Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Primeira Página”

Governadora Raquel Lyra marca presença na abertura da I ExpoAgro Pernambuco, em Cupira, Agreste do Estado

A abertura da primeira edição da ExpoAgro Pernambuco, realizada no município de Cupira, Agreste pernambucano, foi prestigiada pela governadora Raquel Lyra na noite desta quinta-feira (27). O evento pretende fomentar o desenvolvimento do agronegócio na região. A mostra acontece no Parque de Eventos da cidade, localizado às margens da PE-123, até o próximo domingo (30).
 
“A ExpoAgro vai fortalecer o arranjo produtivo da agricultura e pecuária para todo o Agreste pernambucano. Garantir que a gente tenha alternativas de geração de emprego e renda, não só na confecção, como a região vem se destacando há muito tempo, mas também investindo naqueles que produzem no campo. A gente vai trabalhar juntos, com apoio técnico, incentivos e permitindo também apoio com crédito aos pequenos produtores. Não tenho dúvidas de que a exposição vai entrar no calendário da economia de Pernambuco”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
 
A exposição tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca. A pasta presta apoio técnico ao evento, com estande para demonstração de ações do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), além de ofertar atendimento de técnicos extensionistas e realizar uma série de palestras de pesquisadores da área.
 
“Este é um evento de grande significado para o agronegócio de Pernambuco, sobretudo para o segmento da pecuária, que vive um novo momento em Pernambuco. No momento em que prestigia esse evento, a governadora Raquel Lyra dá uma demonstração evidente de que tem compromisso com o setor agrícola e com a pecuária”, destacou o secretário de Desenvolvimento Agrário, Aloísio Ferraz.
 
A Adepe, por sua vez, realizou um aporte de R$ 30 mil como forma de apoiar a realização do evento. “É com muita satisfação que a Adepe está aqui presente, nesta primeira edição da ExpoAgro, que tem o papel importante de levar tecnologia e inovação ao homem do campo. O nosso objetivo será sempre incentivar a produtividade sustentável, alavancando a produção do agronegócio, promovendo a geração de emprego e renda”, comentou o presidente da agência, André Teixeira.
 
A ExpoAgro tem a finalidade de fortalecer a atividade pecuária e do agronegócio, estimular e valorizar o trabalho dos criadores do município e de toda a região, e aumentar a produtividade de forma sustentável. Gerar empregos diretos e indiretos, bem como oferecer aos produtores oportunidades de divulgar seus rebanhos e agregar valor à produção local também estão entre os objetivos da exposição. “Esta primeira edição da ExpoAgro é um marco. Tenho certeza que outras festas virão nos próximos anos e com isso vamos alavancar a pecuária aqui na região”, apontou o prefeito de Cupira, José Maria de Macedo.
 
Durante os três dias de evento, os visitantes poderão ter acesso às informações de tecnologia e inovação para as atividades no campo com mais de 50 expositores que representam cerca de 20 cidades pernambucanas. Até domingo, serão realizadas mais de 20 palestras e o público terá acesso à venda de acessórios, doação de animais, feira da agricultura familiar, além de apresentações culturais.
 
Estiveram presentes no evento o secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Hercílio Mamede; o representante do Ministério da Pesca e Aquicultura, Fábio Barros; o deputado federal Mendonça Filho; os deputados estaduais Henrique Queiroz Filho e Joãozinho Tenório; o superintendente regional do Banco do Nordeste, Pedro Ermírio, além de prefeitos, secretários municipais e lideranças de diversas partes do Estado. Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Deputados visitam a Masterboi, em Canhotinho

A convite do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), deputados estaduais conheceram, nesta quinta-feira (27), as instalações e o funcionamento do frigorífico da Masterboi, em Canhotinho, no Agreste Meridional.

Recebidos pelo diretor administrativo da empresa, Miguel Zaidan, os parlamentares percorreram todos os setores da unidade industrial, viram de perto as operações, cumprimentaram funcionários e acompanharam uma apresentação sobre os impactos da chegada da empresa na economia da região. Em viagem, o presidente do grupo, empresário Nelson Bezerra, não pôde acompanhar a visita.

