Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Primeira Página”

Pharmaplus Distribuidora é a patrocinadora oficial do Minuto com Finfa

Estarei lançando no próximo dia 27 de Março, sempre às 09:16 horas, “Minuto com Finfa”, um quadro diário que será apresentado de segunda a sexta-feira, e postado em todas as redes sociais do Blog do Finfa. Um comentário que resumirá em pouco mais de um minuto, notícias políticas nacionais, estaduais, regionais e local.

O Blog do Finfa tem orgulho de anunciar parceria estratégica com a Pharmaplus Distribuidora,que tem como Diretor-Presidente o empresário Joseph Domingos. A empresa é líder em distribuição de produtos farmacêuticos em todo estado de Pernambuco e estados vizinhos.

A Pharmaplus Distribuidora se tornará a patrocinadora oficial do “Minuto com Finfa”, o novo quadro diário do Blog do Finfa.

A parceria entre o Blog do Finfa e a Pharmaplus Distribuidora, tem como objetivo principal oferecer ao público informações precisas e confiáveis sobre política, além de promover a importância da cidadania e da participação ativa na vida política do país.

A Pharmaplus Distribuidora é reconhecida por sua excelência em distribuição de produtos farmacêuticos, com uma equipe altamente capacitada e um amplo portfólio de produtos de alta qualidade. Com a parceria, o Blog do Finfa e a Pharmaplus Distribuidora se unem em um esforço conjunto para promoverem a informação e o conhecimento político, visando o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

“A Pharmaplus Distribuidora é uma empresa de grande porte, com uma reputação sólida e um compromisso inabalável com a excelência e a qualidade. Estamos muito animados com essa parceria e acreditamos que juntos podemos fazer a diferença, deixando os internautas com uma melhor informação, promovendo uma cultura de informações políticas”, disse Finfa.

Com a parceria, o Blog do Finfa reforça seu compromisso de oferecer informações precisas e relevantes sobre política, enquanto a Pharmaplus Distribuidora amplia sua presença na região Nordeste, consolidando-se como uma das principais empresas do setor farmacêutico.

Governadora Raquel Lyra participa do relançamento do Pronasci em Brasília

Programa prevê o fomento às políticas de enfrentamento e prevenção à violência contra as mulheres com foco nos estados e municípios.

A governadora Raquel Lyra participou da cerimônia de relançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), nesta quarta-feira (15), no Palácio do Planalto, em Brasília. A chefe do Executivo discursou ao lado do presidente Lula, do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e da ministra das mulheres, Cida Gonçalves. O programa contempla a entrega de 270 viaturas para a Patrulha Lei Maria da Penha e Delegacias Especializadas de Atendimento para Mulheres em todo o país. Durante a solenidade, a governadora de Pernambuco recebeu, de maneira simbólica, junto da governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, as chaves das viaturas.

“As nossas forças operacionais de polícia precisam estar fortalecidas, contando com sistema de inteligência, organização do sistema integrado de policiamento e de segurança pública desde a Polícia Federal até a guarda municipal. Todos trabalhando juntos no mesmo sentido. Atualmente, Pernambuco é um dos estados com maior violência contra a mulher do Brasil e o desafio da segurança pública é de todos nós. Já estamos trabalhando de maneira incansável e integrada para fortalecer as políticas de prevenção social, tornando a segurança mais cidadã”, assegurou Raquel Lyra.

O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) será executado pela União em um regime de cooperação entre os estados, Distrito Federal e municípios. De acordo com o Governo Federal, a iniciativa tem como objetivo a prevenção, o controle e a repressão da criminalidade, além da articulação de ações de segurança pública envolvendo políticas sociais. As ações do programa levarão em conta as diretrizes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

“O Pronasci é a minha expectativa de que vamos mudar a cara da segurança pública do Brasil. O estado brasileiro não pode continuar omisso aos problemas da sociedade. Precisamos mudar a mentalidade dos homens desse país de que mulher não foi feita para apanhar. Isso nós precisamos mudar”, afirmou o presidente Lula.

O programa ainda tem como foco a prevenção e o enfrentamento à violência de gênero e conta com políticas de proteção aos mais vulneráveis. Uma das metas do Pronasci é o aperfeiçoamento das delegacias especializadas de Atendimento para Mulheres e a Patrulha Lei Maria da Penha. Ainda está prevista a destinação de R$ 4 milhões, através de edital, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, para o fortalecimento de políticas de combate à violência contra as mulheres com foco nos municípios.

