Homenageando com ações – A Prefeitura de Santa Terezinha, através da Secretaria Municipal de Saúde, com a Equipe de Saúde da Família Vila Maria Lica, realiza nesta quarta-feira 08 de Marco, Dia Internacional da Mulher, ações voltadas à promoção e prevenção à saúde da mulher, entre elas realizaram exame Citológico (prevenção), ação educativas com a educadora física Joanny, e no final do mês serão realizados sorteios entre os participantes.
Participou – O prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca), esteve participando de eventos realizados pela Secrtaria Municipal de Educação. “Estive presente ao lado do Secretário MUnicipal de Educação, Alysson de Yolanda, dos professores, servidores da Educação, convidados, reafirmei o compromisso da nossa gestão com a Educação, pois compartilho do conceito que a educação é, e sempre será a base de tudo. Em nossa gestão o segmento educacional em Custódia tem recebido investimento tanto na área estrutural quanto na capacitação dos recursos humanos valorizando e reconhecendo os nossos profissionais, qualificando e garantindo os direitos da categoria, mostrando que a nossa gestão trabalha por mais conquistas e para nosso povo ter uma educação de qualidade e resultado”, disse Manuca.
Fez apelo – O deputado Rodrigo Novaes, do PSB, fez um apelo ontem na Sessão da Alepe, para que o acesso ao mar seja proibido por ao menos 60 dias, nos trechos das praias do Recife, Olinda e Jaboatão onde ocorreram incidentes. “Então, é preciso que a gente realmente invista nas campanhas de conscientização mas que, de maneira urgente, tome medidas assim mais radicais, pra que a gente possa evitar novos ataques, porque a fiscalização é impossível que dê conta de cada cidadão que vá até a praia”. Rodrigo Novaes elogiou a iniciativa da governadora Raquel Lyra de renovar o protocolo de intenções com universidades para monitorar os animais marinhos. E chamou a atenção para o impacto dos ataques sobre a atividade turística. O deputado solicitou Audiência Pública conjunta das Comissões de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico para discutir o tema, com a participação do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões, o Cemit.
Realizou – O Governo Municipal de Brejinho, através da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou a a primeira reunião de reestruturação da piscicultura no nosso município. Segundo o prefeito Gilson Bento, a reunião faz parte da primeira etapa para o diagnóstico e em seguida outras etapas serão realizadas até que chegue na apresentação do projeto. “Essa ação tem como objetivo auxiliar e orientar nos primeiros passos para o desenvolvimento da piscicultura e na aquisição de alimentos a agricultura familiar, pontuou o gestor.
Curso – O Governo Municipal de Itapetim, através do Programa Qualifica Itapetim, coordenado pela Agência de Empreendedorismo, abriu inscrições para o curso de CUIDADOR INFANTIL, em parceria com o SENAC. O curso tem como objetivo formar profissionais com competências para o cuidado com crianças no que diz respeito ao desenvolvimento físico e psicossocial. Também auxilia na relação da criança com seus familiares. O Programa Qualifica Itapetim foi criado o ano passado e oferece de forma gratuita qualificação profissional à juventude itapetinense. Na primeira etapa foram mais de 300 pessoas qualificadas em diversos cursos. Faça sua inscrição na Agência de Empreendedorismo. Mais informações: (087) 99618-8905.
Apresentou – A vereadora de Afogados da Ingazeira, Gal Mariano, apresentou ontem (07), na Sessão Ordinária, o Projeto de Lei (PL) 11/2023, que institui a Semana Luana Santos Veras – Semana Municipal de Ações voltadas à Lei Maria da Penha, que foi assassinada a semana passada vítima de feminicídio em Afogados da Ingazeira. Em contato com este blogueiro, Gal afirmou que ações serão desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino, Secretaria de Assistência Social e Coordenadoria da Mulher. “Enquanto legisladora, entendo que minha missão é ser e dar voz ao nosso povo, em especial as nossas mulheres. Entendo também que enquanto houver, mesmo que seja apenas uma mulher sofrendo, todas sofrerão, por isso, lutarei constantemente para que a informação, conscientização e os exemplos, cheguem aos quatros cantos desse município”, destacou Gal
Frase – “Neste momento vamos intensificar a orientação e a fiscalização para conscientizar a nossa população para não usar o trecho de praia que está interditado, proibido para banho”.(Prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, na reunião dos prefeitos da região metropolitana com a governadora Raquel Lyra ontem no Palácio do Campo das Princesas)
Muito produtiva – O prefeito de Petrolina Simão Durando, acompanhado do deputado federal, Fernando Filho, estiveram reuniões nos Ministérios dos Transportes, da Integração e Previdência Social, buscando novas ações para o desenvolvimento da cidade, “ Essas visitas a Brasília foram muitas produtivas, tem muita importância para acelerar a liberação dos recursos federais para Petrolina. Além disso, nosso objetivo também foi angariar novos recursos para importantes obras e também pedir apoio para o desenvolvimento municipal. Estou retornando muito feliz, com boas notícias e com a certeza que temos muito trabalho para realizar nos próximos meses”, pontuou o gestor petrolinense.