De acordo com Zaidan, foi uma grande satisfação receber os deputados no frigorífico de Canhotinho. “Aqui, eles puderam constatar a grandiosidade desta indústria da Masterboi, abatedouro de bovinos, caprinos, ovinos e suínos, que está contribuindo para o desenvolvimento do município e da região. Já temos 470 funcionários diretos, mas temos capacidade e vamos para ampliar muito mais. É uma semente muito frutífera que está fazendo bem para o nosso estado”, disse. Segundo ele, os parlamentares, como formadores de opinião que são, vão levar o que viram e constataram para amplificar, cada vez mais, a cultura da industrialização no interior.

Por sua vez, Porto afirmou que a visita teve o intuito de mostrar aos deputados o potencial do mercado do interior do estado e o quanto uma indústria do porte da Masterboi é capaz de transformar realidades. “O empreendimento está mudando a vida dos pernambucanos, principalmente no Agreste. A visita mostra a realidade de hoje, que passa pela expansão do agronegócio, o melhoramento da genética dos rebanhos e o desenvolvimento do estado como um todo”.

Porto destacou que os benefícios sociais e econômicos gerados pelo frigorífico já estão impactando todo o Agreste, com repercussão em Pernambuco e em estados vizinhos. A unidade já recebe animais vindos do Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Piauí e Maranhão.

Grandes e pequenos pecuaristas passaram a ter um comprador certo e habilitado a oferecer preços atrativos. Ou seja, os produtores agora têm para quem vender os seus animais, com garantia de pagamento certo ”, afirmou.

O deputado lembra ainda que o frigorífico já provocou não só a ampliação e o melhoramento de rebanhos, estimulou o empreendedorismo e a capacitação de mão de obra, atraiu novos empreendimentos, além de ter gerado emprego e renda.

O parlamentar, que nos últimos anos mobilizou o mandato para a viabilização do projeto, lembrou que, para assegurar a primeira unidade industrial do grupo no Nordeste, foram necessárias articulações e força política. “Todos sabem da nossa luta para trazer o frigorífico para a nossa região. Tivemos concorrentes de outras regiões e de outros estados, principalmente de Alagoas”, frisou.

Inaugurada em agosto de 2022, a fábrica é resultado de um investimento de R$ 120 milhões e, quando estiver em operação plena, gerará 800 empregos diretos e cerca de 3,5 mil indiretos. A capacidade de abate é de 500 bois por dia, mas com potencial e tecnologia para chegar ao dobro. Desde janeiro, a unidade iniciou o abate de suínos e planeja a introduzir com caprinos e ovinos.

Com matriz no Recife, a Masterboi soma 23 anos de atuação e conta com frigoríficos nos estados do Pará (município de São Geraldo Araguaia) e Tocantins (Nova Olinda) e um centro de distribuição e processamento no Recife, empregando 2,7 mil pessoas. Nesse tempo de atividade, o grupo construiu uma história de sucesso em processamento e distribuição de alimentos, setores em que é referência nacional.

Em fevereiro deste ano, a Masterboi foi escolhida uma das corporações com melhor gestão no Brasil, na 2ª edição nacional do programa “Empresas com Melhor Gestão”, da Deloitte. A empresa foi avaliada em critérios como planejamento estratégico, boas práticas de ESG e capacidade de inovação tecnológica.

Entre os deputados presentes à visita técnica estiveram o 1° secretário Gustavo Gouveia (SD), Sileno Guedes (PSB), Antonio Coelho (UB), Lula Cabral (SD), Joãozinho Tenório (Patriota), Jarbas Filho (PSB), Eriberto Filho (PSB), Mário Ricardo (Republicanos), Jeferson Timoteo (PP), Nino de Enoque (PL), José Patriota (PSB), Henrique Queiroz Filho (PP), Renato Antunes (PL), Kaio Maniçoba (PP), Rodrigo Novaes (PSB), João de Nadegi (PV), Joaquim Lira (PV), Claudiano Filho (PP), Fabrizio Ferraz (SD), José Patriota (PSB), Abimael Santos (PL) e France Hacker (PSB).

Também integraram a comitiva a prefeita de Canhotinho, Sandra Paes (PSDB), o prefeito de Quipapá, Alvinho Porto (PSDB), e o ex-prefeito de Canhotinho, Felipe Porto.

