegacias de Paulista, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Petrolina, Caruaru e Centro do Recife vão funcionar de forma ininterrupta para garantir maior segurança para as nossas mulheres. A ampliação no funcionamento é um reforço na segurança da mulher, já que o período da noite e nos fins de semana são os momentos em que mais ocorrem os casos de violência”, afirmou a secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha. Essas mesmas delegacias já haviam funcionado neste regime de 24h durante o período de Carnaval e receberam um retorno positivo da população.

Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM)

– Recife (1° DEAM)
Praça do Campo Santo, s/n, Santo Amato – Recife
Tel. (81) 3184.3352

– Jaboatão dos Guararapes (2° DEAM)
Estrada da Batalha, s/n, Prazeres – Jaboatão dos Guararapes
Tel. (81) 3184-3445

– Petrolina (3° DEAM)
Rua Castro Alves, 57, Centro – Petrolina
Tel. (87) 3866-6625

– Caruaru (4° DEAM)
Av. Portugal, n° 155, Universitário – Caruaru
(81) 3719-9106

– Paulista (5° DEAM)
Rua do Cajueiro, s/n, Praça Frederico Lundgren, Centro – Paulista
(81) 3184-7072

– Olinda
Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, 2405, Casa Caiada – Olinda

Fotos: Divulgação SDS/PCE.