Disse – “Profissionais de enfermagem, pra se manterem com o mínimo de dignidade, abraçam cargas horárias cada vez mais intensas, extensas e estafantes. Mas não abandonam seus postos, pois não se acham semi-deuses. Mas se enxergam humanos, iguais aos pacientes que atendem. E a minha voz nessa tribuna vai ser inicialmente solidária, com um único pedido: ajudem que os profissionais de enfermagem sejam tratados com o mínimo de dignidade”.(Deputado estadual Gilmar Júnior (PV), em seu primeiro pronunicamento da tribuna da Alepe, pedindo aos deputados que abracem a causa da implantação do piso salarial da enfermagem)
Perguntar não ofende – Tem político no Pajeú, que está se escondendo de candidato que apoiou nas eleições de 2022?

A presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado participou nesta terça-feira (07/03) da reunião do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Na oportunidade, a diretoria da Confederação e todos os presidentes das entidades estaduais discutiram pontos sobre a realização da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e a relação do movimento municipalista com o novo Governo federal e Congresso Nacional.
A presidente da Amupe esteve acompanhada do vice-presidente e prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia e do ex-presidente da Associação e deputado estadual José Patriota. Para Márcia, momentos como o de hoje reforçam a luta municipalista “através da construção de pontos que visam reforçar nossa força e comprometimento com o municipalismo, ampliando nossas possibilidades e construindo caminhos sólidos para todos os municípios de nosso estado”, frisou.
Homenageado – O Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, participou na noite de ontem (06), da sessão solene de encerramento do II Fórum de Ações para o Desenvolvimento Sustentável do Setor Pesqueiro e Aquícola, promovido pela Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura – CBPA. O Ministro foi homenageado, recebendo das mãos do presidente da Casa, Abraão Lincoln, a Comenda José Ubirajara de Souza Coelho Timm, que se destina a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da sociedade e da cadeia produtiva da Pesca e da Aquicultura do Brasil. “A todos que fazem a CBPA, meu melhor agradecimento e a renovação do compromisso do Governo Lula, por meio do nosso Ministério, com essa categoria tão importante para o Brasil”, disse o Ministro André de Paula.
Pode rachar – Em conversa com este blogueiro, o deputado estadual, Luciano Duque (foto), foi enfático em afirmar que seu relacionamento político com a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, ultimamente não anda como deveria. “Após a entrada de algumas pessoa no grupo, a gestora não me consultou para nada, este grupo foi eu que fundei, ajudei a eleger a prefeita, o grupo não se encontra como se propaga, então se não sou comunicado de nada que acontece dentro do grupo, e se continuar desta forma, o grupo vai rachar”, disse o deputado Luciano Duque.

Casa Civil – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres (foto), em contato com este blogueiro, confirmou que nesta terça-feira (07), terá reunião de rotina com todo secretariado, em seguida Zeinha segue para Recife, onde nesta quarta-feira (08), terá agenda com o Secretário Executivo da Casa Civil, Artur Neves, para tratar de assuntos relacionados ao seu município.
Em Brasília – A presidente da Amupe e prefeita de Serra Talhada, Márcia COnrado, cumpriu agenda ontem (06) em Brasília, juntamente com o vice-presidente Marcelo Gouveia e o deputado estadual José Patriota. Na pauta proposta e encaminhamentos juntos à CNM para a Marcha dos Prefeitos, que será realizada agora em março com tratativas municipalistas como ponto principal do encontro, ainda a gestora serratalhadense, participou da reunião da reunião na Confederação Nacional de Municípios- CNM, “é uma honra saber que Serra Talhada tem uma cadeira permanente na mesa da CNM, ampliando nossas possibilidades e juntos construindo caminhos sólidos para todos os municípios de nosso estado”, disse Márcia.
Agenda – A governadora de Pernambuco Raquel Lyra, recebe às 14 horas, os prefeitos da Região Metropolitana do Recife (RMR), no Palácio do Campo das Princesas, para discutir as soluções integradas de demandas para a gestão metropolitana, às 17 horas, Raquel Lyra lança, nesta terça-feira (7), o Programa CUIDA PE MULHER, que tem o objetivo de reduzir o tempo de espera das mulheres que aguardam consultas especializadas, procedimentos cirúrgicos e preventivos, através de uma intensificação das ações voltadas para este público, com início no mês de março em toda rede de saúde do estado de Pernambuco, na Secretaria de Saúde – Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519, Bongi.