Os deputados José Patriota (PSB), Simone Santana (PSB), Waldemar Borges (PSB), Dani Portela (PSOL), Gleide Ângelo (PSB), Rosa Amorim (PT) e João Paulo Costa (PCdoB) se juntaram ao grupo para o almoço oferecido por Porto, após a visita à Masterboi.

Em debate com chefe do BC, Haddad volta a criticar juro alto: ‘Vai ter impacto fiscal’

Ministro da Fazenda deu a declaração sentado ao lado do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em sessão no Senado sobre juros, inflação e crescimento econômico.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no Senado — Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

g1 — O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (27) que, se a economia brasileira continuar desacelerando em razão dos juros altos, haverá “problemas fiscais”, ou seja, nas contas públicas, por conta do impacto do menor nível de atividade na arrecadação federal.

Haddad deu a declaração durante sessão no Senado sobre juros, inflação e crescimento econômico – da qual também participaram o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e a ministra do Planejamento, Simone Tebet.

“Não vejo a política fiscal, monetária e prudencial separadas umas das outras. Elas fazem parte da mesma engrenagem. Se a economia continuar desacelerando, por razões ligadas à política monetária [taxa de juros alta, fixada pelo Banco Central], vamos ter problemas fiscais, porque a arrecadação vai ser impactada. Não tem como separar. Se desacelero a economia, vou ter impactos fiscais”, afirmou Haddad.

Na sessão no Senado, Haddad se sentou ao lado de Roberto Campos Neto. Cabe ao Banco Central, por meio do Comitê de Política Monetária (Copom), fixar a taxa básica de juros da economia (Selic), que, atualmente, está em 13,75% ao ano – maior patamar em seis anos.

“Se eu desacelero a economia, saindo de 4% para 3%, para 2%, para 1%, eu vou ter impactos fiscais [nas contas públicas], e nós estamos tomando medidas inclusive difíceis de tomar, impopulares, sobretudo por causa do populismo praticado [nas eleições], que surrupiou quase R$ 40 bilhões dos estados no ano passado, mais R$ 60 bilhões de Receita Federal – no ano passado”, acrescentou o ministro.

Os juros altos vêm sendo motivo de atritos entre o governo Lula e sua equipe econômica com o Banco Central – instituição que vem sendo criticada por governistas.

Coluna do Finfa

Bem cotado na Assembleia para assumir vaga no TCE – Estive esta quarta-feira (26) durante todo o dia, nas dependências da Assembleia Legislativa de Pernambuco -Alepe, onde assisti a segunda Audiência Pública, da Comissão de Assuntos Municipais, para discutir ajustes dos limites municipais no Estado, e conversei com vários parlamentares, realizei entrevista, entre outros.

Temos que registrar que o que corre nos quatro cantos da Casa Joaquim Nabuco, é a eleição para as vagas de Conselheiro do Tribunal de Contas – TCE-PE, e o nome que mais é falado no momento é do deputado estadual Rodrigo Novaes (PSB), advogado, que exerce seu quarto mandato, eleito com mais de 85 mil votos, tem o apoio do atual Presidente Álvaro Porto e do Primeiro Secretário Gustavo Gouveia, tem como suplente Diogo Moraes, que foi o Primeiro Secretário da Alepe recentemente, um parlamentar muito benquisto na casa, votou com Raquel Lyra no segundo turno, tem bom trânsito entre os colegas, Rodrigo foi o autor do Código de Defesa do Consumidor, do Código de Procedimentos Processuais e do piso salarial dos advogados, isso lhe dá intimidade com temas judiciais, portanto, Rodrigo tem a simpatia da OAB-PE.

Sem dúvidas e com todo respeito aos colegas concorrentes da Alepe, e pelo que apurei, a situação é muito favorável para o deputado estadual sertanejo Rodrigo Novaes.

Recebido -O empresário Gustavo Galvão, que colocou o seu nome como pré-candidato pelo grupo do atual prefeito de Tuparetama Sávio Torres, esteve na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Ele foi recebido pelo deputado estadual Gustavo Gouveia, Primeiro Secretário da Casa Joaquim Nabuco. A visita de Galvão ao deputado sinaliza uma aproximação do pré-candidato junto às lideranças políticas inclusive aliadas do prefeito, configurando um fato novo que pode ser determinante para a sua campanha à prefeitura de Tuparetama.

