Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Prefeitura inicia uma das maiores obras de proteção de encosta já realizadas no Recife

Com investimento de R$ 20 milhões, intervenção no Jordão beneficiará cerca de 537 famílias e inclui drenagem e urbanização

O prefeito do Recife, João Campos, esteve neste sábado (10) no bairro do Jordão para assinar a ordem de serviço da obra de contenção da encosta localizada entre a Rua Boanerges Pereira e a 2ª Travessa Campo do Elite. A intervenção é promovida pela ProMorar e será executada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB). Com investimento de cerca de R$ 20 milhões, a obra irá beneficiar diretamente 537 famílias moradoras da área.

Durante a visita, o prefeito destacou a dimensão da obra e a importância do investimento para a segurança da comunidade. “É uma obra de proteção de encosta sonhada há muito tempo pelos moradores. A obra começa de imediato, vai ser bem feita e vai proteger as famílias que hoje vivem em situação de risco”, afirmou João Campos.

A encosta possui quase 30 metros de altura e cerca de 300 metros de extensão. Os serviços, que iniciam de imediato, têm previsão de término em 24 meses. A contenção será feita com a solução de solo grampeado em uma área de 5.092,75 metros quadrados, juntamente com muro de arrimo em pedra argamassada, totalizando 1.583,76 metros cúbicos.

A secretária executiva e coordenadora geral do ProMorar Recife, Beatriz Menezes, explicou a metodologia adotada na intervenção. “Essa é uma das maiores encostas já realizadas pelo ProMorar. O solo grampeado é uma metodologia nova que estamos aplicando no Recife e integra um conjunto de investimentos em obras de encosta, com atenção à participação social, à saúde, à segurança do trabalho e ao meio ambiente”, ressaltou.

A encosta contará ainda com revestimento em biomanta vegetal em uma área de 7.653,05 metros quadrados. O sistema de drenagem receberá novas canaletas, tubos para canalizar as águas que escoam pelas barreiras e escadas hidráulicas, reduzindo a força da queda d’água.

Moradora do bairro há 10 anos, Isadora da Silva vive em frente a uma das áreas mais íngremes da encosta e falou sobre a expectativa com o início da obra. “Eu espero por isso há muito tempo. A gente vive com medo, fica sempre tenso, porque não sabe o que pode acontecer. Agora, com o início da obra, a esperança é que tudo dê certo e que façam mesmo”, disse.

Desde 2021, a Prefeitura do Recife concluiu 150 obras de contenção definitiva em toda a cidade, totalizando R$ 260,5 milhões em investimentos. Outras 18 intervenções estão em execução, com recursos da ordem de R$ 110 milhões.

Sebastião Oliveira projeta fortalecimento do Avante nas urnas em Pernambuco e no Brasil

De passagem pelo município de Goiana, neste sábado (10), onde foi recepcionado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Batista, e por diversas lideranças políticas e amigos, o presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, cravou que o partido sairá fortalecido das eleições de outubro, tanto em Pernambuco quanto no cenário nacional.

De acordo com Sebastião, que estava ao do lado deputado federal Waldemar Oliveira e do vereador do Recife, Alcides Teixeira Neto, a legenda mantém uma trajetória de crescimento, citando as eleições de 2022, quando esteve entre os 13 partidos que alcançaram a cláusula de barreira e consolidou sua relevância no Congresso Nacional.

Sebastião Oliveira destacou que, neste momento, a prioridade do Avante Pernambuco é a consolidação de chapas competitivas, para ampliar a representação do partido na Câmara dos Deputados e ocupar espaço na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Ele citou Eduardo Batista como uma peça importante do Avante, que poderá ter seu nome lançado para disputar vaga numa da Casas. Durante o encontro, ainda foram debatidas pautas ligadas ao desenvolvimento de Goiana.

“O trabalho desenvolvido ao longo de 2025 foi extremamente positivo, com o cumprimento de todo o planejamento estratégico. Agora, entramos em uma fase de colher frutos de um projeto construído com responsabilidade. Estamos montando um time qualificado, priorizando competência e compromisso com Pernambuco”, afirmou.