Fotos: Isaac Amorim/MJSP

Agentes da Força Nacional chegam ao RN; 25 pessoas foram presas

Natal (RN) – Efetivo da Força Nacional chega ao RN para dar apoio no combate a criminosos. Foto ASSECOM RN/ Rogério Vital

Agência Brasil — Cerca de 100 agentes da Força Nacional já estão no Rio Grande do Norte para auxiliar as forças locais de segurança pública no combate aos ataques criminosos iniciados na madrugada dessa terça-feira (14) em 14 municípios do estado.

Os agentes chegaram na madrugada desta quarta-feira (15) em dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea de Parnamirim, em Natal, conforme informou a governadora Fátima Bezerra em sua conta no Twitter.

A expectativa é de que outros 100 agentes venham a reforçar a equipe nas próximas horas. Destes, 30 são do sistema prisional e ficarão encarregados de reforçar os serviços na Penitenciária Federal em Mossoró, de onde estariam partindo as ordens para os ataques.

A tropa foi disponibilizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

“Pernambuco não pode baixar a cabeça para a questão da Transnordestina”, afirma José Patriota

Durante a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Transnordestina em Pernambuco, realizada na terça-feira (14), o deputado estadual José Patriota (PSB) falou em seu discurso da importância da obra para o estado. “A conclusão do trecho Salgueiro-Suape será um marco no estado. Uma obra de infraestrutura e logística importantíssima que trará ganhos econômicos enormes. Pernambuco não pode baixar a cabeça para a questão da Transnordestina”, disse.

Em suas pontuações, o deputado afirmou sua intenção de mobilizar a população para que ela esteja ciente da importância socioeconômica que a conclusão da ferrovia terá no estado. Patriota também citou a necessidade do diálogo com o presidente Lula e com a governadora Raquel Lyra, a fim de resolver o impasse da não conclusão de uma obra desta magnitude.

“Precisamos dos pareceres técnicos, articulação política e de mobilização popular para que Pernambuco e a população do estado não sejam prejudicados sem ter culpa alguma”, afirmou Patriota.

Coluna do Finfa

Inaugurou – A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha, através da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou uma sala de atendimento educacional especializado (AEE) para alunos com necessidades educacionais especiais. “Aqui, cada aluno é tratado de forma individualizada, respeitando suas necessidades e promovendo sua inclusão e aprendizado”, disse o prefeito Delson Lustosa.

Segurança – A tradicional Festa de São José dacidade de Custódia, terá início nesta quinta-feira (15) e vai até o próximo dia 18, a Prefeitura de Custódia, instalou um sistema de monitoramento, estarão envolvidos mais 100 pessoas para maior segurança do evento, com 50 policiais militares, 50 seguranças privados, além de 10 bombeiros, Bepi e Policiais civis.

Trabalhando – Recuperação das estradas rurais é uma das principais demandas da nossa população rural, especialmente em épocas de chuva. Por isso, que o Governo Municipal de Flores tem trabalhado incansavelmente para garantir que as estradas estejam em condições adequadas para o tráfego e a segurança da população, a partir de ações emergenciais/eficientes, que assegurem a segurança e a mobilidade do homem e mulher do campo em tempos de chuvas.

Destaque – O acordo, entre Governo do Estado e União, para compartilhar a governança de Fernando de Noronha foi destaque na Reunião Plenária de ontem (14) na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual, Rodrigo Novaes, do PSB, reforçou que Pernambuco tem capacidade de administrar Noronha e que tal direito é expresso na Constituição Federal. “A gente precisa lutar para que essa governança se dê de maneira autônoma pelo Governo do Estado de Pernambuco. Evidentemente, respeitando o ordenamento, respeitando a boa convivência, firmando parcerias com o Governo Federal, estabelecendo convênios, parcerias com o Ibama, parcerias com os institutos de defesa do meio ambiente quaisquer que seja, mas a autonomia sobre a governança de Fernando de Noronha é fundamental”, afirmou o parlamentar.Partiipou – O deputado federal Guilherme Uchoa Júnior, esteve ontem (14), participando da reunião com a bancada federal pernambucana com o Ministro da Defesa do Brasil José Múcio, na pauta a construção da Escola de Sargentos e Armas (ESA) em Pernambuco. “Estar lado a lado com as necessidades do nosso povo é ouvir o que eles precisam e buscar formas efetivas de melhorar todas as áreas que regem o nosso Estado. Por isso estamos aqui hoje, para reiterar nosso compromisso com segurança e defesa do nosso povo e juntos buscar novos investimentos que melhorem a vida dos cidadãos de Pernambuco”, afirmou Uchoa,