Você sabia – Que este blogueiro foi informado por uma fonte egipiciense, que o fórum de São José do Egito, ficou movimentado na tarde desta quarta feira (26), é que o ex-prefeito de Tuparetama, Dêva Pessoa e o atual Sávio Torres se encontraram para resolver pendências com a justiça. Segundo a fonte, não se sabe se o assunto foi político ou eleitoral, mais pelo aparato de advogados e assessores, deu para perceber que o caldo era meio grosso.

Hoje – O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto reúne hoje em Canhotinho, sua cidade natal, colegas deputados para uma visita à Masterboi e em seguida serão recepcionados em sua residência com um almoço. Segundo este blogueiro apurou, estima-se que a maioria dos deputados estaduais estarão presentes, e o prato principal, será as vagas de conselheiro do Tribunal de Contas.

Título cidadão – O colega jornalista Elielson Lima, natural da cidade de Carpina, recebe nesta quinta-feira (27), o título de cidadão recifense, na Câmara de Vereadores, às 18 horas, uma proposta do vereador Eriberto Rafael. Elielson é um amigo, e desde já quero parabenizar pelo trabalho que exerce e pela nossa amizade. Com certeza a classe política estará prestigiando este momento importante do colega.

Mais um – Uma fonte em contato com este blogueiro, afirmou que o odontológo José Mário Cassiano Bezerra Júnior, conhecido como Marinho, filho do ex-prefeito José Mário Cassiano de Carnaíba, está colocando o seu nome à disposição do grupo de oposição para possível candidatura a prefeito em 2024. Neste caso a oposição carnaíbana apresenta mais um nome para o pleito municipal na terra de Zé Dantas.

Abriu Inscrições – O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Flores – PE, abriu as inscrições para a escolha dos membros do Conselho Tutelar para atuarem no Conselho Tutelar do Município de Flores – PE. As inscrições estarão abertas do dia 26 de abril a 17 de maio de 2023, em horário de atendimento ao público das 08h às 13h, na Sala dos Conselhos Municipais, localizada na Secretaria de Bem-Estar Social, à Praça Dr. Santana Filho, nº 17, Centro, Flores – PE, e devem ser realizadas pessoalmente pelo candidato ou por procurador com poderes específicos através de procuração pública, não sendo admitidas inscrições por e-mail ou outra forma digital. Edital e formulário para as inscrições no site da prefeitura: www.flores.pe.gov.br

Perguntar não ofende -O vereador de Afogados da Ingazeira, Toinho da Ponte serácandidato a releição em 2024?

Governadora Raquel Lyra prestigia solenidade em comemoração aos 80 anos do Senai Pernambuco

Referência na oferta de serviços de tecnologia e inovação a setores de desenvolvimento no Estado, o Senai Pernambuco comemorou os seus 80 anos de fundação. Na noite desta quarta-feira (26), uma cerimônia de comemoração foi prestigiada pela governadora Raquel Lyra na sede da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe).

“Eu acredito, sempre, que não há nada que supere a capacidade de trabalho da nossa gente, a capacidade de inovar, de ousar, de exportar inteligência, de implantar as novas tecnologias que Pernambuco possui. Quero parabenizar o Senai por poder manter, ao longo do tempo, essa coesão e fazer do nosso Estado sempre uma referência”, destacou a governadora.

O presidente da Fiepe, Ricardo Essinger, abriu a celebração ressaltando os avanços do Senai. “Estamos comemorando 80 anos de uma existência longa, que começou treinando os trabalhadores como torneiros mecânicos, que era uma profissão importantíssima para a indústria. E hoje vemos um Senai renovado e pensando no futuro”, comentou.

Durante a solenidade, um documento foi assinado para nomeação da gestão dos clusters de inovação industrial de Suape e Petrolina. Esses clusters são cooperações conjuntas de instituições para o desenvolvimento de novos projetos, a fim de aumentar o desempenho e a produtividade do setor industrial. O cluster de Suape trabalhará com foco na transição energética, manufatura avançada e logística. O de Petrolina terá como foco o desenvolvimento da indústria como fornecedora de tecnologia avançada para a agroindústria.