Casa Sem Barreiras garante adaptação de residência para criança com paralisia cerebral em Água Fria

Intervenções vão assegurar mais acessibilidade, segurança e autonomia para Maria Júlia, de 4 anos

O prefeito João Campos esteve neste sábado (10) no bairro de Água Fria para assinar a ordem de serviço que autoriza as intervenções na residência de Maria Júlia Furtuoso, de 4 anos, diagnosticada com paralisia cerebral. A ação, realizada por meio do Programa Casa Sem Barreiras, através da Defesa Civil do Recife, vai promover adaptações no imóvel, garantindo mais acessibilidade, segurança e autonomia para a criança e sua família.

O prefeito destacou que as intervenções foram pensadas de forma específica para atender às necessidades de Maria Júlia. “Vamos fazer um novo banheiro acessível e também conversamos sobre o tipo de cadeira que será utilizada. Neste caso, não será um banco retrátil que usamos normalmente, mas uma cadeira específica para criança com paralisia cerebral. Além disso, vamos garantir o acesso da casa até a rua, para que tudo seja realmente acessível”, afirmou.

As intervenções do Casa Sem Barreiras têm como objetivo adaptar moradias de pessoas usuárias de cadeiras de rodas, ampliando a acessibilidade, a segurança e a autonomia dentro do lar. Todo o serviço, desde o projeto até os materiais e a mão de obra, é custeado pelo município. A execução fica a cargo da Secretaria de Ordem Pública e Segurança (Seops), por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec).

Também presente na assinatura da ordem de serviço, o secretário de Ordem Pública e Segurança, Alexandre Rebêlo, explicou a integração do Casa Sem Barreiras com outras políticas públicas. “O programa é um desdobramento do Parceria, que já realiza obras de segurança como contenção de encostas, escadarias e drenagem. Agora, além do entorno das casas, estamos entrando nos imóveis para melhorar a acessibilidade, com alargamento de portas, rampas e adaptações de banheiros. São intervenções simples, mas que fazem uma grande diferença no dia a dia das famílias, e a ideia é expandir o projeto para toda a cidade”, afirmou.

No caso de Maria Júlia, as obras incluem adaptação de banheiros, alargamento de portas, adequação de acessos, instalação de barras de apoio e outras melhorias estruturais, com investimento de R$ 18 mil. Moradora da Rua Buritis, na Comunidade do Alto do Céu, em Água Fria, a criança necessita de acompanhamento médico periódico, além de terapias e cuidados físicos contínuos.

A mãe, Janaína da Silva, ressaltou a importância das intervenções para a rotina da família. “Essa melhoria é fundamental, porque hoje temos dificuldade para sair de casa, seja para terapia ou até para um passeio. A rampa é difícil para descer com a cadeira, e o banheiro também vai ser um benefício enorme. Antes, eu dava banho nela no braço. Agora, vamos ter um espaço adequado, o que facilita muito o nosso dia a dia”, relatou.

O Programa Casa Sem Barreiras contempla 50 moradias em diferentes áreas do Recife. A Defesa Civil conta com equipes especializadas na execução de obras emergenciais e pequenas intervenções estruturais em imóveis vulneráveis, garantindo mais eficiência, agilidade e capacidade de resposta.

A seleção dos beneficiários segue critérios estabelecidos pela legislação municipal e federal. Além de pessoas usuárias de cadeiras de rodas, são priorizadas famílias inscritas no CadÚnico, com idosos, maior precariedade habitacional, maior número de moradores e lares chefiados por mulheres, assegurando que o programa chegue primeiro às residências em maior situação de vulnerabilidade.