Eleito – O prefeito do Recife, João Campos,foi eleito para representar o Nordeste como vice-presidente da Região na Frente Nacional de Prefeitos. “Terei uma gestão que vai durar entre 2023 e 2025 e um trabalho que será norteado pela parceria e conexão com outras gestões municipais. A FNP é uma entidade que busca a harmonia entre os prefeitos para um crescimento conjunto. Troca de experiências, apoio mútuo, tudo isso tem muito a ver com o que falo sempre. Ninguém faz nada sozinho! E quando juntamos pessoas que querem fazer direito, somos mais fortes e entregamos mais pra população. Podem contar comigo pra representar os interesses de nosso Nordeste e do nosso Recife nas relações nacionais do FNP”, pontuou João Campos.

Perguntar não ofende – Após as críticas de vereadores na sessão ordinária desta terça-feira (14), na Câmara Vereadores de Afogados da Ingazeira, será que o parlamentar que se dizia padrinho das obras executadas pelo executivo afogadense, continuará mentindo para a população?

Prefeito da Ingazeira Luciano Torres participa da aula inaugural da Banda de Música

Fomentando o acesso a música, a cultura e a Educação, o Governo Municipal de Ingazeira iniciou hoje, 14 de março de 2023, os trabalhos de reativação da Banda de Música com a aula inaugural para todos os participantes.

Na ocasião, estiveram presentes o Prefeito Luciano Torres, o Vice-Prefeito Djalma Nunes, a Secretária de Educação Elizandra Veras, a Secretária de Cultura Dione Nunes e os professores Cacá Malaquias e Milsinho que realizarão esse trabalho com a Banda.

Esse é mais um incentivo e investimento que o Governo Municipal de Ingazeira faz para enaltecer a música, a arte e oferecer oportunidades de lazer, educação e cultura para as crianças, jovens e adultos ingazeirenses.

Cidades do Rio Grande do Norte têm madrugada de ataques

Ataques aconteceram na capital, Natal, e em outras cidades do estado. Entre os alvos, estão o fórum de Justiça, duas bases da PM e prefeitura. Uma pessoa morreu e outras duas foram presas.

g1 — Dezenove cidades do Rio Grande do Norte tiveram uma madrugada de ataques a tiros e incêndios em prédios públicos, comércios e veículos, nesta terça-feira (14). De acordo com a polícia, uma pessoa morreu em confronto com forças de segurança e outras duas foram presas. O vídeo abaixo mostra carros incendiados em uma garagem de Tibau do Sul.

Além da capital, Natal, foram alvo de ataques as cidades de Acari, Boa Saúde, Caicó, Campo Redondo, Cerro Corá, Jaçanã, Lagoa D’anta, Lajes Pintadas, Macau, Montanhas, Mossoró, Nísia Floresta, Parnamirim, Santo Antônio, Tibau do Sul , Touros, São Miguel do Gostoso.

Entre os alvos, estão um fórum de Justiça, duas bases da PM, uma prefeitura e um banco. Carros que estavam estacionados em ruas e em garagens públicas, além de uma loja de motos, também foram atingidos.

O secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, disse que monitora os ataques e avalia a possibilidade de envio de forças federais ao estado.

Deputados do PSB vão presidir quatro das 14 comissões temáticas da Alepe

Parlamentares do PSB vão comandar, nos próximos dois anos, quatro das 14 comissões temáticas da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), além de ter a vice-presidência de dois colegiados. Nesta terça (14), como símbolo de uma vitória da independência do Poder Legislativo, o deputado Waldemar Borges (PSB) foi eleito, por três votos a dois, presidente da Comissão de Educação e Cultura, a única que teve bate-chapa com um parlamentar aliado ao Governo do Estado.