Assinaram o documento a governadora Raquel Lyra, Ricardo Essinger, Guilherme Cavalcanti (secretário estadual de Desenvolvimento Econômico), Camila Barreto (diretora regional do Senai em Pernambuco) e Guilherme Coelho (presidente da Abrafrutas e Assessor Especial do Governo de Pernambuco).

Também participaram do evento as secretárias estaduais de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Amanda Aires, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Vidal. Além delas, o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira, o ex-senador Armando Monteiro Neto, o prefeito do Recife, João Campos, deputados, empresários, economistas e outras personalidades do Estado prestigiaram a celebração. Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste é lançada; Pedro Campos é o vice-presidente

Evento de lançamento aconteceu nesta quarta-feira (26), com debate sobre energias renováveis

Com a presença de parlamentares, organizações e autoridades, a Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste foi lançada nesta quarta-feira (26), junto à Frente Parlamentar Mista Ambientalista, no auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados. A Frente do Nordeste, que tem como vice-presidente o deputado Pedro Campos (PSB-PE), tem como objetivo discutir temas importantes para o desenvolvimento do país, colocando a região como celeiro de soluções para o Brasil.

“Como nos ensinou Eduardo Campos, o Nordeste não é problema, é parte da solução para o Brasil. A nossa região tem potencial para ser a locomotiva do desenvolvimento do nosso país, com seu amplo potencial econômico, energético, científico e cultural”, afirmou Pedro.

A ocasião foi marcada pelo debate sobre a temática Transição Energética Justa no Nordeste. “A geração de energia deve aliar sustentabilidade ao vetor de desenvolvimento regional. O crescimento do PIB verde, com a expansão da geração de energia renovável e a produção de hidrogênio verde será pauta da Frente”, sinalizou o vice-presidente.

Segundo dados da organização Nordeste Potência, a expansão da geração de energia do Nordeste já outorgada pela ANEEL contabiliza 88GW, dos quais 75% são de fontes renováveis, tendo a energia eólica potencial outorgado de expansão de 35 GW, e as outorgas solares mais 29 GW, com a expectativa de criar de 2 milhões de empregos. “O Nordeste tem um dos maiores ativos que o nosso país pode oferecer para a economia do século XXI, que é a energia solar e eólica, além da criatividade da nossa gente. A região pode ser um exemplo para o Brasil e para o mundo”, afirmou a coordenadora da organização, Cristina Amorim.

A Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste terá três pilares que irão nortear sua atuação: obras estruturantes de infraestrutura; política de incentivo ao desenvolvimento regional e fortalecimento dos fundos Constitucional e de Desenvolvimento do Nordeste; e o fortalecimento de programas sociais para transferência de renda. “Precisamos potencializar a geração de emprego e renda na região, e a industrialização da nossa região será o motor desse desenvolvimento”, ponderou Pedro.

A partir da criação de um importante empreendimento, em 1952, no governo de Getúlio Vargas, o deputado Júlio César (PSD-PI), coordenador da Frente, ressaltou o a importância do setor econômico. “O orgulho do Nordeste hoje é o Banco do Nordeste. Defendo o Banco e suas ações”, disse.

Durante o debate, o coordenador da bancada do Piauí, deputado, Flávio Nogueira (PT-PI), destacou sobre o superávit de energia limpa já produzido pela região. “O Nordeste é o maior produtor de energias renováveis, mas a energia está indo para o Sul e Sudeste. Precisamos utilizar essas energias para o desenvolvimento do Nordeste”, destacou o Nogueira.

A secretária nacional de Mudança do Clima do Ministério de Meio Ambiente, Ana Otoni, por fim, fortificou a posição da região como além do tempo. “O Nordeste está sempre na vanguarda. O que ele nos proporciona faz com que pensemos grande, em um novo mundo, mais sustentável”, mencionou.

Bolsonaro depõe à PF e diz que postou sem querer mentiras sobre urnas

Ex-presidente chegou à sede da PF pouco antes das 8h50 e saiu por volta de 11h20. Depoimento foi determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, após pedido da PGR.

O ex-presidente Jair Bolsonaro disse, em depoimento prestado à Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (26), que compartilhou sem querer um vídeo que questionava o sistema eleitoral, após o pleito de 2022. As informações foram apuradas pela TV Globo.