Governo de Pernambuco divulga processo para aquisição de 34 elevadores na rede estadual de saúde

O investimento total para a aquisição e requalificação dos equipamentos é de R$ 11,6 milhões

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD-PE), publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (09/01) a abertura de pregão eletrônico para a aquisição de 34 elevadores destinados ao Hospital Barão de Lucena (HBL), Hospital Getúlio Vargas (HGV), Hospital Otávio de Freitas (HOF), Hospital da Restauração (HR), Hospital Regional do Agreste (HRA), Hospital Agamenon Magalhães (HAM) e à Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope). O investimento total para a aquisição e requalificação dos equipamentos é de R$ 11,6 milhões. O início da disputa está previsto para o dia 27 de janeiro, e outras informações estarão disponíveis por meio do site www.compras.gov.br.

“Uma aquisição desse tipo vai melhorar a vida das pessoas, trazer mais segurança e comodidade, além da eficiência dentro dos hospitais porque deve otimizar o fluxo de atendimento aos pacientes e melhorar a eficiência do deslocamento dentro da unidade. Essas requalificações nos nossos hospitais estão acontecendo desde as fachadas, passando por enfermarias, emergências, aquisição de equipamentos e camas elétricas, até a troca dos elevadores. Mas tem muito mais. Como diz a nossa governadora, Raquel Lyra, tem começo, meio e não tem fim”, afirmou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Essa não é a primeira entrega de elevadores da atual gestão. Em julho deste ano, a SES-PE já entregou dois novos elevadores ao Hospital Barão de Lucena. Além disso, outros equipamentos estão sendo desmontados nos hospitais Agamenon Magalhães, Getúlio Vargas e da Restauração, que também passarão pela substituição. O investimento integra o conjunto de melhorias previstas para qualificar a infraestrutura e o acolhimento nas unidades hospitalares.

“A modernização do parque de elevadores é uma ação estratégica para ampliar a segurança, a eficiência e a fluidez nas unidades hospitalares. Com a aquisição de 34 novos elevadores para substituir os equipamentos atuais, o Governo de Pernambuco reafirma o compromisso da SES-PE com a melhoria contínua da infraestrutura, garantindo melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde e mais conforto e agilidade no atendimento aos pacientes”, destacou o secretário executivo de Infraestrutura da SES-PE, Victor Palacio.

União Brasil Pernambuco reúne mulheres da Metropolitana para debater participação feminina nas eleições deste ano

Por Alberes Xavier

O primeiro evento realizado pelo União Brasil Pernambuco em 2026 teve como foco a participação feminina na política. O encontro “Mulheres que Constroem o Amanhã” reuniu lideranças da região metropolitana nesta sexta-feira (9), num hotel em Jaboatão dos Guararapes. A presidente do União Brasil Mulher, Juliana Chaparral, abriu a agenda, que contou com palestras e debates durante toda a tarde. O presidente estadual da sigla e pré-candidato ao Senado, Miguel Coelho, prestigiou os diálogos.

“É fundamental que tenhamos mais mulheres ocupando os espaços partidários, discutindo políticas públicas, em cargos com poder de decisão e exercendo mandatos”, afirmou Juliana, que é prefeita de casinhas e pré-candidata a deputada federal. Ela destacou que o partido trabalha para apresentar chapas competitivas para as eleições de outubro.

Este foi o segundo evento voltado para o público feminino desde a posse de Miguel Coelho como presidente do UB, em fevereiro de 2025. Em julho, foi realizado o “Defesa Lilás”, com a participação de filiadas de todas as regiões do estado. “Estamos assegurando que as mulheres tenham voz e vez no União Brasil. Para isso é necessário construir ambientes em que elas possam falar com liberdade, sendo escutadas e respeitadas. Tenho convicção que teremos candidaturas femininas fortes em nosso time, elegendo deputadas para Assembleia Legislativa e Câmara Federal”, destacou Miguel.

Prefeitura de Garanhuns abre inscrições para o Edital Convocatório Geral de 2026

Artistas e produtores culturais podem inscrever propostas para integrar a programação dos eventos municipais de 2026

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, abre as inscrições para o Edital Convocatório Geral de 2026, que irá selecionar propostas artísticas e culturais para compor a programação dos eventos do Ciclo Cultural 2026 no município, com exceção do Festival de Inverno de Garanhuns.