Na comissão, Waldemar Borges vai conduzir a tramitação de proposições sobre um tema que teve grandes investimentos e resultados nas gestões do PSB à frente do Governo do Estado. “A educação é um dos pilares mais relevantes da sociedade. Assumo a comissão com um senso imenso de responsabilidade. Temos uma pauta importante, e vamos trabalhar juntos em torno dela”, afirmou o parlamentar socialista, que terá o deputado João Paulo (PT) como vice-presidente na comissão.

Nos demais colegiados, a direção foi escolhida por meio de um acordo dos líderes de bancadas. Foi definido que o PSB ainda ocupará a presidência das comissões de Assuntos Municipais, com José Patriota, de Ciência, Tecnologia e Informática, com Simone Santana, e de Defesa dos Direitos da Mulher, com a Delegada Gleide Ângelo. Deputados socialistas também estarão na vice-presidência das comissões de Saúde e Assistência Social (Sileno Guedes) e Assuntos Internacionais (Jarbas Filho).

Titulares e suplentes do PSB nas comissões da Alepe:

1ª comissão: Constituição, Legislação e Justiça

Titulares: Sileno Guedes e Waldemar Borges

Suplentes: Eriberto Filho e Rodrigo Novaes

2ª comissão: Finanças, Orçamento e Tributação

Titulares: Rodrigo Farias e Sileno Guedes

Suplentes: Aglailson Victor e Jarbas Filho

3ª comissão: Administração Pública

Titulares: Eriberto Filho e Rodrigo Farias

Suplentes: Simone Santana e Waldemar Borges

Comissões temáticas*

4ª comissão: Assuntos Municipais

Titular: José Patriota (presidente)

Suplente: Dannilo Godoy

5ª comissão: Educação e Cultura

Titular: Waldemar Borges (presidente)

6ª comissão: Esporte e Lazer

Titular: Rodrigo Novaes

Suplente: Rodrigo Farias

7ª comissão: Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal

Titular: Dannilo Godoy

Suplente: Rodrigo Novaes

8ª comissão: Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural

Titular: France Hacker

9ª comissão: Saúde e Assistência Social

Titular: Sileno Guedes (vice-presidente)

Suplente: Simone Santana

10ª comissão: Ciência, Tecnologia e Informática

Titular: Simone Santana (presidente)

Suplente: Sileno Guedes

11ª comissão: Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular

Suplente: Rodrigo Farias

12ª comissão: Desenvolvimento Econômico e Turismo

Titular: Rodrigo Farias

13ª comissão: Assuntos Internacionais

Titular: Jarbas Filho (vice-presidente)

Suplente: Rodrigo Novaes

14ª comissão: Defesa dos Direitos da Mulher

Titulares: Delegada Gleide Ângelo (presidente) e Simone Santana

15ª comissão: Segurança Pública e Defesa Social

Titular: Waldemar Borges

Suplente: Delegada Gleide Ângelo

17ª comissão: Redação Final

Titular: Francismar Pontes

Suplente: José Patriota

*A 16ª comissão é a de Ética Parlamentar, ainda sem composição definida.

Coluna do Finfa

Empossado – O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, foi empossado ontem (13), no 84º encontro da Frente Nacional de Prefeitos, como vice-presidente do G100 que é um grupo de municípios, com mais de 80 mil habitantes, identificado pela FNP, por apresentar uma situação complexa de baixa receita per capita e elevada demanda por serviços públicos. “Ainda temos muito que dialogar nos próximos dias e seguir buscando sempre o melhor para os nossos municípios”, disse o gestor caruaruense.

Recebido – O prefeito de Flores, Marconi Santana, voltou ao Palácio do Campo das Princesas – sede do Governo de Pernambuco. Na companhia do deputado estadual, Joaquim Lira, o gestor de Flores foi recebido pelo Secretário Executivo da Casa Civil, Arthur Neves. Na pauta, investimentos para mais ações nos distritos de Fátima e Sítio dos Nunes, a partir de novas intervenções, através da Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa. Ao fazer uma avaliação da audiência com o auxiliar da Governadora Raquel Lyra, Marconi Santana, adiantou. “Tivemos com o nosso querido deputado Joaquim na Casa Civil, reforçando pleitos importantes para os distritos de Sítio dos Nunes e Fátima, principalmente na questão de abastecimento de água, através dos serviços da Compesa. Precisamos atender uma demanda urgente dos moradores do Bairro Sol Nascente e das ruas Rosa Xavier, Cel. Manoel Gomes e Lourival Pereira; além da manutenção regular do abastecimento de água do distrito de Sítio dos Nunes”, ressaltou o prefeito.