O depoimento, que durou cerca de duas horas, é parte do inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que apura os atos golpistas de 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e vandalizadas.
O ex-presidente chegou à sede da PF, em Brasília, pouco antes das 8h50, acompanhado da defesa, e saiu por volta de 11h20.

A PF tomou as declarações de Bolsonaro após determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes. Na avaliação de investigadores, uma postagem feita no dia 10 de janeiro pelo ex-presidente o ligaria aos atos golpistas do dia 8 de janeiro. Ele apagou a publicação em seguida.

A TV Globo apurou que, nesta quarta-feira, Bolsonaro só respondeu a perguntas sobre o vídeo que, sem provas, colocava em dúvida o sistema eleitoral. A mensagem foi avaliada como um sinal de que Bolsonaro pode ter estimulado os atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília.

À PF, o ex-presidente disse que queria salvar o vídeo para visualização posterior, mas compartilhou, sem querer. Ele não respondeu a outros questionamentos e afirmou aos investigadores que, se quiserem marcar nova data para tratar desses assuntos, vai comparecer.

Iniciada Audiência Pública para discutir ajustes dos limites municipais no Estado de Pernambuco

Tem início agora no Auditório Senador Sérgio Guerra na Assembleia Legislativa de Pernambuco -Alepe, a segunda Audiência Pública para discutir ajustes dos limites municipais no Estado.

O Presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado José Patriota, abriu os trabalhos acompanhado dos deputados que compõem a comissão, Fabrizio Ferraz, Joãozinho Tenório e dos representantes Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Foto:Finfa

Coluna do Finfa

Inaugurou – O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, acompanhado da secretária municipal de Saúde, Catarina Tenório; do presidente da Câmara de Vereadores, Luizinho Roldão e a população local, realizou a entrega da requalificação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Manoel Chéu, que recebeu diversas ações de intervenção na parte elétrica, hidráulica e estrutural, este que é mais um serviço recuperado, entre os diversos equipamentos de saúde do município. As obra foram solicitadas através de requerimento da vereadora Luzia da Saúde. “Nossa gestão firmou um compromisso de recuperar as Unidades Básicas de Saúde de Garanhuns, e com esta entrega de hoje, já são 16 locais que receberam as obras de requalificação. É um trabalho que leva mais dignidade e humanidade no atendimento, com foco nos profissionais e pessoas que precisam do SUS”, destacou o prefeito Sivaldo Albino.

Presença da Ministra – O Governo Municipal de lguaracy, através do prefeito, Zeinha Torres, e do vice Prefeito, Dr. Pedro Alves, convida toda população para participar das inaugurações de diversas obras no Distrito de Jabitacá e na sede do município de lguaracy, neste próximo domingo 30 de abril, a partir das 16 horas, com as presenças da Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, dos deputados majoritários Renildo Calheiros e Waldemar Borges.

Nome consolidado – Em conversa telefônica com este blogueiro, na noite de ontem (25),  o deputado estadual Kaio Maniçoba (PP), confirmou que após reunião com a bancada do Partido Progressista, seu nome foi confirmado por unanimidade, como o candidato a vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas, na vaga da Conselheira Teresa Dueire. “Fico muito grato pela consolidação do meu nome, para concorrer a este cargo tão importante, agradeço a todos os colegas do PP, agora vamos trabalhar para conseguirmos os votos necessários para ganharmos a eleição”, disse Kaio.

Inaugurada – Foi inaugurada nesta terça-feira (25), a OAB São José do Egito, com a presença do presidente daOAB Pernambuco, Fernando Ribeiro Lins. A cerimônia de nomeação e posse da diretoria, aconteceu no auditório Alberto Gonçalves de Brito, na Câmara Municipal. Com a inauguração, a OAB Pernambuco passa a contar com 26 Subseções espalhadas pelo Estado, do Cais ao Sertão.Assumem a diretoria da nova subseção São José do Egito, o presidente Genilson Flávio Bezerra; o vice-presidente, Lucas Oliveira Martins; a secretária-geral, Joyce Góis; a secretária-geral adjunta, Klarissa Batista; e o tesoureiro Rênio Lima.

Vistoriando – O prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, esteve ontem (25),vistoriando as obras de requalificação da passagem molhada, do Sítio Jatobá, onde está sendo realizada limpeza no canal visando melhorar o tráfego dos moradores daquela localidade. “Em breve, após o período das chuvas, estaremos entregando esta obra totalmente concluída”,disse Evandro.