A médica cardiologista, Dra. Maria Tereza Sampaio Lira, encontra-se no Sudeste dos EUA, na cidade de Nova Orleans, a maior cidade do estado Luisiana. Com o objetivo de explorar a ciência e as inovações mais recentes no cuidado cardiovascular para todos, a Dra. Maria Tereza foi reunir-se com colegas cardiologistas de todo mundo. No ACC.23/WCC ela terá oportunidade de aprimorar ainda mais o seu vasto conhecimento, mergulhando nas últimas informações da ciência. Nascida aqui no Pajeú, filha do casal Izilda e Clóvis Lira, logo cedo ela foi estudar na capital do nosso estado, onde graduou-se em Medicina pela UFPE e também concluiu a primeira Residência Médica, em Clínica. Logo em seguida foi para São Paulo, concluindo lá mais duas residências, Cardiologia e Insuficiência Cardíaca, na Universidade de São Paulo (USP). Nesta capital trabalhou nos melhores hospitais, a exemplo do Albert Einstein, mas com raízes em Pernambuco, o coração falou mais alto e no final de 2022 ela retornou para nosso estado, porém sem perder o vínculo com o INCOR e Hospital das Clínicas, pois ainda está concluindo o doutorado naquela capital.
A governadora Raquel Lyra visitou as vítimas de incidentes com tubarão, na noite desta segunda-feira (6), no Hospital da Restauração, área central do Recife. A chefe do Executivo prestou solidariedade às vítimas e suas famílias, e anunciou medidas a serem tomadas pelo Governo do Estado para se evitarem novos incidentes.
A governadorade Pernambuco, Raquel Lyra visita na noite desta segunda-feira(06), no Hospital da Restauração, as famílias das duas pessoas que sofreram ataques de tubarão, em Jaboatão dos Guararapes.
Participou – O prefeito de Iguaracy, acompanhado do vice-prefeito Dr. Pedro Alves, da Diretora da Mulher, Shirley Valquíria, da Presidente da Associação, Dona Rita, e do Presidente da Câmara de vereadores, Chico Torres, participou no último sábado (04), das atividades em homenagem ao Dia da Mulher, que é comemorado no próximo dia 08 de março, mais foi comemorado na Associação de Mulheres de Jabitacá.”Parabéns a todas as mulheres associadas pelo seu dia, especialmente a Dona Rita e sua equipe pela organização do evento”, disse o prefeito Zeinha.

Festival – A cidade de São José do Egito vai comemorar seus 114 anos de emancipação política no próximo dia 09, com um grande Festival de Violeiros, serão três dias de muito improviso exaltando sua identidade e suas raízes. Segundo o Secretário de Cultura, Henrique Marinho, a importância da comemoração com repente e poesia e o nosso DNA. “São José do Egito é conhecida internacionalmente por seus filhos poetas e por sua gente de respostas rápidas e inspiradas, não teria forma melhor de comemorar seu aniversário que um grande Festival de Violeiros.“O Festival será realizado nos dias 09, 10 e 11 de março, em praça pública”, disse o secretário.
Data Magna – Após consulta popular, o dia 6 de março, por proposta da então deputada estadual Terezinha Nunes, foi aprovado na Assembleia Legislativa, à época presidida pelo deputado Guilherme Uchoa, e homologado ao tempo do governador Eduardo Campos, como Data Magna de Pernambuco, marcando o insigne acontecimento nacional, que é a Revolução Republicana e Constitucional de 1817. Revolução com caráter regional, agregando quatro províncias do Nordeste brasileiro, que esplendeu pelo seu pioneirismo político e ideológico, e por outras facetas relevantes, dentre as quais avultam a liberdade de imprensa, pela primeira vez decretada no Brasil, e a promulgação da Lei Orgânica, que é, à luz da verdade, a primeira Constituição brasileira, reunindo dispositivos liberais, que só depois foram reconhecidos.
Foto no ano de 1970, da turma do pré-escolar do Colégio Normal Estadual de Afogados da Ingazeira, sendo diretora Dona Ione de Goes Barros (in memorian) e a professora Luciete Martins, algumas crianças que estão nesta foto, enviada por Gislene Pires: este blogueiro, Sandra Oliveira, Côca de Nazinha, Côca de Dagmar, Cecília neta de Seu Hortêncio, Sandra Moraes, Edvaldo de Turú, Valério Valadares, Hortêncio, Beto Pinto, Aldo Santos, Tadeu de Zé no Núcleo, Veridiana de Seu Bião Agostinho, Célio Macario, Cristina Brito, Marcelo do Ferro Velho, Bosco de Inocêncio, Gea (inmemorian), Sales de Seu Ulisses Lima, Francisca da Estação de Trem, Isabel Arruda, entre outras que não lembramos. Se você tem uma foto antiga, e quer publicar no FOTO É HISTÓRIA, envie para o email: finfa@blogdofinfa.com.br ou pelo WhatsApp 81-996530059, que teremos o prazer de publicar
A partir deste final de semana, as seis unidades distribuídas na capital, RMR, Agreste e Sertão estarão em funcionamento 24h por dia, 7 dias por semana.