O edital contempla os seguintes eventos: Garanhuns Jazz Festival, Carnaval nos Bairros, Festa de São José (Distrito de Miracica), Festival Viva Garanhuns, Festa de Santo Antônio, Festa de São Pedro (Distrito de São Pedro) e Festival Viva Jesus. Por se tratar de um edital que abrange todos os eventos do Ciclo Cultural 2026 do município, o proponente deverá indicar, no ato da inscrição, o evento ao qual a proposta se destina. Caso deseje concorrer em mais de um evento, será necessária a realização de inscrições distintas para cada um.

As inscrições estão abertas a partir do dia 09 de janeiro de 2026 e seguem até às 23h59min do dia 23 de janeiro de 2026, devendo ser realizadas exclusivamente de forma on-line, por meio da plataforma Prosas, que pode ser acessada em link específico disponível no site oficial da Prefeitura de Garanhuns, na aba Editais Cultura (garanhuns.pe.gov.br/editaiscultura).

As propostas devem respeitar as características de cada evento, observando a identidade cultural, o perfil do público e os objetivos de cada programação. Estão habilitadas as seguintes linguagens e segmentos artísticos: frevo, axé, pagode, samba, swingueira e arrocha para o Carnaval nos Bairros; jazz, blues, rock, MPB e bossa nova para o Garanhuns Jazz Festival; gêneros musicais diversos para a Festa de São José, no Distrito de Miracica; forró pé-de-serra, forró tradicional, forró estilizado, sertanejo, música católica, além de dança e cultura popular, como quadrilhas juninas, para o Festival Viva Garanhuns, Festa de Santo Antônio e Festa de São Pedro, no Distrito de São Pedro; e música religiosa nos segmentos católico e evangélico para o Festival Viva Jesus.

O Edital Convocatório Geral tem como objetivo fortalecer a diversidade cultural, valorizar os artistas e ampliar o acesso da população às manifestações artísticas em diferentes linguagens.

Obra do Parceria e aplicação de geomanta ampliam segurança em Passarinho

Intervenções da Ação Inverno reforçam proteção de encosta e melhoram acesso na Zona Norte

O prefeito do Recife, João Campos, participou, nesta sexta-feira (9), da entrega da obra de melhoria de acesso e drenagem realizada pelo Programa Parceria na Avenida Tancredo Neves, na Vila Boa Vista, bairro de Passarinho, Zona Norte da cidade. A área também recebe a aplicação de geomanta, geocomposto de PVC utilizado na proteção de encostas.

Durante a visita, o prefeito destacou o impacto das intervenções construídas em conjunto com a comunidade. “O Parceria de encosta é um dos que a gente mais faz, mas também atuamos com escadarias e realocação de fossas. Essa escadaria é fundamental porque garante o acesso da comunidade. Antes, não existia acesso aqui, e a gente construiu junto com os moradores”, destacou João Campos.

As intervenções começaram em dezembro e beneficiam mais de 20 famílias, com melhorias no acesso, drenagem e proteção da encosta. A obra do Parceria recebeu investimento de R$ 8,3 mil, enquanto a aplicação da geomanta cobre cerca de 1.000 m², protegendo 20 imóveis e garantindo mais segurança para aproximadamente 80 pessoas.

Segundo o gerente de engenharia da Defesa Civil, Hamilton Gomes, os serviços seguem em andamento. “A aplicação da geomanta está em execução, com cerca de 15% concluídos após a etapa de limpeza da área. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados entre o fim de março e o início de abril, a depender do ritmo da obra”, explicou.

Moradora da área, Lucineide Gomes relata a mudança na rotina após o início das intervenções. “Isso aqui é área de risco. A gente não dorme direito, com medo de que haja um deslizamento de barreira em cima das casas. Agora, com essa ajuda, a gente dorme mais tranquila, com a bênção do céu”, disse.