Em São Paulo – O Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, esteve no último domingo (12), em São Paulo, participando do jantar oferecido governador Tarcísio Freitas, ontem (13), participou das homenageadas às seis senadoras do PSD; pelo Grupo Voto, que realizou o ‘Brasil de Ideias’, principal fórum de discussão política do país que voltou as atenções ao case de poder feminino do PSD.”Ao lado do presidente nacional do nosso partido e secretário de Governo de São Paulo, Gilberto Kassab, as parlamentares conversam com líderes empresariais sobre a presença das mulheres em espaços de poder, o processo de escolha e a condução de candidaturas femininas na política. Ao todo, o partido contabiliza quase mil mulheres exercendo mandatos: são seis senadoras, quatro deputadas federais, 76 prefeitas, 88 vices-prefeitas, além de vereadoras e secretárias municipais e estaduais”, pontuou o Ministro André de Paula.

Disse“ A nossa manifestação caminhou até o Palácio do Campo das Princesas e, de forma muito, muito, muito chocante, quem estava lá para receber a comissão dos profissionais de enfermagem foi um oficial de justiça e não a governadora, ou a vice-governadora, ou mesmo assessores da governadora. Nunca se viu isso na história de Pernambuco”.(Deputado estadual Gilmar Júnior, do PV, ontem (13), ao usar a tribuna na sessão da Assembleia Legislativa de Pernambuco, para criticar o Governo de Pernambuco)

Frase“Muitas reuniões, audiências públicas e ações foram realizadas em defesa do esporte e do lazer em Pernambuco. Vários e importantes projetos foram debatidos e aprovados. Tenho convicção que o trabalho que realizamos fortaleceu o esporte e o lazer em Pernambuco”. (Deputado estadual, João Paulo Costa, destacando ações do período em que presidiu a Comissão de Esporte e Lazer)

Visitando – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, estevevisitando ontem (13), o distrito de Jabitacá, exclusivamente na Rua Luiz Quaresma, onde será iniciada os serviços de pavimentaçãona referida rua. “Desta vez, a Rua Luiz Quaresma, receberá o complemento que vai melhorar a qualidade vida dos moradores da localidade”, disse o prefeito.

Falta água – Esta na hora do Governo Municipal de Afogados da Ingazeira, através da secretaria responsável, resolver o problema da falta de água no Cemitério Parque da Saudade no Bairro Pe. Pedro Pereira. “Todos os domingos, estou presente no cemitério, não tem água para limparmos os túmulos, está na hora a prefeitura resolver o problema é fácil basta querer”, disse um senhora afogadense em conversa com este blogueiro.

Vacinação – O Governo Municipal de Santa Terezinha, através da Secretaria Municipal de Saúde, estará realizando na próxima quinta-feira (16), das 08:00 às 12:00 hora, quadra municipal ao lado da Secretaria de Educação, a vacinação bivalente para COVID-19 para idosos com 60 anos ou mais. Para serem vacinados é preciso levarem seu documento de identificação e cartão do SUS.

Chuvas – Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou nesta segunda-feira (13), sobre o perigo potencial de chuva intensa em Pernambuco. O alerta é válido até esta terça-feira (14). Na lista das cidades com possibilidade de chuvas todas as 17 cidade do Serão do Pajeú.

Perguntar não ofende – Os prefeitos Adelmo Moura (Itapetim) e Delson Lustosa (Santa Terezinha) estão fechando apoio ao deputado federal Felipe Carreras?

Itapetim e Distritos ganharão sistema de monitoramento por câmeras

O Governo Municipal de Itapetim, vai dar início a implantação do sistema de monitoramento por câmeras em pontos estratégicos incluindo as principais entradas da cidade, praças centrais, além dos distritos de Piedade e São Vicente.

As câmeras já foram adquiridas, agora falta apenas a licitação da internet que deve acontecer nos próximos dias. Em seguida será iniciado a instalação dos equipamentos e central de monitoramento.

A ação está sendo implementada com recursos próprios do município.O uso dessa tecnologia contribui com a segurança da população e evita a prática de crimes.