Aprovou – O Plenário da Alepe aprovou, nesta terça-feira (25), o projeto de resolução que assegura a votação secreta para a escolha dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado pelo Poder Legislativo. A proposta, de autoria da Mesa Diretora da Casa, foi aprovada em Primeira Discussão, com 30 votos favoráveis.  Segundo a justificativa da matéria, o objetivo é pôr fim à votação nominal para garantir a proteção da liberdade de consciência do parlamentar.

Adquiriu – O Governo Municipal da Ingazeira, através da Secretaria Municipal de Saúde, fez a aquisição de equipamentos de Negatoscopios, suportes de perfuro cortante para consultórios Odontológicos da sede e Santa Rosa.

Agenda – A Governadora de Pernambuco Raquel Lyra, retoma nesta quarta-feira (26), sua agenda visitando municípios pernambucanos, às 09:30 horas, participar da inauguração da YPÊ Quiímica Amparo e visita à fábrica, na BR-101 Norte, s/n°, Km 33.9 – Distrito de Botafogo, Itapissuma-PE, às 11:30 horas, visita à nova fábrica da Ambev e inauguração da Budweiser Zero, na BR-101 Norte, s/n°, Km 34 – Distrito de Botafogo, Itapissuma – PE, às 12:30 horas, visita à fábrica da Stellantis Jeep e almoço com colaboradores, na BR-101 Norte, s/n°, Km 13-15 – Goiana-PE.

Disse “Anderson Torres é um fio desencapado há bastante tempo. Ele está preso e as tentativas de relaxamento da sua prisão fracassaram todas. Ele dá sinais de instabilidade emocional e psicológica, a ponto de os bolsonaristas se preocuparem com a possibilidade dele mudar os seus depoimentos envolveu o presidente de alguma maneira.”(Jornalista Vera Magalhães)

Frase “Muitas vezes, pequenos conflitos interpessoais, casos de bullying, entre outros problemas, acabam sendo a porta de entrada para a violência física. As escolas precisam estar preparadas para tratar situações desse tipo”.(Deputado Estadual Jarbas Filho,  preocupado com a violência nas escolas, e propondo ao Governo do Estado a criação de um programa de acompanhamento e apoio psicológico para alunos, pais e profissionais da educação, ontem em seu pronunciamento na Alepe)

Perguntar não ofende – Teremos em breve novidades na política de Carnaíba?

Comissão de Assuntos Municipais da Alepe realiza segunda audiência pública para discutir limites municipais em Pernambuco

Nesta quarta-feira (26), a partir das 10h, a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizará a segunda audiência pública para discutir ajustes dos limites municipais no Estado. A atividade acontece no Auditório Sérgio Guerra e reunirá prefeitos e representantes de 33 cidades que tratarão sobre 25 conflitos abordados por levantamento feito pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Na primeira audiência, ocorrida no dia 19 de abril, foram discutidos 25 ajustes entre municípios, dos quais nove acordos foram firmados e outros 14 ajustes foram bem encaminhados, segundo o presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Alepe, deputado estadual José Patriota (PSB).

“A primeira audiência pública foi muito positiva. Conseguimos avançar bastante, adiantando problemas que estavam há anos acumulados na Alepe. Agora, nesta segunda audiência, esperamos dar continuidade aos avanços alcançados”, afirma o ex-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

Amupe que vem auxiliando a Alepe na divulgação dos conflitos e auxiliando na mobilização de prefeitos, prefeitas e secretários municipais que participam da audiência pública. “Como associação municipalista do estado, é importante que a Amupe esteja junto a todas as decisões que a Comissão de Assuntos Municipais venha a tratar. Costumo fazer política com diálogo e não tem como legislar para os municípios sem ouvi-los”, diz Patriota.

O objetivo da comissão é buscar o acordo entre as partes envolvidas para solucionar os conflitos de limites municipais, evitando assim a judicialização dessas questões. Segundo Condepe/Fidem, Secretaria Estadual de Planejamento e IBGE, existem atualmente 100 pontos de conflito de limites em Pernambuco. A comissão começou a trabalhar com a apresentação de propostas para os 50 pontos considerados mais fáceis de solucionar.