Desde 2021, mais de 108 mil m² de geomanta já foram aplicados em áreas de risco da cidade. As ações integram a Ação Inverno, que em 2025 contou com R$ 322,9 milhões em investimentos voltados à redução dos impactos das chuvas, incluindo contenção de encostas, urbanização de comunidades, obras de drenagem e mitigação de pontos críticos de alagamento.

Fotos: Vanessa Alcântara/Prefeitura do Recife

Dois Unidos recebe nova obra de contenção de encosta com investimento de R$ 1,4 milhão

Intervenção entre a Rua 21 de Junho e o Córrego São José vai beneficiar cerca de 300 pessoas e inclui urbanização e áreas de convivência

O bairro de Dois Unidos iniciou, nesta sexta-feira (8), mais uma obra de contenção de encosta. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito João Campos durante visita à área onde será realizada a intervenção, localizada entre a Rua 21 de Junho e o Córrego São José. A obra vai beneficiar cerca de 300 pessoas e conta com investimento aproximado de R$ 1,4 milhão. A intervenção é executada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), com recursos do ProMorar Recife, programa financiado com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O prefeito João Campos destacou que a obra vai além da engenharia e incorpora ações de urbanismo social. “Além do reforço da encosta, tanto na parte de cima quanto na parte de baixo, a gente vai fazer áreas de convivência. Vai ter um parquinho e, na área superior, um espaço para a prática esportiva. Então, além de proteger, a gente traz o urbanismo social. Essa é uma obra com recursos do BID, do ProMorar, e percebemos que já temos muitas obras grandes aqui feitas. Esse era um trecho que faltava e agora estamos conseguindo executar com urbanismo social”, afirmou.
Além da contenção, o projeto inclui serviços de drenagem e urbanização. No primeiro trecho, localizado na parte inferior, a encosta possui 7,5 metros de altura e 44 metros de extensão. Já no trecho superior, são 6,5 metros de altura e 35 metros de extensão. A previsão é que os serviços sejam concluídos no segundo semestre de 2026.
A secretária de Projetos Especiais, Marília Dantas, reforçou o impacto social da intervenção para a comunidade. “Além da contenção e da drenagem, estamos implantando infraestrutura social, com espaços de convivência e parquinhos solicitados pela própria população. Essa obra, realizada pelo ProMorar em parceria com a URB, combina técnica, responsabilidade e sensibilidade social. Ao proteger a encosta, também criamos áreas de lazer, promovemos o bem-estar e fortalecemos o vínculo da comunidade com o território. Cuidar da encosta é cuidar das pessoas e garantir uma cidade mais justa, segura e humana”, destacou.
A contenção será executada com muro de arrimo em pedra argamassada, totalizando 373 metros cúbicos, além de revestimento em concreto projetado em uma área de 748,50 metros quadrados. O sistema de drenagem contará com novas canaletas e escadas hidráulicas, reduzindo a força da queda d’água. O projeto também prevê a implantação de espaço de lazer com mesas de jogos, bancos, escorregador, gangorra, guarda-corpos e equipamentos de exercícios, como barra fixa e prancha para abdominais.
Desde 2021, já foram concluídas 150 obras de contenção definitiva na cidade, somando R$ 260,5 milhões em investimentos. Atualmente, outras 18 intervenções estão em execução, com recursos da ordem de R$ 110 milhões.
Pavimentação
Também em Dois Unidos, está em andamento a obra de manutenção e recuperação da pavimentação em paralelepípedo na Rua Córrego do São José. A intervenção tem como objetivo melhorar as condições de tráfego, aumentar a segurança de pedestres e motoristas e ampliar a durabilidade da via. Com investimento aproximado de R$ 117 mil, a obra teve início em novembro e tem previsão de conclusão para o dia 17 de janeiro. A área estimada de recuperação é de cerca de 942 m². A ação integra o programa contínuo de recuperação viária do município. Ao longo de 2025, foram recuperadas 52 vias, totalizando uma área de 28.738,78 m². Em 2026, os serviços seguem em andamento, com três vias atualmente em recuperação, ampliando as melhorias na infraestrutura urbana.
 
Fotos: Vanessa Alcântara/Prefeitura do Recife

AMC oferta curso gratuito módulo 1, de pilotagem defensiva para motociclistas

Capacitação conta com momentos de atividades teóricas e práticas

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia de Mobilidade (AMC), oferta, gratuitamente, o curso módulo 1, de pilotagem defensiva para motociclistas, neste mês de janeiro, nos dias 14 e 21, das 8h às 17h.

O objetivo é qualificar os motociclistas para as diversas atividades exercidas no dia a dia, com prioridade para a segurança no trânsito. A formação é uma parceria da autarquia com a Honda Motoparts.

O curso contará com momentos teóricos e práticos. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio de formulário on-line disponível neste link:

https://forms.gle/zRrqu66Ws6KHDGZQA

É importante destacar que os inscritos no curso devem comparecer com a motocicleta própria.

O curso será realizado no auditório da Escola de Governo, que fica na rua Silvino Macedo, n° 71, 5º andar, bairro Maurício de Nassau.

Prefeitura realiza Ação Integrada de Assistência Social e Saúde no bairro do Recife

Iniciativa ocorre neste sábado (10) e domingo (11), das 8h às 17h, com atendimentos na Rua do Brum e oferta de serviços de saúde, acolhimento, assistência social e política sobre drogas para a população em situação de rua

Neste sábado (10) e domingo (11), a Prefeitura do Recife realiza mais uma Ação Integrada de Abordagem Social, levando cuidado, acolhimento e serviços essenciais diretamente às ruas do bairro do Recife. A iniciativa ocorre das 8h às 17h, com atuação neste fim de semana na Rua do Brum. A ação é fruto da parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS), por meio da Abordagem Social e da Política sobre Drogas, a Secretaria de Saúde do Recife (SESAU) e a Secretaria de Articulação Política e Social (SEOPS), reforçando o trabalho intersetorial no cuidado com a população em situação de rua.

No eixo da Abordagem Social, a atuação acontece por meio do programa Recife Acolhe, com equipes realizando escuta qualificada e atendimento individualizado. São ofertados serviços como higienização e banho em trailer móvel, corte de cabelo, closet social para escolha de roupas, além da distribuição de kit lanche e água, bem como encaminhamentos para serviços de acolhimento e para a rede socioassistencial, de acordo com as necessidades identificadas.

As ações da Política sobre Drogas são desenvolvidas pelo programa Novos Horizontes, com foco no acolhimento, cuidado e redução de danos à população usuária de drogas em situação de vulnerabilidade social. As equipes realizam atendimentos personalizados e articulam encaminhamentos para as redes do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), contribuindo para o fortalecimento do acesso a serviços essenciais, o estímulo ao autocuidado e a melhoria do bem-estar físico, emocional e social das pessoas atendidas.

Na área da Saúde, os atendimentos são realizados pelo Consultório na Rua, garantindo acesso a cuidados básicos e acompanhamento contínuo. A população conta com atendimento de enfermagem e psicologia, aferição de pressão arterial, realização de curativos, retirada de pontos, inserção de implante subdérmico, além do acolhimento por assistentes sociais, com encaminhamentos e agendamentos para a continuidade do cuidado.

De acordo com a secretária em exercício de Assistência Social e Combate à Fome do Recife, Edivania Arcanjo, a iniciativa fortalece a presença do poder público nos territórios e amplia o acesso a direitos. “Essa ação integrada da Prefeitura do Recife reforça o cuidado com a população em situação de rua, garantindo acolhimento, escuta qualificada e acesso a serviços essenciais de forma articulada. A proposta é manter as atividades de forma contínua, aos finais de semana, ampliando gradativamente os locais de atuação, que serão divulgados em breve”, destacou.

Fotos: Douglas Fagner/PCR